
“[…] Diria para confiar no processo, manter a constância e não desistir diante das dificuldades. A caminhada pode ser longa, mas cada dia de estudo aproxima você da aprovação.”
Leia a entrevista do Estratégia Concursos com MICHELE DE ALMEIDA GOMES, aprovada em 18º lugar no Concurso PROCON-RJ para o cargo de AGENTE DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR / PCD:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo(a). Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Michele de Almeida Gomes: Sou bacharela e licenciada em Geografia, tenho 30 anos e sou natural de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro. Atualmente trabalho como professora e sempre gostei de estudar e aprender coisas novas. Acredito que a educação transformou a minha vida e foi ela que também me deu a disciplina necessária para seguir a caminhada dos concursos públicos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Michele: Meu pai foi concurseiro e, na época, conquistou o primeiro lugar em um concurso do TRT. Cresci vendo o quanto essa conquista proporcionou estabilidade e qualidade de vida para nossa família. Desde criança associei o serviço público à possibilidade de construir uma carreira sólida e gratificante. Essa referência sempre me inspirou e despertou em mim o desejo de trilhar o mesmo caminho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Michele: Sim. Trabalho como professora e conciliava a rotina profissional com os estudos no período da noite. Nem sempre era trabalhar e estudar, mas procurei manter uma rotina constante e aproveitar bem o tempo disponível.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Michele: Já fui aprovada nos concursos da:
- PCERJ;
- UERJ;
- Câmara Municipal de Volta Redonda;
- PSS do IBGE;
- PROCON-RJ.
Pretendo continuar estudando, sem dúvida. Encaro cada aprovação como um passo importante, mas ainda tenho muitos objetivos profissionais que desejo alcançar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Michele: Procurei manter um equilíbrio. Normalmente reservava um momento por mês para sair com familiares ou amigos, principalmente aos finais de semana. Esses momentos eram importantes para descansar a mente, renovar as energias e voltar aos estudos com mais disposição.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro(a)? De que forma?
Michele: Sim. Sempre tive muito apoio da minha família e dos meus amigos. Eles compreendiam que eu precisava abrir mão de muitos compromissos sociais para priorizar meus estudos e sempre respeitaram esse momento da minha vida.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Michele: Como eu já possuía uma boa base das matérias, comecei a preparação direcionada após a publicação do edital. Meu foco foi praticamente todo voltado para a resolução de questões da banca organizadora, identificando meus pontos fracos e reforçando os conteúdos que ainda exigiam mais atenção.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Michele: Para esse último concurso utilizei praticamente o Sistema de Questões do Estratégia. Como já dominava boa parte do conteúdo, preferi uma preparação mais prática, voltada para exercícios, revisões e análise dos meus erros.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Michele: Conheci o Estratégia por meio de depoimentos de candidatos aprovados que recomendavam os cursos na internet. A grande quantidade de relatos positivos despertou minha curiosidade e resolvi conhecer o material.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Michele: Sim. Estudei por outros materiais no início da preparação, mas sentia falta de um conteúdo mais completo e aprofundado. O que mais me chamou atenção no Estratégia foi justamente a qualidade e a organização dos materiais, que tornavam o estudo muito mais eficiente.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Michele: Não. Percebi logo no início que aquele material não atendia às minhas expectativas e decidi migrar para o Estratégia antes de prestar os concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Michele: Sim. Os recursos que mais fizeram diferença para mim foram os Passos Estratégicos e, principalmente, o Sistema de Questões. Essas ferramentas deixaram minha preparação muito mais direcionada e otimizaram bastante meu tempo de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Michele: Organizei meu cronograma estudando duas disciplinas por dia, alternando as matérias ao longo da semana. Em média, conseguia manter cerca de quatro horas líquidas de estudo por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Michele: Costumava fazer resumos apenas dos conteúdos com os quais tinha menos familiaridade. Além disso, minha principal forma de revisão era resolver questões. Fiz praticamente todas as questões disponíveis da banca no Sistema de Questões para o último concurso.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Michele: A resolução de questões foi, sem dúvida, o principal fator da minha preparação. Posso dizer que fiz praticamente todas as questões disponíveis da banca para o concurso do PROCON-RJ. Resolver exercícios não apenas fixa o conteúdo, mas também ajuda a entender o perfil da banca e a identificar os assuntos que mais exigem atenção.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Michele: Matemática sempre foi a disciplina que mais exigiu dedicação. Para superar essa dificuldade, resolvia as questões com bastante calma, analisava cada erro e procurava entender exatamente onde estava falhando. Aos poucos, fui percebendo uma evolução consistente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Michele: Na semana anterior procurei manter a tranquilidade, evitando sobrecarga e focando apenas nas revisões dos conteúdos em que ainda me sentia menos segura. No dia anterior à prova assisti à Revisão de Véspera do Estratégia, revisei alguns pontos importantes e depois procurei relaxar assistindo a um filme. Dormir cedo também foi uma prioridade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Michele: Era a minha primeira prova discursiva no formato de estudo de caso. Para me preparar, dediquei a semana anterior à leitura dos materiais específicos do curso, analisei exemplos de respostas e montei um modelo de estrutura que pudesse seguir no dia da prova. Meu conselho é estudar a estrutura de cada tipo de discursiva, pois conhecer a forma correta de responder evita perder pontos por detalhes técnicos.
Estratégia: Quais foram seus principais erros e acertos nesta trajetória?
Michele: Meu maior acerto foi investir fortemente na resolução de questões para compreender o perfil da banca e consolidar o conteúdo. Já meu principal erro foi permitir que a ansiedade interferisse em alguns momentos da preparação. Hoje entendo que controlar a ansiedade também faz parte do processo de aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Michele: Acredito que todo concurseiro, em algum momento, pensa em desistir. É um caminho longo, que exige muitas renúncias. Mas sempre lembrava dos meus objetivos e entendia que desistir era a única forma de garantir que eles nunca seriam alcançados. Então escolhi continuar, um dia de cada vez.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Michele: Meu principal conselho é nunca subestimar o poder da resolução de questões. Foi esse hábito que mais acelerou minha evolução e me deu segurança para enfrentar as provas. Também diria para confiar no processo, manter a constância e não desistir diante das dificuldades. A caminhada pode ser longa, mas cada dia de estudo aproxima você da aprovação.