Artigo

PASSOS DE GIGANTE 54/365

Falaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaaa… são tantas emoções… são tantas… e olha que os gêmeos ainda nem nasceram… Hoje vamos decolar JUNTOS AD ASTRA ET ULTRA e fazer uma viagem pelo mundo das emoções. BORA BORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARGH!

Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional

“A emoção é criada pela ação. Na próxima vez em que estiver se preparando para correr e não se sentir 100 por cento disposto, por que não fazer uma marcha atlética? A marcha é um modo poderoso de mudar a maneira como você se sente porque:

  1. É um ótimo exercício.
  2. Causa menos desgaste ao corpo do que a corrida.
  3. Você não vai conseguir ficar sério.
  4. Divertirá todas as pessoas que passarem por você!” (ROBBINS, Anthony, pag. 67. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Vamos refletir JUNTOS?

A emoção é criada pela ação. Vamos explorar um pouco essa frase.

O agente responsável por criar “emoção” é a ação.

“A emoção se aloja na carne”. Aqui é importante chamar o meu amigo Aurélio e, em seguida, chamarei o meu treinador Paulo Vieira.

CARNE

  1. parte do corpo do homem e dos animais.
  2. carne comestível de mamíferos, aves, peixes.
  3. porção comestível de qualquer outra espécie animal e dos frutos.
  4. a natureza humana, por oposição à natureza divina.
  5. o corpo humano, por oposição ao espírito, à alma.
  6. a natureza humana considerada em suas fraquezas e apetites.
  7. o instinto sexual, o amor físico.
  8. consanguinidade, parentesco em linha direta.

Especial atenção aos significados grifados: 1, 4, 5 e 6.

Durante o treinamento MÉTODO CIS, o Master Coach Paulo Vieira costuma treinar os alunos bradando em altíssima voz dezenas de vezes o mantra: “Emoção se aloja na carne, emoção se aloja na carne… emoção se aloja na carne…” e não basta BRADAR… é para fazer numa posição superpoderosa… e para não perder o efeito surpresa do maior treinamento de inteligência emocional do planeta Terra… eu não posso te falar…

O fato é que esse exercício é realizado para desenvolver a emoção necessária para produzir as moléculas de emoção que queremos.

Nosso amigo Tony Robbins costuma dizer “Motion is emotion”, ou seja, “Emoção é movimento” …

E daí Raphael? E daí?

Lembra dos Passos de Gigante 45 ? vimos que quanto mais intensa for a comunicação não verbal, mais emoções serão produzidas.

O Paulo Vieira relacionou seis sentimentos curativos primários produzidos por cada tipo de comunicação e, por fim, a postura a ser imitada seguindo o desenho referente a cada emoção.

“São estes, os seis: Poder, Vitória, Felicidade, Alegria/Entusiasmo, Paz e Amor”.

Vamos abordar superficialmente cada um deles.

Pose Mulher Maravilha

1.PODER

Estamos muito bem acompanhados hoje, já percebeu isso? Olha quem acabou de chegar para derramar seus conhecimentos na gente: Amyyyyyyy Cuddyyyyyyyyyyyyyyyyy. “Ela mostrou em seus experimentos que ficar por apenas dois minutos na posição de poder, aquela utilizada pela Mulher Maravilha, só isso já eleva o nível de testosterona em 20%”.

E daí Raphael? E daí? O que eu faço com essa tal de testosterona?

“É que com o aumento dela, a sua sensação de controle e de domínio aumentam imediatamente… em consequência, o nível de cortisol (hormônio do estresse) cai em até 15%”.

Experimenta fazer isso com sono… experimenta estudar em pé… Mostre para sua vida quem está no comando! ;) Rapidinho esse sabotador vai embora…

ATENÇÃO: Respeite o seu corpo/organismo. Se você estiver realmente muito cansado e com muito, mas muito sono mesmo… permita-se descansar. Não adianta muita coisa você estudar sem que esteja em condições de absorver/reter o conteúdo.

2. VITÓRIA

“Quando você comunica vitória em atos, palavras e ações, uma nova produção bioquímica acontece e inunda todo o sistema nervoso central, produzindo mudanças drásticas na percepção, na ação e na reação do indivíduo em relação ao meio”.

Beleza Rapha… e como é que eu faço isso?

Ora a postura da vitória é universal, até mesmo os cegos usam a mesma postura para celebrar a conquista: braços levantados em V, peito aberto e queixo apontado para cima.

Pose de Vitória

3. FELICIDADE

“Para produzirmos esse padrão, é fundamental diferenciar felicidade de alegria. Alegria está diretamente ligada ao prazer momentâneo e passageiro; já a felicidade está ligado ao estado de contentamento, através dos sentimentos combinados de paz, fé e amor”.

Alguns colegas que jogavam bola comigo há pelo menos uns 5 anos me perguntaram quando deixei de jogar bola com eles. “Rapha, como você consegue estar assim sempre tão bem?”

Alguns nesse grupo fazem jiu-jitsu, jogam futevôlei na praia, outros vivem fazendo competições de FIFA no Playstation, isso sem contar as noitadas para aqueles que ainda não são casados…

Eles falam o tempo todo… e eu acho até engraçado isso… “é muita mulher… é muita pegação… e agora ainda tem o tinder… o happn, o kickoff e tantos outros aplicativos de pegação… Nunca esteve tão fácil”.

Se eu não faço (e nem quero fazer) nem metade de tudo o que eles fazem e estou sempre bem, por que alguns deles se sentem mal e estão deprimidos?

Depois do método CIS, aê é que eu fui entender… esse treinamento me trouxe clareza… Eu entendi que eles buscavam alegria, enquanto eu busco felicidade.

Em que você tem focado sua vida? Em coisas passageiras ou permanentes?

Enquanto alguns investem seu tempo e foco em receber… eu estou focado em boa parte do meu tempo em dar. E, acredite, sempre será melhor dar… sempre.

Quando passei para Auditor Fiscal, pensei Uhuuuuuuuuuuuuuuu… estou milionáriooooooo… estou rico…. uhuuuuu… como se dinheiro trouxesse felicidade… e como se de fato ser servidor público estivesse ligado a criação de riqueza…

Riqueza vai muito além de dinheiro… depois de 2 anos batendo papo diariamente com Salomão, eu finalmente compreendi isso… e nunca é tarde amigo… nunca é tarde… (Salomão lá da Bíblia… aquele livrinho, ou seria livrão? kkkkkk… tadinho dele… tantas vezes ignorado pelo povo, mas repleto de conhecimentos… que poderiam gerar centenas de aprendizados).

Eu poderia continuar me estendendo nesse tema por um bom tempo, mas não é o propósito. Então vou combinar o seguinte contigo… eu vou compartilhar apenas dois exercícios dos quatro propostos pelo Paulo Vieira e se você estiver interessado em saber mais sobre o assunto, você tem duas opções:

a) comprar o livro “O Poder da Ação” – um dos best sellers do Paulo Vieira;

b) aguardar o Rapha falar sobre os outros exercícios em um outro momento.

Livro Poder da Ação – Paulo Vieira

Feita essa explicação, vamos continuar subindo AD ASTRA ET ULTRA…

Exercícios para melhoria do padrão linguístico de felicidade:

  1. Sabe as pessoas mais importantes da sua vida… aquelas que você tem laços familiares, aquelas que você ama de coração, então… lá vai… busque DAR abraços diários e bem prolongados nelas… o Paulo fala em 40 segundos… fica bem grudadinho… pode ser seu filho… seu marido/esposa/companheiro(a)… Ficou claro que este exercício se baseia em DAR AMOR, e não em receber.
  2. Manifeste gratidão… faça uma lista de pelo menos 30 motivos de gratidão… você pode até fazer um mix entre os verbos SER, FAZER e TER. Exemplos:

Eu sou grato, pois eu sou saudável (SER).

Eu sou grato, pois eu estudo o necessário para ser aprovado (ESTUDAR = FAZER o que deve ser feito), de outra forma, eu sou grato por ter a oportunidade de estudar. (FAZER)

Eu sou grato, pois eu tenho comida em casa, eu tenho como tomar banho, eu tenho roupas para me vestir… (TER)

Entendido Águias? Quaisquer dúvidas, é só escrever nos comentários que eu dou aquela moral para vocês. Estamos JUNTOS, lembra?

4. ALEGRIA/ENTUSIAMO

Já falei para vocês sobre a bendita endorfina no Passo de Gigante 51. EITA hormônio gostosooooooo! “Quando comunicamos alegria intensa, nosso cérebro passa a produzir e equilibrar esse hormônio que estimula a memória de curto prazo, alivia dores físicas e emocionais, sem contar a própria sensação de alegria e bem estar”.

O exercício proposto aqui é bem interessante…

Você já torceu por algo na sua vida? Pode ser um time de futebol ou até mesmo a seleção brasileira ou pelo Ayrton Senna quando ele estava vivo… ou por alguém que você ama muito…

Maravilha se você disse sim… Se você nunca torceu por absolutamente nada, nada vezes nada… me manda um direct pelo instagram e vamos conversar… (@lacerdaf3)

Supondo que todos pelo uma vez já torceram… busquem lembrar agora da comemoração, da celebração ao obter uma determinada realização…

Pode ter sido o gol do campeonato… Aquele gol de falta aos 43 minutos do segundo tempo… aquele pênalti que o Roberto Baggio chutou para fora…

Também pode ser aquela celebração pela formação do seu filho… enfim… pode ser muita coisa… escolha uma que te lembre uma comemoração das galáxias… Fez isso? Show!

Agora… vamos para ACTION! Sabe aquele intervalo de 5 a 15 minutos no máximo que você faz no seu estudo? Você acabou de fazer um tempo de estudo, certo? Desculpe o palavrão, mas PORRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA comemora isso CARAMBAAAAAAA!

Você quer ou não quer aprender a gostar de estudar? Então TREINE ATÉ CONSEGUIR! ATÉ QUANDO? ATÉ CONSEGUIR!

5. PAZ

Estamos falando o tempo todo de agitação, agora vamos reduzir um pouco essa energia. Vamos trazer paz e tranquilidade.

“Ondas cerebrais são ondas eletromagnéticas produzidas pela atividade dos neurônios. Essas ondas mudam de frequência com base na atividade elétrica dos neurônios e estão relacionadas com mudanças de estados de consciência (excitação, concentração, relaxamento, meditação, transcendência etc.). No padrão de grande atividade, a frequência das nossas ondas cerebrais é alta. A ideia agora é inverter isso, relaxar um pouco e desacelerar”.

Posição Sentado

O exercício que você pode fazer aqui é sentar numa cadeira com as costas eretas, mãos sobre as coxas, face relaxada (contrário de tensa) e durante um minuto você vai inspirar pelo nariz (lentamente) e vai soltar o ar pela boca (também lentamente).

Quando você inspirar, imagine a PAZ entrando dentro de você e quando você soltar o ar, imagine a palavra AMOR saindo… Repita esse procedimento umas 20 a 25 vezes… é o número de repetições que cabem em um minuto, aproximadamente.

Você pode fazer isso em qualquer momento do seu dia… em especial se você estiver se sentindo agitado demais ou muito tenso… Vai te fazer super bem baixar essa frequência cerebral para obter seus resultados.

6. AMOR

Aqui não tem como deixar nossa amiguinha OCITOCINA de fora.

“Antigamente, a ocitocina era conhecida apenas como hormônio do amor, porém, hoje com o avançar da Neurociência, também é chamada de hormônio da conexão social. Ela é responsável pela criação de vínculos sociais e afetivos. Na mulher, ela também é responsável pela contração uterina pré e pós-parto. E, no caso do pós-parto, a cada sugada de leite no seio materno, o hipotálamo e também o próprio útero produzem doses elevadas de ocitocina, que além de contraírem o útero trazendo-o para seu lugar tradicional, produz também forte vínculo da mãe com o seu filho. Entre outros benefícios, a ocitocina combate a agressividade provocada pela testosterona e também diminui a quantidade de cortisol no organismo. Outros dois pontos muito estudados atualmente sobre a ocitocina são o seu impacto sobre a fidelidade e a obesidade”.

Esses dois últimos impactos estão no livro “O Poder da Ação” e se você quiser se aprofundar… é contigo. :)

Falou… falou… falou… falou… mas até agora eu não sei como produzir esse elixir de amor das galáxias…. como eu faço isso?

“Para produzir a ocitocina em quantidade restauradora, é necessária uma comunicação não-verbal (seu corpo fala, lembra?) e verbal de amor-próprio e de amor aos outros mais próximos, como família, parentes e amigos íntimos. Não obstante, é fundamental tratar bem, ou muito bem, qualquer pessoa que cruze seu caminho (seja gentil sempre), para que a química emocional não seja desfeita. Lembrando-se de que a indiferença ou a não percepção do outro já é uma comunicação negativa e, como qualquer emoção, produzirá moléculas de emoção pertinentes a ela”. (VIEIRA, Paulo, pags. 192 a 201. O Poder da Ação, Faça sua vida sair do papel, 12ª ed. São Paulo: Gente, 2015)

Por hojeeeeeeeeeeeeeeeeee é só…

ÁGUIAS E GIGANTES… eu busquei fazer um resumo do que eu considerei mais importante nos padrões de emoções e na eliminação de vícios emocionais abordadas no livro do Paulo Vieira. Se você gostou, comenta aê… e se não gostou, comenta também … do contrário … como posso deixar esse trabalho ainda melhor para vocês?

Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quarta-feira com muita paz e estudos extraordinários. Que seus sonhos se tornem realidade… acreditem… é possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • É isso aê! :) JUNTOS AD ASTRA ET ULTRA... Aos astros e além! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 15/03/19 às 04:43
  • Show, show, show, caminhamos juntos. Parabéns, sempre, por essa belíssima missão: transformar pessoas. TMJ
    Edmilson Oliveira em 14/03/19 às 21:19
  • Amando os Passos de Gigante! Muitíssimo obrigada! Já se tornou minha leitura habitual antes dos estudos! Muito sucesso a você!
    Aline Seabra em 14/03/19 às 13:44
  • Conte comigo Joana! Estamos JUNTOS AD ASTRA ET ULTRA! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 13/03/19 às 22:50
  • MUITO OBRIGADA PELAS DICAS DOS SENTIMENTOS CURATIVOS, VOU COMEÇAR A FAZÊ-LOS PARA QUE EU ME TORNE UMA PESSOA MELHOR. "AD ASTRA ET ULTRA”
    Joana Oliveira em 13/03/19 às 22:26
  • SURREAL...OBRIGADO POR DISPONIBILIZAR O SEU TEMPO E CONHECIMENTO EM PROL DAS NOSSAS NECESSIDADES. NÃO DESISTA, NEM DESANIME POR FALTA DE ALGUNS RECONHECIMENTO, MUITAS VEZES E ACREDITO QUE A MAIORIA LEEM SEUS ARTIGOS, GOSTAM E NÃO SE DAR O TRABALHO DE COMENTAR, ASSIM COMO EU...NÃO LI TODOS, MAS A GRANDE MAIORIA E SÓ AGORA DEIXEI UM POUCO O EGOÍSMO E RESOLVI TIRAR ALGUNS MINUTOS PARA AGRADECER...OBRIGADO!
    MESSIAS BARBOSA em 13/03/19 às 12:07