Concurso MPU: vai ter concurso?? SAIBA QUANDO AQUI!
Coordenação

Concurso MPU: vai ter concurso??? Saiba quando o MPU deve publicar um novo edital

Vai ter concurso? Confira todas as novidades sobre o MPU e um PDF Grátis

A Procuradoria-Geral da República informou no dia 20 de setembro, que não haverá concurso para servidores do Ministério Público da União em 2017 (concurso MPU). A informação foi confirmada oficialmente pela Assessoria de Comunicação do órgão.

A notícia foi dada dois dias após a posse da nova Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge. Conforme a Assessoria de Comunicação da PGR, o motivo seria as limitações da Emenda Constitucional 95/2017, que instituiu um novo regime fiscal no país.

Abaixo você confere a nota do MPF, na íntegra, enviada ao Estratégia Concursos por e-mail:

Acerca dos questionamentos sobre a realização do concurso para técnicos e analistas do Ministério Público da União, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informa que o concurso para provimento de cargos de servidores não será realizado em 2017. A decisão administrativa foi tomada considerando as limitações da Emenda Constitucional 95/2017, que institui novo regime fiscal. Pela norma, só é possível preencher vagas que não causem impacto financeiro.

Desde o início do ano, o Ministério Público da União tem divulgado no Diário Oficial, diversos editais de convocações para nomear candidatos aprovados no último concurso MPU 2013, realizado para os cargos de Analista e Técnico. Atualmente são 1.762 cargos vagos no órgão.

No DOU de hoje, 27 de setembro, o MPU convocou quase 100 candidatos classificados para realizar a opção pelas localidades de lotação. Espera-se que até o novo edital ser publicado, em 2018, ocorram mais convocações, nomeações e publicações sobre a movimentação de pessoal.

Até o momento, o MPU fez mais de 400 nomeações, totalizando um número de 695 vagas (281 de convocações e 414 nomeações) a serem distribuídas nas lotações do Ministério. E, diante desse cenário de convocações e nomeações, muitos concurseiros se perguntam sobre a possibilidade um novo concurso acontecer em breve…

Em maio, o órgão publicou a distribuição de vagas de seu processo de remoção interna, iniciado no começo do mês. De acordo com o documento, foram oferecidas 448 vagas para Técnico e Analista, que exigem nível médio e graduação em direito, respectivamente.

Por isso, desde cedo o Estratégia Concursos tem pensado e trabalhado em materiais gratuitos para ajudar na sua preparação para o próximo certame.

Embora não haja mais a possibilidade do edital do concurso MPU ser publicado em 2017, isso não é motivo para desânimo. Até porque todos sabemos que para um melhor desempenho nas provas é necessário tempo e preparação antecipada.

Confira aqui!

Prorrogação do último Concurso MPU E requisitos para os cargos

O último certame (2015) foi prorrogado por mais dois anos  e isso significa que no próximo certame não serão ofertadas vagas para os cargos de: Analista do MPUAtuarial; Finanças e Controle; Engenharia Química e  Técnico do MPU: Segurança Institucional e Transporte.

Assim, o MPU publicou portaria que fixa as atribuições e os requisitos de investidura de cargos das Carreiras de Analista e Técnico do Ministério Público da União. Ou seja, neste novo concurso serão ofertados, pelo menos, os cargos do 7º Concurso MPU (2013): Analista do MPU – Área: Apoio Jurídico – Especialidade: Direito; Técnico do MPU– Área: Apoio Técnico-Administrativo – Especialidade: Administração

Confira a publicação aqui!

Comissão Organizadora – Concurso MPU

Na Lei Orçamentária Anual 2017, há previsão de contratação de 681 novos servidores para o Ministério Público da União. Tão possível é a realização de um concurso para o MPU que já existe desde março uma comissão organizadora acompanhando os trâmites burocráticos para a realização de um novo concurso para o Ministério Público da União.

E a expectativa é que sejam ofertadas oportunidades para os cargos de Analista e Técnico do órgão.

Você sabe o que faz um Técnico ou um Analista do MPU?? O Estratégia Concursos entrevistou dois servidores e durante a leitura deste artigo você vai conferir os vídeos das entrevistas.

A portaria que nomeia a comissão foi publicada no dia 8 de março, no Diário Oficial da União com a seguinte formação:

concurso MPU

Remuneração dos cargos

Com o reajuste salarial (Lei 13.316/2016) já aprovado e em vigor, os salários dos servidores do Ministério Público Federal ficaram ainda mais atraentes. O reajuste salarial para o MPU foi de 12%, dividido em oito parcelas, a serem pagas em quatro anos. A partir de 1º de janeiro de 2019 o salário dos analistas e técnicos do MPU terá o reajuste de 12% previsto na lei sancionada este ano.

Veja na tabela abaixo a projeção das novas remunerações:

concurso mpu

2ª Maratona de Aulas Gratuitas Concurso MPU

O Estratégia Concursos realizou neste sábado, 12 de agosto, mais uma Maratona de Aulas Gratuita MPU. Em menos de dois meses, esta é a segunda Maratona de aulas que os nossos professores realizam de forma GRATUITA para reforçar a sua preparação para o concurso MPU 2017, que já foi autorizado, e está cada vez mais perto de acontecer.

Abaixo você confere o horário das aulas e as disciplinas ministradas:

  •  Direito Constitucional – Ricardo Vale
  •  Raciocínio Lógico – Arthur Lima
  •  Ética – Érick Alves
  •  Português – Felipe Luccas
  •  Administração de Recursos Materiais e Arquivologia – Ronaldo Fonseca
  • Legislação MPU – Thiago Zanolla
  •  Direito Administrativo – Érick Alves

Se você perdeu, não tem problema! Assista Aqui!

Provas MPU: Duas provas e muitas questões, Baixe gratuitamente!

O Estratégia Concursos preparou um PDF especial de Bônus para você que se prepara para o concurso do MPU. Disponibilizamos as Provas do último concurso do órgão, que aconteceu em 2013, totalmente RESOLVIDAS e COMENTADAS. Acompanhe todas as informações sobre o concurso MPU aqui mesmo, nesta página.

Confira a Prova Resolvida Técnico e  Prova de Analista – Área de Direito que nossos professores resolveram e comentaram.

Os últimos concursos do MPU

O MPU realizou um concurso para provimento de vagas em 2010 e, em 2013, renomeou seus cargos. Deste modo, as nomenclaturas para os cargos previstas no edital de 2010, não são as mesmas dos editais posteriores. Saiba o que mudou.

Veja (a partir da página 22): Nova nomenclatura dos cargos do MPU

Concurso MPU 2013

Em 2013, o Ministério Público da União realizou dois concursos. O primeiro para os cargos de Analista – Apoio Jurídico (Direito) e Técnico Administrativo (Ensino médio). O concurso MPU 2013 tem validade até agosto de 2017.

Confira os editais dos últimos concursos. Edital MPU 2013/1 / Edital MPU 2013/2

Concurso MPU 2015

Em 2015, o Ministério Público da União realizou mais um certame, também organizado pelo Cespe, para os cargos: Analista (Áreas: Atuarial, Finanças e Controle e Engenharia Química) e Técnico (Área: Segurança Institucional e Transporte). – PRORROGADO POR MAIS 02 ANOS

Confira o edital. Edital MPU 2015

Veja uma análise detalhada dos últimos editais MPU aqui

O Ministério Público da União

O Ministério Público da União compreende os seguintes ramos:

a) O Ministério Público Federal (MPF);
b) O Ministério Público do Trabalho (MPT);
c) O Ministério Público Militar (MPM);
d) O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O que faz o MPU?

  • Defesa da ordem jurídica, ou seja, o Ministério Público deve zelar pela observância e pelo cumprimento da lei. Fiscal da lei, atividade interveniente.
  • Defesa do patrimônio nacional, do patrimônio público e social, do patrimônio cultural, do meio ambiente, dos direitos e interesses da coletividade, especialmente das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e do idoso. Defensor do Povo.
  • Defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
  • Controle externo da atividade policial. Trata-se da investigação de crimes, da requisição de instauração de inquéritos policiais, da promoção pela responsabilização dos culpados, do combate à tortura e aos meios ilícitos de provas, entre outras possibilidades de atuação. Os membros do MPU têm liberdade de ação tanto para pedir a absolvição do réu quanto para acusá-lo.

Você já conhece as carreiras de Técnico e Analista do MPU?? O Estratégia Concursos entrevistou dois servidores e você acompanha as entrevistas nos vídeos a seguir.

concurso MPU

O Estratégia Concursos já possui cursos para o MPU.
CURSOS PARA CONCURSO MPU

♦Informações do Concurso Anterior

►Ano: 2015
►Edital: 
Edital MPU 2015
►Banca:Cespe (http://www.cespe.unb.br/)

♦Informações do Próximo Concurso

►Data prevista: 2017
►Vagas: a definir
►Lotações: a definir
►Remuneração inicial: entre R$ 7 mil e R$ 11 mil
►Banca: a definir
►Escolaridade: Ensino Médio e  Ensino Superior
►Cursos Estratégia Concursos: 
CURSOS CONCURSO MPU

Assessoria de Comunicação
[email protected]

Fique informado pelo WhatsApp!

Salve o número (61) 99876-2981, na sua Agenda de Contatos e nos envie uma mensagem pelo WhatsApp falando para qual área de concurso você estuda. Nós passaremos a te enviar informações atualizadas direto no seu celular. É importante que você mantenha o nosso número na sua Lista de Contatos do WhatsApp. Somente desta forma você receberá, via Lista de Transmissão, as informações, notícias, avisos de Aulas Grátis, mensagens de motivação dos nossos professores e muito mais. Fique Informado!

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.