PASSOS DE GIGANTE 211/365
Raphael Lacerda (BALBOA)

PASSOS DE GIGANTE 211/365

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além!

AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: Dia de contribuição… já falamos de agradecimento nos Passos de GIGANTE 203, mas e o contrário? O quanto nos retribuímos aquilo que ganhamos? Vamos explorar um pouco esse assunto? Acredite. Tem tudo a ver não só com concurso público, mas também com a entrega dos Passos de Gigante gratuita e exclusiva pelo Estratégia Concursos.

Cenas da última decolagem: Nos Passos de GIGANTE 210, exploramos o tema “vitalidade”. Praticar ou não atividade física durante a preparação para o concurso da sua vida?

SE LIGA! :)

IMPORTANTE! OBSERVAÇÃO RELATIVA AOS PASSOS DE GIGANTE 210 – ATIVIDADE FÍSICA. SE LIGA HEIN!!!

Hoje, respondi uma aluna que fiz uma EXCELENTE OBSERVAÇÃO! Ela relata que já assistiu a vários depoimentos de aprovados e que a grande maioria NÃO PRATICOU ATIVIDADE FÍSICA durante os estudos.

Destaca ainda um ponto comum nesses depoimentos, ARREPENDIMENTO. Ou seja, os aprovados teriam praticado física se pudessem voltar no tempo.

MINHAS CONSIDERAÇÕES: Se liga, pois eu já havia escrito isso nos Passos de ontem! :) Se eu tivesse passado entre os nomeados do concurso para Receita Federal 2009, tenha certeza absoluta de que a história contada por mim seria completamente diferente.

Eu, de coração, nunca me considerei inteligente, apenas um carinha esforçado querendo sair da favela com honra e dignidade.

Eu pensava que um ano de sacrifício total seria suficiente para que eu me tornasse auditor fiscal em 12 (doze) meses. Não aconteceu! Era possível ser aprovado em até um ano, claro que era. O meu diálogo interno era: É POSSÍVEL! EU VOU CONSEGUIR!

Caí na segunda-fase… não fui nomeado… tive estafa mental… quase perdi para depressão pela segunda vez e paguei o preço do risco de não fazer atividade física.

Se você GIGANTE, não puder ou não quiser mexer o esqueleto, as consequências são por sua conta e risco. Cada um sabe onde o seu calo aperta. Cada um conhece a sua dor.

SABE O MOTIVO DO MEU SACRIFÍCIO EM 2009? Pode parecer maluquice apostar tudo, tudo, tudo mesmo em um único ano de preparação, mas eu estava louco para casar, sonhava em sair de casa, ter a minha independência e, principalmente, liberdade com a minha futura esposa.

LIBERDADE? LIBERDADE? É isso mesmo! Meu namoro foi tradicional! Então… nada de viajar juntinhos… MUITO MENOS DORMIR AGARRADINHO! Nem na casa dela… nem na minha casa… nem em lugar algum! PENSE NUM CABRA AGONIADO POR CONQUISTAR ESSA LIBERDADE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL? Quer mais?

Eu me questionava o tempo inteiro… Como é que eu resolvo isso? Como é que eu viajo com ela? Como é que eu durmo com ela? Como é que eu tenho filhos com ela? Como é que eu me caso com ela? COMO É QUE EU FAÇO ISSO TUDO RÁPIDO?

Eu acreditava, do fundo do meu coração, que todos esses questionamentos eram solucionáveis… só que a resposta não me aliava…

Lá em 2008/2009 não existiam vídeos no youtube como este aqui embaixo:

Eu sabia que nossa liberdade seria conquistada com o casamento, mas existia um caminho até lá! COMO É QUE EU PERCORRO ESSE CAMINHO MAIS RÁPIDO?

1.QUER TER ESSA DISPOSIÇÃO ANIMAL/SURREAL DAS GALÁXIAS PARA ESTUDAR E PASSAR RÁPIDO? QUER OU NÃO QUER?

Supondo que você tenha respondido SIM… vamos para a próxima pergunta!

2. VOCÊ TEM FILHOS? AMA ELE? ELA? ELES?

3. VOCÊ TEM PAI? MÃE? AMA ELE? ELA? ELES?

4. VOCÊ TEM CÔNJUGE? AMA ELE? ELA?

Se você respondeu PELO MENOS UM SIM a qualquer uma das perguntas DOIS, TRÊS e QUATRO, PENSE NISSO:

“Se a vida do seu/sua ___________________ estivesse em jogo e dependesse da sua aprovação no concurso público. Você iria estudar mais para ser aprovado ainda mais rápido… ainda que tivesse que sacrificar sua saúde… e outras coisas mais?”

Eu, de coração, pensava dessa forma em 2009. Pensava que meus pais poderiam cair doentes a qualquer momento sem um plano de saúde, nem eu tinha uai! Pensava que minha namorada iria fazer a vida dela e me largar. Pensava que meu dinheiro iria acabar e que eu voltaria a depender dos meus pais. Só pensava em dores terríveis para me motivar a estudar cada vez mais. Comigo funcionou, pode não funcionar contigo. CUIDADO!

Eu não gosto de falar esse nome, mas eu criei o capeta! Criei um cenário extremamente desagradável para minha mente.

Todos os dias eram batalhas… a grande maioria delas vencidas… pouquíssimas perdidas. Sabe o motivo disso?

Ora… se eu perdesse a batalha… todas as pessoas que eu amo iriam sofrer e muito. Usei esse gatilho mental de dor para ter forças para estudar e não desistir nunca!

Se você está disposto a pagar esse preço, BEM-VINDO AO INFERNO! Arggh! Aaaaaaaaarrrrrrgh!!! Huuuuaaaaaa Haaaaahahahahahaha! Pegue seu machado (PDF) e corte árvores (estude, estude, estude!). Entenda também que nessa jornada é FUNDAMENTAL AMOLAR O MACHADO (descansar, identificar erros, revisar, melhorar).

Todo esse textão… toda essa inspiração graças a DEUS e a aluna Wendy! De coração, muito obrigado pelo seu comentário nos Passos de GIGANTE 210.

É PLENAMENTE POSSÍVEL PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO SEM PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA ALGUMA! As consequências são por sua conta. Cada um sabe onde o seu calo aperta e cada um tem uma realidade completamente diferente.

Eu poderia ter passado alguns anos trabalhando e estudando, por que não? Só que eu decidi ir para o risco, pois havia muito planejamento, 50.000 reais investidos ao longo de cinco anos (contando com o lucro dos investimentos), apoio da futura esposa… mãe… irmão… e depois de algum tempo… até do meu pai ex-casca-grossa! (hoje ele é manteiga derretida, rs).

Entendido, GIGANTES! Acredito que esse assunto “atividade física” na preparação ficou bem esclarecido. Dúvidas, nos comentários, por gentileza. Terei o maior prazer em respondê-los.

EMOÇÃO DE PODER Nº10

“Não conheço emoção mais rica do que o sentimento de contribuição: o maior presente da vida é a sensação de que seu jeito de ser, o modo como vive, suas palavras ou ações tocaram outras pessoas de modo profundo e significativo. O segredo de viver é doar”. (ROBBINS, Anthony, pag. 235. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Agora vamos falar de DOAÇÃO? É bíblico que é muito melhor DOAR em segredo, mas, de coração, para aqueles GIGANTES que já exercem essa atividade fantástica, eu gostaria que VOCÊ COMENTASSE QUAL FOI A DOAÇÃO MAIS EMOCIONANTE DA SUA VIDA? Não fique envergonhado.

Existe um propósito em falarmos sobre DOAÇÃO. Não estou me referindo ao dízimo ou a qualquer outra doação para instituições religiosas.

NOTA: Não sou contra o que você faz com o seu dinheiro. ELE É SEU! Logo, você faz com ele o que você quiser! :) Com todo amor que eu estou te falando isso… sério mesmo… não fique chateado comigo por eu ser tão direto e incisivo nesse ponto.

Algumas pessoas preferem ajudar parentes e conhecidos… outras desconhecidos… e ainda há aquelas em que delegam a responsabilidade do dinheiro doado para uma instituição (espiritual ou não, ONG ou não, qualquer que seja).

Se você acompanha o projeto PASSOS DE GIGANTE desde o início (21 de janeiro de 2019), então você já deve ter visto inúmeras vezes a frase:

“CRESCER E CONTRIBUIR!”

Ela já apareceu nos Passos de GIGANTE: 14, 41, 43, 52, 54, 79, 115, 117, 144 … entre outros.

Ah… Raphael, mas eu não tenho dinheiro!

Quem disse que tudo se resume a din din?

Lembra aquela história de que TEMPO É O SEU MAIOR ATIVO? Lembra disso? Seu tempo vale mais que ouro! Sendo assim, visitar uma instituição, participar de algum evento beneficente, periodicamente ou não, também é uma forma de servir a sociedade. É um outro tipo de contribuição.

Ah… Raphael, mas meia de dúzia de palavras não irão encher uma barriga cheia de fome!

:) Com muito amor, já que você disse isso. Vou chamar meu amiguinho Mateus. Ele vai te explicar.

Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”. Mateus 4.4

Eu poderia ter crescido e dito: “Agora não estou nem aê, É TUDO MEU!”

Porém… contudo… todavia… GRAÇAS A DEUS… eu, ao longo da minha vidinha, fui construindo, tijolinho por tijolinho, uma mentalidade de DEUS sempre colocaria pessoas incríveis na minha vida. SEMPRE!

E assim foi… tive professores EXTRAORDINÁRIOS… e SEMPRE cuidei do meu contágio social (EXCETO EM 1997). Aprendi Física/Matemática com o Nonato em 1998 no Impacto. Ele era um aluno cabeçudo que tirava todas as minhas dúvidas. Resultado: ele passou na Escola Naval… eu não. Só que eu passei em 1999 e só consegui uma bolsa de 100% nesse ano, pois meu desempenho em exatas (Física/Matemática) foi excepcional. Obrigado Nonato (in memoriam :( – recentemente me disseram que ele havia morrido muito jovem, logo depois de formado oficial pela Marinha).

Lembra do CRESCER E CONTRIBUIR?

Aprendi, logo ENSINO! 1999 foi um ano incrível. Participei das turmas especiais dos cursinhos e nas horas vagas eu tirava dúvidas de outros alunos.

Resultado: Passei na AFA – Academia da Força Aérea – e na Escola Naval e ainda carreguei alguns amigos comigo. CLARO QUE ELES FIZERAM A PARTE DELES: ESTUDARAM MUITO!

Dentro da AFA, no primeiro ano, fiz a mesma coisa. Dei aula de Física e de Cálculo 1 (um) para vários cadetes. A maioria foi aprovada e conseguiu escapar do desligamento por nota. CRESCER E CONTRIBUIR.

No segundo ano, eu não sabia nada de voo… nada… nesse caso, foi minha vez de aprender com quem sabia. E não é que eu aprendi? Peguei dicas com RAFFARE, PLÍNIO, ROMERO, mas no final acabei desligado em voo, pois meu problema não era com o manche.

Já tinha contei isso nos Passos de GIGANTE 92 e 142.

Eu poderia continuar aqui com trocentos mil outros exemplos de como DEUS abriu as portas para mim… financeiramente ou não… os caminhos foram se abrindo… ora meio tortuosos por escolhas minhas… por responsabilidade minha.

Acredite! Você poderá viver muito, mas muito melhor se aprender a doar.

Mal-agradecido: Ah… mas ninguém me dá nada… só tem filha da truta nesse mundo…

EITA CRENÇA MISERÁVEL DE ESCASSEZ!

Eu estou aqui há pelo menos 211 (duzentos e onze) dias, certamente mais de 1.000 (mil) horas na SÉRIE PASSOS DE GIGANTE e TUDO ISSO DE GRAÇA!

Mal-agradecido: Ah… ah… agora você está jogando na minha cara!

GIGANTE! Eu estou tirando a trave que está no meio da sua carinha linda maravilhosa!

IMPORTANTE: Esse recado é EXCLUSIVO para os mal-agradecidos. É claro que não temos GIGANTES com esse perfil aqui, pois já trabalhamos bastante a mentalidade de vencedor/campeão!

Ah… aproveito, novamente, para agradecer a todas as pessoas que me ajudaram a estudar. Em especial ao Senhor William Douglas e ao Alexandre Meirelles. O meu caminho não teria sido tão rápido se DEUS não tivesse colocado a vida dessas pessoas na minha jornada. Gratidão eterna! Muito carinho por eles e não me canso de dizer isso! :) OBRIGADO DEUS! OBRIGADO POR TUDO! OBRIGADO GIGANTE PELA SUA PRESENÇA AQUI!

Estamos JUNTOS MISTURADOS (e para quem acredita) DEUS GRUDADO! :)

ABRAÇO DE GIGANTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quinta-feira incrível… já tá acabando né… Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Posts Relacionados

Compartilhe:

Raphael Lacerda (BALBOA)

Raphael Lacerda (BALBOA)

RAPHAEL LACERDA (BALBOA) Consultoria e Coaching Natural do Rio de Janeiro, formou-se em ciências contábeis em 2008, além de ter servido na EPCAR, na EEAR, como especialista em eletrônica, e na AFA, como aviador. Atualmente é Auditor-Fiscal da Receita Estadual do Estado do Rio de Janeiro, aprovado no concurso de 2011. Ingressou no mundo dos concursos militares em 1996, em 2008 iniciou seus estudos nos concursos públicos. Se você quiser conhecer um pouco mais da trajetória dele, leia o depoimento do Balboa aqui mesmo no site do estratégia. O link segue abaixo: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-me-tornei-afre-rj-auditor-fiscal-da-receita-estadual-do-rio-de-janeiro/ Meu grande objetivo é fazer com que o sonho de vocês vire realidade assim como o meu se tornou!​ "Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada".  (Rocky Balboa) Outras aprovações: MPU – Perito Contábil (2010, 3º lugar) AFRM – Angra RJ (2010, 67º lugar) AFRFB (2009, 1ª fase) EEAR – Escola de Sargentos (12º lugar) AFA - Academia da Força Aérea (2000 – 3º lugar) Escola Naval (2000, 47º lugar) EPCAR (1997, 161º lugar)

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x