Artigo

PASSOS DE GIGANTE 210/365

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além!

AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: Que tal falarmos sobre vitalidade? Não só física como mental, ambas importantíssimas.

Cenas da última decolagem: Ontem, nos Passos de GIGANTE 209, falamos sobre a emoção de poder “alegria”, embora eu tenha explorado mais o tema do mundinho de Pollyana e também te contei uma das minhas histórias de superação. Se não leu, leia… Se já leu, MODELA! :)

EMOÇÃO DE PODER Nº9

“É fundamental alimentar sua vitalidade; se você não cuida da saúde, fica mais difícil desfrutar das emoções. Contrariamente à crença popular, ficar parado não preserva a energia. O sistema nervoso humano precisa se movimentar para ter energia. À medida que você se mexe, o oxigênio flui através do sistema nervoso, e o bem-estar físico cria a sensação emocional de vitalidade necessária para transformar desafios em oportunidades”. (ROBBINS, Anthony, pag. 235. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Será que existe alguma coisa neste nosso mundinho que uma vez alimentado NÃO CRESCE?

Com esse questionamento, nós poderíamos abordar diversos temas, mas abordarei, principalmente, a saúde física.

Anos Luz longe de ser um Senhor da razão e nem quero ser… Como eu sempre digo, a janela do aprendizado deve estar sempre aberta.

Então, caro GIGANTE, o que você irá ler aqui é fruto das minhas experiências antes e depois da aprovação.

O que eu posso te garantir de cara é que estudar num sistema de confinamento (isolamento) sem atividade física… qualquer que seja… Huuuuuuummm… Vamos adicionar um período prolongado? Xiiiii… O cheiro está ficando bem ruim…

Já abordei o tema da minha estafa mental nos Passos de Gigante 120, 144, 186 e 199. Foi um ano intenso de preparação para auditor fiscal da receita federal do Brasil, concurso 2009. Foi minha primeira prova com doze meses de estudo e eu passei para segunda fase… caindo nela com uma média 8,6 nas seis provas discursivas.

Eu, certamente, estaria te contando outra história se tivesse passado de primeira. Não tenha a menor dúvida de que essas próximas linhas seriam diferentes. O fato é que eu gastei tanto combustível, mas tanto… que mesmo o carro (meu cérebro) em pane seca (sem energia) era forçado a caminhar até a jornada da aprovação.

Zero atividade física, zero meditação, zero área espiritual, zero lazer… zero praticamente tudo… Todo esse sacrifício foi feito, pois eu, de coração, tinha FÉ que iria passar de primeira para Fiscal da Receita.

Como eu bati na trave, a história que irei te contar será outra, mas fica o recado para aqueles que desejam passar com menos de um ano… às vezes dois anos… É POSSÍVEL! NÃO É REGRA! É EXCEÇÃO! Tenha isso bem claro na sua mente.

Um detalhe muito interessante é pensar que todos os aprovados (sob um determinado ponto de vista) fazem parte de um grupo de exceção. Ora… se temos 10.000 candidatos e 50 vagas, então temos uma regra bem clara aqui:

9.950 pessoas certamente serão reprovadas e a exceção será o grupo dos 50 aprovados. Já tivemos provas (FGV, principalmente) em que o número de vagas não foi preenchido. Motivo: Prova HARDCORE PUNK SINISTRA DOS INFERNOS!

Esclarecido esses detalhes de regra e de exceção relacionados à aprovação no curto prazo, vamos ao que eu percebi na análise ANTES e DEPOIS de aprovado.

ANTES DA APROVAÇÃO

Depois dessa estafa (2009/2010), decidi voltar a praticar atividade física. Diariamente (antes do edital), três vezes por semana (pós edital). A qualidade do meu estudo aumentou consideravelmente.

Que qualidade, Raphael? Seja mais específico!

Percebi maior disposição para estudar, melhor retenção de conteúdo, menos cansaço… menos sono.

Eu não sou o único a falar isso. Você já conversou com quantos aprovados? Já ouviu ou leu os depoimentos deles na seção do Estratégia Concursos? Sim? Não? Talvez…

Aqui é entre nós… você pode até ser um super dotado e não precisar de nada disso, mas euzinho aqui era cheio… lotadinho da silva de limitações. Como as superei? Ora… observando o que os aprovados nas primeiras colocações fizeram e adaptando o comportamento deles para minha realidade.

SEÇÃO DE DEPOIMENTOS DOS APROVADOS DO ESTRATÉGIA – LINK AQUI.

Quer outra dica de ouro? Pode até ser que eu já tenha escrito isso aqui nos Passos de GIGANTE ou em outro artigo. De qualquer forma, preste muita atenção, muita mesmo.

Tive alguns alunos aumentando suas horas de estudo substancialmente depois dessa dica de ouro.

HORÁRIO NOBRE X HORÁRIO “PODRE”

Se você já estuda há algum tempo, existe uma chance muito grande de você já ter identificado qual é o turno do seu melhor rendimento (manhã, tarde, noite ou madrugada)?

Tenho um amigo que passou para dois concursos de auditor fiscal, um deles na oitava posição (SEFAZ-AC) e o outro foi nada mais nada menos que a disputadíssima Receita Federal do Brasil. O horário nobre dele era a madrugada (meia-noite às sete da manhã).

Tem de tudo nesse mundinho dos concursos, SÓ NÃO EXISTEM APROVADOS SEM ESTUDAR! Isso não existe mesmo. Já te falei que concurso não é mega sena nos Passos de GIGANTE 204.

Identificou o seu horário nobre (alto rendimento de estudo)? SHOW! MARAVILHOSO! PERFEITO!

EVITE DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS E INIMAGINÁVEIS A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA OU DE QUALQUER OUTRA COISA NO SEU HORÁRIO NOBRE DE ESTUDOS!

AVISO IMPORTANTE: Muito amor no coração, hein GIGANTES! Se você trabalha no seu horário nobre, então você tem que fazer o seu horário “podre” se transformar em nobre. Nesse caso, existe um trabalho mental e físico muito grande. É inegável que estudar depois do trabalho é sacrificante. Eu já fiz a experiência de trabalhar e estudar. Isso durou três meses… foi antes de pedir exoneração da Força Aérea Brasileira.

O meu horário nobre era pela manhã. Uma vez identificado isso, eu busquei de todas as formas possíveis ESTICAR (AUMENTAR) o meu HORÁRIO NOBRE. Como eu fazia isso? Advinha?

ACORDANDO MAIS CEDO! Esse era o principal motivo de acordar às 04:30 da manhã – > estudar no mínimo 4,5 horas pela manhã. Muitas vezes eu fazia 6h de estudo antes do almoço. Nesses dias era praticamente certo bater as 9h líquidas no final do dia.

Entenderam a importância de usar o horário nobre da melhor forma possível?

Ok, Raphael, mas o que isso tem a ver com atividade física?

TUDO! Pois você irá se exercitar para relaxar. Não é uma preparação para Olimpíadas, Copa do Mundo, Jogos de Inverno, UFC ou qualquer outra competição profissional. Você só precisa fazer algo (SEMPRE… SEMPRE… SEMPRE COM AVALIAÇÃO MÉDICA PRÉVIA) para liberar uns hormônios de prazer… não estou falando daqueles outros hein… CONCENTRAÇÃO! Nada de pensar besteira! ;)

Esse “relaxamento” irá te aliviar e existe uma grande probabilidade de que você tenha mais condições de estudar (PÓS ATIVIDADE FÍSICA).

Dessa forma você SUBSTITUI ALGO BOM (ATIVIDADE FÍSICA) NO SEU HORÁRIO “PODRE”. Olha que lindoooooooooooo! E as outras partes do dia ficam disponíveis para trabalhar e/ou estudar dependendo da realidade de cada um.

DEPOIS DA APROVAÇÃO

Eu e meu irmão no Palácio da Guanabara

Quem diria… agora vou ter todo o “tempo do mundo” para fazer o que eu quiser!!! Hahahahahahaha…

Bem… era assim que eu pensava logo que tomei posse como auditor fiscal da receita. Ah… outra coisa bem engraçada que muitos de nós também pensamos é:

AH! EU TÔ RICO! UHUUUUU…

Não tive nem todo tempo do mundo e nem me tornei milionário da noite para o dia.

Assim que passei para fiscal, o concurso foi anulado… você já deve ter lido isso no artigo: Como me tornei auditor fiscal… Hoje eu mudaria o título desse post para “Vencendo a banca e o sistema”. Link. Não foi nada fácil transformar a anulação em posse, mas aconteceu … o milagre… mais um na minha vida… foi feito.

Eu pesava algo em torno de 67 quilos quando fui aprovado para fiscal. 6 (seis) meses depois da anulação esse peso já tinha caído para 53 quilos. Foram mais de 13 (treze) quilos perdidos. Eu não me alimentava bem e minha cabeça estava 100% focada em mudar aquele cenário caótico.

O fato é que depois que tomei posse, minha alimentação mudou, meu sono melhorou e decidi contratar um personal trainer em 2012. Eu tinha um objetivo bem claro na minha mente:

“EU IREI CASAR COM 80 QUILOS E ESTAREI NA MINHA MELHOR FASE!”

Para resumir a história, pois essa meta levou um ano para ser cumprida. Eu casei com 79,8 kg.

É… é verdade… não cumpri a meta por 200g, mas me pergunta se eu estava satisfeito quando eu tirava a roupa e ficava peladão na frente do espelho? (Hahahahahaha). Não precisa me perguntar isso! (rsrs). Brincadeiras a parte, eu estava satisfeito demais! Como nunca estive em toda minha vida com meu lindo corpinho! (Ui! :) Hahahaha).

Agora, com todo respeito do mundo, eu te pergunto:

“VOCÊ FICA SATISFEITO COM O QUE VOCÊ VÊ QUANDO ESTÁ PELADÃO/PELADONA NA FRENTE DO ESPELHO?”

De coração, não precisa me responder isso nos comentários hein! (rs)! Olha lá! (Rs).

Ora, mas por que diabos eu estou te perguntando isso?

Saúde física e mental são importantes para o seu bem estar. A prática de atividades físicas pode te tornar mais ágil, resistente, flexível, concentrado, forte… dependendo do esporte… é claro… uma outra consequência maravilhosa é que você irá ficar mais bonito… vai ficar lindão… ou uma gatinha… ou um mulherão… como você preferir.

ACREDITE! ATÉ EUZINHO QUE NÃO PEGAVA NEM RESFRIADO (rs), ATÉ EUZINHO AQUI DEU UMA MELHORADINHA! (rs).

Novembro de 2013, casei… melhor festa da minha vida… depois disso… lua de mel em Bora Bora e outro casamento por lá… e o tempo foi passando… e ACREDITEM! A PREGUIÇA FOI CHEGANDO!

Sim, caro GIGANTE, se você não vigiar, a PORCARIA da PREGUIÇA chega… depois ou junto e misturado vem também PROCRASTINAÇÃO E CABUMMM… Lá se foi a produtividade.

Já realizei todos os meus sonhos mesmo… por qual motivo eu vou ficar me exercitando? Por que razão eu voltaria a estudar? Ah… fala sério… vou relaxar e “me aposentar!”

Pode até ser que algum outro dia e te conte os detalhes de como eu virei o jogo do servidor público quase conformado para um completo inconformado. O foco aqui é atividade física… então vamos lá…

Eu frequentava academia para malhar… uma preguiça dos infernos… mais faltava do que puxava pesos…

Quando comecei o projeto dos Passos de GIGANTE (21 de janeiro de 2019), minha esposa já estava grávida e eu sabia que uma hora ou outra eu teria que voltar a treinar pesado… forte…

Pode ser que contigo seja diferente, mas depois de inúmeros testes que fiz ao longo desses 40 (quarenta) anos, eu percebi que meu rendimento aumenta consideravelmente quando eu treino pesado. Foi assim na EPCAR, na AFA, na EEAR, na preparação para Fiscal da Receita (SEFAZ-RJ) e agora nessa jornada tripla de pai-auditor-escritor.

Não sou eu não hein! kkkkk…

Completei dois meses de personal trainer e já consigo sentir os benefícios de treinar forte! Minha mente está muito melhor, assim como meu corpo. Os Passos deixaram de entrar no ar na madrugada, pois eu preciso dormir mais.

Eu estava dormindo 4 a 5 horas por dia. Aumentei para 6 a 7 horas. Meu corpo e minha mente precisam descansar. É exatamente isso que farei agora… 23:00 (onze da noite). Jogo do Flamengo? Hahahahahah… FOCO NO RESULTADO! Eu vou é dormir… amanhã vejo os gols ou os melhores momentos.

Qualquer que tenha sido o seu foco (antes ou depois da aprovação) nas histórias que contei, você concorda comigo que atividade física irá fazer um bem SURREAL para os seus resultados? ESSA PERGUNTA É PARA RESPONDER HEIN! :) Essa pode! (Rsrsrs) Esquece aquela do espelho! (Rs)

Um abraço de GIGANTE em todos vocês! Fui! ;)

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quarta-feira abençoada. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • S I N I S T R O Falou tudo... atividade física é o creme do verão.. potencializa o rendimento em vários sentidos. Sou prova viva que o resultado é de gigante. Sou faixa-roxa de Jiu-Jitsu; Campeão... treino 3 vezes na semana. Se eu n segurar a onda/vibe do meu corpo vou todos os dias. Faço treino de força três vezes na semana com um personal. Aqui é cascudo. Oss. Sem falar na obra de arte..... kkkk
    Felipe Gomes em 24/08/19 às 23:59
  • Acordo às 5h todos os dias para fazer Crossfit. Atividade física não é perda de tempo! Aumenta a minha produtividade nos estudos. Um abraço de GIGANTE, Raphael!
    Shirley Ferreira em 23/08/19 às 16:37
  • Ah, com certeza atividade fisica faz toda diferença.. fiquei 1 ano sem treinar e foi um ano bem devagar.... Quando voltei com minhas atividades meu rendimento melhorou consideravelmente.. Sobre horário nobre, o meu é pela manhã, normalmente consigo estudar umas 5h de manhã..
    Thalita Lisboa em 22/08/19 às 22:05
  • Oi Rafa! Atividade física faz diferença e um bem danado. Faço yoga 1 vez na semana e meditação todos os dias. Sinto-me muito bem ! Rafa conte para nós como virou o jogo do servidor público quase conformado para um completo inconformado. Fiquei curiosa. Abs
    Patrícia em 22/08/19 às 16:15
  • Wendy, boa tarde. Muito bom seu ponto de vista e a referência ao depoimento dos aprovados. Irei fazer uma observação nos Passos de GIGANTE de hoje: PG211. Feliz e grato pelo seu feedback! Valeu mesmo!!! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 22/08/19 às 16:07
  • Boa tarde, acredito que sim que a atividade física tem que fazer parte da rotina, pra mim está um pouco complicado, já que resolvi estudar, tenho filho e casa para cuidar e ainda trabalho durante o dia, mas estou vendo algumas opções para melhorar meu rendimento, sei que vou conseguir! Muito bom os passos de hoje! Abraços...
    PATRICIA DOS S SILVA em 22/08/19 às 15:46
  • Atividade física é de suma importância, principalmente, na vida de um concurseiro. No meu caso, eu, não conseguia fazer nenhuma atividade física, vou ai que comecei a acompanhar os passos de gigantes e o livro" Milagre da manhã" que comecei a mudar meus pensamentos e me exercitar.
    joana darc em 22/08/19 às 15:34
  • Oi, Professor, Já li o depoimento de muitos aprovados, e a maioria das melhores histórias que já li são de pessoas que não se exercitavam durante as suas preparações. Porém, basicamente todos estes, dizem que se pudessem voltar atrás passariam a fazer mais exercícios físicos. Então, de certa forma, apesar de eles terem aberto mão de exercícios físicos durante a preparação, isso não impediu que fossem aprovados. Claro, não conheço o outro lado: depoimentos daqueles que não foram aprovados e que poderiam dizer que melhorariam seus estudos se passassem a praticar exercícios físicos. De qualquer forma, embora eu tenha certeza que a prática de atividades físicas melhoram o desempenho de quem estuda, é bem mais certo que aquele que tem poucas horas disponíveis para estudar evitará gastar esse tempo precioso com atividades físicas.
    Ewvs em 22/08/19 às 14:43
  • Bom dia! Atividade física é vida! Só quem experimenta e principalmente vence a primeira fase, que é sair da zona de conforto, sabe o quanto trás benefícios ????
    Gih em 22/08/19 às 07:14