Artigo

PASSOS DE GIGANTE 147/365

Vou estudar mais uma vez… acho que agora eu passo! Até quando? Até conseguir! Até quando? Até conseguir!

Decolaaaaaaaaaa Águia…. hoje lembranças de um militar apaixonado, como a disciplina pode ser forjada e mais uma técnica de condicionamento mental e um lindo passeio pela psicologia do comportamento humano.

No último capítulo de Passos de Gigante 146, você viu um pouco da minha vida profissional como Chefe do Cadastro do Estado do Rio de Janeiro e alguns dos meus resultados como líder, mais um exemplo de como usar HAKUNA MATATA resolve problemas, como substituir algo poderoso fora da sua crença por algo igualmente ou até mais forte com a técnica da substituição poderosa. Leu? Não leu? Então Voaaaaaaaaa e vai ler! ;)

TÉCNICA DE CONDICIONAMENTO Nº 3

“Os treinadores de animais sabem que, se você continuar alimentando um golfinho cada vez que ele salta, logo ele não saltará a não ser que você o alimente. Pior, ele pode ficar saciado e não saltar mais.

Você não é um golfinho!

Você e eu não somos diferentes – nem nossos filhos, sócios ou qualquer pessoa com quem lidamos. Uma vez que um padrão de comportamento se estabeleça, a ferramenta do reforço variável é muito mais eficaz para mantê-lo.

Assim, depois de cerca de um mês de recompensas constantes por um novo comportamento, interrompa o reforço contínuo. Em vez disso, recompense a si mesmo ou aos outros espontaneamente!” (ROBBINS, Anthony, pag. 168. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Imagine que o padrão de comportamento desejado seja ESTUDAR.

Como ainda não iniciei os meus estudos de psicologia, realizei uma pesquisa e encontrei o resultado abaixo.

Fonte: Portal Comportamental – Esquemas de reforçamento.

Sempre que o conteúdo estiver entre aspas, significa que ele foi retirado na íntegra do site supracitado, do contrário, ele teve o seu exemplo adaptado para o modelo de comportamento do concurseiro/estudante.

Repetindo. O nosso objetivo é o padrão comportamental ESTUDAR.

“O Esquema de Reforçamento Contínuo (CRF) ocorre quando a resposta emitida pelo organismo sempre é reforçada, isto é, 1 comportamento = 1 reforço. Exemplo: toda vez que o botão do controle da TV é apertado, ela liga. Comportamento: apertar o botão, reforço: TV ligada”.

Exemplo do estudante: toda vez que pega o livro em suas mãos, ele estuda.

Comportamento: pegar o livro.

Reforço: estudar.

“Reforçar em CRF (reforçamento contínuo) é altamente eficaz na modelagem de um novo comportamento. Para isso, deve-se reforçar cada resposta emitida que seja próxima àquela desejada, até que de fato a resposta em questão seja emitida, também reforçada, fazendo então parte do repertório comportamental do organismo”.

VOCÊ PODE USAR ESSA TÉCNICA COMO RECOMPENSA PARA O SEU ESTUDO.

“Imagine que um bebê consiga sentar sozinho, mas você quer que ele engatinhe. Ao ficar com os 4 membros no chão, você reforça. Após reforçar algumas vezes essa resposta, você passa a exigir que pelo menos uma mão à frente deve ser emitida para o reforço. Quando o bebê se comporta assim, você passa a reforçar todas as respostas, assim sucessivamente até que, de fato, o bebê engatinhe”.

Imagine que você consiga estudar as matérias que você gosta, mas você quer estudar também as que você não gosta. Ao deixar os livros ou pdf impresso no seu local de estudo, você reforça. Após reforçar algumas vezes essa resposta, você passa a exigir que pelo menos uma das disciplinas que você não gosta deve ser estudada. Quando você se comporta assim, você passa a reforçar todas as respostas, assim sucessivamente até que, de fato, você consiga estudar todas as disciplinas e seja aprovado.

IMPORTANTE: Busque separar as disciplinas com muito afinidade ou com pouca. Quando você diz para o seu cérebro que odeia raciocínio lógico, ele entende que estudar aquilo é uma bosta de vaca. Engane sua mente.

Você pode fingir gostar (FAKE UNTIL YOU MAKE IT – FINJA ATÉ CONSEGUIR) ou pode criar uma paixão, pois você sabe que toda paixão um dia acaba e essa será encerrada no dia da sua posse! :)

“Além de ser o esquema mais indicado para aprendizado de novos comportamentos, o CRF (reforçamento contínuo) também é mais fácil de entrar em extinção, já que o organismo perceberá facilmente a ausência do reforço, aumentará a emissão de respostas no início (aumento da frequência), mudará a topografia da resposta (tentará de outras maneiras) e emitirá respostas emocionais, mas se após essas tentativas o reforço não aparecer, o comportamento será extinto. A questão é: e quando, por alguma razão, o reforço aparece nessas tentativas? O organismo pode entrar em um Esquema de Reforçamento Intermitente.

Como o próprio nome sugere, o Esquema de Reforçamento Intermitente não mais disponibiliza o reforço a cada resposta, mas sim intermitentemente. Por isso, no exemplo acima, caso o reforço aparecesse quando o organismo emitisse, por exemplo, 5 respostas (em suas tentativas), ele entraria em um esquema de reforçamento intermitente, pois o reforço não mais é concedido assim que a resposta é emitida, mas sim após 5 respostas.

Observe na imagem abaixo a diferença entre eles.

20160207091631

(Princípios Básicos de Análise do Comportamento, página 118)

Os Esquemas de Reforçamento Intermitente não são iguais. Perceba que há possibilidade de variações não só no número de respostas emitidas, mas também no tempo. E entre número de respostas e tempo de emissão, pode-se considerar o que é fixo (sempre um número fixo de número ou tempo) ou variável (variação entre número e tempo). É por este motivo que há 4 diferentes tipos de Reforçamento Intermitente. São eles: Razão Fixa, Razão Variável, Intervalo Fixo e Intervalo Variável.

Razão Fixa (FR)
número de respostas exigido para cada reforço é sempre o mesmo.
Exemplo: A cada 5 respostas, 1 reforço: A cada 5 “vistos” no caderno pela professora, a criança ganha 1 estrela”.

NOTA: Não confundir “RESPOSTAS” com “INTERVALOS”. Você irá entender melhor quando eu apresentar o Intervalo Fixo (FI).

Meu exemplo (DEPOIS DE APROVADO): A cada 21 respostas, 1 reforço: A cada 21 “checks” de economias na minha casa, eu ganhava o direito de comprar um novo jogo de playstation 4.

Eu sempre tinha e ainda tenho jogos novos em casa, pois a mídia digital (nuvem) você compra e não tem como vender. Diferentemente da mídia física (blu-ray) que você vende após terminar os jogos e faz um pequeno aporte de capital.

Razão Variável (VR)
“O número de respostas exigido para cada reforço varia.
Exemplo: A cada 22 respostas, 1 reforço. A cada 18 respostas, 1 reforço. A cada 31 respostas, 1 reforço: Engraxar sapatos reforça ao engraxate R$15,00 ao término da atividade, porém no primeiro sapato ele movimentou as mãos por 22 vezes, no segundo foram necessárias 18 vezes e, no último, 31 vezes.
NOTA: É muito usual falar em padrões variáveis através de médias. Neste exemplo, 22 + 18 + 31 = 71 / 3 = 23.6, ou seja, VR: 24 (Razão Variável: 24)”

Nunca usei a razão variável em meus estudos, mas o exemplo acima deixa bem claro o que deve ser feito caso você queira fazer o teste com seus estudos. Qualquer dúvida, escreve lá embaixo nos comentários.

Intervalo Fixo (FI)
tempo decorrido desde o último reforçamento é sempre o mesmo.
Exemplo: A cada 24h, 1 reforço. Ligar a TV diariamente às 21h para assistir a novela e ser reforçado quando ela é exibida. Perceba que não importa se, durante as 24h, o organismo ligou a TV, pois ele só será reforçado no tempo exato.

Meu exemplo: A cada 5 dias, 1 reforço. Estudar diariamente por pelo menos 6h (DEPOIS ESSE TEMPO AUMENTOU PARA 8H… GRADATIVAMENTE) durante 5 dias e o reforço era passar o final de semana (final de sábado) e domingo inteiro nos braços de minha amada. Quando eu pensava em procrastinar, lembrava que iria perder o direito de vê-la, tocá-la, beijá-la…

Não combinei nada com ela, pois não queria assustá-la com os meus testes do laboratório Raphael.

CARACA RAPHAEL, VOCÊ É MALUCO?

Por que você fazia isso com você e de onde você tirou isso?

Simples! EU ESTAVA FOCADO NO RESULTADO! Essa era a minha razão e tirei do quartel, pois se você fizesse merda, então passaria o final de semana na cadeia. Passei alguns de licenciamento sustado, mas nunca tive a ficha suja por prisão ou detenção.

No quartel, você perdia o final de semana por um milhão de motivos. Exemplos: andar com a farda mal passada, os vincos da calça ou da camisa social não estão bons, andar sem bibico (cobertura/chapéu) em local descoberto, não fazer a barba, não arrumar a cama de forma impecável e alinhada com a sua fileira de camas, deixar bosta na privada e não dar descarga, deixar qualquer objeto pessoal fora do armário no alojamento, continuo a lista ou já está bom por aqui? (rsrsrsrs).

GIGANTES! QUARTEL É UMA ESCOLA DE DISCIPLINA! No primeiro dia você já aprende que os pilares do militarismo são hierarquia e disciplina. Podem falar o que quiser dos militares, mas não conheço treinamento tão FODÁSTICO no mundo que construa DISCIPLINA de uma forma tão FORTE quanto na caserna (casa dos militares).

Ao término das técnicas, vou apresentar algumas fotos, o poema “SE” e a importância dele em minha vida.

Intervalo Variável (VI)
“O tempo decorrido desde o último reforçamento varia.
Exemplo: A cada 8 minutos, 1 reforço. A cada 4 minutos, 1 reforço. A cada 12 minutos, 1 reforço. Durante um filme o sujeito prefere as cenas de comédia e elas aparecem intermitentemente em intervalos variados, o reforçando a permanecer assistindo.
NOTA: É muito usual falar em padrões variáveis através de médias. Neste exemplo, 8’ + 4’ + 12’ = 24’ / 3 = 8’, ou seja, VI: 8’ (Intervalo Variável: 8’)”

Também nunca usei essa técnica de intervalo variável, mas seria bem interessante (agora que conheci) usar um intervalo variável de 3 horas para beber 300 mil de água. Objetivo: Beber no mínimo 2,4 litros de água/dia.

Exemplo: A cada 4 horas, 1 reforço. A cada 2 horas, 1 reforço. A cada 1 hora, 1 reforço. Neste exemplo: 4 horas + 2 horas = 6 horas, dividido por 2 = 3 horas, ou seja, VI: 3 horas (Intervalo Variável: 3h).

“Entendido sobre essas diferenças, vale ressaltar que nem sempre o Reforço fica disponível eternamente. Aliás, é muito mais comum que ele tenha um Tempo de disponibilidade.

No último exemplo, de VI, intervalo variável, caso o indivíduo não emita a resposta de assistir (por exemplo, saia da sala para usar o banheiro) justamente quando o reforço aparece (a cena de comédia) e ela tem duração de 1’, quando ele voltar, terá perdido o reforço e terá de emitir a resposta até o próximo reforçamento (ou seja, continuar a assistir). Nesse caso, o tempo de disponibilidade do reforço foi de 1’.

Para finalizar, os Esquemas de Reforçamento Intermitente são mais eficazes para manutenção do comportamento, ou seja, são mais difíceis de serem extintos. Isso deve-se ao fato de serem facilmente manipulados enquanto quantidade de respostas e tempo, fazendo com que o organismo já tenha aprendido que o “reforço nem sempre vem”, tentando mais e mais vezes alcança-lo.

Geralmente, pessoas com maior repertório comportamental em CRF (reforçamento contínuo) tendem a desistir mais facilmente de seus objetivos (pouca resistência à extinção), ao passo que aquelas em Reforçamento Intermitente possuem mais “perseverança” (maior resistência à extinção)”.

O último parágrafo reforça o que foi informado no texto do Tony Robbins, o reforçamento contínuo PODE DEIXAR DE FUNCIONAR, mas VOCÊ NÃO É DOLPHIN, o golfinho, então GIGANTE…

SE DEIXOU DE FUNCIONAR, USA OUTRA TÉCNICA, MAS ESTUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Algumas lembranças e fotos da minha época como militar:

SE LIGA NO POEMA SE (Rudyard Kipling)

Minha primeira instrução de tiro
Meu primeiro salto de paraquedas
Meu primeiro voo
Primeira FORJA de valores
Segunda FORJA de valores
PAREDÃO DO INFERNO E DA PANCADARIA

TREINE!

ESTUDE!

ESTUDE MAIS!

MUITO MAIS!

ATÉ QUANDO?

ATÉ CONSEGUIR!

ATÉ QUANDO?

ATÉ CONSEGUIR!

VAI DOER?

VAI!

VAI DOER MUITO?

VAI!

VAI MELHORAR?

VAI!

VAI PIORAR ANTES DE MELHORAR?

VAI!

VOCÊ VAI VENCER?

DEPENDE DE VOCÊ!

ACREDITE EM VOCÊ!

DESPERTE SEU GIGANTE INTERIOR!

EU ACREDITO EM VOCÊ!

VOCÊ É FLÓRIDA!

VAMOS CELEBRAR ESSA APROVAÇÃO JUNTOS!

BATE NO PEITO E VOA COMO ÁGUIA!

PISE FORTE E CAMINHE COMO UM GIGANTE!

GRITE E RUJA COMO UM LEÃO!

VOCÊ É CAPAZ DE SER O QUE VOCÊ QUISER!

SEJA UM APROVADO!

VOCÊ PODE!

VOCÊ VAI CONSEGUIR!

ESTAMOS JUNTOS!

“Se és capaz de manter a tua calma quando / 
Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa; / De crer em ti quando estão todos duvidando, / E para esses no entanto achar uma desculpa;/ Se és capaz de esperar sem te desesperares,/ Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,/ Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,/ E não parecer bom demais, nem pretensioso;/

Se és capaz de pensar — sem que a isso só te atires,/ 
De sonhar — sem fazer dos sonhos teus senhores./ 
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires/ 
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;/ 
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas/ 
Em armadilhas as verdades que disseste,/ 
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,/ 
E refazê-las com o bem pouco que te reste;/

Se és capaz de arriscar numa única parada/ 
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,/ 
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,/ 
Resignado, tornar ao ponto de partida;/ 
De forçar coração, nervos, músculos, tudo/ 
A dar seja o que for que neles ainda existe,/ 
E a persistir assim quando, exaustos, contudo,/ 
Resta a vontade em ti que ainda ordena: “Persiste!”;/

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes/ 
E, entre reis, não perder a naturalidade,/ 
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,/ 
Se a todos podes ser de alguma utilidade,/ 
E se és capaz de dar, segundo por segundo,/ 
Ao minuto fatal todo o valor e brilho,/ 
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo/ 
E o que mais — tu serás um homem, ó meu filho! “

Eu poderia continuar com uma série de fotos da primeira vez isso, primeira vez aquilo, pois fui muito mimado quando criança.

Além disso, lembre que meus pais colocaram o videogame dentro de casa para que em nosso refúgio (lar, doce lar), não fôssemos para rua. Dessa forma, os filhos estariam livres do tráfico de drogas e não teriam contato com a boca de fumo, menos ainda com amizades indesejadas.

É claro que comi o pão que eu diabo amassou e cuspiu, mas valeu muito a pena. Cada gota de suor, cada lágrima, cada amizade indescritivelmente construída. JUNTOS, no sofrimento, grandes amizades são forjadas.

Quando os líderes percebiam que algum militar apresentava o comportamento egoísta/individualista, esse era pego para Cristo e vários cadetes o cercavam gritando, urrando palavras de ordem inenarráveis por aqui (rs).

Se você achou o Poema “SE” grande, imagina pagar uma flexão para cada frase, imaginou?

Pois bem, isso era cobrado na Academia da Força Aérea.

Além do óbvio, sabê-lo de cor e de salteado.

IMPOSSÍVEL? Hahahahahahahahaah…

Quem conheceu o inferno, abraçou o kapeta, deu boas risadas com ele, mostrou quem é que manda, enfiou-lhe a faca e subiu cheio de glória por ter concluído a missão, esse cara sou eu! (rsrsrs).

Difícil ter medo depois de sofrer tanto e de vencer tantos e tantos desafios. SOZINHO, EU JAMAIS TERIA CONSEGUIDO! JAMAIS! Segurei nas mãos de DEUS, fiz amizades inesquecíveis e quando achava que tinha sido abandonado por DEUS… lá estava ELE me carregando no colo.

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Segue o meu desempenho do dia 13 de junho de 2019.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Aproveite a sexta-feira. Aproveite a vida. Aproveite TUDO! Passa muito rápido quando você olha para trás. Dê o seu melhor hoje, pois o amanhã é logo ali! :) Tá casado, comemore… tá solteiro… então peça intercessão dele a DEUS para que sua aprovação ocorra o mais breve possível. Lembra de me chamar para o casamento hein! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • GIGANTE Carlos, sou feliz e grato pelo seu feedback! Ad Astra et Ultra! Ótimos estudos! Que ELE cresça e euzinho diminua! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 15/06/19 às 06:21
  • Simplesmente fodarasticooooooooooooooooooonw !!!. ''Só com esforço prolongado e sinceridade ,disciplina e autocontrole , o sábio se torna como uma ilha , que nenhuma enchente consegue inundar '' . Mestre , obrigado pelo ouro compartilhado aqui, você é gigante.
    Carlos Augusto em 14/06/19 às 19:42