Artigo

PASSOS DE GIGANTE 203/365

Decolaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa e Bora Bora Aos Astros e Além!

AD ASTRA E ULTRA!

Plano de Voo: Ser grato e colher os frutos desse hábito.

Cenas da última decolagem: Iniciamos as DEZ EMOÇÕES DE PODER. A primeira delas foi AMOR/TERNURA. Falei sobre os tipos de amor e fiz uma analogia muito louca que pode te ajudar a ter um relacionamento gostosinho com os seus estudos.

EMOÇÃO DE PODER Nº2

“Cultive o apreço e a gratidão. Eles estão entre as emoções mais espirituais que podemos ter e melhoram a nossa vida mais do que qualquer outra coisa. Viva com uma atitude de gratidão!
(ROBBINS, Anthony, pag. 228. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

APREÇO/GRATIDÃO

Sabe aquele livrinho milenar e pesadinho? É… ele não foi feito para ficar empoeirado em algum canto da casa, muito menos para ficar aberto em alguma página que você goste muito.

Quando ele foi escrito, o objetivo dos apóstolos era muito claro: IDE E PREGAI O EVANGELHO.

Como eu digo sempre, do fundo do meu coração, você pode até não ser cristão, não acreditar na bíblia, mas será que você concorda que ela pode ser um instrumento de aprendizado na vida das pessoas?

Pode ser na sua? Talvez sim… Talvez não… quem sabe? Você se permite? Se a sua resposta for NEGATIVAAAAAAA, fica tranquilo… de coração… eu também chamei os meus amigos, cientistas de Harvard, para falar um parágrafo sobre gratidão.

Só preciso de um voto de confiança seu, pois meu objetivo aqui é te fortalecer emocionalmente para que você seja aprovado em qualquer prova, desafio, obstáculo que possa surgir na sua vida.

Então vamos que vamos e abram-se as porteiras celestiais para aprendermos sobre gratidão!

“Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade”
Salmos 92:1-2

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. 1 Tessalonicenses 5:18

“Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!”
Salmos 103:2

“Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”. Colossenses 3:17

AMO DEMAIS ESSE DAQUI:

Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!
Salmos 136:1

Já esse aqui, ele me faz lembrar do meu pai, pois ele está sempre rezando/orando pela vida minha e do meu irmão.

não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações“. Efésios 1:16

Você ora? reza? emana pensamentos e/ou vibrações positivas para os seus filhos e/ou para as pessoas que você ama?

“Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor”. Hebreus 12:28

“Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”. Salmos 50:23

Eu poderia continuar com muitas outras passagens desse livro recheado de aprendizados para a vida. Vou ficar por aqui, pois ainda tenho algumas coisitas para te falar sobre gratidão.

O QUE A CIÊNCIA DIZ SOBRE GRATIDÃO

Uma publicação médica da Universidade de Harvard *(Harvard Mental Health Letter) afirma: “Existe uma forte relação entre gratidão e felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a ser mais positivas, a aproveitar os bons momentos da vida e a lidar melhor com os problemas. Também melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes.”

COMO FUNCIONA A GRATIDÃO NA PRÁTICA

Quando alguém nos dá um presente ou nos diz algo bondoso e agradecemos de coração, a pessoa se sente valorizada. Até um desconhecido se sente bem quando agradecemos por um gesto bondoso, como segurar a porta.

Como cristão, eu acredito que é possível ser grato das seguintes formas:

  • Lembrando das bênçãos de DEUS; (costumo fazer quando estou no banho)
  • Agradecendo nas orações; (deixo para antes de dormir)
  • Louvando a DEUS; (amo fazer isso com as crianças no meu colo)
  • Tendo respeito; (isso é o tempo todo e sempre pode ser melhorado)
  • Obedecendo a DEUS; (eis a parte mais desafiadora).

Beleza, Raphael, entendi! Só tem um detalhe, por que eu tenho que ficar agradecendo o tempo todo? QUE TRECO CHATOOOOOOOOOOOOOO!

Eu tenho alguns colegas que DETESTAM esse lance de gratidão… eles acreditam que ser grato ficou completamente BANALIZADO, então para que ficar agradecendo toda hora? Consideram ridícula a atitude de agradecer, principalmente nas redes sociais com a hashtag #gratidão.

Um dos meus hábitos, foto de agradecimento na viagens.

Por que agradecer?

  • Porque agrada a Deus – fomos criados para louvar a Deus (Salmos 145:10).
  • Porque temos muitas razões – temos a salvação e a promessa da vida eterna em Jesus, mesmo se tudo o resto na vida parece ruim (Efésios 1:3-6).
  • Porque muda nossa mentalidade – quando agradecemos pelas coisas boas, aprendemos a valorizá-las e não damos tanta importância às coisas más (Efésios 5:4).
  • Porque Deus abençoa – Deus dá a quem sabe valorizar as bênçãos (Lucas 19:26).

Sobre a banalização da gratidão…

É verdade… existe sim um uso excessivo da palavra. Eu não tem a chave do cofre que guarda os pensamentos e os sentimentos da pessoas, então como eu vou saber se elas estão sendo sinceras ou não?

Também não tenho bola de cristal? Nem uso feitiçaria ou qualquer outro tipo de metodologia para saber o que se passa na cabeça de cada um. Por que então dedicar algumas linhas para falar sobre a banalização?

Simples! Porque de coração eu desejo que você seja sincero ao SER GRATO.

A modinha existe… em especial nas redes sociais rola uma foto bacana e a #gratidão. É raro ou quase impossível ou até mesmo insano ver uma foto de uma tribulação, uma dificuldade, uma queda, um tropeço, um fracasso acompanhada da #gratidão.

Para muitas pessoas não faria sentido agradecer por “se ferrar”. Por outro lado, você pode escolher ficar mais forte a cada frustração, queda, sofrimento… é uma escolha. Eu ainda não estou em um estado tão evoluído a ponto de quebrar a cara e IMEDIATAMENTE agradecer por isso. Não mesmo! (rsrsrsrs).  Ainda não sou o mestre Yoda (Rs). Estou bem longe disso.

Hoje, aos quarenta anos de idade, sou grato por todas as minhas quedas. Elas me levaram até onde estou agora. Cada uma teve um papel muito importante na FORJA DO GIGANTE INTERIOR.

Então, GIGANTE, se você não estiver sendo sincero e está com receio de embarcar nessa onda de banalização de gratidão, euzinho aqui te digo que ainda assim eu usaria a palavra GRATIDÃO MUITAS VEZES, MESMO NÃO SENDO GRATO DE VERDADE!

É o quê??? Raphael!!! Seu mentiroso de uma figa! (rs)

Não é isso GIGANTE! Lembra dos Passos de GIGANTE 147 “FINJA ATÉ QUE SE TORNE VERDADEIRO”? + nos Passos de GIGANTE 45.

Com base nisso, eu fingiria, mas a GRAÇAS A DEUS, não preciso, pois, verdadeiramente, eu sou muito grato por todo meu passado, pelo o que eu faço agora no presente e pelo que ainda serei, farei e terei no futuro.

Te faço um convite a ser grato, GIGANTE! E aê, estamos JUNTOS? Escreve lá nos comentários! Eu vou amar te responder e de coração serei muito grato pela sua participação.

ABRAÇO DE GIGANTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE! J

Amanhã, a emoção trabalhada será CRIATIVIDADE!

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma noite de terça abençoada, bom descanso para aqueles que irão dormir antes da meia-noite. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito legal seus comentários e ensinamentos. Falar sobre gratidão é focar em Deus e só bençãos virão a partir dessa atitude. Obgda. Abraço
    Anty em 19/08/19 às 00:03
  • Como não agradecer por cada palavra escrita nos PGs? Como não agradecer por cada minuto de sua dedicação para que as lições e ensinamentos dos PGs cheguem a cada um de nós? Como não agradecer a Deus por ter te mostrado como ajudar inúmeras pessoas na jornada de concurseiro ou mesmo na jornada da vida de forma geral? GRATIDÃO! GRATIDÃO! GRATIDÃO! GRATIDÃO! Aos astros e além!
    Lígia Lima em 18/08/19 às 11:43
  • Ponte te partiu crocodilo.. tá nadando de braçadas, ultrapassou meu amigo Phelps... kkkk Flórida demais... Óleo novo na carcaça. Estamos juntos e misturado. Deus nos acumula de benefícios diariamente.. tá aí.. cada passo.. Um dia vou te conhecer pessoalmente. Abraço..
    Felipe Gomes em 15/08/19 às 21:57
  • Bom dia, professor, confesso que não tenho o hábito de agradecer, mas isso está mudando e aos poucos me pego sendo grato por coisas que a maioria das pessoas acha banal, quero agradecer por suas postagens, acompanho diariamente e sempre me dão um sopro de energia e esperança.
    marcos vinicio em 15/08/19 às 11:24
  • Boa noite, Agradeço, em primeiro lugar, a Deus (Pai amado). Gostaria também, de agradecer a você, Raphael!!! Os PG, são fontes de estímulo para continuar!!! Confesso, que tenho buscado mais a Deus também, com a sua ajuda... Obrigado...
    Rafael em 14/08/19 às 23:00
  • Bom dia professor!! Eu sou grato,aliás,tenho certeza que todos os concurseiros que acompanhem os PG são gratos por toda experiência,dedicação e ensinamentos que tem nos passado!!!Gratidão sempre.Valeu
    nivaldo soares em 14/08/19 às 09:20
  • Aprender a agradecer pelos tropeço, pelas quedas que sofremos é muito dificil. Eu estou fazendo um trabalho em mim de reclamar menos e agradecer mais e, como está sendo bom. Tem um louvor que eu adoro cantar, principalmente quando acordo que é: "Obrigado senhor porque És meu amigo Por que sempre comigo tu estás a falar, a falar [...]Te agradeço ainda, Por que na alegria, Ou na dor de cada dia, Eu posso te encontrar [...] " E de coração, mais uma vez, muito obrigada por compartilhar esses PG conosco.
    Thalita Lisboa em 14/08/19 às 08:57