Artigo

PASSOS DE GIGANTE 211/365

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além!

AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: Dia de contribuição… já falamos de agradecimento nos Passos de GIGANTE 203, mas e o contrário? O quanto nos retribuímos aquilo que ganhamos? Vamos explorar um pouco esse assunto? Acredite. Tem tudo a ver não só com concurso público, mas também com a entrega dos Passos de Gigante gratuita e exclusiva pelo Estratégia Concursos.

Cenas da última decolagem: Nos Passos de GIGANTE 210, exploramos o tema “vitalidade”. Praticar ou não atividade física durante a preparação para o concurso da sua vida?

SE LIGA! :)

IMPORTANTE! OBSERVAÇÃO RELATIVA AOS PASSOS DE GIGANTE 210 – ATIVIDADE FÍSICA. SE LIGA HEIN!!!

Hoje, respondi uma aluna que fiz uma EXCELENTE OBSERVAÇÃO! Ela relata que já assistiu a vários depoimentos de aprovados e que a grande maioria NÃO PRATICOU ATIVIDADE FÍSICA durante os estudos.

Destaca ainda um ponto comum nesses depoimentos, ARREPENDIMENTO. Ou seja, os aprovados teriam praticado física se pudessem voltar no tempo.

MINHAS CONSIDERAÇÕES: Se liga, pois eu já havia escrito isso nos Passos de ontem! :) Se eu tivesse passado entre os nomeados do concurso para Receita Federal 2009, tenha certeza absoluta de que a história contada por mim seria completamente diferente.

Eu, de coração, nunca me considerei inteligente, apenas um carinha esforçado querendo sair da favela com honra e dignidade.

Eu pensava que um ano de sacrifício total seria suficiente para que eu me tornasse auditor fiscal em 12 (doze) meses. Não aconteceu! Era possível ser aprovado em até um ano, claro que era. O meu diálogo interno era: É POSSÍVEL! EU VOU CONSEGUIR!

Caí na segunda-fase… não fui nomeado… tive estafa mental… quase perdi para depressão pela segunda vez e paguei o preço do risco de não fazer atividade física.

Se você GIGANTE, não puder ou não quiser mexer o esqueleto, as consequências são por sua conta e risco. Cada um sabe onde o seu calo aperta. Cada um conhece a sua dor.

SABE O MOTIVO DO MEU SACRIFÍCIO EM 2009? Pode parecer maluquice apostar tudo, tudo, tudo mesmo em um único ano de preparação, mas eu estava louco para casar, sonhava em sair de casa, ter a minha independência e, principalmente, liberdade com a minha futura esposa.

LIBERDADE? LIBERDADE? É isso mesmo! Meu namoro foi tradicional! Então… nada de viajar juntinhos… MUITO MENOS DORMIR AGARRADINHO! Nem na casa dela… nem na minha casa… nem em lugar algum! PENSE NUM CABRA AGONIADO POR CONQUISTAR ESSA LIBERDADE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL? Quer mais?

Eu me questionava o tempo inteiro… Como é que eu resolvo isso? Como é que eu viajo com ela? Como é que eu durmo com ela? Como é que eu tenho filhos com ela? Como é que eu me caso com ela? COMO É QUE EU FAÇO ISSO TUDO RÁPIDO?

Eu acreditava, do fundo do meu coração, que todos esses questionamentos eram solucionáveis… só que a resposta não me aliava…

Lá em 2008/2009 não existiam vídeos no youtube como este aqui embaixo:

Eu sabia que nossa liberdade seria conquistada com o casamento, mas existia um caminho até lá! COMO É QUE EU PERCORRO ESSE CAMINHO MAIS RÁPIDO?

1.QUER TER ESSA DISPOSIÇÃO ANIMAL/SURREAL DAS GALÁXIAS PARA ESTUDAR E PASSAR RÁPIDO? QUER OU NÃO QUER?

Supondo que você tenha respondido SIM… vamos para a próxima pergunta!

2. VOCÊ TEM FILHOS? AMA ELE? ELA? ELES?

3. VOCÊ TEM PAI? MÃE? AMA ELE? ELA? ELES?

4. VOCÊ TEM CÔNJUGE? AMA ELE? ELA?

Se você respondeu PELO MENOS UM SIM a qualquer uma das perguntas DOIS, TRÊS e QUATRO, PENSE NISSO:

“Se a vida do seu/sua ___________________ estivesse em jogo e dependesse da sua aprovação no concurso público. Você iria estudar mais para ser aprovado ainda mais rápido… ainda que tivesse que sacrificar sua saúde… e outras coisas mais?”

Eu, de coração, pensava dessa forma em 2009. Pensava que meus pais poderiam cair doentes a qualquer momento sem um plano de saúde, nem eu tinha uai! Pensava que minha namorada iria fazer a vida dela e me largar. Pensava que meu dinheiro iria acabar e que eu voltaria a depender dos meus pais. Só pensava em dores terríveis para me motivar a estudar cada vez mais. Comigo funcionou, pode não funcionar contigo. CUIDADO!

Eu não gosto de falar esse nome, mas eu criei o capeta! Criei um cenário extremamente desagradável para minha mente.

Todos os dias eram batalhas… a grande maioria delas vencidas… pouquíssimas perdidas. Sabe o motivo disso?

Ora… se eu perdesse a batalha… todas as pessoas que eu amo iriam sofrer e muito. Usei esse gatilho mental de dor para ter forças para estudar e não desistir nunca!

Se você está disposto a pagar esse preço, BEM-VINDO AO INFERNO! Arggh! Aaaaaaaaarrrrrrgh!!! Huuuuaaaaaa Haaaaahahahahahaha! Pegue seu machado (PDF) e corte árvores (estude, estude, estude!). Entenda também que nessa jornada é FUNDAMENTAL AMOLAR O MACHADO (descansar, identificar erros, revisar, melhorar).

Todo esse textão… toda essa inspiração graças a DEUS e a aluna Wendy! De coração, muito obrigado pelo seu comentário nos Passos de GIGANTE 210.

É PLENAMENTE POSSÍVEL PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO SEM PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA ALGUMA! As consequências são por sua conta. Cada um sabe onde o seu calo aperta e cada um tem uma realidade completamente diferente.

Eu poderia ter passado alguns anos trabalhando e estudando, por que não? Só que eu decidi ir para o risco, pois havia muito planejamento, 50.000 reais investidos ao longo de cinco anos (contando com o lucro dos investimentos), apoio da futura esposa… mãe… irmão… e depois de algum tempo… até do meu pai ex-casca-grossa! (hoje ele é manteiga derretida, rs).

Entendido, GIGANTES! Acredito que esse assunto “atividade física” na preparação ficou bem esclarecido. Dúvidas, nos comentários, por gentileza. Terei o maior prazer em respondê-los.

EMOÇÃO DE PODER Nº10

“Não conheço emoção mais rica do que o sentimento de contribuição: o maior presente da vida é a sensação de que seu jeito de ser, o modo como vive, suas palavras ou ações tocaram outras pessoas de modo profundo e significativo. O segredo de viver é doar”. (ROBBINS, Anthony, pag. 235. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Agora vamos falar de DOAÇÃO? É bíblico que é muito melhor DOAR em segredo, mas, de coração, para aqueles GIGANTES que já exercem essa atividade fantástica, eu gostaria que VOCÊ COMENTASSE QUAL FOI A DOAÇÃO MAIS EMOCIONANTE DA SUA VIDA? Não fique envergonhado.

Existe um propósito em falarmos sobre DOAÇÃO. Não estou me referindo ao dízimo ou a qualquer outra doação para instituições religiosas.

NOTA: Não sou contra o que você faz com o seu dinheiro. ELE É SEU! Logo, você faz com ele o que você quiser! :) Com todo amor que eu estou te falando isso… sério mesmo… não fique chateado comigo por eu ser tão direto e incisivo nesse ponto.

Algumas pessoas preferem ajudar parentes e conhecidos… outras desconhecidos… e ainda há aquelas em que delegam a responsabilidade do dinheiro doado para uma instituição (espiritual ou não, ONG ou não, qualquer que seja).

Se você acompanha o projeto PASSOS DE GIGANTE desde o início (21 de janeiro de 2019), então você já deve ter visto inúmeras vezes a frase:

“CRESCER E CONTRIBUIR!”

Ela já apareceu nos Passos de GIGANTE: 14, 41, 43, 52, 54, 79, 115, 117, 144 … entre outros.

Ah… Raphael, mas eu não tenho dinheiro!

Quem disse que tudo se resume a din din?

Lembra aquela história de que TEMPO É O SEU MAIOR ATIVO? Lembra disso? Seu tempo vale mais que ouro! Sendo assim, visitar uma instituição, participar de algum evento beneficente, periodicamente ou não, também é uma forma de servir a sociedade. É um outro tipo de contribuição.

Ah… Raphael, mas meia de dúzia de palavras não irão encher uma barriga cheia de fome!

:) Com muito amor, já que você disse isso. Vou chamar meu amiguinho Mateus. Ele vai te explicar.

Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”. Mateus 4.4

Eu poderia ter crescido e dito: “Agora não estou nem aê, É TUDO MEU!”

Porém… contudo… todavia… GRAÇAS A DEUS… eu, ao longo da minha vidinha, fui construindo, tijolinho por tijolinho, uma mentalidade de DEUS sempre colocaria pessoas incríveis na minha vida. SEMPRE!

E assim foi… tive professores EXTRAORDINÁRIOS… e SEMPRE cuidei do meu contágio social (EXCETO EM 1997). Aprendi Física/Matemática com o Nonato em 1998 no Impacto. Ele era um aluno cabeçudo que tirava todas as minhas dúvidas. Resultado: ele passou na Escola Naval… eu não. Só que eu passei em 1999 e só consegui uma bolsa de 100% nesse ano, pois meu desempenho em exatas (Física/Matemática) foi excepcional. Obrigado Nonato (in memoriam :( – recentemente me disseram que ele havia morrido muito jovem, logo depois de formado oficial pela Marinha).

Lembra do CRESCER E CONTRIBUIR?

Aprendi, logo ENSINO! 1999 foi um ano incrível. Participei das turmas especiais dos cursinhos e nas horas vagas eu tirava dúvidas de outros alunos.

Resultado: Passei na AFA – Academia da Força Aérea – e na Escola Naval e ainda carreguei alguns amigos comigo. CLARO QUE ELES FIZERAM A PARTE DELES: ESTUDARAM MUITO!

Dentro da AFA, no primeiro ano, fiz a mesma coisa. Dei aula de Física e de Cálculo 1 (um) para vários cadetes. A maioria foi aprovada e conseguiu escapar do desligamento por nota. CRESCER E CONTRIBUIR.

No segundo ano, eu não sabia nada de voo… nada… nesse caso, foi minha vez de aprender com quem sabia. E não é que eu aprendi? Peguei dicas com RAFFARE, PLÍNIO, ROMERO, mas no final acabei desligado em voo, pois meu problema não era com o manche.

Já tinha contei isso nos Passos de GIGANTE 92 e 142.

Eu poderia continuar aqui com trocentos mil outros exemplos de como DEUS abriu as portas para mim… financeiramente ou não… os caminhos foram se abrindo… ora meio tortuosos por escolhas minhas… por responsabilidade minha.

Acredite! Você poderá viver muito, mas muito melhor se aprender a doar.

Mal-agradecido: Ah… mas ninguém me dá nada… só tem filha da truta nesse mundo…

EITA CRENÇA MISERÁVEL DE ESCASSEZ!

Eu estou aqui há pelo menos 211 (duzentos e onze) dias, certamente mais de 1.000 (mil) horas na SÉRIE PASSOS DE GIGANTE e TUDO ISSO DE GRAÇA!

Mal-agradecido: Ah… ah… agora você está jogando na minha cara!

GIGANTE! Eu estou tirando a trave que está no meio da sua carinha linda maravilhosa!

IMPORTANTE: Esse recado é EXCLUSIVO para os mal-agradecidos. É claro que não temos GIGANTES com esse perfil aqui, pois já trabalhamos bastante a mentalidade de vencedor/campeão!

Ah… aproveito, novamente, para agradecer a todas as pessoas que me ajudaram a estudar. Em especial ao Senhor William Douglas e ao Alexandre Meirelles. O meu caminho não teria sido tão rápido se DEUS não tivesse colocado a vida dessas pessoas na minha jornada. Gratidão eterna! Muito carinho por eles e não me canso de dizer isso! :) OBRIGADO DEUS! OBRIGADO POR TUDO! OBRIGADO GIGANTE PELA SUA PRESENÇA AQUI!

Estamos JUNTOS MISTURADOS (e para quem acredita) DEUS GRUDADO! :)

ABRAÇO DE GIGANTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quinta-feira incrível… já tá acabando né… Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigado meu amigo pela doação de vida que tu tem nos presenteado. Que Deus continue lhe retribuindo com muitos presentes. Eu invisto minha vida em pessoas, manifestando o reino de Deus no coração de muitos. Meu ministério é pastoreio... mas ainda não fui consagrado.. no entanto, cuido de vidas.. em pequenos grupos.. igrejas menores.. centros de desintoxicação... ganhando almas pra Jesus.
    Felipe Gomes em 25/08/19 às 00:44
  • Bom dia Raphael, os passos de gigante está mudando a minha forma de enxergar as coisas. Vou confessar que não leio os passos de gigante todos os dias, mas sempre quando posso venho aqui. Você falou da atividade física aqui, acredito que é válido fazer, pois aumenta mais a concentração nos estudos, experiência própria, por isso não deixo de fazer. Por fim, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho, muito obrigada por estar ajudando tantas pessoas. Grande abraço, Diéssica.
    Diéssica Vargas de Oliveira em 24/08/19 às 10:07
  • Bom dia Raphael, A respeito da atividade física realmente não ando encontrando tempo, minha prioridade tem sido meu filho, meus estudos e o trabalho, mas com certeza irei arrumar um tempo nem que seja para fazer alguns exercícios em casa. Doação, algo que me marcou muito foi cuidar da minha mãe nos seus quatro últimos anos de vida, deixei de preocupar comigo e cuidei dela com os recursos e o tempo que tinha, o resto Deus providenciou e graças a Deus tenho a consciência tranquila, minhã mãe faleceu no final de 2015 mas eu sei que fiz o que estava em meu alcance. Logo depois em 2018 meu pai também faleceu e meu irmão usuário de drogas estava numa situação lastimável e Deus me deu forças para ajudá-lo a se libertar, colocou em nosso caminho uma instituição gratuita e me deu forças e sabedoria para auxiliá-lo a sair dessa vida, essas três pessoas (minha mãe, meu pai e meu irmão), percebo que Deus me levantou para ajudá-las cada uma de uma forma diferente e hoje sei que tudo que acontece em minha vida tem um propósito e Deus está no controle de tudo e é Fiel. Hoje estudo para concurso, tenho uma área e um cargo que pretendo alcançar, ler os passos tem sido um diferencial em minha jornada. Obrigada por ser esse instrumento em minha vida! Abraços...
    PATRICIA DOS S SILVA em 23/08/19 às 08:56
  • Boa nooiitee.. Raphael, como sempre digo, os PGs fizeram toda diferença em ninha vida. ? Doação, um sentimento maravilhoso. Já fiz uma doação em conpras de supermercado, que me marcou bastante, uma senhorinha pediu um litro de leite para levar para neta que não tinha o que comer, então eu e meu esposo fomos com a senhora ao supermercado e fizemos uma compra pra ela , ai a caixa do supermercado falou comgio que não era pra fazer isso porque a mulher ia trocar tudo por "porcarias" (drogas), então falei com ela que meu sentimento de ter feito minha parte era mais importante do que a senhora poderia fazer com a compra. Ajudar as pessoas é algo que não tem preço, seja ajuda material, seja com alimentos, seja da forma que for. Grande abraço.
    Thalita Lisboa em 22/08/19 às 22:31
  • Olá, Rafael Balboa! Leio alguns dos seus passos de GIGANTE. Confesso que não leio todos, mas esse me chamou à atenção por dois motivos: a importância da prática da atividade física e o sentimento de doação. Tenho deixado de lado a atividade física devido ao trabalho e ao estudo, mas meu corpo e minha mente estão sentindo falta. Preciso encontrar um tempo! Não está fácil! Assim como vc, sou ex-cadete da AFA, e uma das "doações" que mexeu muito comigo foi ajudar aos cadetes mais modernos no primeiro contato com a nacele do T-25 para instrução de voo. Outra que mexeu muito, porém, mais recente, foi quando doei leite em pó aos moradores de rua que dormem no jardim do Banco Central, no Rio de Janeiro. Em ambos os casos, o sentimento de gratidão daquelas pessoas é algo indescritível e recompensador! Parabéns, pelo texto, pelo trabalho e pela sua história! Abraço, Diogo de Oliveira.
    Diogo de Oliveira em 22/08/19 às 19:14