Aprovada no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal
Policial (Guardas Civis)“Primeiramente, pesquisar sobre estratégias de estudo eficazes, o famoso “aprender a aprender”. Depois investir em um cursinho bom e dá o sangue, dia após dia, nos estudos, encarando como um emprego. Por fim, ter muita fé em Deus, pois um dia Ele honrará todo esforço e dedicação de nossa parte”
Confira nossa entrevista com Synthia Morais, aprovada no concurso do Guarda Municipal de Fortaleza para o cargo de Guarda Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Synthia Morais: Me chamo Synthia Maria Pinto Morais, tenho 22 anos, sou graduada em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e sou natural de Sobral – CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Synthia: No finalzinho da minha faculdade, eu já não estava mais me identificando com a área de formação que escolhi, devido aos estágios e trabalhos temporários que tive nesse ramo, então esse foi um dos motivos. Mas vendo hoje, creio que o principal fator que me influenciou a estudar para concursos foi a estabilidade financeira que eu teria após ser aprovada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Synthia: Apenas estudei desde o início. Porém, quando comecei a estudar para concursos eu estava na reta final da faculdade e tinha algumas disciplinas (inclusive o TCC) para finalizar. Então, para conciliar, eu ia para a faculdade pela manhã e no restante do tempo livre que tinha era dedicação total às provas de concursos que eu me inscrevia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Synthia: Eu estudo desde 2021, minha primeira prova foi da PRF desse ano. Desde lá, venho prestando vários concursos de carreiras policiais (a carreira na qual escolhi) e sempre batia na trave, acabava reprovando por 2 ou 3 pontos. O concurso da Guarda Municipal de Fortaleza foi o primeiro em que eu fui, de fato, aprovada. E sim, pretendo continuar estudando e ir subindo de degrau em degrau até atingir o meu objetivo final.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Synthia: Durante esses dois anos eu tive sim algumas renúncias quanto a minha rotina, pois eu tinha que me adaptar ao novo estilo de vida e novas responsabilidades. Contudo, nunca fui extremamente rígida ao ponto de me trancar no quarto por um ano e sumir do mundo. Sempre que podia, reservava um tempinho para aproveitar com minha família e alguns amigos, o que geralmente acontecia aos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Synthia: No começo, apenas as pessoas da minha família sabiam da minha decisão de estudar para concursos e, inclusive, apoiaram e apoiam até hoje, graças a Deus. Quanto aos meus amigos, optei por falar só mais na frente, preferi guardar comigo essa decisão, até pelo fato de que todos do meu ciclo de amizade não serem acostumados e nem fazerem parte do mundo dos concursos, então poderiam não me entender. Minha família deu todo suporte financeiro durante a minha preparação e eu devo tudo a eles.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Synthia: Estudei para a GMF apenas no pós-edital, que durou cerca de 3 meses. Porém, eu já tinha uma boa base em todas as matérias, por serem semelhantes às dos concursos anteriores que fiz.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Synthia: Utilizei como principal ferramenta de estudo as videoaulas, por ajudarem na compreensão dos conteúdos de uma maneira mais didática, mas também estudei por PDFs e produzia os meus próprios resumos, para posteriores revisões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Synthia: Navegando na internet e, também, por indicação de amigos concurseiros que foram surgindo no meio do caminho.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Synthia: Sim, já estudei por dois cursinhos anteriores. O que mais incomodava era os PDFs não serem bem feitos, ou terem conteúdos insuficientes.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Synthia: Sim, fiz inúmeros concursos, incluindo PRF, PCCE, PMCE, e não fui aprovada em nenhum.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Synthia: Sim, elevei os acertos em questões graças aos PDFs bem estruturados que têm na plataforma do Estratégia.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Synthia: No começo eu montava cronogramas semanais, com cerca de 3 disciplinas separadas por dia. Atualmente, eu estudo por ciclo de estudos, por ser mais prático. Faço em torno de 4 a 5 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Synthia: Através de resumos manuscritos e, atualmente, digitais. Reviso fazendo muitas questões e simulados de 15 em 15 dias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Synthia: De extrema importância, porque é a partir da resolução de exercícios que se tem uma base do quanto está evoluindo em determinada matéria/conteúdo. Não cheguei a contabilizá-las, mas foram muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Synthia: Raciocínio Lógico Matemático (RLM), informática e português. A única saída é insistir nelas, para poder evoluir.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Synthia: Revisava todo o edital de maneira estratégica, focando nas disciplinas que tive mais dificuldade e relendo resumos feitos por mim.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Synthia: Dos concursos que fiz, apenas 3 deles tiveram a prova discursiva. Eu assistia todas as videoaulas de resolução de questões discursivas e, quando era o caso, de redações estilo Enem, e, a partir delas, eu ia aprendendo a estruturar uma boa redação. O que pode ajudar também é pesquisar sobre temas relacionados ao cargo, navegando pela internet em sites confiáveis e estudar língua portuguesa com mais afinco.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Synthia: Posso citar como um dos erros a não resolução de simulados desde sempre, pois essa ferramenta funciona como termômetro para aferir a minha evolução nos conteúdos do edital.
De acertos, a escolha de um bom cursinho, como o Estratégia, e acreditar que um dia vai dar certo, tudo vai se concretizar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Synthia: Desistir, não. Mas frequentemente dava um desânimo e um medo de nunca conseguir ser aprovada. Então, logo em seguida, relembrava todos os motivos pelos quais me fizeram dar o primeiro passo e mergulhar de vez nessa trajetória para concursos, como a independência financeira e também a capacidade de dar uma vida confortável para minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Synthia: Primeiramente, pesquisar sobre estratégias de estudo eficazes, o famoso “aprender a aprender”. Depois investir em um cursinho bom e dá o sangue, dia após dia, nos estudos, encarando como um emprego. Por fim, ter muita fé em Deus, pois um dia Ele honrará todo esforço e dedicação de nossa parte.