Concursos DF: Panorama de concursos para o Distrito Federal
Coordenação

Concursos DF: Panorama de concursos para o Distrito Federal

O Estratégia Concursos desenvolveu esse artigo para você ficar por dentro de todas as novidades de concursos para o Distrito Federal. Aqui você vai encontrar informações sobre editais e situação dos certames, divididos por área e órgão. São muitas possibilidades de carreiras públicas. Não fique de fora!

Concursos DF – área de segurança pública

  • Concurso PM DF – Um certame está em andamento, mas existe um grande déficit no número de servidores (mais de 7 mil) e necessidade de novo concurso.
  • Concurso PC DF – Autorizadas 500 vagas para Escrivão. Para o cargo de perito não há previsões de novos certames, já que o concurso foi prorrogado por mais um ano. O governo anunciou que realizará novo certame para o cargo de Agente, com 1.300 vagas.
  • Concurso CBM DF (Bombeiros) – Último concurso foi realizado em 2017. Sem informações sobre novos certames.
  • Concurso Sesipe DF (Agente Penitenciário): Em 2018, a Câmara Legislativa aprovou a lei que cria 1.400 novos cargos de Agente Penitenciário. Um novo concurso é aguardado em breve.
  • Polícia Científica – Não possui informações sobre certames.

Concursos DF – Área fiscal

  • Concurso Sefaz DF – O edital do concurso será publicado ainda no 1º semestre de 2019. São previstas 120 vagas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal.

Concursos DF – Tribunais, Ministério Público e Defensorias

  • Concurso DPDF Defensor – Edital publicado para 12 vagas imediatas para Defensor, sendo 10 para Ampla Concorrência e 2 para Pessoas com Deficiência. Inscrições abertas até 13 de maio.
  • Ministério Público do Distrito Federal e territórios (MPDFT) -O certame para o cargo de promotor foi prorrogado por mais dois anos, com isso, não há previsões de novos concursos.
  • Concurso TJDFT – Tribunal de Justiça Estadual: Com o último concurso realizado em 2015, o Tribunal possui atualmente 287 cargos vagos. Enquanto um novo edital é apenas uma possibilidade, o TJDFT solicita aproveitamentos de outros órgãos.
  • Concurso TRT DF (TRT 10° região) – O último concurso, realizado em 2012, ofertou 28 vagas, mas já nomeou 445 candidatos desde então.
  • Concurso TRE DF– Último realizado em 2017. Por enquanto não há informações sobre novos certames.
  • Concurso TRF1 – Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região aprovou a realização de um novo certame para o cargo de Juiz Federal Substituto. Segundo o último levantamento divulgado, o órgão contava com 100 cargos.

Concursos DF – Legislativo e Controle

  • Concurso CLDF – Edital publicado em 2018, sem previsões de novos concursos.
  • Concurso TCDF – O Edital do novo concurso com 12 vagas imediatas para cargos de Nível Superior deve ser publicado ainda no 1º semestre de 2019. O Tribunal já autorizou a contratação do Cebraspe para organizar o certame, que ofertará vagas para Auditor de Controle Externo (10), Procurador do MPC (1) e Conselheiro Substituto (1).
  • Concurso PGDF  comissão formada para cargos de Nível Médio e Superior. São previstas 100 vagas, sendo 57 para Analista e 43 para Técnico Jurídico. Além do quadro de servidores, o órgão deve realizar concurso para Procurador, com 5 vagas previstas na LDO 2019.

Concursos DF – Outras oportunidades

  • Concurso BRB: depois de lançar o edital do concurso com 100 vagas para Escriturário (Nível Médio), o Banco de Brasília publicará novos editais para a área de Tecnologia da Informação (10 vagas) e para o cargo de Advogado.
  • Concurso SSP DF – LDO prevê 400 vagas para a carreira de Agente de Atividades Penitenciárias. Expectativas de um novo edital são altas.
  • Concurso ADASA – O certame possui comissão formada, mas foi prorrogado novamente. Edital previsto para setembro. São previstas 25 vagas para Regulador de Serviços Públicos e Técnico de Regulação de Serviços Públicos.
  • Concurso Detran DF Segundo o orçamento para 2019, serão ofertadas 400 vagas. Edital é aguardado com grandes expectativas.
  • Concurso SEMOB DF – Secretaria de Estado de Mobilidade – Na LDO existe a previsão de 10 vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Atividades Urbanas que necessitam de aprovação.
  • Concurso SEAGRI DF – Secretaria de Estado da Agricultura – LDO prevê 30 vagas em diversos cargos na SEAGRI DF.
  • Concurso IBRAM – Em 2018, o órgão solicitou ao antigo Ministério do Planejamento (atual Ministério da Economia) um novo certame. Tem interesse em 30 vagas para os cargos de Analista, Agente e Técnico.
  • Concurso DFTRANS – São 40 vagas previstas no projeto.
  • Concurso SEJUS DF- O projeto oferta 40 vagas para os cargos de Técnico e Especialista.
  • Concurso PROCON DF– O instituto prevê 25 vagas para os caros de Fiscal, Analista e Técnico.
  • Concurso SEPLAG DF- No projeto divulgado pelo governo, são ofertadas 280 vagas para diversos cargos.
  • Concurso AGEFIS DF– São divulgadas 10 vagas para Auditor Fiscal de Atividades Urbanas.
  • Concurso IPREV DF – a lei oferta 20 vagas divididas entre os cargos de Auditor, Auxiliar, Analista e Técnico. O Conselho da autarquia enviou novo pedido de certame para o governo.
  • Concurso NOVACAP De acordo com a assessoria de imprensa, pretende-se realizar a contratação de uma nova banca organizadora para dar prosseguimento ao certame que ofereceu, em 2017, 96 vagas.
  • Concurso Secriança DF– Certame vigente prorrogado até 2021.
  • Concurso METRÔ DF – são previstas 580 vagas.
  • Concurso SEE DF – lei prevê o provimento de  10.049 vagas para PEB, pedagogo, analista, monitor e técnico.
  • Concurso DER DF-  LDO prevê 289 novas vagas.

Abaixo você confere todos as vagas e seus respectivos cargos divulgados no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2019 (ATUALIZADO) com a previsão de 27 mil vagas:

Julho 2018

O Governo do Distrito Federal publicou alteração na lei dos concursos públicos, Lei de número 4.949, de 15 de outubro de 2012, onde incluiu dois incisos que dispões:

§ 4º A Administração Pública pode realizar nomeações além do número de vagas inicialmente previsto no cadastro de reserva, observada a comprovada necessidade do serviço público e a disponibilidade orçamentária e respeitada a ordem de classificação.
§ 5º O disposto no § 4º aplica-se aos concursos em andamento e aos certames que se encontrem dentro do prazo de validade ou de sua prorrogação.

Ou seja, caso a Administração deseje e possa arcar financeiramente, mais candidatos serão convocados e nomeados! Confira abaixo a publicação:

Fevereiro 2018

O governo do Distrito Federal publicou no DODF, a lei de número 6.098, que estabelece normas para suspender prazo de validade dos concursos realizados, modificando artigos da lei 4.949 de 2012.

Caso a Administração decida suspender as nomeações de um certame já homologado, seu prazo de validade será automaticamente prorrogado por igual período, ou seja não haverá dano para quem aguarda ser nomeado.

Outra novidade é que, caso as nomeações sejam suspensas, independente do tempo de suspensão, quando o prazo voltar a correr ele será a soma do tempo que faltava da vigência original do certame mais o tempo de prorrogação.

Exemplo: Passou um ano em que o certame foi homologado e a Administração decidiu suspender qualquer nomeação. Assim, mesmo que se passem 06 meses ou 03 anos, quando essa suspensão acabar, teremos o 01 ano que faltava + os 02 anos de prorrogação para que a Administração nomeie os aprovados.

Para finalizar, caso as nomeações sejam suspensas como resultado de excessos nos gastos da Administração, será realizada uma redução de despesas por meio de exoneração de ocupantes de cargos em comissão e função de confiança.


Lei 5.866/2017

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, a Lei 5.866 de 2017, que dispõe sobre a proibição de agendamento de provas de concursos públicos, no âmbito do DF, na mesma data de outro certame similar já previamente marcado.

Além desta proibição, a lei determina o que considera como concursos similares e dispõe que: são considerados similares, os certames que tenham como critério o mesmo nível de escolaridade e possuam a mesma faixa salarial.

Concursos DF

Caso você queira acompanhar de perto as novidades nos concursos públicos, recomendamos visitar os seguintes artigos:

Concursos previstos para 2019

Concursos abertos neste momento

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Natália Scarano e Leonardo Henrique
Ascom Estratégia
[email protected]

Posts Relacionados

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.