Notícia

Concurso AGEPAR tem grupo de trabalho formado; confira!

Com seu último concurso público realizado em 2018 e expirado em 2022, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná – AGEPAR se prepara para realizar um novo certame.

Isso porque, foi publicado no Diário Oficial do Estado o Grupo de Trabalho responsável pelos estudos preliminares para a seleção.

O grupo é formado por seis integrantes que deverão estudar e analisar as medidas administrativas necessárias para a realização de concurso para o quadro próprio da Agência.

Vale ressaltar que apenas após a criação de uma Comissão Organizadora devem ser definidos os cargos e vagas que serão ofertados.

  • Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná
  • Situação: grupo de trabalho formado
  • Banca: a definir
  • Vagas: a definir
  • Salário inicial: R$ 2.298,76 a R$ 6.869,29 (último edital)
  • Último editalEdital Agepar-2018

Confira neste artigo mais informações sobre o concurso AGEPAR e os detalhes de seu último edital. Acompanhe pelos tópicos abaixo:

Situação atual do concurso Agepar

Grupo de trabalho formado

Conforme mencionado no início do artigo, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná deve realizar um novo concurso público em breve.

O Grupo de Trabalho designado deve realizar os estudos preliminares de viabilidade do concurso. Após esse processo, será definida uma Comissão responsável pelo levantamento de cargos e vagas necessários.

Além disso, a futura Comissão também deverá elaborar o projeto básico para a contratação da banca organizadora.

portaria de formação de comissão dos estudos do concurso Agepar

Concurso Agepar: carreira

Requisitos

Especialista em Regulação: Bacharelado em Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental Sanitarista ou Engenharia Sanitarista ou Engenharia Ambiental, Curso de Graduação completo na área de informática ou Curso Pós-Graduação na área de Informática, assim como ensino superior completo com qualquer formação, de acordo com a área de atuação.

Auxiliar de Regulação: Ensino médio completo.

Atribuições

Auxiliar de Regulação: Executar e auxiliar nas tarefas específicas e de rotinas administrativas, financeiras, logísticas e de apoio às atividades de regulação, bem como outras tarefas semelhantes ou que lhe venham a ser atribuídas.

Especialista em Regulação: Propor, planejar, coordenar, supervisionar, promover e fiscalizar políticas, programas, ações e procedimentos relacionados à regulação, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos delegados de infraestrutura.

Sobre a Agepar

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) foi criada pela Lei Complementar nº 94, de 23 de julho de 2002.

A implantação aconteceu em 21 de novembro de 2012, com a incumbência de exercer a regulação e fiscalização dos contratos das rodovias do Anel de Integração do Paraná, concedidas à iniciativa privada.

Em sua lei original está prevista ainda a regulação de ferrovias concedidas; terminais de transportes rodoviários, ferroviários, aeroviários, marítimos e fluviais; da exploração da faixa de domínio da malha viária e da inspeção de segurança veicular e de outros serviços de infraestrutura de transporte que puderem vir a ser delegados pelo Estado.

Em 2016, foram incluídas, entre as atividades exercidas pela Agepar, a regulação, normatização, mediação e fiscalização de abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. 

No ano de 2017, foi acrescentada à Agência a competência de regulação, normatização, controle, medição, fiscalização sobre o serviço de distribuição e comercialização de gás canalizado.

Principais objetivos e atribuições da Agência:

  • Assegurar a prestação de serviços adequados ao pleno atendimento dos usuários, satisfazendo condições de qualidade, regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade e modicidade nas suas tarifas
  • Proteger os usuários dos serviços concedidos contra o abuso do poder econômico, monopólio e o aumento arbitrário dos lucros
  • Aferir a qualidade da prestação dos serviços regulados e realizar estudos para propor maior eficiência nas atividades públicas reguladas
  • Aplicar penalidades decorrentes do descumprimento da legislação vigente ou dos contratos
  • Promover a estabilidade nas relações entre o poder concedente, entidades reguladas e usuários
  • Garantir ampla proteção aos usuários e soluções rápidas e consensuais de conflitos
  • Decidir e homologar sobre os pedidos de revisão e reajuste de tarifas, buscando modicidade das tarifas e o equilíbrio econômico-financeiro dos serviços públicos de infraestrutura delegados
  • Assegurar aos usuários amplo acesso às informações sobre a prestação dos serviços públicos regulados e prévia divulgação de reajustes e revisões das tarifas
  • Promover audiências públicas periódicas com o objetivo de avaliar a atuação da Agepar e a qualidade dos serviços prestados pelas entidades reguladas

Último concurso Agepar

O último concurso aconteceu em 2018, sob organização da FAUEL. Foram ofertadas 20 vagas para Auxiliar de Regulação e Especialista em Regulação. Posteriormente, o número de vagas foi ampliado para 26.

Vale ressaltar que o último concurso teve a prorrogação do prazo de validade autorizada. Com isso, o certame ficou vigente até 2022.

Etapas e provas

Os candidatos foram avaliados por meio de até cinco etapas, sendo elas:

  1. Prova Objetiva – para todos os cargos
  2. Prova Discursiva – somente área Especialista, na área de Advogado
  3. Prova de Títulos – para nível superior
  4. Curso de Formação – exclusivamente para Especialista
  5. Inspeção Médica – para todos os cargos

A prova objetiva foi de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de múltipla escolha, dispostas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa – 10
  • Conhecimentos Gerais – 05
  • Noções de Informática – 05
  • Conhecimentos Específicos – 30

Quer estudar para o concurso Agepar?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Informações do próximo concurso AGEPAR

Informações do próximo concurso AGEPAR

  • Data prevista: 2024
  • Banca: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Vagas: a definir
  • Cargos: a definir
  • Último editalEdital Agepar-2018

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.