Artigo

PASSOS DE GIGANTE 146/365

Você JAMAIS será o mesmo depois dos PASSOS DE GIGANTE

Decolaaaaaaaaa Águia! Bom dia das Galáxias! Hoje, eu vou te dar uma sugestão de exercício para o uso da técnica entregue ontem, além de apresentar a segunda técnica de condicionamento mental.

No último capítulo de Passos de Gigante 145: vimos que sem sacrifício não há benefício, ainda que o sacrifício esteja no mundo da imaginação. Por incrível que pareça ainda dei outra colher de chá para aquela turma que não gosta de estudar e quer ser alguém na vida. Não leu? Voaaaaaa e vai ler! ;)

EXERCÍCIO PARA A TÉCNICA DE CONDICIONAMENTO Nº 1

“Faça uma lista de recompensas que você pode dar imediatamente a si mesmo quando agir da forma desejada. Em seguida, estabeleça uma situação específica em que você reforçará seu comportamento usando uma dessas recompensas”.

TÉCNICA DE CONDICIONAMENTO Nº 2

A constância do reforço é muito importante quando você começa a condicionar um novo padrão. Toda vez que tiver o comportamento desejado (por exemplo, levantar-se da mesa antes de estar completamente satisfeito, ou recusar um cigarro que alguém oferecer), recompense a si mesmo imediatamente”. (ROBBINS, Anthony, pag. 167. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

GIGANTE, você é prova viva de que eu facilitei a sua vida ontem falando das recompensas nos Passos de Gigante 145. Porém… contudo… todavia… agora é aquela hora de colocar as garras de águia na caneta e AÇÃO!

Escreva AGORA! Aproveite essa oportunidade para listar todas as recompensas que você pode ter quando cumprir seu objetivo (diário, semanal, mensal, anual).

APP CLASH OF CLANS – SUPERCELL

Na minha trajetória como concurseiro profissional eu criei recompensas semanais ao invés de diárias.

Se eu fosse recomeçar tudo de novo, teria feito alguma coisa para celebrar diariamente, nem que fosse 15 minutos de clash of clans. Sim… sim… eu amo clash of clans, já fiquei entre os 10 melhores brasileiros no ranking de milhões de jogadores e sim… eu sou competitivo em praticamente tudo o que eu faço! :)

Minha recompensa semanal era namorar e assistir a um filme com minha amada. Durante o namoro, praticamente todos os finais de semana rolava um filmezinho agarradinho. Agora… com os gêmeos… tivemos nosso primeiro dia dos namorados sem presentes, sem filme, sem seriado e PODE TER CERTEZA ABSOLUTA QUE FOI UM DIA INCRÍVEL, pois essas crianças são um amor… benção pura. Vamos celebrar o nosso dia quando pegarmos um vale night… tudo no seu tempo… ;)

Vou tocar num ponto delicado aqui e vou ousar correr o risco do julgamento. Por que fazer isso? Simples… me ajudou e pode ajudar outras pessoas que já estão fora da matrix. Aos prisioneiros, meu perdão antecipado, mas se liga que você pode sair da matrix a qualquer momento, basta uma decisão!

Partindo da premissa de que DEUS é amor, eu sempre busco alternativas para me aproximar DELE em busca de iluminação e, principalmente, de direção. Depois da história abaixo, talvez você entenda o meu porquê.

No dia 09 de abril foi meu último dia de trabalho. No dia 10, as crianças nasceram eu saí de licença paternidade, como havia dois períodos de férias sem gozo, resolvi juntar tudo e ficar três meses em casa com os gêmeos.

Por mais que eu ame o serviço público, a vontade de voltar é baixa, pois o meu amor pela crianças é muito maior.

DOERJ – 17/04/2015

Em 17 de abril de 2015 fui nomeado Coordenador de Cadastro Fiscal do Estado do Rio de Janeiro. Minha principal missão seria implantar um novo sistema de cadastro que permitiria a Fazenda comunicar-se com outros órgãos e reduzir consideravelmente a burocracia no Estado do RJ.

Esse é o tipo de projeto que não se conclui da noite para o dia, que exige dezenas de reuniões para levantamento dos casos de uso, elaboração de nova legislação de cadastro, muita paciência, muita política, muito relacionamento e mão na massa. SOZINHO SERIA IMPOSSÍVEL! IMPOSSÍVEL MESMO!

Mais uma vez (OBRIGADO DEUS), meu PAI amado e querido. VOCÊ colocou as pessoas certas no meu caminho e construímos um super time de servidores. Em 21 de novembro de 2017, entrou em produção um sistema que diminuiu o tempo de abertura das empresas de até 45 dias para 2 dias (48 horas).

Nunca coloquei tanto a minha cabeça numa bandeja como na implantação do Sistema que detém a base de todos os contribuintes do Estado. É claro que existiam outras pessoas com tamanha responsabilidade e que também poderiam responder administrativamente em caso de erro.

GLÓRIA! GLÓRIA! GLÓRIA! Entramos no ar, tivemos alguns problemas, uns esperados, outros nem tanto, cancelei minhas férias, cancelei um curso de 10 (dez) pratas e que acontece uma vez por ano, tudo isso para permanecer JUNTO com meu time, o TIME DO CADASTRO!

Em fevereiro de 2018 a situação começou a normalizar e desde então trabalhamos como servidores públicos para melhorar ainda mais o nível de entrega para os cidadãos que pagam o nosso salário.

Em 10 de abril de 2019, outro golaço! Dentro da política de modernizar o Estado do Rio de Janeiro em 100 dias de Governo Witzel, a SEFAZ-RJ com a contribuição do setor de informática e muita dedicação do time da JUCERJA – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro reduzia ainda mais a burocracia no Estado.

MAIS? MAIS? MAIS?

É… sabe aquele prazo para abrir empresas que já foi de 45 dias… 30 dias… 15 dias… 2 dias… é… no dia 10 de abril, o time do cadastro, liderado por mim, colocava em produção uma melhoria que reduziu o prazo de dois dias (48 horas) para apenas duas horas.

É isso mesmo, você não leu nada errado! Hoje, uma empresa é aberta em até duas horas, desde que não existam pendências de documento.

Qualquer servidor público PROFISSIONAL teria feito o mesmo em meu lugar se tivesse a sua disposição o time de galáticos que foi montado para dar suporte a um projeto de grande importância para simplificação de procedimentos no Estado.

Estou te contando essa história para que vocês vejam que mesmo um trabalho de auditor fiscal do estado pode trazer inúmeras melhorias nas vidas das pessoas. Há quem pense que o fiscal só existe para executar autuações, multar e fechar empresas. Essa é uma visão míope e ultrapassada.

Tendo em vista a finalização do projeto principal, implantação do sistema, e nascimento das crianças, decidi entregar o cargo com exoneração a pedido. Todo cargo público em comissão ou função de confiança são de livre nomeação e livre exoneração.

Eu continuaria trabalhando no cadastro, só que não mais como Chefe, apenas como auditor fiscal.

Para minha surpresa, tive minha exoneração a pedido negada pela minha Chefe imediata. Ela sequer permitiu que eu abrisse um processo administrativo, pois disse que minha exoneração seria de ofício.

Advinha o que eu fiz?

Acertou se você disse:

HAKUNA MATATA! Passos de Gigante 123.

Entendam, os Passos de Gigante são um ensinamento para vida. Você obteve a aprovação no concurso dos seus sonhos, parabéns… CONTINUE EVOLUINDO! Faça isso por você, pelas pessoas que você ama e por que não pela galera que está dentro da matrix.

Para resumir a história, evitar detalhes desagradáveis e todo um enredo que se contado irá muito mais drenar nossas energias do que aumentar, encerro dizendo que em breve não trabalharei mais no mesmo setor (Superintendência de Cadastro). SE LIGA!!!

Mama linda e a coruja do sétimo sentido

Mãe é algo muito louco… LOUQUÍSSIMO POR SINAL! O QUE DIZER ENTÃO DO SEXTO OU DO SÉTIMO SENTIDO? SÓ QUEM É MÃE SABE DO QUE ESTOU FALANDO!

No sábado passado, minha mãe me ligou e disse que teve um sonho ruim comigo. Nele eu era traído por alguém da minha confiança no trabalho.

PUTZ! COMO É QUE A MAMA TEM UM SONHO DESSES SE EU NÃO CONTO NADA DO MEU TRABALHO PARA ELA? COMO? COMO?

Amigo! Só DEUS explica! Se você não acredita NELE, tudo bem GIGANTE. Eu já te disse que respeito 100%! :) Coraçãozinho para você! Vou continuar te amando qualquer que seja sua escolha! :)

Decidido a sair do setor, já nessa segunda-feira, rolou um almoço de despedida com os colegas que se transformaram em amigos de trabalho. Nenhum auditor compareceu, uma desculpa aqui, outra ali… como quem quer dá um jeito e quem não quer inventa uma desculpa, ali… naquele almoço de amigos eu reafirmava as minhas convicções sobre quais colegas eu poderia contar como amigo.

Quer um outro motivo para a história acima?

Ele é bem óbvio, mas talvez você não tenha percebido. Em ambiente de trabalho, seja público ou privado, SEMPRE irão existir CONFLITOS. Nessas horas, quem tiver maior inteligência emocional vence. Essa é a realidade dura e fria da vida.

O quanto cada um de vocês aqui nos Passos de Gigante tem investido em inteligência emocional? É esse o conteúdo que busco entregar diariamente, desde a minha primeira publicação aqui no Estratégia Concursos.

Como a semana teve um início bem pesado, pedi orientação a DEUS e roguei por uma limpeza espiritual para me trazer paz e serenidade. Roguei a DEUS para renovar minhas forças. Eu entendo que para iluminar alguém eu não posso estar em trevas. Eu tenho que estar transbordando de luz.

De repente… não mais que de repente surge uma lista de música no meu spotify. Tinha uma oração a São Jorge, um salmo 91 e uma coletânea de mantras que EU NUNCA TINHA OUVIDO FALAR EM TODOS OS MEUS 40 ANINHOS! :)

Vou compartilhar a lista com vocês. É só clicar nesse link.

Papai do céu que parada PODEROSA! Agora… tem que PRATICAR QUANDO? TODOS OS DIAS!

Eu sei lá o que é mantra, eu sou totalmente ignorante nesse assunto. Pela ignorância e,principalmente, por manter a janela do aprendizado SEMPRE ABERTA eu comecei a repetir os mantras sem saber o que eu estava falando.

As crianças tomaram as vacinas, ficaram choronas e bem frágeis (doloridas, efeito colateral já previsto). Só que quando coloquei os mantras aqui em casa, eis que UMA PAZ INACREDITÁVEL se instalou. Como explicar isso?

Ontem as crianças tiveram o banho mais tranquilo de todos os tempos, sem choro antes, durante e depois.

Continuei entoando os mantras hoje junto com a minha mãe que se divertia com as minhas paródias. Antes dela entregar o plantão das crianças para minha sogra, fomos pesquisar JUNTOS o significado daqueles mantras.

Ali, naquele momento, eu descobri que poderia me afastar de DEUS, de Cristo, filho do DEUS VIVO, pois todos os mantras eram cantados para divindades como ganesh, shiva e outras que nem conheço.

Busquei o significado de cada um dos mantras na internet, todos do bem e todos super positivos. O único problema é que eles eram direcionados para um deus diferente do meu DEUS.

O que os GIGANTES fazem diante de um PROBLEMA?

FOCO NA SOLUÇÃO!

Até que algum acontecimento ou alguém me prove o contrário, eu continuarei a usar os mantras da mesma forma que eu continuo usando “O SEGREDO”.

TÉCNICA DA SUBSTITUIÇÃO PODEROSA

Se você possui algo que pode de alguma maneira te conceder um poder imenso, mas que choca com as suas crenças racionais /emocionais/ espirituais, então você substitui o alvo do conflito por aquilo que você acredita. PRONTO! PROBLEMA RESOLVIDO!

Hoje a tarde e agora a noite, continuei com os mantras, fiz a mentalização para o DEUS que eu sirvo, dancei, louvei, adorei e a paz reina no lar dos Lacerda.

Para encerrar, uma consideração relevante e que eu passo para todos os meus alunos em meus treinamentos. Se você assistiu ao documentário o segredo e o jogou no lixo, pois ele faz referências o tempo todo ao poder do Universo, então você ainda não conhece a técnica da substituição poderosa.

CHOCA COM SUAS CRENÇAS! AMA! AMA! AMA MAIS UM POUQUINHO E SUBSTITUI PELA SUA CRENÇA!

Mantenha a JANELA DO APRENDIZADO ABERTA!

Meu lifestyle (estilo de vida): Eu não permito que a religiosidade me afaste da espiritualidade, simples assim. Evolução constante, desenvolvimento eterno. Sempre um aprendiz.

FEZ SUA LISTA DE RECOMPENSAS?

Duas técnicas de condicionamento mental já foram entregues. Faça a sua parte! :) TREINE! ATÉ QUANDO? ATÉ CONSEGUIR!!!

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Segue o meu desempenho do dia 12 de junho de 2019.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Dia de Santo Antônio. Tá casado, comemore… tá solteiro… então peça intercessão dele a DEUS para que sua aprovação ocorra o mais breve possível. Lembra de me chamar para o casamento hein! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Sou feliz e grato Analu! De todo o meu coração! Te agradeço! Um final de semana super abençoado para ti! Ad Astra et Ultra!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 14/06/19 às 13:41
  • Rapha, cara, voce é demais!! "Eu não permito que a religiosidade me afaste da espiritualidade, simples assim. Evolução constante, desenvolvimento eterno. Sempre um aprendiz." Sintonia total com você. Eu acho incrível a cultura indiana, amo os filmes indianos...e uma paz que traz esses mantras... Obrigada viu... Sobre a exoneração do cargo comissionado...apoio 100%, foi por uma causa justa! Deus o recompensará todos os dias por ser esse ser humano tão incrível, em constante evolução. Todo ambiente de trabalho haverá pessoas com mentalidade negativa... que sejamos luz e que são jorge interceda por nós junto a deu pais e nos defenda dos inimigos. AMÉM!!
    Analu em 14/06/19 às 09:54
  • Gabriel, bom dia. Exemplo prático: Quem é cristão, em regra, acredita Jesus Cristo é o único caminho, a única verdade e a única vida. Quando vc assistir ao documentário "o segredo", vc irá perceber que diversas vezes são feitas referências ao poder do universo e não ao poder de DEUS (Jesus Cristo). Aqui você tem duas opções pelo menos: 1. JOGA O DOCUMENTÁRIO NO LIXO E DÁ DESCARGA; 2. Você substitui o alvo do conflito (UNIVERSO) por aquilo que você acredita (DEUS). No caso dos mantras, eu descobri o significado deles e vi que fazem referências a outros deuses, então troquei o alvo do conflito (outros deuses, ganesha, shiva, etc) por aquilo que eu acredito (DEUS, JESUS CRISTO). Dessa forma, partindo da premissa que DEUS é amor, eu acredito que é plenamente possível todos se entenderem, desde que tratem com respeito as diferenças ideológicas e não queiram empurrar "Verdades" goela abaixo. Entendeu? Qualquer dúvida, conta comigo. Abraço de Gigante! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 14/06/19 às 05:13
  • Desde de já o agradeço por esse trabalho que vc está fazendo..está me ajudando muito e acredito q a milhares de pessoas! ACREDITO EM MIM e no PAPAI DO CÉU e tb tenho FÉ que ano que vem vou mandar uma mensagem de agradecimento pela sua ajuda, através dos PASSOS DE GIGANTES, pela minha APROVAÇÃO na SEFAZ-CE. Enfim.. Professor, n entendi essa parte : "Se você possui algo que pode de alguma maneira te conceder um poder imenso, mas que choca com as suas crenças racionais /emocionais/ espirituais, então você substitui o alvo do conflito por aquilo que você acredita. PRONTO! PROBLEMA RESOLVIDO!" Vc poderia da um explicação com um exemplo na prática ? Que DEUS ilumine mais..e mais vc..e tudo de bom pra vc e toda sua família!
    Gabriel em 13/06/19 às 22:58
  • Gigante Carlos... ainda preciso evoluir muito... sei que não sou um robô e tenho falhas... às fico com medo do excesso de cobranças... o Projeto é desafiador demais. Não consigo escrever um texto em 30 minutos. Comecei o projeto com 1 hora... mas muitas vezes tenho levado 5, 6 e até 8 horas. As interrupções dos babies, o fato de não dormir uma noite inteira, tudo isso atrapalha, mas o que ajuda é o sorriso das crianças e o brilho nos olhos dele... é isso que renova minhas forças. Finalizando os Passos de Gigante eu vou tirar uns 30 dias antes de começar o livro.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/06/19 às 18:50
  • Mestre você é um cara totalmente admirável!!. Muitíssimo obrigado por compartilhar vida , suas idéias e visão de vida são enriquecedoras e agregam demais. Eu ainda com meus 25 anos ,mas procuro digerir e praticar cada ideia passada aqui . G R A T I D Ã O !!!.
    Carlos Augusto em 13/06/19 às 17:25