0

Concurso PM RR: certame terá validade até 2023

O concurso PM RR realizado em 2018 terá validade até março de 2023. O período de vigência do certame passou a contar imediatamente após a publicação da homologação do concurso, em 9 de março de 2021. A Polícia Militar de Roraima convocou 403 candidatos para o Curso de Formação de Soldados, sendo 400 candidatos aprovados no seleção e mais 3 candidatos por determinação judicial.

O novo edital do concurso PM RR para Oficial poderá ser publicado entre 2021 e 2024, segundo informações do comandante-geral da instituição, Francisco Xavier Medeiros de Souza.

Em resposta a um ofício, Souza afirmou que um novo concurso para o Curso de Formação de Oficiais, que requer nível superior, está no planejamento estratégico da corporação. Não há informações sobre o quantitativo de vagas a serem ofertadas.

Além disso, revelou que as medidas para a retomada das etapas do último concurso, suspensas por conta da pandemia da Covid-19, estão sendo adotadas.

O concurso PM RR, cujo edital foi publicado em 2018, foi marcado por diversas reviravoltas, sendo cancelado em fevereiro de 2019, com a justificativa de reequilíbrio das contas do estado. Em julho do mesmo ano, porém, o governo recuou e manteve a vigência do certame.

E agora, foi publicado o resultado do edital de convocação para o quadro de praças combatentes. Confira a lista dos convocados: Convocação PM-RR .

O certame oferta 400 oportunidades, sendo 340 para candidatos do sexo masculino e 60 vagas para candidatas do sexo feminino.

Acompanhe abaixo o que preparamos neste artigo para você:

Situação atual do concurso PM RR

O concurso público da Polícia Militar de Roraima realizado em 2018 terá validade até março de 2023. O período de vigência do certame passou a contar imediatamente após a publicação da homologação do concurso, em 9 de março de 2021. Foram convocados 403 candidatos para o Curso de Formação de Soldados, sendo 400 aprovados, classificados e recomendados nas etapas do concurso e 3 por determinação judicial.

Linha do tempo concurso PM RR

Maio/2018: PM RR publica o edital do certame com 400 vagas para o Cargo de Soldado PM 2ª Classe do Quadro de Praças Combatentes da Polícia Militar – QPCPM.

Agosto/2018: As datas das inscrições e a data da realização da Prova Objetiva são alteradas. As inscrições seriam realizadas nos meses de maio e junho de 2018, passaram para o mês de outubro. A prova objetiva estava marcada para o dia 24 de agosto, foi remarcada para 9 de novembro.

Fevereiro/2019: Durante entrevista coletiva, o governo estadual anunciou o cancelamento do certame para buscar equilíbrio das conta públicas. Além do Concurso PM RR, a suspensão pelo governo também atingiu os concursos da Polícia Civil, Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

Fevereiro/2019: Os candidatos que prestaram o concurso fazem protestos e dois dias depois do cancelamento, o governador de Roraima começa a analisar a situação do certame.

Junho/2019: O governador, Antonio Denarium, anuncia que o concurso PM RR continuaria vigente, no entanto não foi divulgado nenhuma retificação do de edital.

Julho/2019: É finalmente divulgado o edital Nº 009/2019 oficializando a revogação de suspensão do concurso PM RR, além da troca de banca organizadora. Antes a instituição responsável era a Universidade Estadual de Roraima UERR), agora passa a ser a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Julho/2020: Governo anuncia a retomada das atividades do certame, com a divulgação das datas da terceira fase do concurso.

Fevereiro/2021: O comandante-geral da PM RR, Francisco Xavier Medeiros de Souza, revelou que um novo edital para Oficial está em estudos.

Último concurso PM RR

As 400 vagas foram divididas entre 340 para o sexo masculino e 60 para o sexo feminino. O concurso PM RR tem 4 etapas, especificadas abaixo:

1ª EtapaProva ObjetivaEliminatório e ClassificatórioConcluída;
2ª EtapaExames Médicos, Odontológicos, Toxicológicos, e o Exame de Aptidão FísicaEliminatório;
3ª EtapaAvaliação PsicológicaEliminatório;
4ª EtapaInvestigação SocialEliminatório.

Para concorrer às vagas era preciso atender essencialmente aos seguintes requisitos, até o dia de ingresso no curso de formação:

  • Ter ensino médio completo ou equivalente;
  • Ter a idade entre 18 e 35 anos;
  • Ter CNH, tipo “B”;
  • Ter, no mínimo 1,60m de altura, se homem, e 1,55m, se mulher.

Como foi a prova objetiva do concurso PM RR?

A Prova Objetiva, com duração de 4 horas, foi composta de 80 questões de múltipla escolha com 5 alternativas com uma correta. As disciplinas cobradas com suas respectivas quantidades questões, seguiu o quadro abaixo.

quadro de disciplinas da prova objetiva do concurso PM RR

2º etapa do concurso PM RR – Avaliação Médica, Exames e Aptidão Física

A 2º etapa do certame ainda não tem data divulgada, o candidato deverá comparecer ao local, em data e horários estabelecidos no Edital de Convocação. Nesta fase é feita a Avaliação Médica e entrega dos exames clínicos especificados no Edital de abertura do concurso.

A inspeção médica deve verificar se os candidatos apresentam:

  1. Higidez física compatível com a atividade a ser desempenhada pelo policial;
  2. Leves variações de normalidade, não incapacitantes, para profissão;
  3. Alterações, incapacitantes ou potencialmente incapacitantes, de imediato ou em curto prazo, ou determinantes de absenteísmo frequentes ou com iminente risco de se potencializar ou capaz de colocar em risco a segurança dos colegas de curso ou trabalho.

Exame de Aptidão Física (EAF)

Só serão convocados para o EAF do concurso PM RR, os candidatos considerados APTOS nos Exame Médicos, odontológicos e toxicológicos. No dia do exame é necessário levar o ATESTADO MÉDICO, no máximo, há 15 dias da data da prova. Além disso, no exame deve estar especificado que o candidato está APTO PARA ESFORÇO FÍSICO.

O Exame de Aptidão Física consistirá em provas práticas, todas de caráter eliminatório, que verificarão a resistência aeróbica, adaptabilidade ao meio aquático, agilidade e a força muscular dos membros superiores e inferiores e do abdômen, de acordo com os padrões de condicionamento físico exigidos no edital de abertura do concurso.

O candidato terá direito a apenas 2 tentativas para atingir a pontuação prevista. Deve executar a segunda tentativa antes da realização do exercício posterior, com intervalo de tempo estabelecido pela Banca de aplicação do EAF.

Será eliminado do concurso PM RR o candidato que deixar de atingir qualquer índice dos exercícios propostos.

Avaliação Psicológica (3ª ETAPA)

Para a Avaliação Psicológica do concurso PM RR serão convocados os candidatos considerados APTOS na 2ª ETAPA. Essa etapa tem por finalidade aferir traços de personalidade, aspectos cognitivos e adaptabilidade ao meio.

Também serão considerados o controle emocional, não agressividade e resistência à fadiga. As características psicológicas do candidato precisam ser compatíveis com o perfil profissional exigido para a carreira de militar estadual.

Investigação Social (4ª ETAPA )

A Investigação Social e Funcional, de caráter eliminatório, visa apurar se o candidato apresenta procedimento irrepreensível e idoneidade moral. A responsabilidade dessa apuração é da Polícia Militar do Estado de Roraima.

O candidato preencherá, para fins de investigação social e funcional, uma Ficha de Informações Confidenciais (FIC), que será disponibilizada no site da banca organizadora. Os candidatos que passaram na Avaliação Psicológica serão convocados a preencher a FIC e apresentar os documentos exigidos no edital. Lembrando que a documentação precisa estar autenticada em cartório ou ser entregue o original com cópia.

Curso de Formação

Serão convocados para o Curso de Formação, os candidatos classificados e habilitados para tal, dentro do número de 400 vagas. Enquanto estiver frequentando o Curso de Formação, o Aluno soldado recebe uma remuneração inicial no valor de R$ 2.243,64, e após sua formação no Curso o salário é de R$ 3.732,96.

O curso terá a duração mínima de seis meses, incluindo o estágio operacional, em regime de dedicação exclusiva, tendo, inclusive, atividades noturnas, em finais de semana e feriados atendendo o principio da necessidade e do interesse público.

O Curso de Formação de Soldados será realizado na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, ou e qualquer outro local designado para seu funcionamento.

Provas anteriores concurso PM RR

Soldado 2018 – Prova/ Gabarito

Quer estudar para o concurso PM RR?

Gostou desta oportunidade e deseja começar a se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso PM RR:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ou 2 anos

 

Sistema de Questões

Assinatura 1 ou 2 anos

 

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram!

Informações do Concurso PM RR 2018

Data prevista para as etapas: A definir, divulgação por meio de edital
►Vagas: 400 
►Lotações: Roraima
►Banca: UERR
►Requisito: Nível médio
Edital 2018: Baixe aqui

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *