13

Concurso PM AL: AUTORIZADO; edital em abril! Confira!

Mais uma novidade do concurso PM AL, o governador de Alagoas, Renan Filho, respondeu a seguidores em suas redes sociais sobre o novo certame, segundo ele, o edital será publicado em abril de 2021.

O governador já havia reforçado a realização de diversos certames na área de segurança em 2021 e que o edital da Polícia Militar será o primeiro.

Agora, a autorização para que a banca organizadora seja escolhida e contratada foi publicada e em breve teremos novidades sobre a publicação do edital da PM AL.

Ainda que não seja oficial, a BANCA Cebraspe é a mais cotada para organizar os próximos certames. A expectativa é que o anúncio da definição possa ocorrer em breve, já que o edital da Polícia Militar é um dos mais avançados.

Anteriormente, a presidente da Comissão de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho da PM AL, major Suzana Mara Fontes Cunha, solicitou reforços para a corporação, incluindo 51 vagas para Oficiais de Saúde e Especialistas no próximo concurso PM AL, da Polícia Militar.

Lembrando que o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Marcos Sampaio Lima, já havia solicitado 1.060 vagas para um novo certame.

Desta forma, seriam ofertadas 1.111 oportunidades, sendo 60 para Oficial, 51 para Oficial da Saúde e 1.000 para Soldado.

Recentemente, a Procuradoria Geral do Alagoas (PGE AL) emitiu parecer favorável a realização do certame. O documento confirma que o concurso poderá ser realizado desde que preencha os requisitos legais de adequação ao Plano Plurianual, à Lei Orçamentária Anual e à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020.

“O Recomeço”: confira as condições imperdíveis nas nossas assinaturas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1920-514-max-1024x274.jpg

Líder em aprovações no segmento de concursos públicos no Brasil, o Estratégia Concursos possui quase 50 cursos para o concurso Polícia Militar de Alagoas. Precisa de uma força para tornar seus estudos mais eficientes? Conte com a Coruja!

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Ao longo deste artigo você vai conferir as últimas novidades do certame e os principais pontos do último concurso. Acompanhe pelos tópicos:

Situação atual do concurso PM AL

O novo concurso para a Polícia Militar de Alagoas recebeu parecer favorável da Procuradoria Geral do Alagoas (PGE AL), o que abre as portas para a publicação de um novo edital em 2021.

Além das 1.060 vagas previstas do concurso PM AL, foram solicitadas mais 51 vagas para Oficiais de Saúde e Especialistas.

Agora o processo de escolha da organizadora também foi autorizado e em breve teremos notícias sobre a contratada e o edital, afinal, o governador Renan Filho confirmou que o edital do certame será publicado em abril!

CargosVagas solicitadas
Oficial Médico Ortopedista02
Oficial Médico Cardiologista01
Oficial Médico Psiquiatra04
Oficial Médico Urologista02
Oficial Médico Ginecologista02
Oficial Médico Neurologista 02
Oficial Médico Pneumologista02
Oficial Médico Angiologista02
Oficial Médico dermatologista02
Oficial Médico Reumatologista02
Oficial Médico Urologista02
Oficial Médico Clínico Geral04
Oficial Farmacéutico02
Oficial Fisioterapeuta 01
Oficial Enfermeiro 08
Oficial Psicólogo 02
Oficial Veterinário 04
Oficial Capelão Católico 01
Oficial Capelão Evangélico01
Oficial Assistente Social 05

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Marcos Sampaio Lima, 1.060 oportunidades já foram solicitadas, sendo 60 para Oficial e 1.000 para Soldado.

Requisitos para ingressar na PM AL

Para concorrer a uma das vagas, é necessário preencher os requisitos:

  • Idade entre 18 anos (na data do ingresso no curso de formação) e 30 anos (na data da publicação do edital)
  • Ter altura mínima de 1,65m, se do sexo masculino e 1,60m, se do sexo feminino
  • Possuir CNH, no mínimo na categoria B, ou provisória para esta categoria

Concurso PM AL: Atribuições do cargo de Soldado

Durante o Curso de Formação de Praças, como Soldado Aluno: Exercer atividade estudantil, em regime de internato e(ou) semi-internato, em dedicação integral e exclusiva, exercendo as demais atividades internas e externas;

Após a conclusão do Curso de Formação, como Soldado Combatente: Executar o policiamento ostensivo fardado, reservado e velado; assessorar os comandantes de guarnição; executar o serviço de sentinela das guardas de: quartel, em estabelecimentos prisionais e nas assessorias militares; participar de ações e operações policiais; auxiliar e secretariar no desenvolvimento de processos e procedimentos administrativos da PM; executar o serviço de motorista de viaturas operacionais e administrativas e de patrulheiro.

Condições gerais ao exercício do cargo: trabalhar em contato cotidiano com o público, em equipe, sob supervisão; atuar em condições de pressão e de risco de morte em sua rotina de trabalho; realizar atividades de segurança contra incêndio e pânico; realizar serviços de limpeza e manutenção de dependências, viaturas, materiais e equipamentos; realizar serviços administrativos, tais como; e outros serviços inerentes à atividade administrativa que sejam determinados pelos superiores hierárquicos.

Reajuste salarial

Em 2019, o governo de Alagoas sancionou o Projeto de Lei 119/2019 que concedeu reajuste de 12% nos subsídios dos militares integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

O reajuste aprovado foi aplicado da seguinte forma: 5% em 1º de novembro de 2019, 5% em 1º de novembro de 2020 e 2% em 1º de junho de 2021.

Último concurso PM AL

O edital do concurso PM AL, realizado em 2018, ofertou 500 vagas para o cargo de Soldado Combatente. A banca organizadora do concurso foi a Cespe/Cebraspe.

Etapas do concurso PM AL

  • 1ª etapa: os candidatos foram submetidos a provas de conhecimentos, objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  • 2ª etapa: os candidatos aptos foram submetidos a uma avaliação médica, para aferir condições de saúde e psicológica. Esta etapa também foi de caráter apenas eliminatório
  • 3ª etapa: os classificados passaram para a outra etapa, que constitui no teste de aptidão física, de caráter apenas eliminatório
  • 4ª e 5ª etapa: as duas últimas etapas consistiram na apresentação e comprovação documental e investigação social, ambos de caráter eliminatório. No quadro abaixo, você confere o organograma das fases do concurso e seus caráteres descritos

Prova objetiva do concurso PM AL

Foram cobradas nesta etapa 120 questões objetivas, do tipo CERTO ou ERRADO, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Ciências Sociais (História e Geografia)
  • Atualidades
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direitos Humanos
  • Legislação Pertinente ao Policial Militar de Alagoas
  • Matemática

Teste de aptidão física do concurso PM AL

O teste de aptidão física, de caráter eliminatório, constou de cinco provas, realizadas em três dias distintos, independentemente da ordem dos exercícios nos respectivos dias, conforme a seguir:

  • 1º dia:
    • Abdominal supra tocando os cotovelos nos quadríceps
      • Masculino: 30 repetições em 1 minuto
      • Feminino: 20 repetições em 1 minuto
    • Barra fixa/isometria
      • Masculino: 3 repetições
      • Feminino: 7 segundos
    • Corrida de ir e vir (shuttle run)
      • Masculino: 12 segundos
      • Feminino: 14 segundos
  • 2º dia:
    • Corrida de 2.000m para masculino e 1.800m para feminino
      • Masculino: 11 minutos
      • Feminino: 13 minutos
  • 3º dia:
    • Natação de 25 metros em piscina
      • Masculino: 30 segundos
      • Feminino: 40 segundos

Concurso PM AL: Quantitativo de inscritos

Foram registrados no total, 28.728 candidatos inscritos, uma concorrência de aproximadamente 57 candidatos por vaga.

Saiba tudo sobre os concursos 2021 e comece a se preparar agora mesmo para ingressar na tão sonhada carreira pública.


Quer estudar para Concurso PM AL?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para PM AL:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Ficha Técnica Concurso PM AL, Concurso PM Alagoas

Informações do próximo concurso PM AL

Data: 2021
►Vagas:
1.060
►Cargo:
Oficial e Soldado
►Banca:
Escolaridade: Nível médio
Edital:

Informações do último concurso PM AL

Data: 2018
►Vagas:
500
►Cargo:
Soldado
►Banca:
Cespe/Cebraspe
Escolaridade: Nível médio
Edital: Edital PM AL 2018

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *