Concursos 2018: Confira as previsões para o ano (ATUALIZADO)
Ricardo Vale

Concursos 2018: confira as oportunidades e os concursos que podem acontecer até o final deste ano

Tribunais Estaduais, órgãos do Executivo e Judiciário Federal, agências reguladoras, Fiscos, Poder Legislativo, carreiras Policiais… Enfim, muita coisa ainda pode acontecer nesses últimos meses do ano!

 

Tribunais, MPs e DPEs

Editais iminentes:

TRT 5 – BA: Comissão formada. O concurso está em fase de elaboração, mas ainda não há uma previsão para a divulgação do edital.

MP CE: Comissão formada. O certame vai ofertar 52 vagas para o cargo de Promotor de Justiça. Para ser um membro do MP é necessário possuir o diploma de Bacharel em Direito.

MP PABanca definida. A escolhida foi a Cetap. O certame oferecerá 15 vagas para Auxiliar de Administração (nível médio).

MP PE: Edital Iminente. Com a Fundação Carlos Chagas escolhida como organizadora, a previsão é que o edital seja publicado ainda em setembro. No total, serão abertas 23 vagas para Analista e Técnico Ministerial mais cadastro de reserva.

MP SP: O órgão trabalha em quatro editais para os cargos de Auxiliar de Promotoria, Assistente Social (área da saúde), Agente de Promotoria e Analista Técnico Científico

Editais prováveis:

DPDF: Autorizado. O documento prevê a abertura de 7 vagas para a classe inicial de Defensor Público, além de formação de cadastro de reserva.

MP PI – Promotor: Comissão Formada. O número de vagas ofertadas ainda não foi divulgado, mas há atualmente 28 cargos vagos na classe inicial da carreira e mais 53 vacâncias nas demais classes da carreira.

PGDF: Comissão formada. Segundo a assessoria do órgão, serão ofertadas 100 vagas, sendo 57 para Analista e 43 para Técnico Jurídico.

PGE PE: Banca definida. A banca escolhida foi a Cespe/Cebraspe. Serão ofertadas 88 vagas para os cargos de Analista Judiciário, Analista Administrativo e Assistente de Procuradoria.

PGE SP: Comissão formada. Serão ofertadas 62 vagas para o cargo de Oficial Administrativo, que exige nível médio completo.

TJDFT: Vencido. Havia um processo administrativo aberto para analisar a viabilidade de um novo concurso para os cargos de analista e técnico, porém não há previsão para um futuro edital. 

TJ AMComissão Formada. O novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Yedo Simões, anunciou que a pretensão é de divulgar o edital do concurso ainda este ano.

TJ AC Juiz: Comissão formada. De acordo com a proposta de resolução, há atualmente 49 cargos vagos na classe inicial na carreira.

TJ BA JuizBanca definida. A escolhida foi a Cespe/Cebraspe, que visa ofertar 50 vagas imediatas e 150 vagas para o cadastro de reserva.

TJ MG – 1ª InstânciaComissão formada. O projeto básico já foi divulgado com vagas para Oficial Judiciário (nível médio) e Técnico Judiciário (nível superior).

TJ MG – 2ª Instância: Escolhendo banca. O projeto básico já foi divulgado com vagas para Oficial Judiciário (nível médio) e Técnico Judiciário (nível superior), ambos para várias especialidades.

TJ PR – Analista: Tramitam estudos sobre um novo concurso para o cargo de Analista Judiciário nas áreas Contábil e Judiciária, porém, sem previsão.

TJ PR – Juiz: Autorizado. Segundo informações fornecidas pelo Departamento da Magistratura do TJ PR, existem atualmente 39 cargos vagos na classe inicial da carreira.

TJ RR: Comissão formada desde 2016, porém sem previsão de publicação do edital. 

TJ TO: Suspenso. O TCE do Estado decidiu pela suspensão do certame devido a possíveis irregularidades na contratação da banca organizadora. Serão ofertadas 30 vagas mais cadastro de reserva para Técnico e Analista Judiciário e Oficial de Justiça Avaliador.

TRF 3: Em análise. Segundo o órgão, foram iniciados os estudos para um possível concurso. O certame de 2013 teve o prazo expirado em abril deste ano.

TRT 10 – DFVencido. O último concurso aconteceu em 2012 e desde então o órgão já nomeou 445 candidatos.

TRT 22 – PI: Vencido. O último concurso aconteceu em 2010 e expirou em 2015.

Editais pouco prováveis:

Conselho Nacional de Justiça: Vencido. O último concurso aconteceu em 2012.

Conselho Nacional do Ministério Público: Vigente. O CNMP prorrogou, por dois anos, a validade do primeiro concurso da instituição. O prazo passou a vigorar a partir de 25 de maio de 2017 e se estende até 25 de maio de 2019. 

TJ PB: O último concurso aconteceu em 2008, ofertando vagas efetivas e em cadastro reserva e expirou em 2014. O presidente do TJ da Paraíba afirmou ano passado, que não há previsão de concurso para 2018.

TJ MA: O último concurso aconteceu em 2006 e no momento não há previsão de um futuro edital.

TJ RJ: O concurso já deveria ter expirado, mas por conta da crise, sua validade foi prorrogado.

TJ ES: Segundo o órgão, não há previsão de concurso para este ano.

TSE: O TSE publicou uma resolução na qual proibiu nomeação de servidores em 2018 e 2019, no âmbito dos tribunais eleitorais. Entretanto, essa resolução pode ser revisada em 2019.

TREA portaria de nº 574 cria exceções para que os Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país voltem a nomear normalmente.

TRF 4: Vigente. Realizado em julho de 2014, iria expirar em 2016, mas foi prorrogado até o final de 2018.

TRT 13 – PB: O último concurso aconteceu em 2014. Segundo o órgão, não há previsão de edital para este ano.

TRT 16 – MA: O último concurso aconteceu em 2014 e vence em 2018. 

TRT 17 – ES: Comissão formada. Segundo o órgão, houve um corte de gastos o que comprometeu o orçamento do Tribunal. Conforme informado pela Comissão Organizadora, é possível que a escolha da banca fique para 2019.

TRT 18 – GO: Cancelado. Foi definido em Sessão do Órgão Especial, o cancelamento do concurso público.

TRT 19 – AL: O último concurso, que aconteceu em 2013, venceu em maio de 2018.

Mapa das Oportunidades!!!

Carreiras Fiscais:

Editais iminentes:

ISS Campo Grande: Banca definida. A escolhida foi a PUC PR. Ainda não foi divulgado um quantitativo de vagas para o cargo de Auditor Fiscal, mas a expectativa é que o edital seja publicado em setembro.

ISS Curitiba: Autorizado. Segundo informações divulgadas no portal da Prefeitura de Curitiba, serão ofertadas vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Municipais.

ISS Manaus: Comissão formada. Há uma grande expectativa de que o edital traga vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos.

Sefaz AL: Projeto em andamento. A Assessoria de Comunicação da SEFAZ confirmou ao Estratégia, que pretende publicar o edital ainda em outubro. São previstas 80 vagas.

Sefaz BA: Banca definida. A escolhida foi a FCC, mesma organizadora do último certame. Serão oferecidas 60 vagas para o cargo de Auditor Fiscal.

Editais prováveis:

AFT: Solicitado. Foram solicitadas 1.190 vagas.

ISS FortalezaPrevisto no orçamento de 2018. Este certame prevê vagas nos cargos de Analista do Tesouro Municipal e Auditor do Tesouro Municipal.

Receita Federal: Solicitado. Em uma reunião realizada no primeiro semestre, entre o Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal e a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, foi confirmada que há uma solicitação de vagas para os cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário.

Sefaz ACAnunciado pelo Governo. São previstas vagas para os cargos do administrativo e também para Auditor Fiscal. 

Sefaz DFEscolha da banca. O concurso visa preencher 120 vagas para Auditor Fiscal, sendo 40 imediatas e 80 para cadastro reserva.

Sefaz MT: Havia um processo administrativo solicitando o concurso. 

Sefaz RR: A comissão decidiu pela viabilidade do concurso, mas não há previsão de vagas, remuneração e edital

Sefaz SEAutorizado. São previstas 5 vagas para o cargo de Auditor Técnico de Tributos. O último concurso aconteceu em 1989.

Editais pouco prováveis:

ISS São Paulo: Sem previsão. Um novo pedido de abertura de concurso foi registrado, mas quase um mês depois foi arquivado.

SEFAZ CE: Estava previsto na LOA de 2017. O último concurso aconteceu em 2006.

ICMS RJ e ICMS SP: Sem concurso há vários anos. 

Carreiras Policiais:

Editais iminentes:

Agente Penitenciário GO: Comissão formada. Serão ofertadas 500 vagas para Agente de Segurança Prisional. O edital é previsto para setembro.

PC ES: Banca definida. O Instituto AOCP foi o novo escolhido. Segundo o projeto básico, serão ofertadas 173 vagas para os cargos de Investigador, Escrivão, Médico Legista, Assistente Social, Perito, Psicólogo e Auxiliar de Perícia Médico Legal.

PC PA: Banca definida. O escolhido foi o Instituto AOCP. Serão ofertadas 11 vagas de nível superior, para as áreas de Assistência Social, Contabilidade e Engenharia de Sistemas.

PM GO: Banca definida. O escolhido foi o Instituto AOCP. Serão 1.920 vagas para soldado e 80 para cadete. 

PM SC: Banca definida. O escolhido foi o Instituto AOCP. O certame vai ofertar vagas para o cargo de Soldado, com quantidade ainda a ser divulgada.

PRFAutorizado. Em uma coletiva de imprensa realizada, o ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, confirmou que o edital do certame será publicado até o final do mês de setembro., com a oferta de 500 vagas. 

Editais prováveis:

Agente Penitenciário AMComissão formadaO certame prevê 108 vagas para o cargo, após mais de três décadas sem realização de concurso.

Agente Penitenciário MG: Falta um concurso para terminar a substituição de terceirizados por concursados (já foram dois). O órgão disse que não há previsão de um novo concurso.

Agente Penitenciário MTComissão formada. O certame será para o provimento de vagas de cadastro reserva. Além da oportunidade para agente penitenciário, o concurso prevê cargos em nível superior, mas o órgão não divulgou as áreas de atuação.

Agente Penitenciário RRAutorizado desde 2017. Serão ofertadas 300 vagas.

Bombeiros AMComissão formada. O governador do Estado, José Melo, já havia anunciado que o concurso era uma das prioridades para a gestão. Serão 228 vagas.

Depen: Vigente. Foi publicado no Diário Oficial da União, o edital de prorrogação do último concurso público, realizado em 2015.

PC AL: Autorizado. O certame deve ofertar 300 vagas para Agente, Escrivão e Delegado.

PC AM: Comissão formada. O certame prevê a oferta de 362 vagas para os cargos de Investigador, Escrivão, Perito, Auxiliar Perito e Padioleiro.

PC AM – DelegadoComissão formada. O STF determinou a publicação do edital em 18 meses. O certame deve oferecer 62 vagas para a classe inicial do cargo.

PC CEAnunciado. Segundo o governador do estado, serão 1.496 vagas para Delegado, Escrivão e Inspetor. A expectativa é que o edital seja publicado ainda este ano.

PC DFAutorizado. O certame deve ofertar 300 vagas para o cargo de Escrivão.

PC ES – Delegado: Anunciado. Serão ofertadas 33 vagas imediatas para o cargo que exige bacharelado em Direito.

PC MS: Autorizado.  São previstas 170 vagas para Médico Legista, Perito Criminal, Papiloscopistas e Agente de Polícia Científica.

PC RJ: Autorizado. Foram autorizados concursos para os cargos Delegado, Inspetor, Perito Legista, Técnico de Necropsia e Auxiliar de Necropsia.

PC RN: Comissão formada desde 2016. São previstas 142 vagas para Agente, Escrivão e Delegado. 

PM AM: Comissão formada. O certame pode sair este ano e as providências para que isso aconteça já estão sendo tomadas. Serão 661 vagas.

PM PR: Definindo banca. São previstas 4 mil vagas para soldado, mas a expectativa é que o governo só autorize 1.500.

PM RJ: Autorizado: Foram autorizadas 37 vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Estado. A expectativa é que o edital seja publicado até o final de setembro.

Controladoria:

Editais prováveis:

CGE CE: Banca definida. A escolhida foi a Cespe/Cebraspe. São previstas 25 vagas para o cargo de Auditor de Controle Interno.

CGE AL: Autorizado. Este será o primeiro concurso. Foram criados 40 cargos de Analista de Controle Interno.

CGU: Solicitado. Um pedido de realização de concurso público foi protocolado ao Ministério do Planejamento (MPOG) no fim do mês de maio.

Secont ES: Anunciado. São previstas 10 vagas para o cargo de Auditor do Estado, que exige nível superior em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, ciências jurídicas, engenharia civil ou tecnologia da informação.

TCM RJConcurso para Auditor previsto no orçamento de 2019. O concurso visa preencher os cargos vagos do órgão. 

TCE ROComissão formada. A comissão será responsável por estudos preliminares de viabilidade do concurso, que visa ofertar 13 vagas para o cargo de Analista de de TI e Auditor de Controle Externo.

TCM SP: Autorizado. Serão 10 vagas para o cargo de Auxiliar Técnico de Fiscalização. 

Editais pouco prováveis:

TCDFO Tribunal protocolou pedido para realização do próximo concurso público. A solicitação foi feita no dia 31 de julho e desde então já teve algumas tramitações.

TCE RR: O Tribunal de Contas do Estado de Roraima publicou em 2017, uma portaria criando comissão para estudar a possibilidade financeira, orçamentária e fiscal de um novo concurso.

TCU: Em agosto de 2017, o Poder Executivo Federal encaminhou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária 2018 para um possível novo concurso, no qual constavam 10 vagas para o cargo de Auditor. Para o cargo de Técnico, o último concurso ainda é vigente até o final de 2019.

Bancos e Empresas Públicas:

Editais iminentes:

EPEBanca contratada. A escolhida foi a Cesgranrio. A expectativa é que sejam ofertadas no edital, vagas para os níveis médio e superior, além da formação de cadastro reserva.

Editais prováveis:

Bacen: Solicitado. Foi protocolado no dia 30 de maio pelo Banco Central, um documento que indica o interesse do órgão para a realização de concursos públicos.

Banco de Brasília: Vencido. O último concurso está expirado desde 2015. A expectativa é que sejam ofertadas vagas para preenchimento imediato mais cadastro de reserva no cargo de Escriturário. 

Editais pouco prováveis:

Caixa Econômica Federal: O último concurso aconteceu em 2014. 

CorreiosHá a necessidade de um novo concurso, porém não há nenhuma previsão para um certame futuro. 

Área Financeira:

Editais prováveis:

BNDES: Vencido. O último concurso aconteceu em 2012 e expirou em 2015.

CVMSolicitado. São solicitadas 128 vagas para os cargos de Analista, Inspetor e Agente Executivo. O último concurso aconteceu em 2010 e desde então, a CVM vem solicitado novo concurso ao MPOG sem obter sucesso.

PrevicSão solicitadas 128 vagas. 

Secretaria do Tesouro Nacional: Solicitado. Ano passado foram solicitadas 100 vagas para Técnico Federal de Finanças e Controle e para Auditor Federal de Finanças e Controle. 

Susep: Solicitado. Foram solicitadas 55 vagas para Analista e Agente, cargos que exigem formação nível superior e médio respectivamente. 

Área da Saúde:

Editais pouco prováveis:

Agência Nacional de Saúde: Previsto na PLOA 2018. A expectativa é que o concurso seja divulgado no segundo semestre de 2018.

Anvisa: Um estudo realizado em 2016 mostrou que o órgão de vigilância possui um déficit de 697 profissionais, número este que pode ser recuperado com a realização de um novo concurso.

MAPA: Concurso solicitado. A expectativa é que sejam disponibilizadas 540 vagas. 

Área da Educação:

Editais iminentes:

SED MS: Autorizado. Serão 1.000 vagas para professor de ensino básico e 500 vagas para cargos de Carreira de Apoio à Educação Básica. A expectativa é que o edital seja publicado na segunda quinzena de setembro.

SEE SP: São previstos editais para Supervisor de Ensino (372 vagas), Oficial Administrativo (167) e Professor de Ensino Básico (15 mil).

Editais prováveis:

SEDU ESAnunciado. A Secretária de Educação vai ofertar 200 vagas para o cargo de agente de suporte educacional (nível médio) e 1.000 para professores em várias especialidades (nível superior).

SEEDUC RJAutorizado. É prevista a contratação de 408 servidores para o cargo de professor.

Poder Executivo:

Editais iminentes:

AGU: Banca definida. O escolhido foi o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial, IDECAN. Serão ofertadas 100 vagas para os cargos de administrador, analista técnico administrativo, arquivista, técnico bibliotecário, contador, técnico em assuntos educacionais e em comunicação.

Editais prováveis:

ANEEL: Solicitado. Em um dia o processo de solicitação do concurso, protocolado no MPOG teve 9 movimentações.

ANA: Solicitado. A Agência Nacional das Águas, protocolou um pedido para novo certame no início de 2018.

DNIT: Solicitado. Desde janeiro do ano passado, o pedido de certame tramita no MPOG.

EPPGGPrevisto na LOA 2018. O último concurso aconteceu em 2013.

Ibama: Solicitado. Última tramitação constatada em maio deste ano. O procolo anterior do certame solicitava 1.630 vagas.  

Ibram: Solicitado. O Instituto solicitou a abertura de um concurso em maio de 2018.

INPIAutorizado. São previstas 360 vagas para Pesquisador, Tecnologista, Técnico e Analista. 

Editais pouco prováveis:

IBGE: Solicitado. O último concurso aconteceu em 2015 e venceu em maio de 2018.

INSSSolicitado. De acordo com o diretor da Fenasps, a realização de um concurso para o INSS depende agora dos planos da próxima gestão.

Legislativo:

Editais iminentes:

ALBA: Banca definida. A escolhida foi a FGV. Serão 120, sendo 54 para a Polícia Legislativa, outras 66 serão distribuídas em cargos de nível médio e superior.

ALEGO: Anunciado. O órgão determinou que o novo concurso seja para a oferta de 80 vagas para Procurador, Analista, Assistente e Policial Legislativo. A previsão é para o segundo semestre deste ano.

Editais prováveis:

ALESP: Autorizado. A expectativa é que o certame oferte vagas para o cargo de procurador, analista e técnico legislativo. 

AL TOO Ministério Público Estadual entrou com pedido na justiça para o órgão realizar um novo concurso até julho desse ano, o que até então, não aconteceu.

Câmara dos Deputados: Autorizado. O concurso já possui a autorização da mesa diretora para ser realizado. Os cargos que pretendem ser preenchidos são: Analista Legislativo, Técnico em Documentação e Informação Legislativa, Técnico em Material e Patrimônio, Técnico Legislativo.

Senado Federal: Vencido. O concurso está expirado desde 2014. Um levantamento feito pelo Senado Federal constatou que o órgão possui hoje um número total de 1.257 cargos vagos.

Editais pouco prováveis:

AL AP: Previsto para 2019. Processo de criação do concurso já foi iniciado. Banca organizadora era prevista para o mês de julho.

AL MG: O concurso estava previsto para 2017. O último concurso aconteceu em 2008 com a distribuição de 221 vagas de níveis médio, técnico e superior.

AL RN: O concurso anterior (que foi o primeiro), aconteceu em 2013. 


Concursos públicos para 2019:

Confira também nossa página especial dos Concursos Abertos:

 

Gostou dessas oportunidades? Deseja se preparar algum certame específico? O Estratégia Concurso possui diversos cursos. Confira:

CURSOS PARA CONCURSOS – ESTRATÉGIA CONCURSOS

 

Ascom Estratégia
[email protected]


Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Compartilhe:

Ricardo Vale

Ricardo Vale

Ricardo Vale é professor de Comércio Internacional, Direito Internacional Público, Direito Constitucional e Legislação Aduaneira. Em 2008, foi aprovado em 3º lugar no concurso de Analista de Comércio Exterior, cargo que exerceu de 2009 a 2014. 

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.