Aprovado em 4 ° lugar no concurso ALERJ para o cargo de Especialista Legislativo – Recursos Humanos
Legislativo
“[…] acredite nos seus sonhos e confie no seu potencial. O processo pode até demorar, mas o resultado chega. Lembre-se sempre de que só não consegue quem desiste.”
Leia a entrevista do Estratégia Concursos com Alessandro Magno Ramos Fernandes, aprovado em 4 ° lugar no concurso ALERJ para o cargo de Especialista Legislativo – Recursos Humanos:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Alessandro Magno Ramos Fernandes: Sou formado em Administração, tenho 54 anos, nasci em Niterói e moro atualmente em Saquarema.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alessandro: Previsibilidade, poder levar uma vida mais tranquila em decorrência de um bom salário e da estabilidade no serviço.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Alessandro: Minha rotina dividia-se entre o trabalho, das 8h às 17h, e os estudos, das 17h30 às 23h30. Não era fácil, mas era necessário.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Alessandro: Fui aprovado dentro do número de vagas para a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, alcançando a 300ª posição de um total de 1.000 vagas, mas não cheguei a assumir o cargo. Em 2008, conquistei uma vaga no Ministério do Trabalho e Emprego (8º lugar), onde tomei posse em 2009 e atuo há 17 anos.
Recentemente, fui aprovado em 4º lugar no concurso da ALERJ para o cargo de Especialista IV, e atualmente aguardo a homologação do certame.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Alessandro: Não havia vida social; a dedicação era exclusiva ao certame.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Alessandro: Sou profundamente grato à minha esposa, Rita, e à minha filha, Maria Eduarda. Nada disso seria possível sem o apoio familiar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Alessandro: Como já possuía uma base consolidada em disciplinas básicas, intensifiquei a preparação para a ALERJ nos últimos seis meses.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Alessandro: Dei preferência pelo material em PDF, acho os estudos por este canal mais dinâmico. Videoaulas somente quando não entendia o que estava escrito no material.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alessandro: Indicação do meu irmão (Marcelo).
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Alessandro: A utilização do material didático do Estratégia impulsionou meus estudos. A linguagem acessível e compreensível do conteúdo acelerou o processo de aprendizagem, baseado na leitura completa das apostilas, resolução de questões e revisão constante de dúvidas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Alessandro: Dedicava cinco horas diárias aos estudos, divididas simultaneamente entre duas disciplinas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Alessandro: Minhas revisões baseavam-se nos materiais de resumo disponibilizados pelo Estratégia e na resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alessandro: Entendo ser fundamental a resolução massiva de questões. Estimo ter realizado entre 2.000 e 3.000 exercícios, adotando a prática de refazer imediatamente cada um que errava.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Alessandro: Sem dúvida, Português. Inclusive, considero que ainda preciso continuar aprimorando meus conhecimentos nessa área.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alessandro: Minha dedicação foi absoluta: abdiquei do convívio social para focar exclusivamente na preparação. No pré-prova, passei o dia inteiro acompanhando a revisão de véspera do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Alessandro: Infelizmente, não realizei uma preparação adequada para a prova discursiva. Meu conselho para quem enfrentará essa etapa é investir em um curso específico para essa fase.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alessandro: Poderia ter me dedicado mais em certames anteriores; talvez já estivesse usufruindo de um cargo melhor, e esse foi meu grande erro. Por outro lado, o meu grande acerto foi não desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alessandro: Em alguns momentos, pensei em desistir. Cogitei que, devido à minha idade, não conseguiria competir com os candidatos mais jovens, que saem da faculdade cheios de energia. No entanto, o que me fez continuar foi a minha família: meu objetivo ainda é proporcionar uma vida melhor para elas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alessandro: Meu conselho é: acredite nos seus sonhos e confie no seu potencial. O processo pode até demorar, mas o resultado chega. Lembre-se sempre de que só não consegue quem desiste.
Por fim, dedico um agradecimento especial aos meus pais que, mesmo não estando mais neste plano, continuam sendo os principais pilares de tudo o que conquistei até aqui.