10

Concurso TCE AL: último concurso há mais de 10 anos!

O Tribunal de Contas do Estado do Alagoas realizou seu último concurso público em 2008, ou seja, há 13 anos. Embora o déficit no quadro de servidores só aumente, não existe previsão para realização de uma nova seleção.

Em agosto de 2019, a Justiça do Trabalho determinou a demissão de 26 funcionários, pois foram contratados sem realizar concurso. Além disso, vale lembrar que em 2018, o cargo de Analista de Controle Interno foi criado pelo Tribunal.

Confira neste artigo as principais informações e novidades a respeito do concurso TCE AL. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Situação atual do concurso TCE AL

Justiça determina demissão

Em agosto de 2019, a Justiça do Trabalho determinou, por meio de decisão judicial, a demissão de 26 profissionais do Tribunal de Contas do Estado do Alagoas, visto que tais servidores entraram sem prestar concurso público.

A decisão considerou o texto legal da Constituição Federal de 1988, o qual indica, obrigatoriamente, que a contratação de pessoal para atuação nas administrações públicas nos âmbitos estadual, municipal e federal seja feita através de concurso.

Criação do cargo de Analista de Controle Interno

O Tribunal de Contas de Alagoas publicou a criação do cargo de Analista de Controle Interno e da Diretoria de Controle Interno. 

Para concorrer a uma vaga, será necessário possuir nível de escolaridade superior, dominar os conceitos relacionados ao controle interno e à atividade de auditoria, e demonstrar conhecimento sobre matéria orçamentária, financeira e contábil, além da respectiva legislação vigente, através de concurso público de provas ou de provas e títulos.

Necessidade de um novo concurso

Em 2015, de acordo com  levantamento realizado pela Diretoria de Recursos Humanos, o quadro de inativos do TCE (com 447 aposentados) era superior ao de ativos, 384. E destes existiam, na época, outros 100 pedidos de aposentadoria em andamento.

Tais servidores foram admitidos antes da Constituição de 1988, completando 30 anos de serviço. Conforme estudos, até o ano de 2020, praticamente todos os efetivos do TCE devem estar aposentados, exceto os poucos que entraram após 2008, quando houve concurso para provimento dos cargos de auditores e procuradores do MP de Contas.

Último concurso TCE AL

O último concurso do Tribunal de Contas de Alagoas ocorreu em 2008, realizado pela Fundação Carlos Chagas, a FCC. Foram ofertadas vagas para Analista de Sistemas, Bibliotecário, Programador, sendo uma vaga para cada área, além de mais 10 oportunidades para Auditor e Procurador.

Prova objetiva

Para o cargo de Auditor, a seleção foi composta por Prova Objetiva de conhecimentos Específicos, com 100 questões de múltipla escolha e Prova Dissertativa com 6 questões dissertativas, relativamente a um ou mais conteúdos entre os constantes do item anterior.

  • Direito Constitucional – 10 questões
  • Direito Administrativo – 10 questões
  • Controle Externo – 10 questões
  • Direito Financeiro – 10 questões
  • Direito Penal – 06 questões
  • Auditoria – 10 questões
  • Direito Civil – 10 questões
  • Direito Tributário – 10 questões
  • Contabilidade – 10 questões
  • Economia – 07 questões
  • Administração – 07 questões

Avaliação de Títulos

Os candidatos considerados habilitados na Prova de Conhecimentos Específicos tiveram que apresentar os títulos e os respectivos documentos comprobatórios, para fins de pontuação nessa fase de avaliação.

Os títulos a serem considerados foram os constantes no quadro abaixo, não se admitindo pontuação a qualquer outro documento:

Avaliação de Títulos Concurso TCE AL

Quer estudar para o concurso TCE AL?

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Ficha técnica concurso TCE AL

♦Informações do último Concurso TCE AL

  • Data: 2008
  • Vagas: 13
  • Cargos: Analista de Sistemas, Bibliotecário, Programador, Auditor e Procurador
  • Banca: FCC
  • Edital: Edital TCE AL – 2008

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *