Aprovada em 1º lugar no concurso SES MG para o cargo de Especialista em Políticas e Gestão da Saúde - Enfermagem
Saúde
“O primeiro passo é acreditar. Acredite em você, acredite que você é capaz! Quando a gente acredita verdadeiramente que é possível alcançar um objetivo, a gente encontra também os meios para realizar”
Confira nossa entrevista com Aline Nunes da Silva, aprovada em 1º lugar no concurso SES MG para o cargo de Especialista em Políticas e Gestão da Saúde – Enfermagem (Uberlândia):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?
Aline Nunes da Silva: Tenho 39 anos e sou de Uberlândia-MG. Concluí toda a minha formação na rede pública, venho de uma família humilde, meu pai era pedreiro e minha doméstica. Me formei em enfermagem em 2013, pela Universidade Federal de Uberlândia e agora em 2026 consegui a aprovação na SES-MG, em primeiro lugar para a regional de Uberlândia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Aline: Quando me formei eu precisava muito trabalhar, então assim que concluí a faculdade entrei no mercado de trabalho na área assistencial. Nesse período fiz alguns concursos, mas sem me preparar de forma adequada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Aline: Em 2023, insatisfeita com as condições de trabalho nas quais eu me encontrava, decidi iniciar os estudos para concursos de forma intensiva. Eu estudei e trabalhei até o ano de 2025, morava sozinha, nesse ano decidi fazer uma pausa no trabalho, vendi todos os móveis da minha casa, juntei o dinheiro para me manter e voltei a morar com os meus pais para me dedicar aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Aline: Fui aprovada no concurso de oficial administrativo da prefeitura de Uberlândia no CR em 2025 e em 2026 em primeiro lugar no concurso da SES-MG para o cargo de Especialista em políticas e gestão da saúde.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Aline: Durante a minha preparação eu tive pouca vida social. Entendi que, naquele momento, o meu foco precisava estar voltado para a minha prioridade que era ser aprovada em um concurso.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Aline: Eu sou solteira e não tenho filhos. Os meus pais me apoiaram na fase dos estudos, mas eu percebia outras pessoas ao meu redor desacreditas da minha aprovação. No concurso da SES-MG, inclusive a minha mãe, quando eu falei que era só uma vaga, não acreditou que eu pudesse conseguir. Outras pessoas me diziam assim: “tenho um amigo que estuda há anos e não passou até hoje”. Mas isso não me desmotivou.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Aline: Eu estudei durante 4 meses de forma direcionada para o concurso da SES-MG. Para manter a disciplina, eu me lembrava que a aprovação no concurso iria mudar a minha vida trazendo estabilidade, segurança e mais qualidade de vida. Além disso, eu acreditava muito que iria conseguir, mesmo sendo só 1 vaga.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Aline: Assistia as aulas do Estratégia pelo Youtube, baixava os materiais disponibilizados de forma gratuita e depois me tornei aluna. As videoaulas e a resolução de questões foram fundamentais na minha preparação.
Destaco as aulas de direito administrativo com o professor Herbert Almeida e de português com a professora Adriana. Aprendi muito com eles e isso, com certeza, foi um diferencial para a minha aprovação e para a conquista do primeiro lugar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Aline: Conheci o Estratégia através do Youtube.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Aline: Eu já tinha um curso online completo para todos os concursos e residências de enfermagem, porém para o concurso da SES-MG esse material não me atendeu de forma completa. Então eu seguia assistindo muitas aulas do Estratégia no Youtube, principalmente do professor Herbert e da professora Adriana e isso, com certeza, fez toda a diferença na minha jornada de estudos. Posteriormente, adquiri um curso no Estratégia para dar continuidade aos estudos, pois estava prestando concursos nas áreas administrativa e de enfermagem.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Aline: Sim, a abordagem era mais superficial. O material do Estratégia é mais detalhado.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Aline: Enquanto me preparei somente com esse outro material, fiz outros concursos e não fui aprovada. Tive um momento de virada na minha forma de estudar quando conheci o Estratégia Concursos e em especial as aulas de direito administrativo do professor Herbert Almeida.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Aline: Sim, o material direcionou de forma mais assertiva os meus estudos e isso contribuiu muito para a minha aprovação, pois trouxe clareza ao meu modo de estudar e de pensar na hora de resolver as questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Aline: Eu fazia um cronograma semanal, estudava em média de 5 a 6 horas líquidas de segunda a sábado, e no domingo eu descansava.
Estudava 3 matérias por dia. Todos os dias eu estudava o conteúdo específico e ia alternando entre as outras disciplinas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Aline: Fazia resumos e resolvia questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Aline: A resolução de exercícios é essencial, ela permite identificar o que precisa de mais atenção e conhecer o estilo da banca. Eu resolvi muitas questões, teve dias em que resolvi 200 questões. Não sei quantificar ao certo no total, mas foram muitas questões mesmo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Aline: Eu tinha dificuldade em Informática, na minha prova eram só 5 questões dessa disciplina, mas eu sabia que esses 5 pontos eram muito importantes. Então, treinei resolvendo muitas questões de informática e consegui fechar a prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Aline: Fiquei resolvendo questões e revendo os resumos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Aline: Sim, tiveram 2 questões discursivas. Treinei fazendo resumos dos tópicos mais importantes na forma de uma pequena dissertação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Aline: Erros: estudar em alguns dias uma carga horária superior a 6 horas, isso me desgastou muito e aí no dia seguinte o meu rendimento diminuía devido ao cansaço.
Acertos: resolver muitas questões, manter a constância nos estudos e realizar caminhadas. Eu fazia caminhada durante 1 hora, todos os dias, e isso ajudou a controlar a ansiedade e manter a calma.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Aline: Não pensei em desistir em nenhum momento.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aline: O primeiro passo é acreditar. Acredite em você, acredite que você é capaz! Quando a gente acredita verdadeiramente que é possível alcançar um objetivo, a gente encontra também os meios para realizar.