Concurso Bombeiro RJ: Comissão formada; serão 25 vagas!
Concursos Públicos

Concurso Bombeiro RJ: Comissão formada; serão 25 vagas!

Inscrições começarão em novembro!

Depois da autorização de 25 VAGAS  para o novo concurso Bombeiro RJ, agora a comissão organizadora foi formada. As oportunidades são para o cargo de Oficial Bombeiro Militar.

Tradicionalmente, para ingressar na corporação, é necessário se inscrever no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para fazer o exame de qualificação. Porém, em 2020, por conta da pandemia do novo Coronavírus, a Academia de Bombeiros ficará a cargo do processo seletivo, realizando um vestibular isolado.

Assim, a primeira fase somente constará das etapas de prova objetiva e redação. O exame discursivo, que aborda outras disciplinas, não será realizado.

Concurso para militar temporário – 3 mil vagas

Outro edital com 3 mil vagas para o cargo de militar temporário deve ser publicado em breve. A Lei que permitiu o processo seletivo foi aprovada pelo governador em exercício, Cláudio Castro. Veja mais informações na aba ‘Seleção temporária Bombeiro RJ’.

Neste artigo você confere todas as informações sobre o certame. Acompanhe pelos tópicos a seguir:

Situação atual do concurso Bombeiro RJ

O  concurso Bombeiros RJ para Oficiais já tem comissão organizadora formada. A portaria, com os membros que organizarão o certame foi publicada no Diário Oficial.

Compõem a comissão os seguintes membros:

  • Paulus Josephus de Almeida Barbosa e Daco (presidente);
  • Rammon Dias Pereira (membro);
  • Claudio Pacheco Velloso (membro);
  • Walter Luiz Almeida de Castro (membro);
  • João Paulo Menezes dos Santos (membro); e
  • Hugo Leonardo Angra Soares (membro).

Já foram autorizadas 25 vagas para o certame. Veja a seguir a publicação que autoriza a execução de um novo concurso:

Tradicionalmente, para ingressar na corporação, é necessário se inscrever no vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para fazer o exame de qualificação, porém, esse ano, por conta da pandemia de Coronavírus, a Academia de Bombeiro fará seu próprio processo seletivo.

O novo formato será composto de uma única prova, com 50 questões de múltipla escolha e redação.

As inscrições para o concurso Bombeiro RJ acontecerão de 18 a 30 de novembro. Quanto a prova, ela será aplicada no dia 10 de janeiro de 2021. Veja abaixo as principais datas previstas:

Concurso Bombeiro RJ Soldado

Vale lembrar que, em liminar publicada no Diário Oficial, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro consideraram, por unanimidade, inconstitucional a Lei 8.658/2019 que estabeleceu em 35 anos a idade máxima para ingresso nas corporações da PMERJ e dos Bombeiros do Rio de Janeiro, em vigor desde 2019.

Com isso, a idade máxima para ingressar nas instituições volta a ser 30 anos.

Seleção temporária Bombeiro RJ

A nova seleção do CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) está próxima de ocorrer. Isso porque o Projeto de Lei (PL) de n° 2.884/2020, que visa a contratação de militares por tempo determinado, foi aprovado e sancionado pelo governador em exercício, Cláudio Castro.

A proposta visa suprir a necessidade momentânea da instituição, ao mesmo tempo que diminuirá o impacto previdenciário futuro, já que a contratação não implicará na estabilidade dos temporários.

A seleção ocorrerá por meio de processo seletivo simplificado e visa a contratação de homens e mulheres com idade entre 18 e 25 anos e nível médio completo, para o cargo de soldado. O número de contratados não poderá exceder 50% do efetivo total da instituição.

Segundo declarações do cel. Roberto Robadey, o edital, previsto para ser publicado em outubro, ofertará 3 mil vagas.

Último concurso Bombeiro RJ – Oficial

O último Curso de Formação para Oficiais, para o cargo de Oficial (nível médio), ocorreu entre 2018 e 2019, com a oferta de 50 vagas. A remuneração inicial era de R$ 3.200,00, durante a realização do curso e até R$ 6 mil, após a formação. Confira abaixo como ocorreram as etapas:

Etapas do concurso Bombeiro RJ

O certame foi constituído por duas etapas:

  • 1º etapa – Exame de Qualificação, seleção por meio da 1º fase vestibular 2020 da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
  • 2º etapa – Parte específica, constituída dos exames abaixo:
  • Exame Físico
  • Exame de Saúde
  • Pesquisa Documental e Social

Concurso Bombeiro RJ: 1ª Etapa – Exame de Qualificação

Puderam participar do Exame de Qualificação os candidatos com ensino médio. Além disso, não havia imposição de limite de idade para as vagas oferecidas. O Exame de Qualificação é realizado em duas datas no decorrer de 2019: 1º e 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2020.

No entanto, o candidato pode optar pela realização de um desses dois exames ou efetuar ambos. Lembrando que o 1º exame foi realizado em 6 de junho de 2019.

Para o candidato que realizou o 1º exame e tinha interesse em participar do 2º exame, foi considerada a pontuação maior entre os dois.

Prova do Exame de Qualificação

A prova do Exame de Qualificação para o concurso Bombeiro RJ constou de questões objetivas de múltipla escolha, com duração de 4 horas, versando sobre os conteúdos abaixo:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas.

A aprovação ou reprovação no exame de qualificação seguiu os critérios estabelecidos no quadro abaixo:

Situação do candidatoConceitoNúmero de acertos na provaPontuação
aprovadoAmaior que 70%20
aprovadoBmaior que 60% e igual a ou menor que 70%15
aprovadoCmaior que 50% e igual a ou menor que 60%10
aprovadoDmaior que 40% e igual ou menor que 50%5
reprovadoEigual a ou menor que 40%não há pontuação

Concurso Bombeiro RJ: 2º etapa – Parte Específica

A 2º etapa do concurso Bombeiro RJ ficou sob a responsabilidade do CBMERJ. Ou seja, a convocação dos candidatos para os exames e pesquisa da Parte Específica ficou disponível no site da corporação.

Após aprovados na 1ª etapa (acadêmica), os candidatos classificados tiveram de se apresentar no auditório do Complexo de Ensino Coronel Sarmento da ABM D. Pedro II/ CBMERJ, onde foi feita uma reunião de apresentação, de caráter eliminatório, onde receberam as instruções da Parte Específica e o calendário de atividades.

Exame Físico

Para a realizar o exame físico, foi obrigatório o candidato apresentar atestado médico, com data de até 15 dias de antecedência em relação ao primeiro dia de prática do exame físico. Além disso, o atestado deveria estar dentro do modelo publicado no edital.

Todas as provas do exame físico têm caráter eliminatório, sendo considerado inapto o candidato que não obtive o índice mínimo em qualquer prova.

No quadro abaixo está relacionado os exercícios que compõem esta etapa:

ProvaÍndiceTempo MáximoTentativas
Corrida de meio-fundo2.400 m12 min 00 segundo2
Natação50 m55 segundos 00 centésimo2
Flexão e extensão de MMSS (barra fixa)3 repetições2
Abdominal35 repetições1 mim 00 segundo2
Corrida de velocidade100 m17 segundos 00 centésimo2

Exame de Saúde

Na data prevista no edital o candidato teve de apresentar o laudo dos seguintes exames complementares e também de exame toxicológico:

  1. sangue: hemograma completo
  2. urina: elementos anormais e sedimento (EAS);
  3. fezes: parasitológico;
  4. raios-X simples de tórax PA e perfil;
  5. eletroencefalograma;
  6. audiometria tonal;
  7. eletrocardiograma;
  8. atestado de sanidade mental, emitido por psiquiatra;
  9. colpocitologia oncótica (exame com validade de 6 meses), para candidatas do gênero feminino;
  10. radiografia odontológica panorâmica;
  11. teste ergométrico, para candidatos com idade igual ou superior a 40 anos;
  12. PSA total para candidatos do gênero masculino, com idade igual ou superior a 45 anos na data da inscrição;
  13. mamografia bilateral com laudo para candidatas do gênero feminino, com idade igual ou superior a 40 anos na data da inscrição.
  14. exame toxicológico

O custo dos exames é de responsabilidade do candidato. O edital teve mais informações sobre os detalhes dessa fase, de caráter eliminatório.

Pesquisa documental e social

Nesta fase os aprovados no exame de saúde apresentam a documentação obrigatória ao CBMERJ, em data, horário e local definidos no calendário de atividades. Já a Pesquisa social é realizada pela 2ª Seção do Estado-Maior Geral da corporação.

O objetivo é verificar se o candidato possui idoneidade moral e boa conduta para ingressar no Corpo de Bombeiros. O parecer é de caráter sigiloso e atesta se o candidato tem condições ou não de ser matriculado no Curso de Formação do CBMERJ 2020.

Concurso Bombeiro RJ: Notas dos aprovados – Exame de Qualificação 2018

Abaixo foram relacionadas as notas dos candidatos classificados no Exame de Qualificação realizado em 2018 para a 2º etapa do Concurso Bombeiro RJ 2019.

  • 1º posição – 97,00
  • 69º posição (último classificado) – 74,00

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2020

mais de 11 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Ficha técnica concurso TJ RJ

Informações do Concurso Bombeiro RJ

Inscrições: 16/07 a 12/08 de 2019
1º etapa: Vestibular UERJ
Data da prova: 15/09/19
Vagas: 50
Cargos: Curso de Formação para Oficiais CBMRJ
Lotações: Rio de Janeiro
Escolaridade: Nível médio
Edital: Edital Concurso Bombeiro RJ 2020

Ascom Estratégia
[email protected]

Posts Relacionados

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados