Concurso ADAB: PLOA 2021 prevê concurso com 110 vagas
Concursos Administrativos

Concurso ADAB: PLOA 2021 prevê concurso com 110 vagas

Com seu último edital publicado há 20 anos, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) pode ter um novo concurso em 2021. Isso porque o Projeto de Lei Orçamentária Anual para o próximo ano prevê a realização do certame.

De acordo com o PLOA, são previstas 110 vagas para cargos efetivos do órgão. Contudo, é importante ressaltar que a proposta ainda será avaliada para, posteriormente, receber a autorização.

Confira neste artigo as principais informações e novidades a respeito do concurso ADAB. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Situação atual do concurso ADAB

PLOA 2021

A publicação do Projeto de Lei Orçamentária Anual para exercício em 2021 trouxe ótimas expectativas para os baianos. Isso porque o documento prevê diversos concursos públicos. Entre eles está o certame para a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia.

De acordo com o PLOA, são previstas 110 vagas para a ADAB. Se aprovado, a Agência pode ter um novo edital de concurso publicado após 20 anos. Confira abaixo a previsão:

Cargos da ADAB

Técnico em Defesa Agropecuária

  • Requisitos: Formação de nível superior completa nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia.
  • Atribuições: compreende as atividades de grande complexidade, envolvendo o desempenho de funções de inspeção, fiscalização, certificação e controle dos produtos, insumos, materiais de multiplicação, meios tecnológicos e processos produtivos na área de defesa agropecuária.
  • Carga horária: 40 horas semanais

Agente de Defesa Agropecuária

  • Requisitos: Formação de nível médio, além de curso nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia, se necessário.
  • Atribuições: abrange as atividades de média complexidade, a nível de inspeção, fiscalização da entrada, trânsito de produtos, subprodutos e derivados da agropecuária, levantamento, monitoramento e mapeamento de ocorrências zoofitossanitárias, cadastramento de propriedades e rebanhos, aplicação das penalidades e multas previstas em lei.
  • Carga horária: 40 horas semanais

Último concurso ADAB

O último concurso ADAB foi realizado no ano de 2000. Na época, foram ofertadas 222 vagas, visando preencher os cargos criados em lei no ano anterior.

Dentre as oportunidades, 155 eram para Técnicos, que exigiam nível superior, e 67 para Agente, exigindo formação de nível médio. O certame foi homologado no ano seguinte, perdendo sua validade em 2003.

Os contratados foram lotados em unidades da Agência em Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga e Jequié, além de Juazeiro, Miguel Calmon, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Maria da Vitória e Teixeira de Freitas.

Etapas e provas

Os candidatos do último concurso ADAB foram avaliados por meio de Prova Objetiva, Exame Médico e Avaliação Psicológica. Além disso, alguns cargos também tiveram que realizar Prova de Títulos e Curso de Formação.

Linha do tempo de PSS ADAB

Com o último (e primeiro) concurso público executado há 20 anos, a ADAB realizou alguns processos seletivos simplificados para contratação temporária, a fim de suprir a vacância no quadro de servidores, bem como atender as demandas necessárias.

Confira abaixo os últimos editais de PSS publicados, ao longo dos últimos anos:

2008

  • Outubro/2008 – 10 vagas

2009

  • Setembro/2009 – 33 vagas

2010

2011

  • Fevereiro/2011 – 30 vagas
  • Agosto/2011 – 16 vagas

2012

  • Outubro/2012 – 115 vagas

2013

  • Janeiro/2013 – 135 vagas

2014

  • Janeiro/2014 – 40 vagas
  • Junho/2014 – 80 vagas

2015

2016

  • Junho/2016 – 118 vagas

2017

  • Abril/2017 – 17 vagas
  • Maio/2017 – 84 vagas

2018

  • Fevereiro/2018 – 17 vagas
  • Junho/2018 – 8 vagas

Saiba mais sobre a ADAB

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) tem origem numa iniciativa pioneira do Estado da Bahia, seguindo orientação do Governo Federal para a criação das agências executivas no país, conforme determinação do antigo Ministério da Administração.

A Secretaria de Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), reuniu consultores como Décio Gazone (Embrapa), Luciano Figueiredo (Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia) e Cássio Peixoto (na época Assessor Especial da SEAGRI) que formaram um grupo gestor para a criação da Agência baiana.

Assim a ADAB tornou-se uma autarquia sob regime especial, vinculada à Seagri com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, com sede e foro na cidade de Salvador, Bahia e jurisdição em todo território do Estado.

Criada pela Lei nº 7.439 de 18 de janeiro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 7.518 de 08 de fevereiro de 1999 e alterada pelo Decreto nº 9.023 de 15 de março de 2004, a Adab tem a missão de garantir a segurança sanitária no Estado da Bahia, preconizando o desenvolvimento de um agronegócio sustentável e competitivo.

Competências

  • Elaborar e executar os programas de promoção e proteção da saúde animal e vegetal e a educação sanitária, constituindo-se na autoridade estadual de sanidade agropecuária;
  • Fiscalizar a entrada, o trânsito, o comércio e o beneficiamento de produtos, subprodutos e derivados agropecuários no território baiano;
  • Levantar, mapear e monitorar as ocorrências zoofitossanitárias no território baiano, objetivando o estabelecimento de ações de prevenção e controle das pragas e doenças dos vegetais e animais;
  • Exercer as atividades de vigilância epidemiológica;
  • Atuar na profilaxia e controle das pragas e doenças dos animais e vegetais e na inspeção dos produtos de origem agropecuária;
  • Elaborar e propor normas legais para assegurar a saúde dos animais e vegetais e a qualidade sanitária dos produtos de origem agropecuária;
  • Modernizar, coordenar e executar as atividades do Sistema Estadual de Defesa Agropecuária;
  • Cadastrar e fiscalizar pessoas físicas e jurídicas que produzem, comercializam e distribuem produtos quimioterápicos, biológicos, agrotóxicos e produtos afins, bem como prestadores de serviços zoofitossanitários;
  • Aplicar multas e outras sanções aos infratores das leis, decretos, portarias e normas de defesa sanitária animal e vegetal ou de produtos correlatos;
  • Interditar, por descumprimento de medida sanitária, profilática ou preventiva, estabelecimento público ou particular e proibir o trânsito de animais, vegetais e seus subprodutos em desacordo com a regulamentação sanitária;
  • Desenvolver estudos e executar ações objetivando o estabelecimento de áreas livres de ocorrência quarentenária ao negócio agropecuário;
  • Exercer outras atividades correlatas.

Quer estudar para o concurso ADAB?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2020

mais de 11 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Informações do concurso ADAB

Informações do concurso ADAB

  • Data prevista: 2021
  • Vagas: 110 previstas
  • Cargos: A definir
  • Banca: A definir
  • Escolaridade: A definir

Posts Relacionados

Rosenval Júnior

Rosenval Júnior

Ex-servidor público federal. Diretor e Professor do Estratégia Concursos e Estratégia OAB. Aprovado em 15 concursos públicos como Analista Ambiental do  IBAMA; Analista Pericial do Ministério Público da União (MPU); Analista do Ministério Público de Minas Gerais; Analista de Infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT; Especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT; Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados; entre outros. Alguns concursos em que foi aprovado:  1° lugar para Analista do Ministério Público de MG; 1º lugar para Casa Civil da Presidência da República; 1° lugar para Técnico em Recursos Naturais do IDAF; 2° lugar para Analista do Ministério Público da União - MPU; 2° lugar para Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do INCRA; 10º lugar para Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG; 6º lugar para Analista de Infraestrutura (Área de Especialização Ambiental) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT (Prova objetiva e discursiva);  2° lugar para Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro –PCERJ (Resultado na Prova objetiva, TAF, Avaliação Médica, e Psicotécnico); 10º lugar para Perito Criminal da Polícia Federal – DPF – Área 9 (Resultado definitivo na prova objetiva e discursiva); 2° lugar para Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA (Prova objetiva e discursiva); 1° lugar para Especialista em Regulação área meio ambiente da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos); 10º lugar para Consultor Legislativo em Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional da Câmara dos Deputados. (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos) Youtube e facebook: Rosenval Júnior Instagram @profrosenval      

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados