Artigo

PASSOS DE GIGANTE 204/365

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa!

Bora Bora Aos Astros e Além!

AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: Que tal reativar a sua curiosidade? Vai dizer que você não se lembra? Sérioooooooooooooooooo??? Há algum tempo, pode ser muito para alguns, pouco para outros, mas acredite… VOCÊ VIVEU A FASE DOS POR QUE! Vamos trabalhar essa emoção e conectá-la com o seu objetivo para te oferecer ALTA PERFORMANCE nos estudos! COMBINADO?

Que tal reativar a sua curiosidade? Vai dizer que você não se lembra? Sérioooooooooooooooooo??? Há algum tempo, pode ser muito para alguns, pouco para outros, mas acredite… VOCÊ VIVEU A FASE DOS POR QUE! Vamos trabalhar essa emoção e conectá-la com o seu objetivo para te oferecer ALTA PERFORMANCE nos estudos! COMBINADO?

Cenas da última decolagem: PASSOS DE GIGANTE 203: Ai ai ai ai ai… nem todo mundo que leu, comentou os Passos de Gigante de ontem com o tema GRATIDÃO. Sendo bem exigente com os seus resultados, se não rolar o mínimo de gratidão na sua vida, os frutos a serem colhidos também serão mínimos. Isso é contigo. Sua responsabilidade. A maioria dos alunos que estudam comigo e que faz a parte deles são aprovados. Não existe milagre. Você tem que estudar e melhor ainda se estiver utilizando as suas horas do jeito mais eficiente e eficaz.

EMOÇÃO DE PODER Nº3

“Cultive a curiosidade. Se realmente quer crescer na vida, aprenda a ser inquiridor como uma criança. As pessoas curiosas nunca ficam chateadas, e para elas a vida se transforma num infinito estudo da alegria”.

(ROBBINS, Anthony, pag. 229. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Antes de falar sobre como a CURIOSIDADE pode te ajudar a SER APROVADO nos concursos públicos e a TER mais sucesso na vida, vamos ver como algumas pessoas podem usar a CURIOSIDADE para te “enganar”, “seduzir” e algumas vezes… poucas… “ajudar!”

Estou falando dos GATILHOS MENTAIS DA CURIOSIDADE! CUIDADO HEIN!

O mercado, de forma geral, eu inclusive, usamos esses gatilhos como armas de sedução. Nesses casos… tudo começa com um clique. Veja se não são sedutores os títulos abaixo:

  • O SEGREDO DOS APROVADOS;
  • O SEGREDO DO CHUTE;
  • A TÉCNICA DE REVISÃO POUCO CONHECIDA PELO REPROVADOS;
  • INFORMAÇÃO RESTRITA PARA ASSINANTES DO ESTRATÉGIA;
  • POUCAS PESSOAS TÊM ACESSO AS TÉCNICAS DOS APROVADOS.

Eu detesto ser enganado, então pode ter certeza absoluta que se algum dia eu usar um desses gatilhos mentais de curiosidade é porque, sinceramente, eu vou te ensinar algo. MEU COMPROMETIMENTO EM ENSINAR É 220%!

Feito esse parênteses, vamos nos aprofundar no tema e entender como despertar aquela curiosidade que você pode ter deixado INATIVA dentro de você… ou não… só você pode saber.

PERGUNTA: COMO SER APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO?

Imagine-se como a pessoa mais criativa do UNIVERSO, como você responderia a pergunta acima?

O óbvio você deve saber: ser aprovado = estudar. Não tem como fugir disso… PONTO FINAL! O único concurso que acontece duas vezes por semana é a MEGASENA! Se apostarmos 1 jogo de seis dezenas, a probabilidade de ganharmos é de 1 em 50.063.860, que corresponde a 0,000002% de chance de ganhar. Sendo bem fúnebre, É MUITO MAIS FÁCIL VOCÊ MORRER VÁRIAS VEZES (lutando boxe, nadando, correndo, jogando futebol, dançando, saltando de para-quedas, voando de avião, dirigindo um carro… uma moto) do que ganhar uma bolada acumulada na loteria.

GIGANTE! Estamos falando de probabilidade! Ganhar na megasena comparativamente com os números da morte SEMPRE perde. Tá bom, vou ajudar os DOIDOS (com todo respeito) que acreditam na possibilidade de ficarem milionários com seis dezenas.

A probabilidade de morrer jogando videogame ou jogando xadrez, dama ou qualquer outro jogo de tabuleiro é de 1 em 100.000.000 (Uau! CEM MILHÕES).

Por que eu estou te apresentando esses números? Simples! Nem pense em torrar seus neurônios criando uma técnica de passar para concurso CHUTANDO TUDO! ISSO NÃO EXISTE! Se já é PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL ganhar na megasena, imagine você acertar as 120 questões de CERTO OU ERRADO DO CESPE no CHUTE? Loucura, não é verdade? As outras bancas com mais de 40, 50 questões e com 5 opções em regra tornam a APROVAÇÃO COM CHUTE SURREALMENTE IMPOSSÍVEL!

Olha que loucura os números do ENEM. Aqui, a probabilidade de passar chutando é de aproximadamente 1,5 × 10^{-126}, ou seja, a chance é de aproximadamente uma em seis yocto-yocto-yocto-yocto-yocto-mili-centilhões. (Pra quem não sabe, yocto é o prefixo associado a um trili-trilhão, isto é, a 10^{-24}.)

Esses números são, definitivamente, muito mais que astronômicos… devem ser números econômicos!

Se cada aluno usasse um computador pra fazer o ENEM um milhão de vezes ao dia, e continuasse assim pelos próximos cinco bilhões de anos — até o Sol se tornar uma Gigante Vermelha e torrar a Terra —, a chance de qualquer um dos alunos tirar uma nota perfeita apenas em uma das quatro seções (por exemplo, apenas em Matemática) seria em torno de 0.00001%! A chance dum aluno conseguir tirar a nota mínima, ou a média nacional, são ainda menores (provavelmente por uma ordem-de-magnitude, ou seja, por um fator de 10).

Quanto significa esse número? Quais as chances disso acontecer?

Bom, no Brasil, cerca de 132 pessoas morrem por ano devido a raios. Isso significa que a probabilidade de se gabaritar o ENEM chutando todas as questões é pior do que a probabilidade de que todos os ex-presidentes vivos e todos os atores principais da novela das oito sejam atingidos fatalmente por um raio, independentemente, no mesmo dia.

Então, caro concurseiro, não chute acreditando que será aprovado só com isso. Sério, GIGANTE! FONTE: SITE PAPO DE HOMEM

Pronto! PROVADO que não vale a pena chutar sem saber nada! Você tem que estudar! :)

CARACAAAAAAAAAAAAAA, RAPHAEL! COMO É QUE EU USO ESSA BENDITA CURIOSIDADE PARA SER APROVADO? DIGA DE UMA VEZ POR TODAS!!!

Tá bom, mas não se irrite!

AGORA É GUERRA! LÁ VAI!

1. Conheça seus inimigos

Você conhece a banca organizadora do seu concurso? Já teve algum contato com ela? Nem sabe qual é a banca? PUTZ! Aê já é demais! Seja minimamente curioso para descobrir qual é a organizadora da sua prova.

Depois disso, baixe provas da sua banca pelo pciconcursos.

Se você ficar com medinho de errar, se cobrar demais ou tiver muita pressa, tudo isso só irá te prejudicar. Parte da curiosidade envolve riscos. Admita que você não conhece seu inimigo, vá para a batalha contra ele, caia, aprenda, treine… caia… aprenda… fique nesse ciclo até aprender tudo sobre seu inimigo.

As batalhas (simulados, treinamentos) são apenas parte do processo para te preparar para a GUERRA (DIA D) – PROVA DA SUA VIDA!

2. Invente novas maneiras de fazer algo antigo

Se você já estuda há algum tempo e não passa para absolutamente NADA VEZES NADA! Eu tenho certeza absoluta que você está estudando de forma IMPRODUTIVA. Ora… cá entre nós… não tem mistério… se você estivesse estudando do jeito “certo” – leia-se PRODUTIVO – você já teria sido aprovado.

ENTÃO, USE E ABUSE DA CURIOSIDADE para inventar algo novo. Quer um exemplo? Já te falei que usei durante algum tempo a técnica de revisão recomendada pelo estratégia concursos: 24/7/30. É uma das melhores do mercado e os aprovados, na maioria dos casos, a utilizam… SÓ TEM UM DETALHE: EU NÃO ME ADAPTEI! BUÁAAAAAAA…. BUÁAAAAAAAAA…

MIMIMIMIMIMIMIMIMIMI… PIPPIPIPIPIPIPIPIPIPIPIPIPIPI… O choro seria um comportamento, outro seria a reclamação, maaaaaas eu usei a curiosidade para CRIAR A MINHA PRÓPRIA TÉCNICA DE REVISÃO: R15T30! Estou no débito com vocês, pois só ensinei essa técnica numa live no meu instagram @lacerdaf3 e prometi gravá-la no meu canal do youtube. Uma hora será publicado.

É MAIOR DOIDEIRA… MALUQUICE TOTAL… você fazer sempre a mesma coisa e esperar por resultados diferentes.

INOVE NA SUA MANEIRA DE ESTUDAR! SEJA CRIATIVO!

Quem diria que algum dia algum aluno/estudante/concurseiro seria aprovado usando centenas de post-it?

LINK PARA REPORTAGEM DO PRIMEIRO LUGAR EM MEDICINA NA USP USANDO POST-IT

3. Faça escolhas diferentes

Inove! Já identificou seu horário nobre de estudo? De repente você estuda no turno da noite, mas seria melhor madrugar e fazer umas duas a três horas antes de ir para o trabalho.

FAZER ESCOLHAS DIFERENTES ENVOLVEM MUDANÇAS! Nós, seres humanos, somos resistentes às mudanças, então já te digo antecipadamente que será BEM DESAFIADOR!

Lembre-se: se fosse fácil, todo mundo faria! ;)

Explore seu modo de estudar e veja o que pode ser diferente? Controle seu desempenho e veja como seu organismo se comporta, além… é claro… dos resultados (percentual de acerto).

4. Tenha um momento espontâneo

Como assim, Raphael?

Ora… pega um dia da semana ou um turno do dia e estude sem planejamento algum. Alguns especialistas chamam isso de usar a intuição para estudar. NÃO FUNCIONOU COMIGO! Eu sou igualzinho a um robô, preciso e funciono muito melhor se estiver com tudo programado.

A justificativa dos “especialistas” (risos com respeito, rsrsrs) é que ajuda a lidar com desconforto de situações não programadas. Enfim… se fizer sentido para você, teste… não custa nada.

5. Encare o medo de fazer perguntas bobas

Você pode estar numa aula ao vivo, presencial, telepresencial, online ou até mesmo em um fórum de dúvidas dos pdf do estratégia concursos, mas tenha medo de fazer perguntas.

Ah… eu não vou perguntar, pois todos irão me considera um IDIOTAAAAA! Carvalhooooooooooooooooooooo… SEJA UM IDIOTA por cinco minutos, qual o problema nisso?

Melhor ser um idiota por cinco minutos do que ser tolo para sempre e morrer com a sua dúvida!

Sua dúvida, em regra, faz parte do desejo de saber mais! Isso faz parte do aprendizado! FAÇA PERGUNTAS! Elas podem soar idiotas, tolas, óbvias, ridículas, ou seja lá o que for, mas PERGUNTE!!!

Eu tenho um amigo MALA SEM ALÇA, mas que eu amo muito, que me ligava diariamente para tirar dúvidas do estudo dele.

Eu dizia:

” – OH SEU ABESTADO! CABRA DA PESTE! CHATO PARA BARALHO! Anota as porcarias das dúvidas e me liga no final do dia! PONTE QUE PARTIU! Toda hora interrompendo meus estudos!”

Não adiantava! Ele ligava TODO SANTO DIA! Eu falava para os meus pais não passarem o telefone para mim, mas não adiantava, pois lá em casa sempre reinou o PACTO DA VERDADE. Não tinha essa de dizer que não estou… ah tal mentirinha do bem nunca encontrou morada na residência dos Lacerda.

RESULTADO FINAL DO CONCURSOS DE AUDITOR FISCAL: Ele passou entre os trinta primeiros e eu fiquei entre os oitenta. No final das contas, mesmo que ele fosse o ZERO ZERO UM, ainda assim eu ganharia o dobro do salário dele, pois carreguei nos ombros DEZ ANOS DE MILITARISMO! Isso pesa bastante como servidor estadual, pelo menos no Rio de Janeiro.

6. Aprenda a ouvir

Você já ouviu ou viu algum dos depoimentos dos aprovados do estratégia concursos? Sim? Não? Poxa vida! Nós temos milhares!!! Milhares! Se bobear… em mais alguns anos da empresa chegaremos a um milhão de aprovados!

DEPOIMENTO DO APROVADOS – LINK AQUI

Perceba e entenda o que os aprovados fizeram. Quais foram as motivações, dúvidas e necessidades deles. Agora, faça um exercício. Coloque-se no lugar deles, como você iria reagir? IMAGINE! USE A SUA CRIATIVIDADE!

Já te falei nos Passos de GIGANTE anteriores que EU APRENDI COM OS MELHORES! Entendi o que o William Douglas fez de errado em várias das reprovações dele e o que ele fez de certo para ser aprovado como JUIZ FEDERAL! Também aprendi muito com Alexandre Meirelles e o Demétrio (in memoriam).

Eu passei para fiscal em pouquíssimo tempo, POIS APRENDI COM OS TOP! Eu também já havia sido aprovado em outros concursos militares, um deles com três ou cinco mil inscritos e a terceira colocação para cadete aviador num concurso de dez vagas – concorrência nacional.

ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO! AVISO CONTRA PINÓQUIOS!!!

Se alguém te falar que passou para fiscal com menos de dois anos, DESCONFIE! Se falar que foi com menos de um ano, DESCONFIE MUITO, MAS MUITO MESMO! Já vi alguns youtubers, blogueiros e outros perfis de instagram dizendo isso, maaaaaaaaaaaaaas tem algo por trás dessa aprovação MIOJO. Sabe o que é?

Muitos deles ou todos, sinceramente não sei, estudaram durante as escolas militares ou durante a faculdade. Quando esse candidato termina o ensino superior, ele está praticamente PRONTO para QUALQUER PROVA!

Nesse caso, basta um pouquinho de sorte (edital publicado no último período da faculdade) para ser aprovado com APENAS “TRÊS MESES” de estudo. Você e todo mundo começa achar que o carinha é um gênio, mas ele ficou quatro a cinco anos estudando para fiscal, mas não preenchia as condições para assumir o cargo (ensino superior completo). CUIDADO COM OS PINÓQUIOS! :)

7. Observe as crianças

Crianças são seres curiosos por excelência — os famosos porquês insistentes são prova disso. “Elas perguntam, questionam, estão focadas na solução do problema”, diz Eduardo Freire, sócio da Framework, consultoria de inovação, de São Paulo. “Observá-las é um grande aprendizado.” Não fuja, aliás, das questões que elas fazem. Em vez do “porque sim” ou “porque não”, experimente investigar com elas as dúvidas que elas têm.

8. Ensine algo a alguém

Ah! Raphael, mas eu não conheço ninguém que estuda para concurso público… ou

Ah! Raphael, mas eu não quero me envolver com as redes sociais… eu não consigo me controlar.

O QUE EU FAÇOOOOOOOOOOOOOOOOO?? AAAAARGH!!!

Já respondi essa pergunta hein, GIGANTE! Lembre-se de ENSINAR (dar aula) para os fantasminhas.

Outra sugestão é você imaginar o estudo de alguma disciplina como se fosse um aluno que nunca teve contato com aquela matéria. Eu fazia em matemática financeira e estatística com o objetivo de identificar soluções mais rápidas diferentes daquelas que eu já utilizava.

9. Peça ajuda

Você sabia que eu tiro dúvidas pelo instagram @LACERDAF3 e de vez em quando até ligo do meu celular para alguns alunos? Claro que não sabia. Eu nunca disse isso aqui nos Passos de Gigante.

Quando estou fazendo minha caminhada para chegar no IPVA, meu setor de trabalho na Secretaria de Fazenda, ligo para um a dois alunos por semana. Faço com aqueles que participam dos Passos, mandam dúvidas no insta, seja pelo stories ou por mensagem direta (directs).

Quando eu estudava e não sabia alguma coisa, EU PEDIA AJUDA!!! Usava o FÓRUM CONCURSERIOS para isso. Quando não dava certo ou demorava, eu escrevia o enunciado da questão no Google e muitas vezes encontrava um anjo ensinando a resolução da questão.

Hoje vocês têm o TEC CONCURSOS e tudo ficou absurdamente mais fácil!

Ah! Raphael, mas aumentou a concorrência…

Deixa eu respirar um pouquinho antes de comentar essa frase acima…

10…9…8…7…6…5…4…3…2…1.. agora sim… :)

Então, GIGANTE! SEU ÚNICO CONCORRENTE ESTÁ LÁ NO SEU ESPELHO!

CORRE PARA LÁ AGORA E DÁ UMA BOA OLHADA NELE! Só te digo isso!

Mais de vinte anos de concurso nas costas e pode apostar que uma vez estabelecida uma MÉDIA LUNAR para a sua aprovação, você não precisa se preocupar com ninguém.

Como assim, Raphael? Média Lunar?

Você mira na LUA, se prepara para isso e se alguma coisa der errado, ainda assim você atingirá as estrelas. O que estou querendo dizer é:

PREPARE-SE PARA GABARITAR A PROVA!!!

Se tiver um grupo de estudo, não hesitem em utilizá-lo. AJUDA MUITO quando os membros do grupo estão focados na aprovação.

10. Faça a lição de casa

De nada adianta ter curiosidade em relação a algum assunto e não sair do lugar para investigar o tema. “Para inventar o que não existe, é preciso, em primeiro lugar, saber o que já existe, ou seja, estudar, e muito”, diz Daniel, da Playax. Mas faça isso com senso crítico para ver como seu objeto de estudo pode ser aperfeiçoado.

Você achava que seria de graça? (rs) Se fosse fácil, todo mundo faria!!!

11. Seja persistente

“Se você quer fazer algo diferente, não pode desistir, senão os outros desistem também”, diz Eduardo, da Framework. Não desanime quando os colegas não parecerem interessados em explorar de forma curiosa os problemas diários. Diga o que vai fazer e persista. “Mudar nosso mindset é sempre desafiador e demorado.”

PERSISTÊNCIA – bem no estilo do rap já compartilhado nos Passos de GIGANTE 144.

12. Exercite sua curiosidade

Há alguns exercícios para estimular essa habilidade. Você já experimentou estudar as matérias de direito com a cabeça do legislador? Qual era a intenção do carinha que escreveu a lei quando ela foi publicada? Um outro caminho é fazer as questões com a visão do examinador. O que eu posso fazer para que os candidatos errem essa questão?

É meu caro GIGANTE! TREINO! TREINO! TREINO! Perdi as contas de quantas questões eu errei por não me colocar dentro da cabeça do legislador ou da banca organizadora! Depois de muito treino, ACREDITEM, você começa a ficar muito, mas muito esperto! É como se você estivesse dentro da mente de quem elaborou a questão.

13. Assuma a responsabilidade

“Um problema de nossa cultura é terceirizar o processo de resolver questões”, diz Ingrid, da FGV. Ou seja, quando temos um problema, nosso primeiro impulso é esperar que outra pessoa, como um chefe ou autoridade, saiba solucioná-lo. Não procure logo a pessoa mais competente ou especializada quando estiver em dúvida: tente você mesmo descobrir soluções e permita-se tentar (e errar).

Muito antes de existir o TEC CONCURSOS, havia o SUPERPROVAS. Era um programa para resolução de questões de provas anteriores. Comparativamente com o TEC, ele tinha inúmeras limitações, mas a principal delas era: INEXISTÊNCIA DA RESPOSTA COMENTADA!

Fiz a sugestão para o programador (assumir a responsabilidade), mas não fiquei esperando uma nova versão do programa. EU MESMO COMENTAVA TODAS AS QUESTÕES ERRADAS! Meu aprendizado aumentou muito nesse período.

FONTE: REVISTA EXAME

OBS: Fiz inúmeras alterações no texto da revista exame e adaptei-o para concurso público de acordo com a minha experiência e a dos meus alunos no campo de batalha.

Esse PG204 fiquei bem maior que os outros, não consegui publicá-lo ontem. Eu estava no meu limite e precisava muito de descanso. Um dos babies está madrugando todos os dias às 5h e não dorme mais. Destaco que isso não é uma desculpa, mas uma satisfação para os leitores dos Passos de Gigante.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quinta-feira das galáxias. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Estou um pouco atrasada na leitura, mas quero deixar meu muito obrigada, estou numa fase de testar a melhor técnica de estudos, espero que encontre o meu jeito de estudar, porque acredito que só estudando toda a matéria encontrarei minha aprovação. Gratidão sempre!!!
    PATRICIA DOS S SILVA em 19/08/19 às 08:29
  • Fala mestre dos magos. Excelente passo. Top das galáxias. Lembrei-me de um segredo milenar, vivificado por Deus, uma oração que estremece os umbrais das portas celestiais, uma oração conjunta com o Espírito Santo, aquela que é energizada por um poder sobrenatural, capaz de te revelar mistérios, e conhecer mais aprofundadamente o coração de Deus (Oração em línguas). Estamos juntos e misturado. Abraço de urso. Como podemos saber se é real? A única forma de dizer se algo é verdade... ...é navegarmos até lá.
    Felipe Gomes em 18/08/19 às 14:59
  • Nossa que passo maravilhoso esse. PARABÉNS
    MARIANA BATISTA em 16/08/19 às 18:45
  • Uau.. Que PG é esse?? Top, top, top. Raphael, Eu to há 4 anos estudando para concursos, mas como meu esposo é concursado estadual ( somos do Espirito Santo), acabo que só tento concurso dentro do estado, e nesse meio tempo praticamente não tiveram muitos. Aonde quero chegar, é que , eu já tentava medir meus desempenhos, tentava estudar fazendo resumos, fazendo "alguns exercícios" e via que não estava conseguindo chegar no meu objetivo. Foi ai que decidi buscar uma forma de melhorar meus métodos de estudo e fui seguindo dicas, (algumas suas). Olha ai A "curiosidade", nunca tinha parado pra pensar dessa forma, e agora faz todo sentido.. Hoje eu tenho minha planilha de controle de rendimento o que me estimula cada vez mais quando vejo meu % aumentar Em um story no instagran eu te perguntei uma vez se 80% de aproveitamento estava bom, e você me respondeu " está bom, mas corra atrás do ótimo, vá atrás dos 100% " e dai pra frente eu sempre busco me superar e buscar dicas e conselhos pra melhorar cada vez mais... Sempre vou te agradeço pelos seus ensinamentos, muito obrigada...
    Thalita Lisboa em 15/08/19 às 18:22