PASSOS DE GIGANTE 144/365
Raphael Lacerda (BALBOA)

PASSOS DE GIGANTE 144/365

Decolaaaaaaaaaaaaaaa Águia! Boa noite das galáxias… vamos recarregar as energias, pois estamos muito próximos da metade do túnel… em breve, iremos ver a luz lá no final… a aprovação… e enquanto isso… vamos vibrando TODOS OS DIAS.

Se não houver recompensa, qualquer que seja, na sua preparação, existe uma possibilidade de que você não a sustente no tempo.

ATENÇÃO: LEIA ATÉ O FINAL E COMENTE O QUE VOCÊ DESEJA FAZER COMIGO, POIS HOJE EU CAÍ… se você ler tudo, você irá descobrir.

O tema de hoje: sistema de recompensas. Também contarei como foi a vacina dos gêmeos hoje. Situações adversas acontecem o tempo todo. Muitas vezes nem nos damos conta do quanto elas podem nos ajudar.

Nos Passos de Gigante 143, te falei das lives realizadas todas as segundas, 22:00, no instagram @lacerdaf3, também abordei contágio social e fui além… te apresentei alguns GIGANTES fora da curva. Fizemos um reforço no condicionamento mental. A partir de amanhã começam as técnicas.

Você pode ensinar uma galinha a dançar? Espantosamente, sim, porque todos os animais – e seres humanos – têm comportamento variável.

O segredo dos treinadores é examinar a galinha com atenção. Sempre que ela se move de forma espontânea na direção desejada, eles imediatamente a recompensam com um pouco de comida. Nesse ponto, a galinha não sabe por que está sendo alimentada, mas cada vez que se move na direção desejada pelo treinador, ele recompensa/reforça o comportamento. Com o tempo, a galinha aprende a virar-se na direção desejada, e uma sequência desses movimentos acaba formando uma dança.

Obviamente as pessoas são mais complexas do que as galinhas. Entretanto, você não foi treinado para se comportar de determinada maneira no trabalho ou na escola?

Bom demais cantar a música da galinha e do galo carijó para os meus filhos

Como você pode usar esse princípio de treinamento para criar novos hábitos em si mesmo, nos seus empregados ou nos seus filhos?” (ROBBINS, Anthony, pag. 165. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Poxa Tony… nós gostamos tanto de você, GIGANTE! Treinar galinha… fala sério! Aqui só tem águia!

Tudo bem… nos entendemos! O objetivo foi mostrar que TUDO É TREINÁVEL! Além disso, com o sistema de condicionamento por recompensa, fica mais tranquilo.

ÁGUIA DERRUBANDO DRONES – TUDO É TREINÁVEL

CUIDADO COM A RECOMPENSA: Já vi muita coisa legal e outras bem estranhas. Desde a alimentação (chocolate, bolo, sorvete, paçoca… etc) até vícios/hábitos (cigarro, bebida, maconha, ritalina, masturbação). Isso sem falar na diversão (redes sociais, filmes, seriados, games de celular e de console…).

Se você fica dependente da recompensa para avançar… dependendo do que você escolheu, pode não ser tão legal assim…

Na minha jornada, já tive como prêmio por fazer 8 horas de estudo: masturbação, atividade física (quando eu fazia 6h líquidas só no turno da manhã) e o mais estranho de todos: condicionei ver/falar com minha namorada (hoje esposa) se e somente se cumprisse a meta mínima.

NÃO ADIANTA, VOCÊ PRECISA DE DESAFIOS! VOCÊ PRECISA DE DESEQUILÍBRIO… O DESCONFORTO IRÁ MUDAR SEU RESULTADO… VAI DOER! VAI INCOMODAR! VOCÊ NÃO VAI MORRER! VAI TE FORTALECER!

CUIDADOS EXTRAS: Se a meta for fraca (ridícula), você bate sempre e fica se enganando. Você acredita que está tirando onda e no dia da prova… REPROVADO!!!

Por outro lado, se a meta for impossível ou quase… ela, simplesmente, não se mantém no longo prazo.

Já a meta desafiadora… é aquela que você sabe ou vai descobrir na prática que doí… que é punk e que É POSSÍVEL EXECUTAR… basta estudar como um PROFISSIONAL!

ANTES DE MELHORAR… VAI DOER… VAI DOER MUITO… VOCÊ VAI CHORAR! VOCÊ VAI CHORAR MUITO…

Por algum motivo, o Universo, DEUS, a força criadora encaminhou esse vídeo para mim. FOI COMO UM SOCO NA MINHA CARA! Vi 50 vezes seguidas!

Você NÃO LEU ERRADO! 50 (cinquenta) vezes seguidas… no último volume com fone… explodindo… provocando cada fagulha do meu cosmo… da minha energia… do meu shakra… da minha contínua vontade de vencer… e ao som dessa trilha sonora, eu escrevi os PASSOS DE GIGANTE DE HOJE!

CHEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Você não é de chorar… tudo bem… e, por que eu estou te falando isso? Cada um lida com suas emoções de forma distinta e não há vergonha nisso.

GIGANTES… hoje uma empresa foi até minha casa para dar vacina nas crianças. Foi um pacotão de imunização. DOR… CHORO… LÁGRIMAS… BERREIRO… DOEUUUUUUUU MUITO…. A dor física foi nas crianças, mas a emocional foi em mim… dava dó de ver os pequeninhos tão frágeis, tão indefesos e levando aquelas agulhadas na coxinha.

ANTES DE MELHORAR, VAI DOER…

VOCÊ NÃO VAI MORRER! ENTÃO SE JOGA CARACAAAAAAAAAAAAA!

As dores da vacina irão se estender por até 72 horas… depois disso… daqui a mais dois meses… mais um pacotinho de dor, choro, lágrimas…

É O PREÇO DA IMUNIZAÇÃO!

ANTES DE MELHORAR, VAI DOER… VOCÊ VAI PAGAR O PREÇO DA APROVAÇÃO!

VOCÊ PRECISA DE UM MÍNIMO DE DESEQUILÍBRIO…

Temos o desequilíbrio PASSIVO e o ATIVO.

ATIVO = você provoca a situação. Ex. Pedir demissão/exoneração do trabalho.

PASSIVO = um terceiro, alheio à sua vontade, provoca a situação. Ex. Perda de um parente, você é demitido, um assalto… um filho doente que precisa de um tratamento caro.

OSTRA FELIZ… NÃO FAZ PÉROLA… VAI DOER ANTES DE APRENDER!

O QUE VOCÊ FAZ COM O DESEQUILÍBRIO?

VOCÊ JÁ SABE! VOCÊ JÁ SABE! VOCÊ JÁ SABE!

VOCÊ NASCEU SABENDO! VOCÊ É UM CAMPEÃO! VOCÊ É UM VENCEDOR!

VENCE + DOR = VITÓRIA SOBRE A DOR

Quando você começou a sair da fase de engatinhar para andar, provavelmente, seus pais incentivaram… ficaram felizes… e premiaram você com um sorriso enorme de felicidade.

VOCÊ SE DESEQUILIBROU…

VOCÊ CAIU! VOCÊ SE MACHUCOU! VOCÊ CHOROU!

VOCÊ FOI NOVAMENTE PARA O TESTE DO ANDAR…

CAIU DE NOVO… DE NOVO…. DE NOVO….

ANTES DE APRENDER, VAI DOER!

Para os GIGANTES que andam de bicicleta… existe uma grande probabilidade de você ter andado numa bike de rodinhas… depois seus pais tiraram a roda auxiliar de um lado… você se desequilibrou…

Tiraram a roda de ambos os lados… você se desequilibrou mais uma vez… você caiu… você chorou… você se ralou… você se machucou…

CARACAAAAAAAAAAAAAAAAAAA RAPHAEL, por que você está dizendo isso tudo?

Ora … tá na cara não?

TE PROVAR QUE VOCÊ NASCEU COMO UM GRANDE VENCEDOR DE DESEQUILÍBRIOS TEMPORÁRIOS!

Quem fez ou faz musculação… Nosso supino (peitoral) quanto mais você aumenta a carga, maior o risco de você tremer… tremer… tremer… e a barra cair no seu peito ou no seu pescoço… DOR… DESEQUILÍBRIO… No agachamento, você coloca o peso atrás da nuca… desce… desce… desce… depois é uma luta de gigantes para subir novamente… você treme… treme… treme… dói… olha aê novamente o desequilíbrio temporário!

Poderia continuar com vários outros exemplos, pois esses desafios que muitas das vezes não prestamos atenção…. eles nos cercam o tempo todo!

Encontre uma recompensa diária, semanal ou mensal, de acordo com as necessidades individuais e CUIDADO COM A RECOMPENSA!!!

Ao longo da preparação, errei muitas coisas… a primeira delas foi escolher por livre e espontânea vontade: NÃO TER VIDA SOCIAL, NÃO PRATICAR ESPORTES, NÃO IR À IGREJA, NÃO JOGAR VIDEOGAME, NÃO USAR REDE SOCIAL…

SACRIFÍCIOS TEMPORÁRIOS SE SUSTENTAM NO TEMPO! DEPENDE! CUIDADO! VOCÊ DEVE SE DESCOBRIR E SE FORTALECER DIARIAMENTE!

VOCÊ TEM QUE ESTAR NO CONTROLE DO DESEQUILÍBRIO TEMPORÁRIO!

QUANTO TEMPO?

Depende da resiliência de cada um e TUDO É TREINÁVEL! Inclusive a resiliência, a disciplina, a antifragilidade, TUDOOOOOOOOO!

Eu aguentei um ano, pois foi o tempo para que eu fizesse o primeiro concurso de auditor fiscal da receita… depois disso… REPROVAÇÃO… decepção… comecei uma depressãozinha POR RESPONSABILIDADE EXCLUSIVAMENTE MINHA… tive uma estafa mental e no meio desse furacão FOI PUBLICADO OUTRO EDITAL DE AUDITOR FISCAL!

Fiquei um mês sem estudar, mesmo com edital publicado. Minha esposa (namorada naquela época) nunca disse para mim o que vou te dizer agora. Vou repetir: ELA NUNCA DISSE QUAISQUER DAS FRASES ABAIXO!

“Se você não passar, ela vai te largar…”

“Se você não voltar a estudar, seu dinheiro vai acabar e todos irão te deixar…”

“Se você não se fortalecer espiritualmente, você corre o risco de mais uma vez pensar em suicídio…”

CRIEI UM AMBIENTE DE EXTREMO DESCONFORTO DENTRO DA MINHA CABEÇA!

A única frase que Nanda disse para mim e ela repetia todos os finais de semana:

“Cara… você não passou… acorda! Você tem que voltar a estudar! Uma hora esse seu dinheiro irá acabar”.

Pode até não ter sido exatamente com essas palavras, mas foi isso que ficou gravado no meu subconsciente.

ANTES DE MELHORAR… VAI DOER! HORA DE TOMAR VERGONHA NA CARA E CONSEGUIR DE UMA VEZ POR TODAS UMA ROTINA!

ROTINA MESMO COM OS GÊMEOS NA MINHA VIDA! Eles têm que SER O MEU MOTIVO e não a minha DESCULPA PORRAAAAAAA! :)

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Segue o meu desempenho do dia 10 de junho de 2019.

VOU PAGAR O PREÇO! VOU PAGAR O PREÇO! VOU PAGAR O PREÇO!

NÃO VOU POSTAR MEU DESEMPENHO HOJE E VOU PAGAR UMA PRENDA/DESAFIO COMO COMBINADO NOS PASSOS DE GIGANTE 133.

TEM QUE DOER! VAI DOER! EU VOU ME CURAR! EU VOU ME SUPERAR! EU VOU CRIAR UMA ROTINA! EU VOU CONSEGUIR! EU SOU FORTE! EU SOU CAPAZ! VAI DOER… EU VOU APRENDER! HAKUNA MATATA! TUDO VAI SE RESOLVER!

SUGESTÃO: ESCOLHA UMA PRENDA (UM DESAFIO) QUE IRÁ PREMIAR A COLETIVIDADE! Se você quiser uma sessão comigo, paga o preço! Vamos focar no grupo! CRESCER E CONTRIBUIR! Olha o mindset!

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma ótima madrugada para todos vocês. Feliz dia dos Namorados para quem tem alguém que ama ao seu lado. Comemore LONGE do dia 12 ou enfrente a fúria das filas (rs). Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Posts Relacionados

Compartilhe:

Raphael Lacerda (BALBOA)

Raphael Lacerda (BALBOA)

RAPHAEL LACERDA (BALBOA) Consultoria e Coaching Natural do Rio de Janeiro, formou-se em ciências contábeis em 2008, além de ter servido na EPCAR, na EEAR, como especialista em eletrônica, e na AFA, como aviador. Atualmente é Auditor-Fiscal da Receita Estadual do Estado do Rio de Janeiro, aprovado no concurso de 2011. Ingressou no mundo dos concursos militares em 1996, em 2008 iniciou seus estudos nos concursos públicos. Se você quiser conhecer um pouco mais da trajetória dele, leia o depoimento do Balboa aqui mesmo no site do estratégia. O link segue abaixo: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-me-tornei-afre-rj-auditor-fiscal-da-receita-estadual-do-rio-de-janeiro/ Meu grande objetivo é fazer com que o sonho de vocês vire realidade assim como o meu se tornou!​ "Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada".  (Rocky Balboa) Outras aprovações: MPU – Perito Contábil (2010, 3º lugar) AFRM – Angra RJ (2010, 67º lugar) AFRFB (2009, 1ª fase) EEAR – Escola de Sargentos (12º lugar) AFA - Academia da Força Aérea (2000 – 3º lugar) Escola Naval (2000, 47º lugar) EPCAR (1997, 161º lugar)

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.