0

Concurso Emater AL: anunciado concurso com 100 vagas

Agora é oficial! O concurso do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater AL) será realizado em breve. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, no dia 23 de abril. Segundo Renan, serão ofertadas aproximadamente 100 vagas para a área da assistência técnica agrícola.

Vale lembrar que o concurso foi um pedido do senador Renan Calheiro que, na época, apontou o calendário extenso de concursos para 2021 do governo do Alagoas.

“Depois de muitos anos sem concurso público para a área da Agricultura em Alagoas, o Estado voltará a fazer concurso para focar no fortalecimento da produção da agricultura familiar, porque essa é uma das principais vocações para o sustento das pessoas que residem nas zonas rurais dos municípios e, em nosso caso, são muitas as famílias que precisam desse auxílio”, disse Renan Filho.

Ainda não foram anunciados mais detalhes, o que deve ser divulgado nos próximos meses, conforme o andamento da seleção. Estamos de olho!

A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso Emater AL. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Situação atual do concurso Emater AL

Concurso anunciado

No dia 23 de abril, durante o lançamento do Programa Planta Alagoas, o governador Renan Filho anunciou a realização do concurso EMATER AL. Serão ofertadas cerca de 100 vagas para a área da assistência técnica agrícola.

Na ocasião, o governador destacou que a realização do certame foi um pedido feito diretamente pelo senador Renan Calheiros para que incluísse a Emater no robusto ciclo de concursos já anunciado, que vai abrir, entre 2021 e 2022, cerca de 6 mil vagas no serviço público, nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública, entre outras.

Necessidade de concurso Emater AL

Em outubro de 2020, o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag AL), Givaldo Teles, ressaltou a necessidade de concurso Emater AL, visto que já são mais de 30 anos sem uma seleção.

“O Governo do Estado precisa voltar seu olhar para a assistência técnica rural e efetivar os técnicos através de concurso público e não via contrato como bolsistas. Há mais de 30 anos não realiza um concurso na área da Agricultura em Alagoas”.

Conforme portal da transparência, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas possui 45 servidores ativos, sendo que a maioria é comissionada.

Sobre a Emater AL

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater AL, Autarquia de regime especial vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), foi criado através da Lei 7.291, de 01 de Dezembro de 2011.

Competência

O Instituto foi criado com o objetivo de realizar pesquisa agropecuária, prestar assistência técnica, geração e adaptação de tecnologias por meio de metodologias educativas e participativas, contribuindo para a promoção do desenvolvimento rural sustentável em todo estado.

De acordo com o levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA -, Alagoas possui cerca de 326 mil pessoas desenvolvendo atividades no meio rural ligadas a Agricultura Familiar. Ou seja, 72% da mão de obra ocupada no meio rural são de famílias que tiram seu sustento do campo.  


Quer estudar para o concurso Emater AL?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 Ano ou 2 Anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Informações do concurso Emater AL

Informações do concurso Emater AL

  • Data prevista: 2021
  • Vagas: 100
  • Cargos: Técnico Agrário
  • Banca: A definir
  • Escolaridade: Nível técnico

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *