Concursos Nordeste: confira as principais oportunidades abertas na Região
Coordenação

Concursos Nordeste: confira as principais oportunidades abertas na Região

Fique por dentro das novidades dos Concursos Nordeste!

Uma das Regiões mais belas e ricas culturalmente do Brasil é o Nordeste. Lotada de paisagens de tirar o fôlego e costumes que atraem turistas de todo o mundo, a Região também conta com grandes oportunidades para a carreira pública.

Neste artigo, reunimos os principais concursos públicos que estão em estágio avançado de organização, detalhando a situação de cada estado em relação à certames. Confira abaixo as oportunidades e comece a se preparar desde já!

Concursos Nordeste: Alagoas

O primeiro Estado da nossa lista é Alagoas. O lar da capital Maceió, que foi a primeira cidade brasileira a conquistar o título de Capital Americana da Cultura, teve muitos concursos realizados neste ano, mas que já tiveram seu período de inscrições encerrado.

Alagoas também conta com Órgãos e Instituições que não promovem um novo concurso há anos, gerando a necessidade da renovação da força de trabalho em um futuro próximo. Para acompanhar a situação dessas possíveis oportunidades, confira nosso artigo focado nos Concursos AL.

Ainda sim, o Estado possui certames em aberto em diferentes áreas de atuação, como você pode conferir abaixo.

Concurso Bombeiros AL (Corpo de Bombeiros): A previsão é que o edital para o cargo de Soldado Combatente seja publicado no segundo semestre. A banca organizadora será a Cespe/Cebraspe.

Concurso CGE AL (Controladoria Geral do Estado): O Governo do Alagoas aprovou o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Quadro Permanente de Pessoal e instituiu a carreira de Analista de Controle Interno da CGE AL. Foram aprovadas 40 vagas.

Concurso Magistratura AL (Tribunal de Justiça): Foi publicado o extrato do contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para a organização certame com 20 vagas para o cargo de Juiz Substituto.

Concurso PC AL (Polícia Civil): O governador Renan Filho reafirmou em suas redes sociais a realização do concurso PC AL no 2º semestre deste ano. O edital da Polícia Civil de Alagoas ofertará vagas aos cargos de Delegado e Agente de Polícia.

Concurso PM AL (Polícia Militar): Governador anunciou novo concurso para a PM AL, que deve ter edital publicado no segundo semestre.

Concurso Sefaz AL (Secretaria da Fazenda Estadual): A previsão é que o edital do concurso seja publicado com a oferta de 60 vagas para Auditor Fiscal e 25 para Auditor de Controle.

Concurso TCE AL (Tribunal de Contas do Estado): Foi criado o cargo de Analista de Controle Externo, abrindo assim, uma oportunidade para novo concurso.

Concursos Nordeste: Bahia

O maior Estado nos quesitos de extensão territorial, população e produto interno bruto (PIB) da Região Nordeste movimenta muito o mundo dos concursos públicos. Além dos que já foram realizados este ano, ainda existem oportunidades abertas para os concurseiros baianos.

A Bahia está inclusa no grupo de Estados que possuem Órgãos e Instituições que estão há anos sem realizar um novo certame. Em áreas como a Segurança Pública, algumas polícias estão há mais de quatro anos sem concurso. Para acompanhar e não perder as novidades sobre as carreiras públicas do estado, confira nosso artigo Concursos BA.

Concurso EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento): Uma resolução autorizando a realização de um novo certame foi publicada no Diário Oficial da Bahia. Na autorização, são confirmadas 854 vagas para o quadro de empregados da empresa.

Concurso PM BA (Polícia Militar): O Governador do Estado, Rui Costa, confirmou a publicação do edital para o segundo semestre deste ano. Devem ser ofertadas 2 mil vagas para o cargo de Soldado.

Concurso TCE BA (Tribunal de Contas do Estado): Realização do concurso estava prevista na LOA de 2018.

Concurso TRT BA (Tribunal Regional do Trabalho): Com comissão formada desde 2018, próximo edital depende de disponibilidade orçamentária.

Concursos Nordeste: Ceará

O Estado é um dos que possui a maior qualidade de vida dentre todos da Região Nordeste. Sua capital, Fortaleza, é uma das mais procuradas por turistas e pessoas que desejam uma oportunidade de viver e prosperar em uma grande cidade.

Assim como outros Estados nordestinos, o Ceará possui um grande número de Instituições e Órgãos públicos que não realizam concursos há alguns anos. No ano de 2019, muitos deles tem como objetivo renovar a força de trabalho.

Se a carreira que você deseja seguir não está listada abaixo, acompanhe a situação dela através de nosso artigo focado nos Concursos CE.

Concurso Câmara de Fortaleza (Câmara Municipal): A Casa já iniciou o planejamento para a realização de seu primeiro concurso público para o provimento de cargos efetivos. A previsão inicial era que o edital fosse publicado no primeiro semestre.

Concurso Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos): Foi publicado o extrato de contrato que confirma a contratação da FUNECE como banca organizadora do próximo concurso, que visa ofertar 07 vagas imediatas mais cadastro de reserva. 

Concurso ISS Fortaleza (Fisco Municipal): Segundo o órgão, foi encaminhado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza um pedido de autorização de concurso para o provimento de 100 vagas para Auditor e Analista. A solicitação ainda passa por análise de viabilidade.

Concurso MP CE Promotor (Ministério Público): O regulamento do concurso MP CE foi aprovado pelo Conselho Superior do órgão e a seleção de 44 vagas para o cargo de Promotor deve ocorrer ainda em 2019.

Concurso MP CE Servidores (Ministério Público): Atualmente a comissão realiza um estudo interno para definir o número de vagas que serão ofertadas no próximo concurso.

Concurso PC CE (Polícia Civil): Governador anuncia novo edital para este ano. A expectativa inicial era que o edital fosse publicado até dezembro do ano passado. São previstas 1.496 vagas.

Concurso Sefaz CE (Secretaria da Fazenda Estadual): O concurso que estava confirmado para esse ano foi adiado. A informação foi divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, por meio de seu perfil oficial do Instagram.

Concurso TJ CE (Tribunal de Justiça): O Tribunal definiu a FGV como banca organizadora. Serão ofertadas vagas para o cargo de Técnico Judiciário das áreas Administrativa e Judiciária.

Concursos Nordeste: Maranhão

O Estado é o segundo maior do Nordeste em extensão territorial. Conta com um dos litorais mais belos do país, muito marcado bela grande biodiversidade de ecossistemas, que contemplam desde praias tropicais, até trechos de floresta amazônica e diversas variedades de cerrados.

Em relação à concursos públicos, Maranhão contou com uma grande renovação na Área de Segurança pública no ano passado, com vários certames destinados às polícias. Mesmo assim, o estado tem várias oportunidades abertas para os concurseiros interessados.

E se você tem interesse em algum outro concurso que não foi listado aqui, veja como está o andamento dele em nossa página Concursos MA.

Concurso ALMA (Assembleia Legislativa): Já foram definidos os membros integrantes da Comissão Organizada do próximo concurso.

Concurso Procon MA (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor): A FCC foi definida como banca do certame que ofertará 51 vagas para os cargos de Auxiliar de Serviços (fundamental) e Conciliador (superior).

Concurso TJ MA (Tribunal de Justiça): A Assessoria Jurídica da Presidência do TJ MA deu parecer favorável à contratação da Fundação Carlos Chagas para organizar o certame.

Concursos Nordeste: Paraíba

O Estado da Paraíba é o que possui o maior produto interno bruto per capita dentre todos que formam a Região Nordeste. A Paraíba também foi um berço de grandes escritores brasileiros como Augusto dos Anjos e Assis Chateaubriand (também conhecido por ser o fundador dos Diários Associados e do MASP)

O governador do estado, João Azevedo, anunciou novos concursos para o ano de 2019, que tende a ter mais certames anunciados ao longo do ano. Portanto, para não perder as novidades acompanhe nosso artigo Concursos PB.

Concurso PGE PB Procurador (Procuradoria Geral): A realização do novo concurso foi reafirmada pelo chefe da instituição, o procurador-geral Fábio Andrade Medeiros. A declaração vem reforçar o anúncio realizado pelo Governador da Paraíba, João Azevêdo, no qual foi confirmada a previsão de oferta de 30 vagas para o cargo de Procurador.

Concursos Nordeste: Pernambuco

O Estado serviu como primeiro núcleo econômico para o Brasil, e também é lar de algumas das paisagens mais bonitas do país, como os arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo.

O Estado tem Áreas que não promovem um novo certame a muito tempo, o que faz crescer a expectativa por novidades em 2019. Para não perder nenhuma novidade sobre as carreiras públicas pernambucanas, não deixe de conferir nosso artigo sobre os Concursos PE.

Concurso ISS Cabo de Santo Agostinho (Fisco Municipal): O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi confirmado como banca do próximo certame da Prefeitura, que contará com vagas destinadas a nível médio e superior, incluindo Auditor Fiscal.

Concursos Nordeste: Piauí

O Estado é o terceiro maior em extensão territorial da Região Nordeste e é lar de alguns dos sítios arqueológicos mais importantes das Américas, presentes no Parque Nacional da Serra da Capivara, onde existem vestígios de humanos datados de até 10.000 a.C.

Estão previstos diversos concurso para o estado e para a capital, Teresina. Para não perder nenhuma atualização sobre as tramitações dos certames do Estado, não deixe de acessar nosso artigo Concursos PI.

Concurso ALEPI (Assembleia Legislativa): O novo concurso já está no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020. O concurso foi anunciado em março e deve ofertar 40 vagas para cargos do quadro de servidores da Assembleia. 

Concurso Câmara de Teresina (Câmara Municipal): O concurso já está com comissão formada. Anunciado em 2018, o certame com pelo menos 24 vagas imediatas deve ter seu edital publicado até dezembro, conforme declaração do presidente da Casa, vereador Jeová Alencar.

Concurso PGM Teresina (Procuradoria Geral do Município): O novo concurso da Procuradoria já tem comissão formada. Está autorizado o provimento de 6 vagas para Procurador do Município.

Concurso Prefeitura de Teresina: Com comissão formada, o próximo concurso da Prefeitura deve ofertar 72 vagas para diversos cargos.

Concurso SesaPI (Secretaria Estadual de Saúde): Foi publicada a portaria que define a comissão responsável pelo concurso. A expectativa é que o edital seja divulgado com vagas para cargos de ensino médio, técnico e superior, já que a última seleção abrangendo cargos desses níveis foi divulgada em 2011.

Concursos Nordeste: Rio Grande do Norte

Um dos Estados que conta com melhores números em relação a qualidade de vida, tendo o maior IDH e a maior expectativa de vida da Região Nordeste. Tem como capital a cidade de Natal, uma das mais procuradas do Brasil por turistas, recebendo aproximadamente 2 milhões por ano.

Em relação aos concursos públicos, o Estado tem muitos planejados para o ano de 2019, visando renovar a força de trabalho de algumas Instituições. Para conferir o andamento de todos os certames, confira o artigo dedicado aos Concursos RN.

Mesmo com planejamento para o ano, o Estado possui oportunidades em aberto. Confira abaixo.

Concurso ALE RN (Assembleia Legislativa): O Tribunal de Contas do Estado determinou que a Assembleia Legislativa exonerasse mais de mil cargos comissionados e os substituísse por servidores devidamente providos por meio de concurso público.

Detran RN (Departamento Estadual de Trânsito): Foi definida em 2018, a comissão que ficará responsável pela organização do próximo concurso Detran RN. A expectativa é de que o certame oferte vagas de nível médio e superior.

Concurso PC RN (Polícia Civil): Foi divulgada a formação de uma nova comissão especial para a organização do certame. São previstas mais de 300 vagas para preencher os cargos de Delegado, Agente e Escrivão.

Concursos Nordeste: Sergipe

Sergipe é o menor Estado brasileiro em questão de território, mas isso não diminui de forma alguma a relevância do mesmo. Conhecido por suas praias belíssimas e alguns dos centros históricos mais antigos do Brasil, Sergipe é um lugar que respira cultura.

Para não perder nenhuma novidade sobre os certames de Sergipe, confira nosso artigo Concursos SE.

Concurso ISS Aracaju (Fisco Municipal): O Prefeito de Aracaju anunciou a autorização de um novo concurso para Auditor de Tributos Municipais. Há mais de 20 anos sem realizar concursos para Auditor de Tributos, a Prefeitura tem um déficit significativo de quadros na categoria.

Concurso PC PE (Polícia Civil): Em 2017, o governador do estado informou sobre o grande déficit na área de segurança pública do estado e sua pretensão de realizar anualmente um concurso PC PE, visando repor os cargos deixados por servidores aposentados.

Concurso Sefaz SE (Secretaria Estadual da Fazenda): A autorização do concurso para o cargo de Auditor Técnico de Tributos foi deferida em reunião ordinária. São previstas 5 vagas imediatas, mas existe a possibilidade do número aumentar, podendo ser classificados até 40 candidatos.


Caso você queira acompanhar de perto as novidades nos concursos públicos, recomendamos visitar os seguintes artigos:

Concursos 2019

Concursos Abertos

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Leonardo Henrique
Ascom Estratégia

[email protected]

Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no link abaixo:

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Posts Relacionados

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x