Notícia

Concurso PCDF Administrativo: edital com 740 vagas em 2023

Edital com 740 vagas em breve!

O novo concurso PCDF Administrativo é previsto para ser realizado em 2023, com a oferta de 740 vagas. Segundo o delegado-geral Robson Cândido, o edital pode ser publicado em breve.

As oportunidades serão para Gestor de Apoio (60) e Analista de Apoio às Atividades Policiais (200). Já as demais 480 vagas são para cadastro de reserva.

O texto final do PLDO 2024 aprovado pelo legislativo distrital prevê o provimento das vagas do edital. A portaria estabelecendo as especialidades dos cargos já havia sido publicada.

Em março de 2022, a Polícia Civil do Distrito Federal recebeu competência para realizar o certame. Agora, cabe à entidade realizar a contratação da empresa responsável pelo certame.

Vale lembrar que este será o primeiro concurso PCDF para a carreira de apoio administrativo.

  • Concurso PCDF Administrativo
  • Situação: autorizado | previsto em 2023
  • Vagas: 740
  • Cargos: Gestor e Analista de Apoio
  • Salário: R$ 4.480,00 a R$ 6.760,00

Confira neste artigo as principais informações e novidades sobre o concurso administrativo da Polícia Civil do Distrito Federal. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Concurso PCDF Administrativo: situação atual

Previsão de edital

Em março de 2023, o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, informou que o edital do concurso PCDF Administrativo estava previsto para ser publicado em até 90 dias, ou seja, até junho, o que não ocorreu.

Por meio das redes sociais, Cândido confirmou a previsão de vagas. Além disso, vale lembrar que a assessoria da Polícia Civil do DF já havia confirmado possibilidade de publicação do edital do certame no primeiro semestre de 2023.

Previsão de edital concurso PCDF Administrativo
Previsão de edital concurso PCDF Administrativo

Quantitativo de vagas

Foi publicado, no Diário Oficial do Distrito Federal do dia 22 de março, o quantitativo de vagas autorizadas para a realização do concurso PCDF Administrativo.

De acordo com o documento, serão 740 vagas para as funções de Analista e Gestão de Apoio às Atividades Policiais Civis, distribuídas da seguinte forma:

CargoVagas imediatas Vagas em cadastro reserva
Gestor de Apoio60180
Analista de Apoio200300
Quantidade de vagas ofertadas para Gestor de Apoio e Analista de Apoio.
Documento de autorização das vagas do concurso PCDF Administrativo
Autorização das vagas do concurso PCDF Administrativo

PLDO 2024

A realização do novo concurso público Administrativo para a Polícia Civil do Distrito Federal está prevista no texto final do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO 2024).

São 260 vagas para provimento através de novos concursos, distribuídas entre os cargos de Analista e Gestor.

Autorização para Realização e Nomeação em Concurso Público:

  • Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis – 60 (vagas em provimento)
  • Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis – 200 (vagas em provimento)
PLDO 2024
PLDO 2024

Autorização

Um novo concurso para os cargos da área administrativa da Polícia Civil do Distrito Federal está oficialmente autorizado.

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Souza Ferreira, já havia reforçado a realização do novo concurso, em entrevista exclusiva ao Estratégia.

A autorização do próximo concurso PCDF Administrativo foi publicada no dia 08 de março de 2021. Confira o documento abaixo!

Documento da autorização para o Concurso PCDF Administrativo.
Autorização do concurso PCDF Administrativo

Concurso PCDF Administrativo: conheça os cargos

Carreira de Apoio às Atividades Policiais Civis

De acordo com a Lei, a carreira de Gestão de Apoio às Atividades Policiais Civis do Distrito Federal é composta pelos seguintes cargos efetivos:

  • Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis;
  • Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis;
  • Assistente de Apoio às atividades Policiais Civis.

Os cargos de Gestor e Analista, por sua vez, são organizados em quatro classes: Especial, Primeira, Segunda e Terceira. Já Assistente de Apoio às Atividades Policiais Civis possui uma única classe.

Além disso, a Portaria Conjunta SEAP/PCDF nº 48/2022 estabeleceu as especialidades de Gestor e Analista. Confira abaixo:

Gestor de ApoioAnalista de Apoio
1 – Analista de Informática – Banco de Dados;
2 – Analista de Informática – Desenvolvimento de Sistemas;
3 – Analista de Informática – Rede de Computadores;
4 – Arquivista;
5 – Assistente Social;
6 – Bibliotecário;
7 – Contador;
8 – Enfermeiro;
9 – Farmacêutico;
10 – Fisioterapeuta;
11 – Fonoaudiólogo;
12 – Nutricionista;
13 – Odontólogo;
14 – Pedagogo;
15 – Psicólogo;
16 – Profissional de Educação Física
Especialidade 1: Agente Administrativo
Quadro das especialidades dos cargos de Gestor de Apoio e Analista de Apoio.

Requisitos

Para ingressar no concurso PCDF Administrativo, é necessário obedecer alguns requisitos, tais como:

Analista de Apoio:

  • curso de ensino médio, expedido por instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio do sistema de ensino.

Gestor de Apoio:

  1. Analista de Informática – Banco de Dados: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em nível superior em qualquer área de informática, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996).
  2. Analista de Informática – Desenvolvimento de Sistemas: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em nível superior em qualquer área de informática, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996).
  3. Analista de Informática – Rede de Computadores: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em nível superior em qualquer área de informática, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996).
  4. Arquivista: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Arquivologia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996).
  5. Assistente Social: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Serviço Social, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  6. Bibliotecário: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  7. Contador: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  8. Enfermeiro: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  9. Farmacêutico: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Farmácia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  10. Fisioterapeuta: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Fisioterapia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  11. Fonoaudiólogo: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Fonoaudiologia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  12. Nutricionista: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Nutrição, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  13. Odontólogo: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Odontologia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  14. Pedagogo: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Pedagogia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  15. Psicólogo: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.
  16. Profissional de Educação Física: Diploma, devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em Educação Física, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação ou conforme previsão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), bem como a regular inscrição no Conselho de Classe.

Remunerações

Gestor PCDF:

Quadro de remuneração do cargo de Gestor da PCDF.
Remuneração PCDF área de Apoio

Analista PCDF:

Quadro de remuneração ao cargo de Analista da PCDF.
Remuneração PCDF área de Apoio

Assistente PCDF:

Quadro da remuneração ao cargo de Assistente da PCDF.
Remuneração PCDF área de Apoio

GAEA – Gratificação de Atividade Especial de Apoio, instituída pela Lei nº 3.824/2006, alterada pela Lei nº 4.426/2009,  é devida exclusivamente aos servidores da carreira Apoio às Atividade Policiais Civis do DF. Tem o seu percentual alterado para 40% a partir de 01/11/2013, 30% a partir de 01/11/2014 e 25% a partir de 01/11/2015 (art. 5º da Lei nº 5.206/2013).

Atribuições dos cargos

De acordo com informações dispostas na Portaria Conjunta SEAP/PCDF nº 48, de 12 de setembro de 2022, confira as atribuições dos cargos do concurso PCDF Administrativo.

Analista de Apoio às Atividades Policiais PCDF: Executar atividades de nível médio relacionadas aos serviços de apoio administrativo; colaborar na análise e instrução de processos; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação; executar outras atividades de interesse da área, para exercício em quaisquer das unidades da PCDF.

Gestor de Apoio às Atividades Policiais PCDF:

Analista de Informática – Banco de Dados: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades referentes à administração de ambientes computacionais, implantando e documentando rotinas e projetos de sistemas operacionais e banco de dados com vistas a atender às necessidades do usuário; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área, sendo sua lotação prioritária na Divisão de Tecnologia/DGI da PCDF.

Analista de Informática – Desenvolvimento de Sistemas: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades de desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação, dimensionando requisitos e funcionalidades dos sistemas e codificando aplicativos; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área, sendo sua lotação prioritária na Divisão de Tecnologia/DGI da PCDF.

Analista de Informática – Rede de Computadores: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades de gestão de projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou deles atuar; executar outras atividades de interesse da área, sendo sua lotação prioritária na Divisão de Tecnologia/DGI da PCDF.

Arquivista: Planejar, organizar, executar e direcionar serviços de arquivo; elaboração de pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa e desenvolver de estudos sobre documentos culturalmente importantes, sendo sua lotação prioritária na Delegacia-Geral, Departamento de Gestão de Pessoas ou Escola Superior de Polícia Civil da PCDF.

Assistente Social: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades referentes à interpretação e tratamento dos fenômenos sociais, estudando o comportamento e as características dos seres humanos; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área, sendo os trabalhos realizados, prioritariamente, na Policlínica do Departamento de Gestão de Pessoas da PCDF.

Bibliotecário: Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades específicas de Biblioteconomia e documentação; desenvolver estudos e pesquisas que visem à definição das necessidades de informação e sua aplicação; disponibilizar informação em qualquer suporte; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração de conhecimento; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação; assessorar atividades específicas de Biblioteconomia; executar outras atividades de interesse da área, sendo a lotação prioritária na Escola Superior de Polícia Civil da PCDF.

Contador: Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades referentes à contabilidade em geral, com vistas à elaboração orçamentária e ao controle da situação financeira e patrimonial; participar de programas de treinamento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação; assessorar atividades específicas de Contabilidade; executar outras atividades de interesse da área; elaborar balancetes e orientar setoriais da PCDF sobre o cumprimento das normas contábeis; emitir manifestações em processos, articulando-se com todas as áreas envolvidas nos processos contábeis da PCDF; participar de programas de treinamento da área de atuação; executar outras atividades de interesse da área. Realizar atividades de supervisão, coordenação ou execução em grau de maior complexidade relativas à administração pública, financeira e patrimonial, contabilidade e auditoria, compreendendo análise, registro e perícia contábeis, de balancetes, balanços e demonstrações contábeis, devendo as atividades serem desenvolvidas prioritariamente nos Departamentos de Administração Geral e Departamento de Gestão de Pessoas.

Enfermeiro: Realizar atividades de supervisão, coordenação e execução em grau de maior complexidade, relativas à observação, ao cuidado, à educação sanitária de servidores ativos e inativos da PCDF, periciandos, à administração de medicamentos e tratamento prescritos, bem como à aplicação de medidas destinadas à prevenção de doenças. Planejar, coordenar; supervisionar e avaliar atividades e ações de enfermagem no âmbito da assistência nos diferentes níveis de complexidade das ações de saúde, observando Código de Ética e a Legislação de Enfermagem; participar de programas de treinamentos; executar outras atividades de interesse da área, para exercício de atividades no Instituto de Medicina Legal/DPT e Policlínica/DGP.

Farmacêutico: Realizar atividades de supervisão, coordenação e execução em grau de maior complexidade, relativas à administração de unidade de farmácia da Policlínica do Departamento de Gestão de Pessoas da PCDF; orientação de pacientes ambulatoriais, visando sempre à eficácia terapêutica, racionalização dos custos e uso racional dos medicamentos; promover a pesquisa na área farmacêutica; atuar na gestão dos estoques e logística farmacêutica; representar a Farmácia nas mais variadas comissões hospitalares em que se fizer necessário.

Fisioterapeuta: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar técnicas e métodos específicos de Fisioterapia para prevenção, habilitação e reabilitação de pacientes; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da área, especificamente para atendimento dos servidores ativos e inativos da PCDF, sendo os trabalhos realizados na Policlínica do Departamento de Gestão de Pessoas da PCDF.

Fonoaudiólogo: Planejar, coordenar, controlar, avaliar e executar atividades relacionadas à promoção da saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia, habilitação e reabilitação e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva, periférica e central, função vestibular, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, sistema miofuncional orofacial, cervical e deglutição e exercer atividades de ensino e pesquisa; participar de programas de treinamento; executar outras atividades de interesse da área, especificamente para atendimento dos servidores ativos e inativos da PCDF, sendo os trabalhos realizados na Policlínica do Departamento de Gestão de Pessoas da PCDF.

Nutricionista: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades relacionadas à educação alimentar, nutrição e dietética; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da especialidade, especificamente para atendimento dos servidores ativos e inativos da PCDF, sendo os trabalhos realizados na Policlínica do Departamento de Gestão de Pessoas da PCDF.

Odontólogo: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento dentário de enfermidades e de afecções bucais; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da especialidade, especificamente para atendimento dos servidores ativos e inativos da PCDF, sendo os trabalhos realizados na Policlínica do Departamento de Gestão de Pessoas da PCDF.

Pedagogo: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento dentário de enfermidades e de afecções bucais; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da especialidade, especificamente para atendimento dos servidores ativos e inativos da PCDF, sendo os trabalhos realizados na Policlínica do Departamento de Gestão de Pessoas da PCDF.

Psicólogo: Planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e executar atividades referentes às rotinas clínicas que atendam às demandas da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, das Delegacias da Criança e Adolescente, das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, do Instituto de Medicina Legal/DPT, da Policlínica/DGP, dos Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher; realizar outras atividades, referentes à psicologia organizacional aplicada ao trabalho, tais como seleção, treinamento, orientação profissional, acompanhamento e avaliação de desempenho e demais ações que se destinam a melhorar a qualidade de vida e saúde do servidor, bem como, a segurança e desenvolvimento da organização; participar de programas de desenvolvimento que envolvam conteúdos relativos à área de atuação ou neles atuar; executar outras atividades de interesse da especialidade, especificamente para atendimento dos servidores ativos e inativos da PCDF, sendo os trabalhos realizados no Departamento de Gestão de Pessoas da PCDF.

Profissional de Educação Física: Coordenar, desenvolver e orientar a prática de atividades físicas e práticas corporais. Ensinar técnicas desportivas; realizar treinamentos especializados com atletas/praticantes de diferentes esportes; instruir-lhes acerca dos princípios e regras inerentes a cada um deles; avaliar e supervisionar o preparo físico dos atletas; acompanhar e supervisionar as práticas desportivas. Estruturar e realizar ações de promoção da saúde mediante práticas corporais, atividades físicas e de lazer na prevenção primária, secundária e terciária, especificamente para atendimento dos servidores ativos e inativos da PCDF, sendo os trabalhos realizados na Policlínica do Departamento de Gestão de Pessoas e na Escola Superior de Polícia Civil da PCDF.


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o concurso PCDF Administrativo?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Ficha Técnica

Informações do próximo concurso PCDF Administrativo

  • Data prevista: 2023
  • Vagas: 260 + 480 em CR
  • Cargos: Gestor e Analista de Apoio
  • Banca: a definir
  • Escolaridade: nível médio e superior

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.