Concursos 2021: CONFIRA AQUI as previsões iniciais!
Área da Saúde

Concursos 2021: CONFIRA AQUI as previsões iniciais!

Prepare-se desde já para os Concursos 2021

Com a pandemia do novo coronavírus, o planejamento de diversos certames previstos para 2020 acabou sendo prejudicado. Por outro lado, já temos observado uma abertura gradual da economia em alguns Estados, fato que deve se replicar no resto do Brasil.

Apesar disso, a verdade é única: os concursos precisarão voltar!

É inviável para a Administração Pública manter por um período tão longo a não reposição de servidores. Ademais, é consenso que muitos órgãos estão com déficits enormes de pessoal, além de uma perspectiva de muitas aposentadorias futuras.

Precisamos ser realistas: quando os concursos voltarem, retornarão com tudo! Só para termos ideia, observem aqui a quantidade de concursos que foram suspensos. Todos eles, em algum momento, precisarão ter provas remarcadas.

Além disso, tivemos diversos editais que estavam iminentes, mas que também precisaram ser postergados.

De agora em diante, a expectativa é de que, ao longo do segundo semestre de 2020, muitas provas sejam remarcadas e realizadas. Entretanto, alguns concursos que caminhavam para serem realizados em 2020, talvez fiquem para o primeiro semestre de 2021.

Em virtude disso, já decidimos antecipar o lançamento deste nosso artigo: Concursos 2021! Teremos um artigo bem completo, com as expectativas iniciais para o próximo ano: concursos protocolados, certames que foram adiados e até alguns que já estão confirmados para 2021!

Visão geral do artigo Concursos 2021:

  • Falaremos primeiro sobre os concursos federais protocolados;
  • Posteriormente, apresentaremos as principais oportunidades por área de concurso (Fiscal, Tribunais, Policial, Legislativo, Carreiras Jurídicas, dentre outros);
  • E, em seguida, você poderá consultar os editais previstos no Estado e na região em que reside.

Esta página é atualizada diariamente. Salve o artigo Concursos 2021 nos seus favoritos, habilite o recebimento de notificações e não deixe de visitá-lo com frequência!

LDO 2021

O Poder Executivo encaminhou para a Câmara dos Deputados no mês de abril, a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2021.

A apresentação da proposta se deu em conformidade com o prazo estipulado na Constituição, de maneira que o Projeto da LDO deverá ser devidamente apresentado em agosto.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias estipula as prioridades e metas do governo para o exercício financeiro seguinte. O documento é o elo entre os programas e estratégias do Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

A proposta segue agora para análise do Congresso Nacional, que poderá apresentar emendas e terá como relator do projeto, pelo sistema de revezamento entre as Casas Legislativas, um senador.

Concursos Solicitados

a) Agências reguladoras

Concurso ANTT: A Agência Nacional de Transportes Terrestres protocolou, em 2019, solicitação de 394 vagas, entretanto, ainda não teve resposta. A Agência confirmou ao Estratégia Concursos que solicitou uma nova proposta para provimento de 402 vagas.

Concurso ANTAQ: A Agência Nacional de Transportes Aquaviários protocolou um novo pedido de concurso público. Segundo a Agência, a solicitação abrange 109 vagas aos cargos de Técnico e Analista Administrativo e Técnico e Especialista em Regulação de Servidores de Transportes Aquaviários.

Concurso ANVISA: O órgão protocolou junto ao Ministério da Economia, solicitação de concurso público para provimento de 89 vagas, distribuídas entre os cargos de Especialista em Regulação e vigilância Sanitária, Técnico em regulação e vigilância Sanitária, Analista Administrativo e Técnico Administrativo.

Concurso ANA: Um novo pedido de concurso para a Agência Nacional das Águas foi protocolado. Foram solicitadas 101 vagas distribuídas entre cargos de nível médio e superior.

Concurso ANATEL: A Agência protocolou uma nova solicitação ao Ministério da Economia, para concurso com 333 vagas de nível médio e superior.

a) Outras oportunidades

Concurso INSS: Com mais de 21 mil cargos vagos, o órgão protocolou sua última solicitação em 2019. Esta foi negada pelo Ministério da Economia por conta da situação fiscal do país. Entretanto, estudos estão sendo realizados nesse sentido, considerando o cenário atual do órgão.

Concurso CGU: A CGU confirmou a solicitação de concurso para o ano de 2021. Em contato com o órgão, foi informado que as solicitações para os anos de 2016, 2018 e 2019 foram negadas. Disseram, ainda, que não há expectativa de concurso para este exercício em virtude da atual situação por conta da pandemia da COVID-19.

Concurso Receita Federal: A Receita Federal está passando por um momento de reestruturação, após o qual será possível a realização de um novo concurso. Para 2020, o órgão solicitou pedido de concurso com 3.360 vagas ao Ministério da Economia.

Concurso Ministério da Justiça: O MDJ protocolou pedido para 365 vagas de níveis médio, médio/técnico e superior. Esse pode ser seu primeiro concurso após a junção com o Ministério da Segurança Pública.

Concurso INPI: O Instituto Nacional da Propriedade Industrial está finalizando o levantamento da necessidade de cargos e vagas para fins de elaboração de ofício de solicitação de concurso público ao Ministério da Economia.

Concurso FUNAI: A Fundação Nacional do Índio confirmou a solicitação para abertura de concurso com 826 vagas, distribuídas entre cargos de nível intermediário e superior.

Concurso FUNARTE: A Fundação Nacional de Artes confirmou a solicitação de autorização de concurso para 2021 com 159 vagas, número correspondente ao déficit atual. Solicitação realizada em 2019 não teve resposta.

Concurso IBAMA: O IBAMA protocolou uma nova solicitação no Ministério da Economia para abertura de concurso público com 2.311 vagas para os cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Técnico Administrativo.

Concurso INMETRO: Aguardado desde 2017, o concurso para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia pode sair em 2021. O órgão confirmou uma nova solicitação de certame ao Ministério da Economia.

Concurso CNPq: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico realizou solicitação para 112 vagas ao cargo de Analista em Ciência e Tecnologia.

Concursos 2021 – Tribunais do Poder Judiciário

a) Concursos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs)

Concurso TRT 4 (Rio Grande do Sul): O último concurso foi realizado em 2015, tendo sido prorrogado até novembro de 2019. Existe a possibilidade de um novo concurso.

Concurso TRT 6 (Pernambuco): O TRT (6ª região), suspendeu o prazo de validade do certame enquanto durar o estado de calamidade pública causada pela pandemia de coronavírus (Covid-19). O concurso seria válido até outubro de 2020. Esse entra na lista de possíveis concursos 2021!

b) Concursos Tribunais de Justiça (TJs)

Concurso TJ RN: Em live realizada nas redes sociais da OAB/RN, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte anunciou que um novo concurso para servidores está em estudos. Os cargos serão concentrados nas comarcas do interior do Estado.

Concurso TJ RS: O órgão deve lançar um novo concurso para o provimento de 28 vagas de Oficial de Justiça (PJ-H) e Assistente Social Judiciário (PJ-J), cuja banca está em definição. Está também em planejamento o certame para cargos de Engenharia Civil (superior), Desenhista Classe M (médio) e Técnico em Informática Classe M (técnico), com comissão formada em 2019.

Concurso TJMG: Após fundir o quadro de servidores das 1ª e 2ª instâncias, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais aguarda autorização para contratação da banca de um concurso unificado.

Concurso TJDFT: O órgão anunciou que não há previsão de concurso. O Tribunal tem desde abril de 2020, um novo presidente que ficará responsável pela análise de um futuro pedido de autorização do certame.

Concurso TJ SP: Por causa da pandemia de coronavírus, o Tribunal de Justiça de São Paulo lançou em 2020 um plano de contingenciamento de gastos, determinando a suspensão de nomeações e de concursos em curso. O concurso para as 1.ª e 4.ª Regiões Administrativas Judiciárias, prorrogado de forma excepcional até dezembro de 2020, deverá expirar em 2021.

Concurso TJ TO: O concurso será retomado, já que o TCE/TO decidiu pela legalidade da contratação do Cespe/Cebraspe como banca organizadora.

c) Concursos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs)

Concurso TRE MG: Os concursos de Analista e Técnico já tiveram suas validades expiradas em outubro de 2019. Existe uma possibilidade para 2021.

Concurso TRE SC: O TRE SC possuía um concurso autorizado, mas recuou quando foi publicada portaria do TSE suspendendo as nomeações.

Concurso TRE MA: O último concurso expirou em dezembro de 2019, não podendo mais ser prorrogado.

Concurso TRE MT: Certame válido até junho de 2020.

Concurso TRE PI: O último concurso foi publicado no final de 2015 com vagas para Analista e Técnico Judiciário. O certame foi prorrogado por dois anos e expirou em junho de 2020.

Concurso TRE RS: O último certame expirou em março de 2020.

Concurso TRE RR: O último concurso expirou em dezembro de 2019.

Concurso TRE RO: O Tribunal não realiza concurso desde 2013.

Concurso TRE SE: O certame expirou em fevereiro de 2020.

Concurso TRE MS: O último concurso expirou em 2017. Com isso, podem surgir novidades em 2021 devido ao aumento de cargos vagos.

Concursos 2021 – MPs

Concurso MP AP: O Ministério Público do Estado do Amapá vai um novo concurso público para os cargos de Analista, Técnico Ministerial e Promotor, com 31. O Cebraspe é o mais cotado para organizar o certame.

Concurso MP ES: Em estudos, novo concurso para o quadro de servidores do Ministério Público do Espírito Santo ganhou previsão na LOA para 2020 do Estado. Porém, com os impactos decorrentes da pandemia de coronavírus, poderá ocorrer em 2021.

Concurso MP PA – Servidores: O MP PA decidiu reprogramar o seu novo concurso de servidores e vai formar uma nova comissão para o planejamento do edital. O órgão também estuda editais para Analista de Promotoria e Promotor Substituto.

Concursos 2021 – Defensorias

Concurso DPE MT: A Defensoria Pública do Mato Grosso já formou a comissão de seu novo concurso público para a área de apoio. O certame terá uma vaga para Controlador Interno e cadastro de reserva para Técnico e Analista.

Concurso DPE MG: A Defensoria Pública de Minas Gerais iniciou estudos para a realização de seu primeiro concurso para o quadro de servidores. O novo certame seria destinado ao preenchimento dos  275 cargos de Técnico (Nível Médio) e 122 cargos de Analista (Nível Superior), criados pela Lei 22.790/2017.

Concurso DPE RO: Órgão contou o Cebraspe como banca. Comissão formada e regulamento publicado para área administrativa.

Concurso DPE PR Servidor: A Defensoria Pública do Paraná divulgou o regulamento do novo concurso público para o seu quadro de servidores.

Concursos 2021 – Carreiras Jurídicas

a) Concursos Defensorias

Concurso DPE PR Defensor: A Defensoria Pública do Paraná autorizou a realização de um novo concurso para Defensor Público. Serão 12 vagas imediatas.

Concurso DPE ES Defensor: O certame possui previsão na LOA 2020 do órgão. Atualmente existem 109 cargos vagos de Defensor Público no estado.

Concurso DPE TO Defensor: A Defensoria Pública do Tocantins nomeou a nova comissão organizadora de seu IV Concurso para Defensor Público.

b) Concursos Procuradoria

Concurso PGE PA: A Procuradoria iria lançar o edital de licitação para contratar a organizadora de seu próximo concurso público em março de 2020, mas devido à pandemia de coronavírus, a medida teve que ser postergada. Serão ofertadas 24 vagas mais cadastro de reserva.

Concurso PGE PB – Procurador: Foi publicado o regulamento do novo concurso para Procurador do Estado da Paraíba, com previsão de 12 vagas imediatas.

Concurso PGE RJ Procurador: Autorizado no fim de 2018, com regulamento publicado e banca nomeada e posteriormente cancelado, o certame tem previsão de ser retomado em 2020. Não havendo tempo hábil, em razão da pandemia, isso poderá ocorrer em 2021.

Concurso PGM Belém: Foi publicada a relação de membros que passam a compor a comissão de acompanhamento e fiscalização da execução do concurso para a Procuradoria Geral do Município de Belém. O concurso ofertará 5 vagas para o cargo de Procurador.

Concurso PGM Bertioga: Em uma publicação de 03 de julho de 2020, o prefeito de Bertioga, município do Estado de São Paulo, Caio Matheus, autorizou a realização de novo concurso para o provimento de 02 vagas de Procurador na Procuradoria-Geral do Município. O edital de abertura deverá ser publicado no máximo em 06 meses a contar da autorização.

Concurso PGDF Procurador: Por meio de uma Portaria, o Secretário de Estado da Economia autorizou a realização de concurso público que ofertará 65 vagas para Procurador do Distrito Federal. O órgão já formou a comissão e deve iniciar os procedimentos para a contratação da banca.

c) Concursos Ministérios Públicos

Concurso MP MA Promotor: Uma Ordem de Serviço determinou a suspensão de contratação de empresas para para realização de concursos para servidores e membros do MP MA em 2020. O órgão havia divulgado o regulamento do novo concurso com oferta de 15 vagas para Promotor Substituto. Mas, com a decisão, os trâmites podem atrasar até 2021.

Concurso MP ES Promotor: O Ministério Público do Espírito Santo está com um novo concurso público previsto na LOA 2020 para o cargo de Promotor de Justiça Substituto.

Concurso MP SP Promotor: O órgão Especial do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Estado de São Paulo autorizou a realização do 94.º concurso para Promotor Substituto com oferta de 150 vagas.

Concurso MPC SC Procurador: O concurso havia sido autorizado para o cargo de Procurador de Contas, e possui comissão organizadora formada, teve que ser suspenso devido ao Coronavírus (Covid-19). Com a suspensão, sua ocorrência deverá atrasar, podendo acontecer em 2021.

Concurso MPF: A assessoria de imprensa da Procuradoria-Geral da República teria informado que haverá concurso MPF para provimento de novos cargos de Procurador Federal até o final de 2020. Há ainda a intenção de realizar um novo concurso de servidores, com o objetivo de repor vagas originárias, que cresceram após a reforma da previdência. Mas, com a pandemia da COVID-19 eles podem ficar para 2021.

Concurso MP PA Promotor: O Ministério Público do Pará confirmou que estuda realizar um novo concurso público para Promotor de Justiça.

d) Concursos Magistratura

Concurso TJ PE (Juiz Substituto)/ Magistratura PE: O órgão já autorizou a organização de um novo concurso da Magistratura e nomeou a comissão organizadora do certame. O TJ PE tem hoje 29 cargos vagos de Juiz Substituto.

Concurso TJ AP (Juiz Substituto)/ Magistratura AP: O 10.º concurso público de provas e títulos, que irá prover 07 vagas diretas mais cadastro reserva para o cargo de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Amapá, já está com sua comissão formada. O próximo passo será a contratação da banca organizadora.

Concurso TJ GO (Juiz Substituto)/ Magistratura GO: O órgão já definiu a FCC como banca organizadora para o 57 º concurso da Magistratura, que já foi autorizado pelo Tribunal.

Concurso TJ PR (Juiz Substituto)/ Magistratura PR: O Tribunal de Justiça do Paraná autorizou a realização de um novo concurso para Juízes Substitutos.

Concurso TRF1 – Juiz: O Tribunal Regional Federal da 1ª Região já começou a formar a comissão organizadora de seu novo concurso público para Juiz Substituto. O certame, autorizado em 2019, se não tiver edital publicado em 2020, o terá em 2021.

Concurso Juiz Federal TRF3: O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS) iniciou o planejamento do seu novo concurso público para Juiz Federal Substituto.

e) Concursos Cartórios

Concurso Cartório SP: O Tribunal de Justiça de São Paulo escolheu a Fundação Vunesp como organizadora do seu 12ª concurso de outorga de delegações de serviços notariais e de registro.

Concurso Cartório MG: O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais aprovou a formação da comissão examinadora do próximo concurso de outorga de delegações de serventias extrajudiciais de notas e de registro do Estado.

Concurso Cartório MT: O Tribunal de Justiça do Mato Grosso analisa o pedido de abertura de um novo concurso de outorga de delegações de serviços notariais e de registro no Estado.

Concurso Cartório BA: O último concurso para outorga de delegações de serventias extrajudiciais de notas e de registro foi encerrado em 2019. Após a ocorrência de uma reestruturação organizacional das serventias baianas, um novo edital deverá ser deflagrado.

Concurso Cartório SC: O Tribunal de Justiça de Santa Catarina já contratou a FGV para organizar seu novo concurso de outorga de delegações de serviços notariais e de registro. É esperada a oferta de ao menos 293 serventias vagas.

Concurso Cartório GO: O novo concurso de outorga de delegações de serviços notariais e de registro de Goiás será organizado pela Fundação Vunesp. Pelo menos 278 serventias se encontram vagas.

Concursos 2021 – Área Fiscal

a) Concursos Estaduais

Concurso SEFAZ PR: Previsto para ofertar mais de 100 vagas distribuídas entre os cargos de Auditor Fiscal e Agente Fazendário, acabou esfriando por conta do coronavírus. O último concurso ocorreu em 2012 e ofertou 100 vagas para o cargo de Auditor Fiscal.

Concurso SEFAZ BA: Em agosto do ano passado foi publicada Portaria formando comissão para o concurso de Agente de Tributos. São previstas 20 vagas.

Concurso SEFAZ SP: O último concurso aconteceu em 2013, com 885 vagas. Atualmente há mais de 450 cargos vagos no órgão.

Concurso SEFAZ RJ: O último concurso aconteceu em 2013, com 50 vagas.

Concurso SEFAZ CE: O concurso havia esquentado e estava com previsão de ser anunciado em 2020 pelo Governador Camilo Santana. Porém, com a pandemia do coronavírus, os trâmites acabaram esfriando um pouco. A expectativa é que sejam ofertadas vagas para todos os cargos.

Concurso SEFAZ ES: Comissão formada para Auditor Fiscal da Receita Estadual. Certame está previso no Plano Plurianual (PPA) do estado para 2020/2023.

Concurso SEFAZ SE: O concurso foi autorizado no final de 2018, mas o processo ficou parado. É uma oportunidade que entra em nosso radar como possível para 2020.

Concurso SEFAZ AM: Em cerimônia de posse da nova diretoria Executiva do Sindifisco-AM a secretária adjunta da Sefaz-AM, Alana Barbosa, afirmou expectativa de um novo concurso público.

Concurso SEFAZ AC: Governo anunciou em dezembro de 2017, que realizará um concurso para cargos do administrativo e para Auditor Fiscal. Em contato com o órgão, fomos informados que não há previsão para publicação do edital.

b) Concursos Municipais

Concurso ISS RJ: O grupo de trabalho responsável pela elaboração do edital do próximo concurso já finalizou os estudos. A Secretaria Municipal de Fazenda chegou a informar que pretendia realizar nomeações ainda em 2020. Agora, com o coronavírus, o cenário se alterou.

Concurso ISS SP: O último concurso ocorreu em 2014. Atualmente, são 288 cargos vagos no órgão.

Concurso ISS Belém: A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo do Estado do Pará foi aprovada para o exercício financeiro do ano de 2020. A previsão é que um novo concurso aconteça com a oferta de 66 vagas, a partir do ano que vem.

Concurso ISS Belo Horizonte: Em contato com o órgão, foi informado que a Secretaria Municipal da Fazenda abriu demanda para estudos de um novo concurso. Último certame aconteceu em 2011.

Concurso SEMFAZ Pimenta Bueno (RO): Foi publicada uma Portaria que nomeia a comissão organizadora do concurso da Secretaria Municipal de Fazenda e Administração do Município de Pimenta Bueno.

Concursos 2021 – Controle e Gestão

a) Tribunais de Contas (TCEs)

Concurso TCE PI: Comissão formada para realização de novo concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. Serão ofertadas 06 vagas para os cargos de Auditor de Controle Externo e Assistente de Administração.

Concurso TCE SC: O Cebraspe foi contratado como banca organizadora do concurso para o cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo, que deve ofertar 40 vagas imediatas mais 120 CR. Publicação do edital foi suspensa por conta do cenário econômico causado pela Covid-19.

Concurso TCE BA: Segundo a LOA de 2020 são previstas cerca de 70 vagas para o próximo concurso do Tribunal de Contas do Estado da Bahia.

Concurso TCE AM – A FGV foi definida como banca do novo certame. Serão ofertadas vagas para Auditor Técnico de Controle Externo em várias especialidades, além de Procurador e Auxiliar da nova Procuradoria Jurídica. Juntos, vão ofertar no mínimo 150 vagas. Edital era previsto para o final do ano, mas com toda a situação causada pela COVID-19, pode haver atraso.

Concurso TCE AL: Vagas previstas para o cargo de Analista. O TCE/AL publicou em junho/2019, a criação do cargo de Analista de Controle Interno e da Diretoria de Controle Interno.

Concurso TCE SE: A realização periódica de concursos é uma das metas do órgão, conforme o Plano Plurianual de Sergipe para os anos de 2020 a 2023. O objetivo é renovar o quadro de servidores, que atualmente conta com 24 cargos vagos.

Concurso TCE GO: Presidência analisa relatório que foi enviado pela comissão organizadora.

b) Controladorias Gerais (CGEs)

Concurso CGE PB: A Controladoria-Geral do Estado da Paraíba confirmou ao jornalismo do Estratégia Concursos que o órgão pretende realizar novos concursos nos anos de 2021 e 2022 para o cargo de auditor de contas.

Concurso CGDF: Formada comissão para organizar novo concurso com 234 vagas (87 imediatas + cadastro de reserva). Certame está em fase de elaboração do Termo de Referência.

Concurso CGE AL: Está autorizado com 40 vagas. Depende da aprovação da tabela de cargos e definição da remuneração na Assembleia Legislativa.

Concurso Secont ES – Em novembro de 2018 foi aberto crédito especial para o concurso. Serão ofertadas 10 vagas para o cargo de Auditor do Estado.

Concursos 2021 – Área Policial

a) Concursos Polícia Civil

Concurso PF – Foi solicitada a realização de um novo certame com 1.508 vagas para Agente Administrativo, Agente Policial, Delegado, Escrivão, Papiloscopista e demais cargos!

Concurso PRF: A PRF protocolou um novo pedido de concurso público, com 2,772 vagas. O plano do governo é abrir um edital por ano com 1.000 vagas até 2020. O órgão registra 2.758 cargos vagos de Policial Rodoviário Federal.

Concurso PC SE: Plano Plurianual 2020-2023 prevê novo concurso para a Polícia Civil de Sergipe.

Concurso PC GO: A comissão do próximo concurso está formada. Devem ser 550 vagas para os cargos de Agente e Escrivão. Devido à situação fiscal do estado de Goiás, o concurso não avançou. Espera-se que aconteça em 2021.

Concurso PC AL: Em coletiva de empresa, o governador confirmou um novo concurso da Polícia Civil de Alagoas para Agente e Delegado.

Concurso PC CE: Por meio de uma transmissão em seu perfil oficial do Facebook, o Governador Camilo Filho anunciou o concurso Polícia Civil CE que prevê a oferta de 1.500 vagas.

Concurso Politec RO: Diante da necessidade de recompor o quadro de servidores ativos da Politec RO, antigo Departamento de Polícia Técnica, um novo concurso está em discussão.

Concurso PC ES (Delegado): Após o cancelamento do último concurso, a Polícia Civil do Espírito Santo trabalha para lançar um novo edital com vagas para Delegado.

Concurso PC AM: o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto, apresentou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, que determina recursos para realização de certame da Polícia Civil do Amazonas.

b) Concursos Polícia Militar

Concurso PMERJ: O certame está autorizado e foi anunciado pelo governador com 2.000 vagas para soldado.

Concurso PM TO: Com 1.000 vagas confirmadas, o concurso PM TO está em fase de escolha da banca. O lançamento do edital é aguardado para 2020, porém com a pandemia do novo Coronavírus, pode haver atraso.

Concurso PM PI: Com 500 vagas previstas, um novo concurso PM PI segue aguardando autorização, mas devido à pandemia, todos os certames seguem suspensos.

Concurso PM SE: Plano Plurianual 2020-2023 prevê novo concurso para a Polícia Militar de Sergipe.

Concurso PM GO: Em 2018, foi definido que o Instituto AOCP seria responsável por organizar concurso para 2.000 vagas de Soldado e Cadete. É um concurso que acabou não avançando em virtude dos problemas fiscais do estado de Goiás.

Concurso Polícia Militar ES: A Lei Orçamentária – LOA – para 2020 prevê a realização de novos certames para a área de segurança pública, entre eles, PM, PC e Bombeiros.

Concurso PM AM: Com comissão formada, o concurso para a Polícia Militar do Amazonas definiu a distribuição das 681 vagas para os postos de Oficial Combatente, Oficial de Saúde, Cabo Especialista e Soldado Combatente.

c) Concursos Bombeiros

Concurso Bombeiros PB: Foi definida a comissão de acompanhamento do concurso Bombeiro PB para o cargo de Oficial. Agora, o certame entra em fase de escolha da banca.

Concurso Bombeiros Tocantins: Um novo concurso está em fase de estudos. Serão 115 vagas para os cargos de soldado e oficial.

Concurso Bombeiros Sergipe: Plano Plurianual 2020-2023 prevê novo concurso para o CBM (Corpo de Bombeiros Militar) Sergipe.

Concurso Bombeiros ES: Novo certame é aguardado após previsão orçamentária para 2020.

Concurso Bombeiros MG: O Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais solicitou abertura de concurso público para 2020 com oferta de 500 vagas para soldado. Com a situação atual do país, pode acabar ficando para o próximo ano.

Concurso Bombeiros AL: O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas conseguiu o aval da Procuradoria Geral do Estado para dar andamento no certame para Soldado. A banca organizadora será o Cebraspe.

d) Concursos CGM

Concurso Guarda Municipal de São Luís MA: O próximo concurso Guarda Municipal de São Luís MA, ainda sem quantitativo de vagas e cargos definidos, teve a comissão definida. O próximo passo é escolher a banca organizadora do certame.

e) Concursos Agente Penitenciário

Concurso Agepen MG (Polícia Penal): O próximo concurso Agepen MG, já no âmbito da Polícia Penal, foi autorizado pelo governo de Minas Gerais. Com comissão formada, o próximo passo do certame é escolher a banca organizadora.

Concurso Agepen AL: O certame foi anunciado pelo governador com previsão de 250 vagas para Agentes Penitenciários.

Concurso Susipe PA: Governo anuncia que realizará certame para Agente Prisional.

Concurso ITEP RN: O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte realizará concurso com 255 vagas. Os cargos ainda não foram definidos.

Concurso Sesipe DF: Foram autorizadas 400 vagas imediatas + 779 de CR para Agente de Execução Penal. Novas movimentações são aguardadas e certame pode ficar para 2021.

f) Concursos DETRANs

Concurso Detran DF: LDO de 2019 previa 400 vagas, mas nenhum processo foi iniciado. De acordo com o Assessor do Departamento, o pedido de um novo certame será realizado devido ao grande déficit de servidores.

Concursos 2021 – Área Legislativa

a) Concursos Assembleias

Assembleia Legislativa RN: Edital previsto com 135 vagas.

b) Concursos Câmaras

Concurso Câmara dos Deputados: A Câmara dos Deputados possui, atualmente, 767 cargos vagos. A expectativa é de que, após uma Reforma Administrativa, possa ocorrer um novo concurso.

Concurso Câmara de Florianópolis SC: A Câmara de Florianópolis teve sua comissão formada. O certame ofertará 8 vagas para nível médio e superior e 21 vagas para cadastro de reserva. O próximo passo é a escolha da banca.

Concurso Câmara de Buritis RO: A Câmara de Buritis, em Rondônia, realizará um novo concurso público para cargos de Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Câmara de Uberlândia MG: Comissão formada para novo certame. Cargos e vagas serão definidos.

Concursos 2021 – Prefeituras Municipais

a) Concursos Região Sudeste

Concurso Prefeitura de Petrópolis (RJ): Concurso segue em fase de estudos e análise da demanda necessária. Edital está previsto para 2020, com vagas para áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

Concurso Prefeitura de Arcos (MG): Comissão permanente é formada para realização de novo certame. Cargos e vagas a definir.

Prefeitura de Nilópolis (RJ): Uma nova licitação deve ser aberta em breve para contratação da banca organizadora do próximo concurso público da Prefeitura. São previstas 527 vagas para diversos cargos em todas as escolaridades.

Concurso Prefeitura Cachoeiro de Itapemirim (ES): Certame é anunciado com 453 vagas para diversos cargos, que devem abranger todas as escolaridades.

Concurso Prefeitura de Araras (SP): Devido a pandemia da COVID-19, o processo de Licitação para escolha da banca organizadora foi revogado. Uma nova data será marcada em momento oportuno.

b) Concursos Região Sul

Novidades em breve!

c) Concursos Região Centro-Oeste

Novidades em breve!

d) Concursos Região Nordeste

Concurso Prefeitura de Ceará Mirim (RN): Publicada Portaria que solicita estudos para realização de concurso público para várias secretarias da Prefeitura.

Concurso Prefeitura João Pessoa (PB): O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou um novo concurso público para a capital paraibana. Devem ser ofertadas no certame, 1.159 vagas para cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior em 16 diferentes áreas de atuação.

Concurso Prefeitura de Porto Seguro (BA): Com o IBRAE definido como banca, novo edital segue sem data de publicação por conta da Pandemia da COVID-19. Segundo a Prefeitura, o edital visa o preenchimento de vagas remanescentes do último certame, realizado em 2019.

Concurso Prefeitura de Casa Nova (BA): A Prefeitura deve definir a banca organizadora em breve. São previstas 419 vagas para diversos cargos.

e) Concursos Região Norte

Concurso Prefeitura de Tefé (AM): Cinco membros foram designados para fazer parte da Comissão Organizadora, que tem como missão estudar e analisar os dados sobre o concurso, como cargos e vagas. Após isso, será feita a contratação da banca.

Concursos 2021 – Conselhos Regionais e Federais

Concurso CRC RO: O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Rondônia pretende realizar um novo concurso público CRC RO. De acordo com a Diretoria Executiva do órgão, a comissão está estudando a viabilidade economia, financeira e quais cargos devem ser ofertados.

Concurso CORE AL: O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Alagoas, divulgou através de aviso de licitação que fará um novo concurso público e pretende contratar uma empresa para organizá-lo.

Concurso CREA MA: A Diretoria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão, decidiu pela realização de um novo concurso público que segue em estudo.

Concurso COREN SE: O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe possui 3 vagas para o cargo de Técnico Administrativo e recentemente criou o emprego público efetivo de Enfermeiro Fiscal, para os quais deve ser aberto certame em breve.

Concurso CREFITO 11 – GO: O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11.ª Região – DF/GO determinou a retificação do edital com vistas à realização de nova licitação para escolha da banca organizadora de seu próximo concurso. A última licitação foi cancelada por erros materiais.

Concursos 2021 – Área da Educação

Processo Seletivo SEDF: A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal divulgou a composição da comissão organizadora do processo seletivo SEDF.

Concurso SME Jales (SP): A Prefeitura de Jales divulgou que irá realizar processo licitatório para contratar a banca organizadora de seu próximo concurso para a Secretaria de Educação.

Concurso Campos dos Goytacazes (RJ): A Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes planeja lançar o edital de um novo concurso público com vagas para o Magistério.

Concurso SEED RR: O Governador do Estado autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Educação. O certame inclusive já tem comissão formada.

Concurso SEED PR: A Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná divulgou um documento que revela a criação de um Grupo de Trabalho para estudar a possibilidade de novos concursos.

Concurso SEE PB: O Governador do Estado confirmou em sua rede social a abertura de 1.000 vagas para professor.

Concurso SEDU ES: Realização de novo concurso para a área da Educação está previsto na LOA 2020 do Espírito Santo.

Concurso SEDUC TO: A Secretaria de Educação do Tocantins divulgou a composição da comissão organizadora do próximo certame. Foram designadas seis pessoas que vão analisar a viabilidade do certame de provas e títulos.

Concursos 2021 – Área da Saúde

Concurso PMERJ Saúde: O concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro Saúde está autorizado e ofertará 42 vagas para Médico Oficial. Talvez, mais para frente podem ser autorizadas mais 25 vagas para Enfermeiro.

Concurso Hospital de Clínicas Gaspar Vianna: Um novo concurso Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) será realizado. A informação foi confirmada pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará.

Concurso Hospital Ophir Loyola: Um novo concurso HOL (Hospital Ophir Loyola) será realizado. A informação foi confirmada pelo governo do Pará, por meio da SEPLAD (Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará).

Concurso SEMSA: Os trâmites necessários para a realização do concurso SEMSA Manaus já foram iniciados e uma comissão organizadora foi formada para levantar dados e informações para a realização de novo certame.

Concurso SES DF: Foram destinadas 1.222 vagas para o cargo de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde e 150 vagas para Agente Comunitário de Saúde.

Oportunidades em outras áreas

Concurso Ministério da Economia: O órgão foi autorizado a contratar até 350 profissionais na área de Tecnologia da Informação, por meio de processo seletivo. Após isso, de acordo com fontes internas, será realizado um concurso público com vagas efetivas.

Concurso IBGE: O Instituto chegou a publicar o edital de processo seletivo com mais de 200 mil vagas, porém, por conta da Pandemia da COVID-19, o PSS foi suspenso. Agora, tanto o edital já publicado, quanto os que ainda estão previstos, devem ficar para o primeiro semestre de 2021.

Concurso JUCEG: O Ministério Público do Estado de Goiás propôs que o Estado e a JUCEG (Junta Comercial do Estado de Goiás) realizem um novo concurso público para o provimento de 115 cargos efetivos vagos do quadro permanente da autarquia.

Concurso Zoológico de Brasília: Grupo de trabalho é formado e terá o prazo de 120 dias para concluir trabalhos referentes ao certame. A expectativa é que sejam preenchidos cargos vagos do quadro de pessoal. Esse será o primeiro concurso da Fundação Zoológico.

Concurso Procon DF: O Grupo de Trabalho foi constituído para elaborar estudos para o certame. Prazo final já foi prorrogado cinco vezes. PLDO para o ano de 2021 prevê 116 vagas.

Concurso SECULT DF: Prorrogado até o agosto o prazo para que o Grupo de Trabalho finalize os estudos para um novo concurso da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativo do Estado.

Concurso Fundação Renascer: Plano Plurianual 2020-2023 prevê novo concurso para a instituição.

Concurso Semas PA: O Governo do Estado do Pará prevê a realização do concurso da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade. São esperadas vagas para cargos de nível médio e superior. Vale lembrar que já foi formada, em julho do ano passado, a Comissão Organizadora do certame.

Concurso IPMT: O Instituto de Previdência do Município de Teresina terá seu primeiro concurso público. Serão ofertadas 62 vagas para cargos de nível médio e superior, com carga horária semanal de 30 horas. O certame encontra-se atualmente em fase de escolha da banca.

Concurso Embasa: Certame com 854 vagas já foi autorizado e teve sua banca organizadora definida. Sua publicação foi adiada para 2020, mas com a pandemia do novo Coronavírus, é possível que o edital demore mais um pouco a sair.

Concurso Prodest ES: Com o último edital publicado em 2014, a LOA 2020 prevê realização de novo concurso público ou processo seletivo para o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo.

Concurso Seger ES: Autorizado no ano passado, realização de novo concurso para a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos está previsto na LOA 2020.

Concurso AGTRAN PA: Sancionada Lei que cria a Agência de Transporte Metropolitano do Pará. Foram autorizadas 67 vagas para cargos de nível médio, médio/técnico e superior.

Concurso Agepar (PR): Após Lei Complementar nº 222/2020 ser sancionada pelo governador do Estado, possibilidade de realização de novo certame para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná aumenta.

Concursos nas Regiões

Oportunidades por Estado

Se você quer filtrar a sua busca de concursos para 2020 e 2021 polo seu estado, separamos nos links abaixo os artigos dedicados a cada uma das unidades federativas:

Concursos 2021 Estratégia Concursos

Editais com inscrições abertas: CONCURSOS ABERTOS

Veja também: CONCURSOS 2020

Como estudar para Concursos


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se para os concursos de 2021 com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Untitled-2-1024x274.jpg

Posts Relacionados

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados