Concurso MP GO: inscrições encerradas! Vagas para Oficial e Secretário
Concursos Públicos

Concurso MP GO: inscrições encerradas! Vagas para Oficial e Secretário

Salários até R$ 3,5 mil

As inscrições do concurso MP GO estão encerradas. As provas do concurso serão realizadas nos dias 6 de dezembro para Auxiliar, 13 de dezembro e 10 de janeiro para Oficial.

O Ministério Público do Estado de Goiás publicou 3 novos editais que ofertam vagas para Auxiliar e Oficial de Promotoria, cargos de nível fundamental.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Concurso MP GO: Situação atual

Principais datas

Inscrição: Até 13 de outubro de 2020
Taxa: 62,02
Provas: Secretário Auxiliar para a Comarca de Nova Crixás – 06 de dezembro de 2020; Oficial da Promotoria para a Comarca de Flores de Goiás – 10 de janeiro de 2021; e Oficial da Promotoria para a Comarca de Goiás – 13 de dezembro de 2020

Concurso MP GO: Carreira

Cargos e vagas

  • Secretário Auxiliar para a Comarca de Nova Crixás – 01 vaga;
  • Oficial da Promotoria para a Comarca de Flores de Goiás – 01 vaga;
  • Oficial da Promotoria para a Comarca de Goiás – 01 vaga.

Requisitos dos cargos

Para concorrer aos cargos é necessário:

  • Secretário Auxiliar – Ensino fundamental completo
  • Oficial da Promotoria – Ensino fundamental completo e ser habilitado com a CNH “A e B”.

Salários e Benefícios

Os aprovados no concurso MP GO terão remuneração inicial no valor de R$ 3.549,56. Além disso, receberão benefícios, confira abaixo.

  • Auxílio-alimentação,
  • auxílio-transporte e
  • auxílio-creche.

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

Etapas de provas do concurso MPGO

O certame do MP GO será composto de provas objetiva, discursiva, redação e títulos. Segundo o órgão, os exames serão aplicados na seguinte ordem:

  • Secretário Auxiliar para a Comarca de Nova Crixás – 06 de dezembro de 2020;
  • Oficial da Promotoria para a Comarca de Flores de Goiás – 10 de janeiro de 2021; e
  • Oficial da Promotoria para a Comarca de Goiás – 13 de dezembro de 2020.

Prova Objetiva

Língua Portuguesa – 10 questões
Matemática – 5 questões
História do Brasil – 5 questões
Geografia – 5 questões
Informática Básica – 5 questões
Organização do Ministério Público – 20 questões

Prova Discursiva

Já a prova discursiva conterá 2 questões, que avaliarão o conhecimento do candidato sobre as tarefas típicas do cargo, bem como das funções e da organização do Ministério Público do Estado de Goiás.

Cada questão da prova discursiva deverá ser respondida com extensão mínima de 5 linhas e máxima de 15 linhas.

Avaliação de títulos

avaliação de títulos, de caráter classificatório, valerá, no máximo, 0,5 ponto, e cada título será considerado uma única vez. Serão aceitos os seguintes certificados:

TítulosValor de cada TítuloValor Máximo dos Títulos
Diploma, devidamente registrado. de curso de graduação. 0,100,10
Diploma, devidamente registrado, de especialização, com carga horária mínima de 360 horas aula.0,050,05
Diploma, devidamente registrado, de mestrado ou de doutorado 0,150,15
Tempo de serviço público em cargo efetivo0,02 por ano0,20

Conteúdo Programático do concurso MPGO

LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Ortografia oficial. 3. Acentuação gráfica. 4. Emprego das classes de palavras. 5. Pontuação. 6. Concordância nominal e verbal. 7. Regência nominal e verbal. 8. Significação das palavras.

MATEMÁTICA 1. Fundamentos de matemática. 2. Conjuntos numéricos: números naturais e racionais (formas decimal e fracionária). 2.1. Operações. 2.2. Fatoração e números primos: divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3. Sistemas de medidas. 4. Sistema Monetário Nacional. 5. Razões e proporções: regras de três simples e compostas. 5.1. Percentagem. 5.2. Juros simples e compostos. 5.3. Divisão proporcional. 5.4. Equações de 1.º grau. 6. Volumes.

HISTÓRIA DO BRASIL 1. Migração e imigração. 2. Revolução de 1817 e a Independência. 3. Mudanças socioeconômicas, crise política e fim da monarquia. 4. O Imperador e a Constituição de 1824: fundamentos jurídicos e políticos da monarquia. 5. Primeira República: coronelismo e federalismo. 6. Revolução de 1930. 7. A Era Vargas: autoritarismo, estado e nação. 8. Repressão e resistência política: implantação da ditadura militar no Brasil. 9. Democracia e cidadania no Brasil atual: A Constituição de 1988 e os avanços da cidadania nela expressos.

GEOGRAFIA 1. Mapa: conceito e atributos. 1.1. Mapas de base e mapas temáticos. 2. A cartografia da formação territorial do Brasil. 3. A federação brasileira: organização política e administrativa. 4. As regiões do IBGE, os complexos regionais e a região concentrada. 5. Paisagem: o tempo da natureza, os objetos naturais, o tempo histórico, os objetos sociais e a leitura de paisagens. 6. Escalas da Geografia: As paisagens captadas pelos satélites. 6.1. Extensão e desigualdades. 6.2. Memória e paisagens. 6.3. As paisagens da Terra. 7. A Rosa dos Ventos: pontos cardeais e pontos colaterais. 8. Os sistemas naturais: História da Terra. 8.1. Formação de minerais e rochas. 8.2. Ciclos naturais. 9. As atividades econômicas e o espaço geográfico. 10. Os setores da economia e as cadeias produtivas. 11. A agropecuária e os circuitos do agronegócio. 12. A sociedade de consumo. 13. A produção do espaço geográfico global: Globalização e regionalização. 13.1. Os blocos econômicos supranacionais. 13.2. As doutrinas do poderio dos Estados Unidos. 14. Geografia das populações: Demografia e fragmentação. 14.1. As migrações internacionais.

INFORMÁTICA BÁSICA 1. Sistemas Operacionais: Windows 7 ou superiores. 2. Conceitos, serviços e tecnologias relacionadas a internet e a correio eletrônico. 3. Suítes Microsoft Office e BrOffice (OpenOffice). 4. Noções relativas a softwares livres. 5. Noções de hardware e de software para o ambiente de microinformática. 6. Navegação na internet.

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS 1. O Ministério Público na Constituição Federal de 1988 (art. 127 a 129). 2. Lei Complementar Estadual nº 25, de 06 de julho de 1998: 2.1. Da autonomia do Ministério Público. 2.2. Da organização do Ministério Público. 2.3. Dos órgãos de Administração Superior do Ministério Público. 2.3.1. Do Procurador-Geral de Justiça: escolha, nomeação, posse e atribuições administrativas. 2.3.2. Do Colégio de Procuradores de Justiça: composição e atribuições. 2.3.3. Do Conselho Superior do Ministério Público: escolha, composição e atribuições. 2.3.4. Do Corregedor Geral do Ministério Público: escolha e atribuições. 2.4. Dos órgãos de Administração do Ministério Público. 2.4.1. As Procuradorias de Justiça e as Promotorias de Justiça. 2.4.2. O Coordenador de Promotorias de Justiça. 2.5. Funções dos órgãos de execução do Ministério Público (Procurador-Geral de Justiça, Colégio de Procuradores de Justiça, Conselho Superior do Ministério Público, Procuradores de Justiça e Promotores de Justiça). 2.6. Dos órgãos auxiliares do Ministério Público. 2.6.1. Dos Centros de Apoio Operacional. 2.6.2. Escola Superior do Ministério Público. 2.7. Dos Subprocuradores-Gerais de Justiça. 2.8. Do Gabinete e da Assessoria do Procurador-Geral de Justiça. 3. Resoluções 07 e 09/2018 do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás. 4. Regime Jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás (Lei Estadual n. 20.756/2020). 3.1.1.Dos deveres, das penalidades, das proibições, da acumulação e das responsabilidades (artigos 192 a 211) 5. Plano de Carreira dos Servidores do Ministério Público do Estado de Goiás (Lei Estadual nº 14.810, de 1º de julho de 2004).

Cursos para concurso MPGO

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2020

mais de 11 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Ficha técnica

Informações sobre o concurso MP GO

Data prevista: 06 de dezembro/ 13 de dezembro/ 10 de janeiro de 2021
Vagas: 3
Cargos: Auxiliar e Oficial de Promotoria
Escolaridade: Fundamental
Banca: MPGO
Editais: Auxiliar (Nova Crixás) / Oficial de Promotoria (Flores de Goiás) / Oficial de Promotoria (Goiás)

Posts Relacionados

Ricardo Torques

Ricardo Torques

Ricardo Torques é natural de Colombo/PR, formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2009, pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG), em 2012. Em 2009 foi aprovado no concurso de Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda. Foi assessor jurídico em Vara de Infância e Juventude na Comarca de Cascavel/PR. Entre os anos de 2010 a 2015 foi aprovado em concursos de tribunais, TRT da 9ª região, TRT da 4ª Região, TRE-PR, TRT da 1ª Região. Foi assistente de Juiz do TRT da 9ª Região. Foi professor no Concurseiros 24 Horas e Focus Concursos. Atualmente é professor e coordenador do Estratégia Carreira Jurídica nas disciplinas de Direito Processual Civil, Direito Eleitoral, Direitos Humanos e Direito da Criança e do Adolescente.

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados