Artigo

PASSOS DE GIGANTE 133/365

Decolaaaaaaaaaaa Águia! Hoje vamos de modelagem! Você vai pegar o texto, jogar na sua vida e adaptar de acordo com a sua realidade. Eu vou mostrar para vocês que eu sou procrastinador. Desde que as crianças nasceram… toda a minha rotina mudou.

10 de junho completariam dois meses de procrastinação, mas CHEGA! BASTA! Vou me comportar novamente como concurseiro e passar a controlar meus tempos. Vou compartilhar com vocês diariamente e isso vai dar ainda mais trabalho. Eu amo trabalho e sou apaixonado por resultado!

Se você tem qualquer tipo de desafio com vícios, lembre de ler os Passos de Gigante 132. Se você conhece alguém que você ama, também é uma ótima pedida tal indicação.

Quem é concurseiro ou pretender ser já pode começar instalando o aplicativo “APROVADO“. Bem auto explicativo, mas quem tiver dificuldades, basta clicar aqui para aprender a usar. O controle das horas é gratuito e o de exercícios é pago. Fica a seu critério.

Um dos melhores para controle de desempenho (tempo e questões)

No final do texto de hoje, irei compartilhar meu primeiro dia de desempenho no app acima e isso tem a ver com o texto a seguir, se liga!

“Quer uma estratégia infalível para perder alguns quilos indesejáveis? Que tal esta ideia:

Arranje um companheiro que também queira perder peso e prometa a ele e a um grupo de amigos que os dois começarão um regime rígido de comidas saudáveis e exercícios prazerosos. Comprometam-se ainda mais, dizendo que, se quebrarem a promessa, vão comer uma lata inteira de comidade de cachorro!

A mulher que me contou isso disse que ela e a amiga deixavam as latas de comida de cachorro à vista todo o tempo, para se lembrarem do compromisso. Quando começavam a sentir forme ou a pensar em não fazer exercícios, pegavam a lata e liam o rótulo. Ingredientes apetitosos como “pedacinhos de carne de cavalo” ajudaram-nas a alcançar o objetivo sem ceder um palmo!” (ROBBINS, Anthony, pag. 154. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Pode ser que você queira emagrecer, pode ser que não, o fato é que não é nosso foco aqui nos Passos de Gigante. Desculpa mulherada linda! Vamos focar na sua aprovação e em transformação de vida ao longo do processo. Vocês terão todo tempo do mundo e ficarão ainda mais lindas do que já são depois de aprovadas.

Se você pudesse pegar o texto acima e adaptar para concurso público, como seria?

E aê? Qual é a ideia criativa das galáxias que você irá criar para estudar ainda mais? Ou quem sabe uma ideia para se livrar da procrastinação de uma vez por todas? Huuuuummmm… não tem problemas com nada disso? Nenhum vício? Se você está vivendo em alta performance e já possui produtividade máxima, nem precisa continuar lendo… Parabéns…

Agora, se você, assim como eu, procrastina, você pode usar alguns aplicativos para te ajudar ou o bom e velho óleo de peroba (rs) na sua cara de pau.

Vou me colocar no lugar de vocês e dessa vez usarei a tecnologia a NOSSO favor. É ISSO MESMO! Eu também BAIXEI E INSTALEI O APLICATIVO APROVADO? Eu vou participar junto contigo! Se liga que eu vou explicar melhor no final. Veja os motivos:

Euzinho aqui… mesmo com grandes resultados que tive no passado, eu tenho tantos problemas… opa… opa… opa… olha a comunicação falhando aqui… vamos tentar…. opa… opa… opa… falhou de novo… que mané problema e que mané tentar… O certo é DESAFIO e TESTAR! Vamos de novo!

Euzinho aqui, mesmo com grandes resultados no passado, tenho muitos desafios para superar. Desde que as crianças nasceram, grande parte dos meus hábitos e costumes foram para a ponte que partiu…

Então… se você não tem um amigo ou amiga para desafiar, eu estarei junto contigo. É bem bacana se você encontrar mais colegas além de mim para participar dessa brincadeira de gente grande. Se não encontrar, somos só nós dois e os milhares de leitores dos Passos de Gigantes. Quanto aos meus resultados:

100% DE RESPONSABILIDADE MINHA! EU SOU O ÚNICO CULPADO! Eu sou procrastinador … muito mais do que você imagina! Não acredita?

Minha meditação foi embora… academia (musculação) nem sei mais o que é isso… e o que falar da corridinha… também sumiu… a alimentação já foi de alta performance, mas o padrão caiu drasticamente depois da contratação da cozinheira. Para piorar, minha sogra (cozinheira boa dos infernos) veio morar na minha casa (temporariamente). Agora é praticamente “impossível” me alimentar de forma saudável… Tudo isso e muito mais abaixo…

Quando eu digo que estamos JUNTOS, é porque de coração estamos JUNTOS, então AGORA… mais do que nunca irei usar as ferramentas dos Passos em mim e irei atualizá-los, pois preciso SER EXEMPLO, preciso arrumar minha vida!

“A palavra convence, o exemplo arrasta”. (Confúcio)

É HORA DE ABRIR O BAÚ E MOSTRAR MINHAS FRAQUEZAS ATUAIS

Agora, se preparem para as desculpas e vejam o quanto eu sou procrastinador… Logo em seguida, uma proposta de solução para cada problema desafio.

SUGESTÃO: FAÇA O MESMO COM CADA DESAFIO A SER SUPERADO NA SUA VIDA :)

VOLTEI HOJE!

Meditação – ah… depois que eu quebrei 89 dias consecutivos, fiquei tão arrasado por não conquistar o selo dos 90 que enfraqueci. Outra desculpa: ah… como eu vou me meditar assim que eu acordar, se agora eu tenho que cuidar IMEDIATAMENTE das crianças?

FOCO NA SOLUÇÃO PARA TOMAR VERGONHA NA CARA: Trocar o gatilho. Se era na hora de acordar, troque para o momento de escovar os dentes, tomar banho, dormir…

SE VIRA! SEJA CRIATIVO!

Melhor 7 a 15 minutos do que uma vida de desculpas esfarrapadas.

Musculação – ah… é que agora não tenho mais personal trainer… é que agora quando tenho um tempinho para malhar a academia do prédio está fechada… ah… a tarde estou com sono e cansado… ah… a noite estou sem saco, tem que jantar e ainda tem o banho das crianças…

FOCO NA SOLUÇÃO: Usar e abusar dos circuitos fantásticos que existem para fazer pelo menos 15 minutos de flexão, barra, paralela…

E quando voltar a trabalhar, malhar antes do almoço… isso vai funcionar se eu não fizer faculdade pela manhã… se fizer, vou ter que buscar outra alternativa.

Corrida – definitivamente terei que me reinventar para dar conta de correr… não tenho tempo, as crianças me atrapalham… a esposa não quer que eu corra longe de casa… já não sei o que fazer…

FOCO NA SOLUÇÃO: irei testar correr depois do banho das crianças… assim que todos forem dormir… assim ainda escuto 30 minutos de áudio book…

Já fiz isso hoje e identifiquei uma possível falha no app aprovado. Acredito que ele não contabilize duas atividades simultaneamente. Eu corri 30 minutos e ouvi 30 minutos do áudiobook “Storytelling” – Carmine Gallo.

Dessa forma, sempre que vocês observarem os meus resultados, teremos 30 minutos a menos em livros. Não vou repetir essa informação nos outros Passos de Gigante.

UM DIA ESTRAGA UMA SEMANA INTEIRA!

Alimentação – eita lasqueira… aqui vai ser um inferno… cozinheira top… sogra em casa… bolo quase todos os dias… de vez em quando rola uma fritura… quase não bebo mais água com regularidade… nossa como estava um lixo…

Se liga que já estou manifestando vibrações de que já venci o desafio, mesmo sem vencer.

Aprenda a falar dos seus problemas/desafios no PASSADO!!!

O fato é que minha vida mudou depois das crianças… só quero saber delas e estava (olha outro exemplo aqui) cagando para mim…

FOCO NA SOLUÇÃO: ir na nutricionista eu já fui, preciso mesmo é tomar vergonha na cara e fortalecer meus nãos… treinar em frente ao espelho NÃO…. NÃO…. NÃO…. COM MUITO AMOR…MIL VEZES NÃO!

DICA DE CONCURSEIRO: Quando você diz NÃO COM ENFÂSE E VÁRIAS VEZES para a mesma pessoa, ela, em regra, desiste de você! Foi assim com todas as minhas amizades na época de concurso.

Quando eles me convidavam para fazer qualquer coisa, eu dizia NÃOOOOOOO … e completava assim: ESQUECE! Não existe a menor chance… Eu disse não e acabou… simples assim, mas te dou minha palavra que depois que eu passar, aceitarei todos os convites…

Depois de algumas semanas, eles cansaram de perguntar e eu cansei de falar a parte final “depois que eu passar, …”

SEJA FORTE E DIGA NÃO COM O CORPO INTEIRO, TENHA ALÉM DA VOZ DO NÃO, EXPRESSÃO FACIAL DO NÃO E FIRMEZA DO NÃO!

Eu crente crente que um vinhozinho antes de dormir fazia bem… mais uma pessoa enganada!

Bebidas – eu era maria vai com as outras (o famoso onde a vaca vai, o boi vai atrás)… e nessa onda, eu bebia refrigerante junto com a minha esposa que adora uma coca-cola… e o que falar do vinho que acaba me dando um baita sono de noitinha… o que fazer? estou perdido…

FOCO NA SOLUÇÃO: Álcool me dá sono e atividade física me deixa ligadão, então eu encaixo o vinho depois de beber meio litro d’água, antes de dormir. Será? Até faria isso, mas o uso de álcool antes de deitar prejudica o sono. Vamos ver o que acontece na prática hoje (30 para 31 de maio).

Já o refrigerante, esse não representa perigo, pois fiz uma aposta com minha cunhada. Eu pagaria 100 cem reais a ela se eu colocasse uma gota de refrigerante na boca. Está funcionando, desde o início de abril.

Livros – ah… é que agora eu não tempo… é tudo tão corrido… eu tenho que escrever os Passos de Gigante… tem que dar atenção para as crianças… é tanta coisa para fazer…

FOCO NA SOLUÇÃO: Separar 30 minutos ainda no turno da manhã para ler o livro da semana. Melhor ainda se for no turno da madrugada e ANTES DOS PASSOS DE GIGANTES.

Audiolivros (audiobooks) – mesma desculpa esfarrapada de sempre, não ter tempo…

FOCO NA SOLUÇÃO: encaixar na corrida e matar dois desafios com uma pedrada só.

VIDEOGAME E PORNOGRAFIA – Aqui, Graças a DEUS, o vício está superado! 100% superado! Quanto aos jogos de playstation, é plenamente possível separar um horário no ciclo da vida ou na semana extraordinária (há muito tempo não sei o que é isso).

PASSOS DE GIGANTE – Escrevo um por dia, mas tem ocupado muito tempo, 2 a 5 horas dependendo do conteúdo a ser escrito. Há 133 dias cumpro minha palavra e entrego um artigo por dia. Em 99,5% das vezes escrevo entre 3h e 6h da manhã.

FOCO NA SOLUÇÃO: Irei testar escrever no turno da tarde para fazer o TCC Internacional durante a madrugada, isso enquanto eu não começo a trabalhar. Depois disso, terei que me reinventar.

Bom… comecei os Passos de Gigante hoje, por volta de 15h. Algumas pausas para cuidar das crianças… e fui cronometrando todas as minhas atividades no app aprovado. Eis aqui o resultado:

Eu estou contigo na prática!

Apareceram dois dias, pois comecei ontem as 15h, então como sempre vou postar o desempenho por volta de 3h as 8h, teremos dois dias na exibição. O ideal é que nunca passe de 24 horas. É desempenho DIÁRIO!!!

A foto abaixo ficou uma bosta, mas é da corrida e do áudiobook.

corrida: controlo pelo iwatch / livros: ubook, audible e 12 minutos

O trato é o seguinte, se eu não cumprir minha meta diária, irei pagar uma prenda. Vocês escolhem… sugestões nos comentários. :) Não abusem hein! Não vou comer comida de cachorro! (Rsrsrs)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

Que dia é hoje? 31 de maio, então leia provérbios 31 e se não sabe do que estou falando, então leia as instruções nos Passos de Gigante 72.

ÚLTIMO DIA DE PROVÉRBIOS (RODANDO PELA SEGUNDA VEZ). A partir de amanhã, irei disponibilizar apenas o link da Bíblia Online e os desafios já indicados. Minha recomendação: continuem a leitura dos Provérbios do dia por no mínimo um ano. Eu fiz dois anos e estou retornando agora com vocês. Por que?

A palavra convence e o EXEMPLO ARRASTA!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma sexta-feira mais do que nunca JUNTOS, pois cada vez mais você visualizará minha performance e estaremos JUNTOS nessa JORNADA. Que jornada? Alta performance, cada um no seu caminho. Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gigante Ricardo! Estamos JUNTOS Misturados DEUS Grudado! Que isso hein! Adorei essa frase do Optimus Prime. Nunca deixei o lado criança sair de mim e amo transformers desde pequeno. Desde criança sempre vi desenhos e filmes buscando um aprendizado além da diversão. Hoje, isso é ainda mais forte. Grato pelo seu feedback!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 31/05/19 às 22:17
  • Analu, Analu... sempre com feedbacks das Galáxias! Gostei da sugestão da prenda, mas como já disse para o colega Andrei, eu prefiro premiar nessa prenda a maior quantidade de pessoas. Por enquanto, minha ideia é aumentar um dia de perguntas por semana, lá no instagram. Valeu pela força de sempre e parabéns por toda essa modelagem e, principalmente, pela superação do refri e da pizza. :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 31/05/19 às 22:09
  • Giovana, boa noite! Que legal! Ótima ideia! Já irei fazer isso nos Passos de Gigante 133. Amo seu nome. Se eu e minha esposa tivéssemos uma menina, essa seria a primeira opção de nome. Feliz e grato pelo seu feedback! De coração! Ad Astra et Ultraaaaaaaaaaaaaa! Aos Astros e Além!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 31/05/19 às 22:06
  • Valeu Mary... pode propor qualquer prenda, topo qualquer parada, kkkkk... com moderação! kkkk... Quanto à leitura de Provérbios, é como eu disse... para penetrar tem que ter repetição... fazer uma vezinha só... é a mesma coisa que estudar apenas um dia quando se quer passar para algum concurso. Ótimo final de semana! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 31/05/19 às 22:03
  • Gratidão a você Nivaldo que naquele dia me encheu de inspiração para virar a noite! :) Show de bola! Quanto à tapioca, eu curto bastante também. Aqui em casa todo mundo come... Quanto ao cuscuz de arroz ou milho, nunca comi... só conheço aquele de coco lambuzado de leite moça ou doce de leite, mas esses aê já estão distantes da minha vida há algum tempo. Valeu pelo carinho meu amigo e GIGANTE!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 31/05/19 às 21:59
  • Pode contar comigo! Estamos JUNTOS Misturados DEUS Grudado! Eu já tenho uma ideia de prenda e, é claro, que irei ouvir a opinião de todos os Gigantes. Minha auto sugestão irá favorecer a coletividade e não um ou outro sortudo. Hoje, eu separo uma parte da minha vida para responder perguntas todas terças e quintas no instagram. Então... se eu não cumprir com a minha palavra, se eu vacilar um dia que for, a ideia é aumentar essa quantidade de dois para três dias. Assim, todos terão uma janela ainda maior de contato comigo. Quisera eu responder perguntas todos os dias, mas eu não posso prometer aquilo que é hardcore de executar na prática. Grato pelo feedback Andrei! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 31/05/19 às 21:56
  • Rapha, gostei da sugestão da Analu para prenda, só que vou aumentar, 30 minutos de sessão com um sortudo(a)! Abraços e obg pela dica do Aprovado, vc é uma caixinha de surpresas sempre quando penso, "baralho o Rapha já acrescentou tanto", vc vem e entra no campo de batalha! Totalmente inesperado, vc realmente supera as expectativas!
    Andrei em 31/05/19 às 20:21
  • Boa noite Professor e mais uma vez obrigado pelo ânimo incondicional e vai uma dica para emagrecer: pede para sua sogra fazer uma TAPIOCA,aqui no PIAUI é alimento sagrado(rsrsrsr) sem falar no CUSCUZ de arroz ou milho,são meus lanches na hora do estudo e já perdi 5 kg!!!!
    NIVALDO SOARES em 31/05/19 às 18:20
  • Valeu, Rapha! Grata pelo artigo. Eu fazia esse exercícios de Provérbios ano passado, mas agora, com a sua orientação, retornei! Vou pensar na prenda!
    Mari em 31/05/19 às 13:34
  • Bom dia! Como sempre, texto excelente. Fico feliz em poder contribuir com uma diquinha, já que as suas super dicas sempre ajudam a tantos: dá para cadastrar o tempo de várias atividades paralelas no aprovado. Basta vc deixar uma delas rodando no cronômetro (no caso a corrida, por exemplo) e, depois que terminar, inclui as outras usando a opção manual. Assim é só lançar o horário e o tempo iguais da corrida ao audiobooks, ou em qualquer outra situação de simultaneidade. Faço isso quando estou ouvindo ou lendo lei seca enquanto estou na academia :)
    Giovana em 31/05/19 às 09:21
  • Que extraordinario... Rapha é gente como agente!!! Super me identifiquei com os passos de hoje... Parabéns pela sua coragem e por nos motivar ainda com seu exemplo. Você existe graças a Deus! "Vamos focar na sua aprovação e em transformação de vida ao longo do processo. Vocês terão todo tempo do mundo e ficarão ainda mais lindas do que já são depois de aprovadas." --> minha foto malhando com meu personal particular já esta no mural do sonhos. "minha esposa que adora uma coca-cola… " --> sintonia total nessa parte, meu marido ama fanta uva, nao saiu da matrix ainda...seguimos orando para transformação do que não depende de mim. Ontem eu me tranquei no escritório estudando, para nem ver a pizza portuguesa que ele pediu, vamos ficar longe dos inimigos, conselho do meu amigão aqui. Associei a pizza a imagem de uma mulher gorda e feia...funcionou!!! Já uso o aprovado desde janeiro, esse aplicativo é de Deus, ele não cronometra duas atividades simultâneas Modelagem...viciada nessa parada!!! To muito feliz com resultados...com paciência a nossa mente vai se readequando...é incrível a transformação. Comecei a assistir "o Segredo", já tinha visto a muuuuito tempo. Documentário que dispensa comentários... "se eu não cumprir minha meta diária, irei pagar uma prenda" --> sugestão minha: 10 a 15 minutos de sessão com um aluno, você sorteia na semana uma sessão pra dúvidas diversas, acho otimoooo... tem muita gente precisando. Abraço cara, Deus abençoe sua vida!!!!
    Analu em 31/05/19 às 09:04
  • Poxa Balboa!! Sem palavras para lhe agradecer por essa injeção de ânimo e motivação logo pela manhã. Suas palavras me convenceram e seu exemplo está me arrastando. A partir de agora farei com que todos os meus problemas e descupites se transformem em desafios e soluções. Deus lhe abençoe abundantemente!!! "Sem sacrifício não há vitória" (Optimus Prime)
    Ricardo Silva em 31/05/19 às 06:25