Concurso Seplan PI: banca definida; ganhe até R$ 11,5 mil!
45 vagas + CR para Analista!
O concurso público da Secretaria do Planejamento do Piauí (SEPLAN PI) teve a banca organizadora oficialmente definida.
A informação foi divulgada por Portaria publicada no Diário Oficial do Estado, onde foi publicado o contrato com a empresa Fundação Carlos Chagas.
Nesse sentido, agora, a banca ficará responsável pela elaboração dos editais, bem como pela administração de todas as etapas dos novos certames.
Serão ofertadas 45 vagas, além de cadastro reserva, para o cargo de Analista Governamental em áreas específicas, como Gestão Pública, TI e Infraestrutura.
Inclusive, já foi confirmado que a carreira terá ganhos de R$ 11.549,35 e que os requisitos terão variações de nível superior em qualquer área de formação e em Ciências da Computação.
- Secretaria do Planejamento do Piauí – SEPLAN PI
- Status: banca definida
- Banca: FCC
- Vagas: 45 + CR
- Salário: R$ 11.549,35
- Projeto básico 2024
Ao longo deste artigo, você encontra um panorama completo sobre o Concurso SEPLAN PI para que possa se preparar o quanto antes. Não perca nenhum detalhe.
Sobre a SEPLAN PI
A SEPLAN PI é uma instituição governamental responsável por coordenar e executar atividades relacionadas ao planejamento, orçamento e gestão pública no estado do Piauí.
A SEPLAN PI desempenha um papel crucial na definição de diretrizes estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do estado, além de estar envolvida na elaboração e monitoramento de políticas públicas, programas e projetos. A secretaria também desempenha um papel importante na gestão orçamentária, garantindo que os recursos sejam alocados de maneira eficiente e eficaz para atender às necessidades da população.
Carreira na SEPLAN PI
Conforme a Lei Nº 8.202/2023, cuja finalidade foi a criação do cargo de Analista Governamental, a carreira possui um total de três áreas específicas, com o mesmo número de cargos vagos sendo o número de vagas autorizadas:
- Analista Governamental – Especialidade Planejamento e Orçamento – 25 vagas;
- Analista Governamental – Especialidade Tecnologia da Informação – 10 vagas;
- Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura – 10 vagas.
Remuneração
De acordo com a Lei Nº 8.202/2023, que estabelece a criação do cargo de Analista Governamental, os futuros servidores na carreira ganharão, inicialmente, R$ 11.549,35, e, ao final, poderão receber R$ 20.860,19. Veja:
Atribuições
Analista Governamental – Especialidade Planejamento e Orçamento:
- Realizar atividades de gestão administrativa de nível superior, envolvendo complexidades e responsabilidades elevadas, com o uso de tecnologias modernas nas áreas de planejamento e orçamento;
- Desenvolver estudos e pesquisas para a elaboração de programas e projetos estruturantes de interesse do Estado do Piauí;
- Realizar estudos para compatibilização dos planos estaduais com os nacionais;
- Desenvolver ações de normatização para a elaboração do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual, consolidando propostas setoriais;
- Desenvolver trabalhos de articulação entre o planejamento e os orçamentos governamentais, modernização e informatização do sistema orçamentário do Estado;
- Supervisionar, coordenar e executar os trabalhos referentes à elaboração, monitoramento e revisão das peças orçamentárias;
- Acompanhar e avaliar a execução orçamentária dos órgãos da administração direta e entidades da administração indireta do Estado;
- Prestar assessoria aos órgãos estaduais na elaboração, monitoramento e avaliação do planejamento estratégico e setorial;
- Desenvolver ações inerentes ao sistema de planejamento territorial;
- Desenvolver ações de identificação de financiamento de investimento e efetuar a contratação de recursos necessários à política de desenvolvimento do Estado do Piauí;
- Desenvolver atividades inerentes ao sistema de controle de convênios do Estado, celebrados ou a celebrar com os municípios ou entidades;
- Promover estudos e análises dos indicadores conjunturais;
- Atuar na área de planejamento de políticas públicas do Governo Estadual, abrangendo pesquisas socioeconômicas, análise de cenários macroeconômicos, estabelecendo orientações e diretrizes estratégicas;
- Coordenar trabalhos ligados à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, elaboração de pesquisas e estudos de suporte técnico aplicados à formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas adotadas no Estado;
- Realizar diagnósticos sobre as condições de desenvolvimento econômico, social e espacial do Estado, prestando assessoria técnica no processo de elaboração de políticas públicas;
- Atuar na avaliação de impactos e eficácia das políticas, projetos e ações desenvolvidas pelo Governo Estadual;
- Elaborar e redigir documentos oficiais;
- Desempenhar atividades de informática na área de atuação, incluindo modelagem de sistemas, análises de dados, prospecção tecnológica, gestão de projetos e segurança da informação.
Analista Governamental – Especialidade Tecnologia da Informação:
- Realizar atividades de gestão administrativa de nível superior, envolvendo complexidades e responsabilidades elevadas.
- Especificar, coordenar, administrar e analisar contratações de bens e serviços de tecnologia da informação.
- Apresentar soluções em ambientes informatizados utilizados em atividades relacionadas aos instrumentos de planejamento do Estado do Piauí.
- Dar suporte, desenvolver e manter infraestrutura, sistemas e ferramentas digitais utilizadas na gestão da execução dos instrumentos de planejamento.
- Atuar na análise e visualização de dados.
- Operar na modelagem e administração de bases de dados.
- Prestar suporte técnico e treinamento ao usuário.
- Estabelecer padrões, dimensionar requisitos e funcionalidades de sistemas, definir alternativas físicas de implantação, especificar a arquitetura do sistema, montar protótipo do sistema.
- Realizar testes e avaliação de desempenho de sistemas computacionais.
- Identificar falhas no sistema, executar procedimentos para melhoria de desempenho do sistema, elaborar dicionário de dados, manuais do sistema e relatórios técnicos, documentar estrutura de rede, administrar recursos internos e externos.
- Gerenciar projetos, avaliar qualidade de produtos gerados e executar outras tarefas na área de tecnologia da informação, dentro das competências do Órgão de atuação.
- Projetar, desenvolver e realizar a manutenção de software, aplicativos e sistemas.
- Elaborar e redigir documentos oficiais.
- Desenvolver projetos baseados em Inteligência Artificial e Governo Digital.
III – Analista Governamental – Especialidade Infraestrutura:
- Realizar atividades especializadas de planejamento, coordenação, fiscalização, assistência técnica e execução de projetos e obras de infraestrutura de grande porte, abrangendo competências nas áreas de infraestrutura viária, hídrica, de saneamento, de energia, de produção mineral, de comunicações, e de desenvolvimento regional e urbano.
- Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia, estudando características e preparando planos, métodos de trabalho, e demais dados necessários para orientar a construção, manutenção e reparo das obras e infraestruturas estaduais, assegurando os padrões técnicos exigidos.
- Desempenhar atividades de suporte finalísticas, incluindo a avaliação de viabilidade, análise, monitoramento e emissão de pareceres relativos à assistência técnica para a execução de projetos e obras de grande porte, bem como a avaliação de estruturas já edificadas.
- Desempenhar outras atividades de suporte finalísticas, inerentes à assistência técnica para a execução de projetos e obras nas áreas de infraestrutura.
- Desempenhar as atividades de informática na sua área de atuação, incluindo modelagem de sistemas, análises de dados, prospecção tecnológica, gestão de projetos, bem como segurança da informação.
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Informações do próximo concurso SEPLAN PI
- Data prevista: 2024
- Vagas: 45 + CR
- Cargos: Analista Governamental
- Escolaridade: Nível superior
- Banca: FCC