Notícia

Concurso PCDF Agente de Custódia: Autorizado!

Contratação da banca organizadora é prevista para setembro

Após o secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, anunciar a autorização de um novo concurso PCDF para o cargo de Agente de Custódia, o governador Ibaneis Rocha tornou a reforçar sobre o aval, em post nas redes sociais.

  • Concurso PCDF Agente de Custódia
  • Status: Autorizado
  • Vagas: 50 + 100 CR
  • Salário inicial: R$ 9.394,68

Além disso, em entrevista ao portal Correio Brasiliense, Clemente explicou que o impacto das seleções ainda terão de ser calculados, visando o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além da finalização dos pareceres.

Recentemente, a informação do novo certame também foi divulgada pelo delegado-geral da instituição, Robson Cândido, em post no Instagram.

“A Secretaria de Economia do DF autorizou a realização de concursos públicos para os cargos de Delegado de Polícia e de Agente Policial de Custódia. Estão previstas 50 vagas para provimento imediato e 100 para cadastro de reserva para cada cargo. A Polícia Civil do Distrito Federal agradece pelo apoio a esse importante pleito para a recomposição do nosso quadro de pessoal”, anunciou Cândido.

Vale lembrar que o último edital para o cargo foi publicado no ano de 2004, sob responsabilidade da UFRJ, com oferta de 66 vagas para Agente Penitenciário, com exigência de nível médio.

Confira neste artigo as principais informações e novidades sobre o concurso PCDF Agente de Custódia. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Concurso PCDF Agente de Custódia: situação atual

Autorização

O governador Ibaneis Rocha anunciou que autorizou a realização de um novo concurso da Polícia Civil do Distrito Federal. Confira abaixo!

O delegado-geral da instituição, Robson Cândido, também já havia comunicado o certame, que tem previsão de 50 vagas para provimento imediato e 100 para cadastro de reserva.

“A Secretaria de Economia do DF autorizou a realização de concursos públicos para os cargos de Delegado de Polícia e de Agente Policial de Custódia. Estão previstas 50 vagas para provimento imediato e 100 para cadastro de reserva para cada cargo. A Polícia Civil do Distrito Federal agradece pelo apoio a esse importante pleito para a recomposição do nosso quadro de pessoal”, anunciou Cândido.

Além disso, de acordo com o secretário de Economia, André Clemente, a autorização oficial do concurso bem como a contratação da banca eram previstas para o mês de setembro. Porém, os anúncios devem sair apenas em outubro.

“Imaginamos que até a metade do mês que vem [setembro], a portaria autorizando [o edital] estará publicada no DODF (Diário Oficial do Distrito Federal) e com a contratação da banca. O pessoal pode pegar o programa do último concurso, começar a estudar e ir se dedicando”.

Concurso PCDF Agente de Custódia: conheça a carreira

Vagas ofertadas do concurso

O edital do concurso poderá ofertar até 150. Veja a seguir!

CargoVagas
Agente de Custódia50 imediatas + 100 CR

Nomenclatura

A Lei nº 13.064, de 30 de dezembro de 2014 alterou a nomenclatura do cargo de Agente Penitenciário de Polícia Civil do Distrito Federal para Agente Policial de Custódia.

Remunerações do concurso PCDF Agente de Custódia

A Lei 13.197/2015 prevê a remuneração inicial de R$ 9.394,68.

Requisitos

Embora o último concurso PCDF Agente de Custódia de 2004 tenha exigido dos candidatos apenas formação de nível médio, a Lei 13.197/2015 modificou os requisitos. Portanto, a redação da lei passou a ser da seguinte forma:

Art. 3º  A Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal é de nível superior e compõe-se dos cargos de Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Policial de Custódia.

Atribuições do cargo

  • Executar atividades de atendimento, serviço de vigilância, custódia, escolta, revista pessoal e em objetos, guarda, assistência e orientação de pessoas recolhidas na Divisão de Controle e Custódia de Presos, do Departamento de Polícia Especializada, da Polícia Civil do Distrito Federal, ou que estejam nas demais unidades policiais da Polícia Civil do Distrito Federal aguardando recolhimento àquela Divisão;
  • Desempenhar atividades de custódia e guarda provisória de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Executar escoltas judiciais;
  • Executar a escolta de presos em ambientes hospitalares;
  • Executar a escolta de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal para apresentação ao Instituto de Medicinal Legal, ao Instituto de Criminalística e ao Instituto de Identificação, bem como para apresentação desses presos a outras instituições congêneres;
  • Executar a escolta de viaturas no transporte de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Atuar nas atividades de inteligência voltadas para segurança da custódia de presos sob a responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal;
  • Atuar na recaptura de foragidos da Justiça;
  • Efetuar o recambiamento de presos de outros estados da federação;
  • Escoltar e conduzir adolescentes infratores a delegacias e demais órgãos especializados, nos termos da lei;
  • Participar de operações policiais;
  • Desempenhar outras atividades que se enquadrem no âmbito de suas atribuições, inclusive executar operações e ações de natureza policial ou de interesse da Segurança Pública, ou determinadas por superior hierárquico e inerentes à atividade policial. (Redação dada pelo Decreto nº 35.082, de 16/01/2014).

Cargos vagos e ocupados

CargoReferênciaOcupadosVagosTotal
Agente Policial de Custódia07/2021390410800

Concurso PCDF Agente de Custódia: Último edital

O edital para o cargo de Agente de Custódia (antigo Agente Penitenciário) foi publicado no ano de 2004, sob responsabilidade da UFRJ, com oferta de 66 vagas e exigência de nível médio.

Etapas do último edital

O concurso foi constituído por duas etapas distintas:

Primeira Etapa, composta das seguintes fase:

  • Primeira Fase – De caráter eliminatório e classificatório composta de provas de língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Específicos e Redação;
  • Segunda Fase – Exames Biométricos e Avaliação Médica, de caráter eliminatório;
  • Terceira Fase – Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  • Quarta Fase – Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Quinta Fase – Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social, de caráter eliminatório;

Segunda Etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistiu de Curso de Formação Profissional, sob a responsabilidade do NCE/UFRJ, realizado na Academia de Polícia Civil e supervisionado pela Comissão do Concurso.

Prova Objetiva


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso PCDF Agente de Custódia?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos*

Ficha do concurso PCDF Administrativo

Informações do último concurso PCDF Agente de Custódia

Ano: 2004
Vagas: 66
Cargos: Agente Penitenciário
Banca: UFRJ
Escolaridade: Nível médio
Último edital2004

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.