Artigo

PASSOS DE GIGANTE 79/365

Isso e muito mais nos Passos de HOJE! ;)

Falaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaaaaa… Tá chegandooooooo! Uhuuuu!!! Faltaaaaaaaaaaaaaam três diaaaaaaaaaaas! YES YES YES! E hoje, domingão das galáxias, eu vou trazer uma reflexão muito bacana para você checar em que perfil você se encontra: prisioneiro do passado, equilibrado no presente, ansioso pelo futuro… entre outros.

SUGESTÃO DE TRILHA SONORA para ler os PASSOS DE GIGANTE de hoje, clique aqui.

“Se vai cometer um erro, frequentemente é melhor que erre por superestimar suas capacidades. Por quê? Seu sucesso pode depender disso. Uma das diferenças entre os pessimistas e os otimistas é que depois de tentarem aprender uma nova habilidade, os pessimistas geralmente se avaliam com exatidão, ao passo que os otimistas estimam o próprio desempenho como superior ao que realmente foi.

Após a avaliação, os pessimistas desistem, não vendo um bom motivo para investir numa atividade infrutífera. De modo oposto, as percepções positivas dos otimistas lhes dão o suporte emocional e o impulso persistirem e, por fim, dominarem a habilidade. Assim, avaliações aparentemente irrealistas tornam-se um reflexo da verdadeira habilidade.

Lembre-se, o passado não é igual ao futuro. Qual é o primeiro passo que você pode dar em direção ao sonho que um dia acho impossível?”(ROBBINS, Anthony, pag. 94. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

E aê? Pronto para DECOLAR? Hoje eu compartilho uma aula que aprendi com meu mentor Paulo Vieira. Vamos falar um pouco sobre Inteligência Foco Temporal para identificarmos onde você se encontra: PRESENTE, PASSADO OU FUTURO. Pode ser que você, realmente, esteja precisando de ajuda profissional, será? Vamos lá! Estamos JUNTOS AD ASTRA ET ULTRA! ;)

Passado – Só pode ser acessado através das nossas memórias e de nossas lembranças.

Futuro – Só pode ser conectado de acordo com a nossa visão de futuro, e com as imaginações sobre o futuro.

Presente – Eu tenho as ações do presente e os seus resultados, às vezes imediatos, outras vezes não. Além das emoções vividas no instante presente.

Para que tenhamos JUNTOS uma vida extraordinária, o FOCO deve ser no PRESENTE, mas existem pessoas que colocam o foco no passado e outras que colocam o foco no futuro e não vivem o presente.

Já parou para pensar que o nome PRESENTE não é fruto do acaso? É aqui, no PRESENTE, no hoje que nós construímos, que nós realizamos, que nós somos felizes. Ou você conhece alguém que diga eu sou feliz ontem ou ainda eu sou feliz amanhã?

SOMOS FELIZES NO AQUI E NO AGORA!

QUADRO DE ANÁLISE DA INTELIGÊNCIA FOCO TEMPORAL

Como deixar esse quadro TOP DAS GALÁXIAS? Simples, veja só! ;)

Objetivo de cada tempo associado à conexão e à avaliação:

Passado – Lembranças BOAS (+++) – Nós iremos trazê-las a nossa mente, perceba que todos dias, quando acordo por volta de 4h/5h da manhã, eu lembro do meu casamento em Bora Bora, no Tahiti. Por que será? Já pensou nisso? Essas lembranças INCRÍVEIS das GALÁXIAS nos dizem que vale muito a pena viver… Uau! Se vale! ;)

Prisioneiro do Passado

Passado – Lembranças RUINS (—) – Nós também iremos trazê-las, por que não? Afinal, elas nos fazem APRENDER! Errar é oportunidade de APRENDIZADO! Já contei inúmeras lembranças ruins, a pior delas para mim foi a da tentativa de suicídio nos Passos de Gigante 43 e 70.E existem outras também… ninguém vive só de vitórias… isso é ilusão!

Futuro – Visão POSITIVA (+++) – Nós sonhamos com o melhor em nossas vidas. Uma aprovação no concurso, uma família incrível, viagens, comer bem, crescer e contribuir ainda mais…

Futuro – Visão NEGATIVA (—) – Nós calculamos os riscos envolvidos em nossos atos do presente e as possíveis consequências no futuro. Análise de risco é importante para carambaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Você enxerga um caminho ruim, uma escolha negativa e se desvia dela.

SERÁ QUE EU VOU CONSEGUIR? Essa dúvida e esse foco na visão negativa de futuro não vai te ajudar em nada…

Presente – Ação TOP DAS GALÁXIAS (+++) – Essas ações são produtivas, ou seja, nos permite sermos pessoas melhores, fazermos o nosso melhor e lá no futuro termos algo ainda melhor, algo extraordinário.

Presente – AÇÃO DESTRUTIVA (—) – A simples ação de não estudar é um ato de omissão. É algo destrutivo, pois é o nosso futuro que está em jogo, a nossa vida e muitas vezes da nossa família que está correndo risco, são os nossos resultados. Quando não controlamos nossas emoções, muitas vezes ocorrem ações altamente destrutivas, por isso é tão importante dominarmos nossas emoções. Sem essa historinha de “Eu não tenho sangue de barata”, pois é exatamente esse comportamento/pensamento que nos leva a ações destrutivas. Eu tenho outra história HORROROSA por conta dessa frase TERRÍVEL! Um dia eu te conto… Te dou minha palavra.

Entenderam como funciona a conexão entre PASSADO, PRESENTE E FUTURO?

Qual é a proporção? Qual é o percentual de modelo desses tempos a ser aplicado em nossas vidas?

ATENÇÃO! O quadro abaixo foi aprendido na minha especialização como Master Coach na Febracis, Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico. Você pode concordar ou não e isso é um direito seu… :) Eu acredito bastante no modelo proposto e isso tem gerado ótimos resultados na minha vida e nas pessoas que trabalham comigo. ;)

Fiz questão de manter minhas anotações do curso, pois isso é importante para que vocês percebam que eu também erro para caramba e também tenho problemas.

Atenção ao modelo de depressão unitemporal e de ansiedade! Cuidado! Você pode necessitar de ajuda profissional.

Análise o quadro acima e veja qual é o seu modelo. Fez isso? Se você está vivendo fora do modelo de sucesso (10%, 60%, 30%), então que tal transformarmos isso AGORA?

SUGESTÕES MODELO SUCESSO

10% Passado – 8% Ver álbuns de família e focar nas lembranças boas que já aconteceram.

2% Refletir sobre os erros do passado e se perguntar o que você aprendeu depois daquele episódio.

30% Futuro – Todos nós estamos indo para lá, então não tem como vivermos uma vida desconectada dele.

25% dedicados para uma visão positiva de futuro. Você já fez a sua visão além do alcance? O seu mural da vida extraordinária? O quadro dos sonhos? Tem que fazer sua parte ÁGUIA! Do contrário, NÃO FUNCIONA! Desculpe a sinceridade, mas não tem chororô.

5% – análise de risco/planejamento estratégico/checar as coisas ruins e se afastar delas o máximo possível.

Quer um exemplo mais SINISTRO DAS GALÁXIAS do que a vida de VIKTOR FRANKL, no livro “Em busca de sentido”? Te contei um pouco sobre ele nos Passos de Gigante 62. Lembra?

Ele estava num campo de concentração nazista e o futuro inevitável para a grande maioria dos presos seria a morte, maaaaaaaas… o tempo todo, mesmo diante do caos e do terror, ele buscou diariamente uma visão positiva de futuro. Vocês estão entendendo, percebendo a importância desse assunto e dessas práticas?

60% Presente – FÉ HOJE + FOCO AGORA + FORÇA JÁ – Esse lindo presente é quem vai comandar TUDO! É buscar excelência em quem você é (SER) no presente, o que você faz (FAZER) aqui no presente!

Aqui você estuda, você beija seu cônjuge, você abraça seus filhos, você dá valor as amizades verdadeiras, você faz revisões, você faz ciclo de estudos, você é focado, você é disciplinado, você é forte, você é conectado com a sua espiritualidade, você pratica atividade física, você se alimenta de forma saudável, você dorme bem, você liga para os seus pais…

DE TODO O MEU CORAÇÃO! CUIDADO COM A PRISÃO DO PASSADO!

LIMPE SUA MENTE! FAXINA URGENTE NA SUA CONSCIÊNCIA!!!

OUTRO CUIDADO MUITO IMPORTANTE! MODELO DE ANSIEDADE!

PESSOAS TEMEROSAS, ANSIOSAS, INERTES… PENSAM MUITO NO FUTURO, MAS NÃO FAZEM NADAAAAAAAAAAAAA… SÃO OS PROCRASTINADORES!

Se ainda não viu, veja o webinário “Como eliminar a procrastinação e ter motivação nos estudos”. Está em nosso canal!

Se você quiser saber mais sobre o assunto, você tem dois caminhos: um fazer o método CIS ou ler as páginas 126 a 137 do livro “O Poder da Ação – Paulo Vieira”.

A partir daqui, exercício de Provérbios. 07 DE ABRIL, CAPÍTULO 7.

Se você já fez, ok… se não sabe do que estou falando, leia as orientações contidas nos Passos de Gigante 72.

PROVÉRBIOS – CAPÍTULO 7 (Escrito por Salomão, o homem mais sábio do Universo)

“Meu filho, obedeça às minhas palavras e no íntimo guarde os meus mandamentos.
Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a pupila dos seus olhos.
Amarre-os aos dedos; escreva-os na tábua do seu coração.
Diga à sabedoria: “Você é minha irmã”, e chame ao entendimento seu parente;
eles o manterão afastado da mulher imoral, da mulher leviana e suas palavras sedutoras.
Da janela de minha casa olhei através da grade
e vi entre os inexperientes, no meio dos jovens, um rapaz sem juízo.
Ele vinha pela rua, próximo à esquina de certa mulher, andando em direção à casa dela
Era crepúsculo, o entardecer do dia, chegavam as sombras da noite, crescia a escuridão.
A mulher veio então ao seu encontro, vestida como prostituta, cheia de astúcia no coração.
( Ela é espalhafatosa e provocadora, seus pés nunca param em casa;
uma hora na rua, outra nas praças, em cada esquina fica à espreita. )
Ela agarrou o rapaz, beijou-o e lhe disse descaradamente:
“Tenho em casa a carne dos sacrifícios de comunhão, que hoje fiz para cumprir os meus votos.
Por isso saí para encontrá-lo; vim à sua procura e o encontrei!
Estendi sobre o meu leito cobertas de linho fino do Egito.
Perfumei a minha cama com mirra, aloés e canela.
Venha, vamos embriagar-nos de carícias até o amanhecer; gozemos as delícias do amor!
Pois o meu marido não está em casa; partiu para uma longa viagem.
Levou uma bolsa cheia de prata e não voltará antes da lua cheia”.
Com a sedução das palavras o persuadiu, e o atraiu com o dulçor dos lábios.
Imediatamente ele a seguiu como o boi levado ao matadouro, ou como o cervo que vai cair no laço
até que uma flecha lhe atravesse o fígado, ou como o pássaro que salta para dentro do alçapão, sem saber que isso lhe custará a vida.
Então, meu filho, ouça-me; dê atenção às minhas palavras.
Não deixe que o seu coração se volte para os caminhos dela, nem se perca em tais veredas.
Muitas foram as suas vítimas; os que matou são uma grande multidão.
A casa dela é um caminho que desce para a sepultura, para as moradas da morte”.

Provérbios 7:1-27

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um DOMINGÃO INCRÍVEL! :) Faça os exercícios propostos! Só assim os resultados aparecerão! :) Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.