Artigo

PASSOS DE GIGANTE 144/365

Decolaaaaaaaaaaaaaaa Águia! Boa noite das galáxias… vamos recarregar as energias, pois estamos muito próximos da metade do túnel… em breve, iremos ver a luz lá no final… a aprovação… e enquanto isso… vamos vibrando TODOS OS DIAS.

Se não houver recompensa, qualquer que seja, na sua preparação, existe uma possibilidade de que você não a sustente no tempo.

ATENÇÃO: LEIA ATÉ O FINAL E COMENTE O QUE VOCÊ DESEJA FAZER COMIGO, POIS HOJE EU CAÍ… se você ler tudo, você irá descobrir.

O tema de hoje: sistema de recompensas. Também contarei como foi a vacina dos gêmeos hoje. Situações adversas acontecem o tempo todo. Muitas vezes nem nos damos conta do quanto elas podem nos ajudar.

Nos Passos de Gigante 143, te falei das lives realizadas todas as segundas, 22:00, no instagram @lacerdaf3, também abordei contágio social e fui além… te apresentei alguns GIGANTES fora da curva. Fizemos um reforço no condicionamento mental. A partir de amanhã começam as técnicas.

Você pode ensinar uma galinha a dançar? Espantosamente, sim, porque todos os animais – e seres humanos – têm comportamento variável.

O segredo dos treinadores é examinar a galinha com atenção. Sempre que ela se move de forma espontânea na direção desejada, eles imediatamente a recompensam com um pouco de comida. Nesse ponto, a galinha não sabe por que está sendo alimentada, mas cada vez que se move na direção desejada pelo treinador, ele recompensa/reforça o comportamento. Com o tempo, a galinha aprende a virar-se na direção desejada, e uma sequência desses movimentos acaba formando uma dança.

Obviamente as pessoas são mais complexas do que as galinhas. Entretanto, você não foi treinado para se comportar de determinada maneira no trabalho ou na escola?

Bom demais cantar a música da galinha e do galo carijó para os meus filhos

Como você pode usar esse princípio de treinamento para criar novos hábitos em si mesmo, nos seus empregados ou nos seus filhos?” (ROBBINS, Anthony, pag. 165. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Poxa Tony… nós gostamos tanto de você, GIGANTE! Treinar galinha… fala sério! Aqui só tem águia!

Tudo bem… nos entendemos! O objetivo foi mostrar que TUDO É TREINÁVEL! Além disso, com o sistema de condicionamento por recompensa, fica mais tranquilo.

ÁGUIA DERRUBANDO DRONES – TUDO É TREINÁVEL

CUIDADO COM A RECOMPENSA: Já vi muita coisa legal e outras bem estranhas. Desde a alimentação (chocolate, bolo, sorvete, paçoca… etc) até vícios/hábitos (cigarro, bebida, maconha, ritalina, masturbação). Isso sem falar na diversão (redes sociais, filmes, seriados, games de celular e de console…).

Se você fica dependente da recompensa para avançar… dependendo do que você escolheu, pode não ser tão legal assim…

Na minha jornada, já tive como prêmio por fazer 8 horas de estudo: masturbação, atividade física (quando eu fazia 6h líquidas só no turno da manhã) e o mais estranho de todos: condicionei ver/falar com minha namorada (hoje esposa) se e somente se cumprisse a meta mínima.

NÃO ADIANTA, VOCÊ PRECISA DE DESAFIOS! VOCÊ PRECISA DE DESEQUILÍBRIO… O DESCONFORTO IRÁ MUDAR SEU RESULTADO… VAI DOER! VAI INCOMODAR! VOCÊ NÃO VAI MORRER! VAI TE FORTALECER!

CUIDADOS EXTRAS: Se a meta for fraca (ridícula), você bate sempre e fica se enganando. Você acredita que está tirando onda e no dia da prova… REPROVADO!!!

Por outro lado, se a meta for impossível ou quase… ela, simplesmente, não se mantém no longo prazo.

Já a meta desafiadora… é aquela que você sabe ou vai descobrir na prática que doí… que é punk e que É POSSÍVEL EXECUTAR… basta estudar como um PROFISSIONAL!

ANTES DE MELHORAR… VAI DOER… VAI DOER MUITO… VOCÊ VAI CHORAR! VOCÊ VAI CHORAR MUITO…

Por algum motivo, o Universo, DEUS, a força criadora encaminhou esse vídeo para mim. FOI COMO UM SOCO NA MINHA CARA! Vi 50 vezes seguidas!

Você NÃO LEU ERRADO! 50 (cinquenta) vezes seguidas… no último volume com fone… explodindo… provocando cada fagulha do meu cosmo… da minha energia… do meu shakra… da minha contínua vontade de vencer… e ao som dessa trilha sonora, eu escrevi os PASSOS DE GIGANTE DE HOJE!

CHEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Você não é de chorar… tudo bem… e, por que eu estou te falando isso? Cada um lida com suas emoções de forma distinta e não há vergonha nisso.

GIGANTES… hoje uma empresa foi até minha casa para dar vacina nas crianças. Foi um pacotão de imunização. DOR… CHORO… LÁGRIMAS… BERREIRO… DOEUUUUUUUU MUITO…. A dor física foi nas crianças, mas a emocional foi em mim… dava dó de ver os pequeninhos tão frágeis, tão indefesos e levando aquelas agulhadas na coxinha.

ANTES DE MELHORAR, VAI DOER…

VOCÊ NÃO VAI MORRER! ENTÃO SE JOGA CARACAAAAAAAAAAAAA!

As dores da vacina irão se estender por até 72 horas… depois disso… daqui a mais dois meses… mais um pacotinho de dor, choro, lágrimas…

É O PREÇO DA IMUNIZAÇÃO!

ANTES DE MELHORAR, VAI DOER… VOCÊ VAI PAGAR O PREÇO DA APROVAÇÃO!

VOCÊ PRECISA DE UM MÍNIMO DE DESEQUILÍBRIO…

Temos o desequilíbrio PASSIVO e o ATIVO.

ATIVO = você provoca a situação. Ex. Pedir demissão/exoneração do trabalho.

PASSIVO = um terceiro, alheio à sua vontade, provoca a situação. Ex. Perda de um parente, você é demitido, um assalto… um filho doente que precisa de um tratamento caro.

OSTRA FELIZ… NÃO FAZ PÉROLA… VAI DOER ANTES DE APRENDER!

O QUE VOCÊ FAZ COM O DESEQUILÍBRIO?

VOCÊ JÁ SABE! VOCÊ JÁ SABE! VOCÊ JÁ SABE!

VOCÊ NASCEU SABENDO! VOCÊ É UM CAMPEÃO! VOCÊ É UM VENCEDOR!

VENCE + DOR = VITÓRIA SOBRE A DOR

Quando você começou a sair da fase de engatinhar para andar, provavelmente, seus pais incentivaram… ficaram felizes… e premiaram você com um sorriso enorme de felicidade.

VOCÊ SE DESEQUILIBROU…

VOCÊ CAIU! VOCÊ SE MACHUCOU! VOCÊ CHOROU!

VOCÊ FOI NOVAMENTE PARA O TESTE DO ANDAR…

CAIU DE NOVO… DE NOVO…. DE NOVO….

ANTES DE APRENDER, VAI DOER!

Para os GIGANTES que andam de bicicleta… existe uma grande probabilidade de você ter andado numa bike de rodinhas… depois seus pais tiraram a roda auxiliar de um lado… você se desequilibrou…

Tiraram a roda de ambos os lados… você se desequilibrou mais uma vez… você caiu… você chorou… você se ralou… você se machucou…

CARACAAAAAAAAAAAAAAAAAAA RAPHAEL, por que você está dizendo isso tudo?

Ora … tá na cara não?

TE PROVAR QUE VOCÊ NASCEU COMO UM GRANDE VENCEDOR DE DESEQUILÍBRIOS TEMPORÁRIOS!

Quem fez ou faz musculação… Nosso supino (peitoral) quanto mais você aumenta a carga, maior o risco de você tremer… tremer… tremer… e a barra cair no seu peito ou no seu pescoço… DOR… DESEQUILÍBRIO… No agachamento, você coloca o peso atrás da nuca… desce… desce… desce… depois é uma luta de gigantes para subir novamente… você treme… treme… treme… dói… olha aê novamente o desequilíbrio temporário!

Poderia continuar com vários outros exemplos, pois esses desafios que muitas das vezes não prestamos atenção…. eles nos cercam o tempo todo!

Encontre uma recompensa diária, semanal ou mensal, de acordo com as necessidades individuais e CUIDADO COM A RECOMPENSA!!!

Ao longo da preparação, errei muitas coisas… a primeira delas foi escolher por livre e espontânea vontade: NÃO TER VIDA SOCIAL, NÃO PRATICAR ESPORTES, NÃO IR À IGREJA, NÃO JOGAR VIDEOGAME, NÃO USAR REDE SOCIAL…

SACRIFÍCIOS TEMPORÁRIOS SE SUSTENTAM NO TEMPO! DEPENDE! CUIDADO! VOCÊ DEVE SE DESCOBRIR E SE FORTALECER DIARIAMENTE!

VOCÊ TEM QUE ESTAR NO CONTROLE DO DESEQUILÍBRIO TEMPORÁRIO!

QUANTO TEMPO?

Depende da resiliência de cada um e TUDO É TREINÁVEL! Inclusive a resiliência, a disciplina, a antifragilidade, TUDOOOOOOOOO!

Eu aguentei um ano, pois foi o tempo para que eu fizesse o primeiro concurso de auditor fiscal da receita… depois disso… REPROVAÇÃO… decepção… comecei uma depressãozinha POR RESPONSABILIDADE EXCLUSIVAMENTE MINHA… tive uma estafa mental e no meio desse furacão FOI PUBLICADO OUTRO EDITAL DE AUDITOR FISCAL!

Fiquei um mês sem estudar, mesmo com edital publicado. Minha esposa (namorada naquela época) nunca disse para mim o que vou te dizer agora. Vou repetir: ELA NUNCA DISSE QUAISQUER DAS FRASES ABAIXO!

“Se você não passar, ela vai te largar…”

“Se você não voltar a estudar, seu dinheiro vai acabar e todos irão te deixar…”

“Se você não se fortalecer espiritualmente, você corre o risco de mais uma vez pensar em suicídio…”

CRIEI UM AMBIENTE DE EXTREMO DESCONFORTO DENTRO DA MINHA CABEÇA!

A única frase que Nanda disse para mim e ela repetia todos os finais de semana:

“Cara… você não passou… acorda! Você tem que voltar a estudar! Uma hora esse seu dinheiro irá acabar”.

Pode até não ter sido exatamente com essas palavras, mas foi isso que ficou gravado no meu subconsciente.

ANTES DE MELHORAR… VAI DOER! HORA DE TOMAR VERGONHA NA CARA E CONSEGUIR DE UMA VEZ POR TODAS UMA ROTINA!

ROTINA MESMO COM OS GÊMEOS NA MINHA VIDA! Eles têm que SER O MEU MOTIVO e não a minha DESCULPA PORRAAAAAAA! :)

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Segue o meu desempenho do dia 10 de junho de 2019.

VOU PAGAR O PREÇO! VOU PAGAR O PREÇO! VOU PAGAR O PREÇO!

NÃO VOU POSTAR MEU DESEMPENHO HOJE E VOU PAGAR UMA PRENDA/DESAFIO COMO COMBINADO NOS PASSOS DE GIGANTE 133.

TEM QUE DOER! VAI DOER! EU VOU ME CURAR! EU VOU ME SUPERAR! EU VOU CRIAR UMA ROTINA! EU VOU CONSEGUIR! EU SOU FORTE! EU SOU CAPAZ! VAI DOER… EU VOU APRENDER! HAKUNA MATATA! TUDO VAI SE RESOLVER!

SUGESTÃO: ESCOLHA UMA PRENDA (UM DESAFIO) QUE IRÁ PREMIAR A COLETIVIDADE! Se você quiser uma sessão comigo, paga o preço! Vamos focar no grupo! CRESCER E CONTRIBUIR! Olha o mindset!

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma ótima madrugada para todos vocês. Feliz dia dos Namorados para quem tem alguém que ama ao seu lado. Comemore LONGE do dia 12 ou enfrente a fúria das filas (rs). Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Mete bronca! Já publiquei o 146 hoje! Abraço de Gigante! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/06/19 às 18:43
  • Sou eu mesmo GIGANTE, tô na área!! Cheio de expectativa e com o coração vibrando para o próximo passo!!
    Felipe Gomes em 13/06/19 às 15:37
  • Valeu Gigante Alysson! Estou vendo que a prenda vencedora é a gravação da R15T30 no youtube. Vou divulgar isso nos Passos de Gigante 147. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/06/19 às 15:36
  • Bom dia!! Feliz dia dos namorados (casado tambem namora! kkkkkk) pra você professor! Muita saúde e paz! A minha sugestão de prenda seria a divulgação do método R15T30 no YouTube, não tenho "insta" e nem pretendo, já basta o Facebook e "zap" que visito bem pouco. Sem falar que no Youtube acredito que beeemmm mais pessoas terão acesso. Parabéns pelo projeto (sempre que escrevo aqui te dou os parabéns e repito: APESAR DOS MEUS 30 ANOS, EU ESTOU CRESCENDO MENTALMENTE A CADA PASSOS DE GIGANTE QUE LEIO), eu particularmente sinto que estou melhorando a cada dia! Que Deus nos abençoe sempre!!!
    Alysson em 13/06/19 às 08:12
  • Felipão, você é o GOD INSIDE ME? Que honra te ver por aqui! Sabedoria, conhecimento, discernimento, aprendizado, tudo isso deve ser o nosso alimento diário. Eu acredito que só assim é possível ter uma plena, abundante e extraordinária. Sempre disposto a aprender... a crescer... a amar... e a se colocar do outro. SER GENTIL SEMPRE! Gentileza sempre irá gerar gentileza. Abraço de Gigante e Ad astra et Ultra! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/06/19 às 08:03
  • Caraca irmãozão.... quanta sabedoria transmitida. Só pode ser filho do Rei do Reis. Salomão foi o homem mais sábio da face da terra, mesmo sem a sabedoria morando dentro dEle. Imagina agora... tá explicado!! @god.inside.me AD ASTRA ET ULTRA.
    Felipe Gomes em 12/06/19 às 22:48
  • Oi Pri, tô sentindo que a técnica de revisão R15T30 vai sair no youtube hein! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 12/06/19 às 16:33
  • Wendy, boa tarde. Sugestão anotada! Vou anotar e quem sabe eu gravo essa aula de revisão, com direito a quadro negro e tudo! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 12/06/19 às 16:32
  • Olá, Mestre! Também gostaria de conhecer seu método de revisão, o que não pude fazer por não utilizar Instagram, e pelos motivos que a colega Analu mencionou. Sendo assim, gostaria que você postasse no Youtube (quem não usa Youtube?...rsrsrs). É uma prenda/pedido.
    Ewvs em 12/06/19 às 16:10
  • Boa tarde GIGANTE!!! Falando em prenda e benefício da coletividade, faço minhas as palavras de alguns gigantes aqui pedindo um vídeo GRAVADO, no YOUTUBE OU qq outra plataforma sobre a revisão 15/30... Ao infinito e Além! Educação TOP!
    Pri-lor em 12/06/19 às 12:48
  • Analu, bom dia, sugestão registrada! Gostei! Vamos ouvir os demais colegas e ver o que rola... :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 12/06/19 às 11:21
  • INCRÍVEL... Rap massa Rapha ...amei. Então... primeiro não se culpe tanto assim...somos humanos...acredito que ficar em alerta não repetir o erro é o melhor a fazer, você melhor que ninguém sabe disso. Volte a fazer videos para o seu canal do Youtube, sobre algum tema....você pode repetir esse da revisão (15/30), e sobre o mural. Eu não dou conta de acompanhar lives ao vivo no instagram, acho que muita gente também não. No youtube fica salvo e podemos ver no horário mais conveniente que não atrapalhe nossos estudos. Abraço!
    Analu em 12/06/19 às 10:23
  • Uau Ritinha! Como eu me emociono ao ver a evolução de cada um de vocês! É isso que me move! É essa minha paixão! Me derramo em lágrimas de felicidade quando leio, escuto, sinto cada uma das suas palavrinhas! Que eu continue sendo usado como ferramenta nas mãos dele! O meu glorioso DEUS e amado JESUS CRISTO! Sou muito feliz e grato pelo seu feedback! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 12/06/19 às 08:54
  • Bom dia das Galáxias Allan! Sugestão anotada! Ótimos estudos! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 12/06/19 às 08:52
  • Acho que uma "prenda" que iria ajudar várias pessoas seria você fixar o link dos Passos no Instagram, em um Story. Assim, quando alguém fosse direcionado abriria sua página no site do estratégia onde poderia ter acesso a todos os Passos de Gigante! Abraço!!
    Allan Franklin em 12/06/19 às 06:13
  • Raphael, eu tinha meio que parado de estudar, às vezes, dava aquela dor na consciência e eu dava uma estudadinha, mas tinha perdido o foco, a motivação, havia feito dois concursos ano passado somente pra nivelar e meu desempenho havia voltado a estaca zero, então fiquei desmotivada. Após começar a ler os passos de gigante. aos poucos, fui retomando o pique, hoje estou inscrita em dois concursos, estou zerando o edital de um, logo após vou bater o edital do outro e venho estudando entre 20 a 40h por semana, isso dependendo da semana, mas todo o dia, começo meus dias estudando, estabeleci uma rotina da madrugada e da manhã; só saio pro trabalho depois de bater a meta. Não sei quando será a minha aprovação, mas sei que a direção está certa, e vc faz parte disso, valeu por todo o sacrifício e esforço que vem fazendo. Muito obrigada! E prometo que assim que for aprovada, o primeiro professor a saber será vc!
    rita claudia benevides de abreu em 12/06/19 às 02:40