Notícia

Concurso Guarda Uberaba: novo edital anunciado com 100 vagas

Um novo edital do concurso Guarda de Uberaba, no estado de Minas Gerais, foi anunciado para 2023. Segundo o comandante da guarda, estão previstas 100 vagas.

Além disso, a corporação está finalizando os projetos de Regimento Interno e a revisão do Plano de Cargos e Salários para reestruturação da carreira. As propostas serão enviadas à Câmara Municipal para aprovação.

De acordo com o comandante Marcelo Silva, após a aprovação da reestruturação, o edital poderá ser publicado.

  • GCM Uberaba MG
  • Status: previsto
  • Banca: a definir
  • Vagas: 100
  • Salário inicial: R$ 1.852,28 + benefícios
  • Último edital: Guarda de Uberaba

A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso Guarda Municipal de Uberaba.

Concurso Guarda de Uberaba: situação atual

Anunciado para 2023

O comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo dos Santos Silva, informou que há previsão de edital em 2023 com 100 vagas.

“Está condicionado ao nosso estatuto, assim que ficarem prontos, já podemos startar. Passando lá na Câmara, começamos a movimentar esse concurso na cidade e a expectativa inicial é de 100 vagas”

Ainda segundo informações, a corporação está finalizando os projetos de Regimento Interno e a revisão do Plano de Cargos e Salários para reestruturação da carreira que serão enviados à Câmara Municipal. Após aprovação das propostas, o edital será publicado.

Último edital

Publicado em 2019 sob organização do IBGP, o último edital ofertou 100 vagas imediatas, 90 das quais destinadas a candidatos do sexo masculino e 10 para candidatas do sexo feminino.

Vagas e remuneração

Foi exigido dos candidatos a conclusão do Ensino Médio, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A-B ou superior e 1,65m de altura para candidatas do sexo feminino e 1,70m para candidatos do sexo masculino.

Distribuição de vagas do Guarda de Uberaba
Distribuição de vagas do Guarda de Uberaba

Etapas

O concurso da GM Uberaba contou com 2 fases, a primeira concentrando as provas objetiva, discursiva e de capacidade física, além dos exames médicos, e a segunda com a sindicância de vida pregressa e curso de formação.

Confira as fases do concurso e suas respectivas etapas na tabela abaixo:

1ª FASE

Quadro de provas do Guarda de Uberaba
Quadro de provas do Guarda de Uberaba

2ª FASE

Quadro de provas do Guarda de Uberaba
Quadro de provas do Guarda de Uberaba

Prova objetiva

A prova objetiva do concurso da Guarda Municipal de Uberaba contou com 50 questões objetivas com quatro alternativas, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

Prova último edital guarda de Uberaba
Prova último edital guarda de Uberaba

Para ser habilitado nesta prova, foi necessário atingir 60% dos pontos totais e 30% de aproveitamento em cada parte da prova.

Prova discursiva

Essa prova foi aplicada juntamente com a prova objetiva e foi composta por 2 questões discursivas, de 15 a 25 linhas cada, com valor total de 24 pontos.

Foram corrigidas as provas dos 400 candidatos de melhor pontuação (4 vezes o número de vagas). Para passar à fase seguinte, foi necessário acertar 60% da prova.

Teste de Aptidão Física

O TAF do concurso Guarda Municipal Uberaba foi composto por teste de flexão de barra fixa, teste de flexão abdominal e teste de corrida de 12 minutos.


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Informações sobre o último concurso Guarda Uberaba MG

Vagas: 100
Cargos: Guarda Municipal
Lotações: Uberaba (MG)
Banca: IBGP
Escolaridade: Nível Médio
EditalEdital Guarda Municipal Uberaba 2019

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Denival. Conforme consta no edital, é necessário ter idade entre 18 e 35 anos, quando da convocação que antecederá a posse. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 01/03/19 às 11:54
  • Ola bom dia qual e o limite de idade para presta o concurso da Guarda Municipal de Uberaba.
    Denival em 01/03/19 às 00:42
  • Olá, eu estou tirando a CNH categoria B. Gostaria de saber se mesmo sem a categoria A posso prestar este concurso da Guarda municipal. É possível?
    José Randeson pereira da silva em 15/02/19 às 00:23
  • Bom dia! No caso, a CNH A-B corresponde a pessoa ter ambas (A e B) ou uma delas (A ou B)?
    Gabriel Melo em 30/01/19 às 07:12
  • Olá Edson. Você pode conferir os cursos disponíveis para este certame no link a seguir: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/prefeitura-municipal-de-uberaba-guarda-municipal/ Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 28/01/19 às 17:30
  • Oi bom dia. Vocês tem um Curso online específico para esse concurso da GCM Uberaba? E vocês sabem me dizer se durante o curso de formação o agente já é remunerado ou recebe alguma bolsa auxílio? Obrigado Edson Saldanha Junior
    Edson Saldanha Junior em 27/01/19 às 08:43