46

Concurso MAPA: Publicada convocação de 137 candidatos

Foi publicada no Diário Oficial da União, a relação dos candidatos aprovados e classificados fora do número de vagas do concurso MAPA de 2017, para Auditor Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário.

Agora, os convocados devem providenciar os exames médicos, laboratoriais e complementares necessários para o exame admissional, além de agendarem o exame em uma das unidades de Gestão de Pessoas das Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os candidatos deverão comparecer para a respectiva posse, no prazo máximo de 30 dias, ou seja, até 26 de dezembro.

Convocação

Essas vagas foram autorizadas pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo ministro da economia, Paulo Guedes, e pela ministra da agricultura, pecuária e abastecimento, deputada Tereza Cristina Corrêa. O pedido inicial para as nomeações adicionais feito pelo órgão abrangia 140 candidatos.

O prazo de validade do concurso MAPA, aberto em 2017 e homologado no ano de 2018, foi prorrogado e continuará vigente até 2022.

Se você tem interesse no Concurso MAPA e deseja ficar informado sobre as últimas movimentações, novidades e como foram os último editais, ao longo deste artigo você vai ter as principais informações do certame.

Situação atual do concurso MAPA

O governo federal anunciou a convocação de 137 candidatos aprovados para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, do último concurso Mapa. A Portaria de convocação foi publicada no Diário Oficial da União em 27 de novembro de 2020.

Importante frisar que a posse destes profissionais só está sendo possível por conta das vacâncias do cargo no quadro de pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Convocação

Validade prorrogada

No ano de 2017, em seu último edital, o MAPA ofertou 300 vagas (já preenchidas) para Auditor Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário. Em 2019, foi autorizada a convocação de 100 candidatos excedentes.

Logo após a divulgação da lista de convocação, foi publicada uma Portaria prorrogando a validade do Concurso, que segue vigente por mais dois anos, ou seja, até o dia 28 de março de 2022.

Prorrogação do Concurso MAPA

Pedidos para novos concursos

Em 2019, a Pasta encaminhou ao Ministério da Economia os seguintes
Ofícios:

Ofício nº 351/2019

Pedido: Solicitando 380 vagas para cargos da Carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário – AFFA: Engenheiro Agrônomo (150), Químico (10), Farmacêutico (10) e Zootecnista (10), bem como do Plano de Carreira dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de Fiscalização Federal Agropecuária – PCTAF: Agente de Atividades Agropecuárias (100) e Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (100).

Em resposta, o Ministério da Economia encaminhou o Ofício nº 34103/2019/ME, informando “as atuais diretrizes do Poder Executivo Federal apontam pela impossibilidade de autorização de novos concursos públicos em Cabe da atual situação fiscal do País, o que limita a atuação da Administração em ações que acarretem impactos orçamentários/financeiros de longo prazo, especialmente aquelas despesas relativas a custeio de pessoal”.

Após isso, o ME emitiu o Ofício nº 92847/2020/ME, informando que o assunto deve ser encaminhado à Presidência da República para autorizar o provimento excepcional solicitado. Por isso, encaminhamos à Consultoria Jurídica a Nota Técnica nº 4/2020/COLEP/COGEP/DA/SE/MAPA, para que seja reiterado o pedido.

Nesse sentido, segundo o órgão, será reiterado o pedido de nomeação adicional de 140 excedentes do concurso público do MAPA para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário e autorização de novo certame para provimento de 180 vagas de Auditores Fiscais Federais Agropecuárias (sendo 150 agrônomos, 10 zootecnistas, 10 químicos e 10 farmacêuticos) e, também, de 100 vagas de Agentes de Atividade Agropecuária.

Ofício nº 352/2019

Pedido: Solicitando 1.053 vagas para os cargos do Plano Geral de
Cargos do Poder Executivo – PGPE: Administrador (25), Arquiteto (3), Economista (30), Analista Técnico Administrativo (104), Arquivista (1), Assistente Social (5), Bibliotecário (6), Contador (7), Engenheiro (86), Estatístico (9), Médico (22), Psicólogo (5), Nutricionista (1), Técnico em Assuntos Educacionais (14), Agente Administrativo (648) e Técnico de Contabilidade (87).

Em resposta, o Ministério da Economia encaminhou o Ofício nº 34065/2019/ME, informando que “as atuais diretrizes do Poder Executivo Federal apontam pela impossibilidade de autorização de novos concursos públicos em face da atual situação fiscal do País, o que limita a atuação da Administração em ações que acarretem impactos orçamentários financeiros de longo prazo, especialmente aquelas despesas relativas a custeio de pessoal”.

Ofício nº 354/2019

Pedido: Solicitando 242 vagas, sendo 44 para Analista em Ciência e Tecnologia, 18 para Assistente, 10 para Pesquisador, 94 para Técnico e 76 para Tecnologista.

Em resposta, o Ministério da Economia encaminhou o Ofício nº 33481/2019/ME, informando que “as atuais diretrizes do Poder Executivo Federal apontam pela impossibilidade de autorização de novos concursos públicos em face da atual situação fiscal do País, o que limita a atuação da Administração em ações que acarretem impactos orçamentários financeiros de longo prazo, especialmente aquelas despesas relativas a custeio de pessoal”.

Ofício nº 356/2019

Pedido: Solicitando contratação temporária de 69 profissionais da área de Tecnologia da Informação.

Acerca deste Ofício, o órgão não obteve resposta até o presente momento.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a maior brevidade possível, serão reiterados todos os pedidos.

Carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário

Atribuições

A categoria é uma das mais importantes no segmento alimentício do país. Ela atua nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos e carnes.

Embora essa função exista no serviço público federal há mais de 140 anos, a carreira só foi oficializada em 2000. Existem 2,7 mil fiscais na ativa entre engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras.

Se você não conhece a carreira, confira essa entrevista feita com uma Auditora Fiscal Federal Agropecuária:

Remuneração

Logo abaixo, é possível conferir os vencimentos básicos mais recentes conforme a tabela de remuneração dos servidores federais.

Último concurso MAPA – 2017

O último Concurso MAPA, realizado em 2017, trouxe a oferta de 300 vagas efetivas para preenchimento do cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário na área de Médico Veterinário. A banca organizadora foi a Escola de Administração Fazendária, a ESAF.

Para se tornar um Auditor Fiscal Federal Agropecuário é preciso ter nível superior completo com formação em Medicina Veterinária.

Inscritos no concurso

Foram registrados no total, 19.165 inscritos na disputa das 300 vagas ofertadas. Uma concorrência de aproximadamente 64 candidatos por vaga. Confira abaixo a relação completa de inscrições:

  • Ampla concorrência:
    • 225 vagas
    • 17.404 inscritos
    • 77 candidatos x vaga
  • Deficientes:
    • 15 vagas
    • 223 inscritos
    • 15 candidatos x vaga
  • Negros:
    • 60 vagas
    • 1.528 inscritos
    • 25 candidatos x vaga

Etapas do concurso MAPA

A seleção para o cargo contou com três etapas, sendo elas Prova Objetiva de conhecimentos gerais e específicos, Prova Discursiva e prova de Títulos.

Prova Objetiva

  • Língua Portuguesa – 10 questões (peso 2)
  • Língua Inglesa ou Espanhola – 5 questões (peso 1)
  • Direito Constitucional, Direito Administrativo e Ética Pública – 10 questões (peso 1)
  • Informática básica – 5 questões (peso 1)
  • Conhecimentos específicos – 40 questões (peso 2)

As provas foram aplicadas nas cidades de: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Prova Discursiva

A prova discursiva valendo 100 pontos, consistiu no desenvolvimento de 1 Estudo de Caso, em um mínimo de 45 e um máximo de 60 linhas.

Prova de Títulos

prova de TÍTUulos MAPA 2017

Nomeações

  • Em junho de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria autorizando a nomeação de 300 candidatos aprovados no concurso MAPA de 2017.
  • Em 2019, foram autorizadas mais 100 convocações de candidatos excedentes.
  • Em novembro de 2020, outros 138 candidatos excedentes foram convocados.

Último concurso MAPA – 2014

O concurso de 2014 ofertou uma maior variedade de cargos, entre eles, alguns que estão solicitados para o próximo certame. Foram no total 412.118 inscritos para as 796 vagas para cargos de nível médio e superior. Na ocasião, a organizadora foi a Consulplan.

  • 232 vagas – Carreira de Fiscal Federal Agropecuário (nível superior)
  • 404 vagas – Cargos das Atividades Técnicas da Fiscalização do MAPA (nível fundamental e médio)
  • 160 vagas – Cargos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo – PGPE (nível médio e superior)

Etapas do concurso de 2014

Prova Objetiva

Para todos os cargos foram aplicadas provas escritas objetivas de múltipla escolha com duração de 4 horas, incluindo a realização da prova discursiva.

Cargos de Nível Superior:

  • Língua Portuguesa – 10 questões (peso 1)
  • Raciocínio Lógico – 5 questões (peso 1)
  • Conhecimentos de Informática – 5 questões (peso 1)
  • Conhecimentos Específicos – 20 questões (peso 1,5)
  • Conhecimentos Gerais – 10 questões (peso 1)

Cargos de Nível Fundamental, Médio e Médio Técnico:

  • Língua Portuguesa – 10 questões (peso 1)
  • Raciocínio Lógico – 10 questões (peso 1)
  • Conhecimentos de Informática – 5 questões (peso 1)
  • Conhecimentos Específicos – 20 questões (peso 1,5)
  • Conhecimentos Gerais – 5 questões (peso 1)

Prova discursiva

Foram aplicadas provas escritas discursivas de caráter eliminatório e classificatório, no mesmo dia de realização das provas objetivas, constituídas de:

1 estudo de caso para os cargos de nível superior, sobre tema de natureza técnica específica de cada cargo e 1 redação para os cargos de nível médio técnico, médio e fundamental, sobre tema da atualidade. Tanto o estudo de caso quanto a redação tiveram o valor de 40 pontos

Foram considerados aprovados apenas os candidatos que obtiveram o percentual mínimo de 50% de aproveitamento nos pontos da referida etapa.

Prova de Títulos

Prova de Títulos Concurso MAPA 2014

Quer estudar para o concurso MAPA?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o paíS.

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2020

mais de 11 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Ficha Técnica Concurso MAPA

♦Informações dos últimos Concursos MAPA

  • Data: 2014
  • Vagas: 796
  • Banca: Consuplan
  • Escolaridade: Nível fundamental, médio e superior
  • Edital MAPA 2014

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *