Artigo

PASSOS DE GIGANTE 117/365

BORA BORA DECOLAR!

Decolaaaaaaaaaa Águia! Ontem, nos Passos de Gigante 116, você descobriu ainda mais sobre mim e sobre os meus reais motivos de escrever os Passos de Gigante. Faz sentido para você? Fala comigo nos comentários, pois eu respondo todo mundo por aqui, pelo instagram e por onde quer que seja, desde que eu seja notificado, ninguém fica sem resposta! ;)

Estamos JUNTOS, lembra?

Diz uma coisa para você: Respondeu as perguntas de ontem? Sim? Não? Talvez? Sabe que para obter resultados, só fazendo a sua parte, sabe disso… não é?

Da mesma forma que fiz nos dois últimos dias, farei hoje. Compartilharei minhas respostas com vocês para gerar aprendizados para todos nós. Aprender e Compartilhar! Bora Boraaaaaaa Decolar! ;)

AVISO IMPORTANTE: Se você tem problemas com SONO, hoje eu dei uma mini-aula no stories do instagram de como literalmente DESTRUÍ-LO! Vale tanto a pena que eu recomendo criar uma conta, assistir ao conteúdo e depois desativar a conta. Faça o teste, veja e depois me dê o seu feedback.

“Um excelente complemento para as perguntas fortalecedoras da manhã são as três perguntas fortalecedoras da noite, uma lista destinada a colocar em perspectiva os acontecimento do seu dia. Já que você o passa o dia inteiro fazendo perguntas a si mesmo, por que não fazer algumas que o ponham em um estado de espírito elevado antes de dormir?

Faça a sua parte! ;)

AS PERGUNTAS FORTALECEDORAS DA NOITE

1.Com que contribuí hoje? De que maneira ajudei os outros?

2. O que aprendi hoje? Que novas percepções eu tive?

3. Como o dia de hoje aumentou minha qualidade de vida? Como posso usar o dia de hoje como investimento em meu futuro?

4. (OPCIONAL) Repita as perguntas da manhã – Passos de Gigante 115 e 116

(ROBBINS, Anthony, pag. 135. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Gigantes… hoje irei um pouco além nas respostas, pois acredito que as histórias podem gerar aprendizados para nós.

1.Com que contribuí hoje? De que maneira ajudei os outros?

Sempre me questiono se estou de alguma forma contribuindo com a vida de alguém. Existem pessoas que pensam nisso antes de chegar no topo… existem pessoas que mesmo na situação de sobrevivência pensam ainda mais nos outros que nelas próprias. Nisso… eu confesso… Não consegui… FALHEI!

“Sempre” tive a mentalidade de crescer e de contribuir… de aprender e de compartilhar… isso é verdade… meus pais me ensinaram isso quando eu brigava com meu irmão não permitindo que ele brincasse com nada que fosse meu…

Então esse “sempre” surgiu lá na infância… você entende a importância de educar os seus filhos com a mentalidade de aprender e compartilhar? de crescer e contribuir?

Pode até ser que ele não execute os seus ensinamentos, mas você fez a sua parte… entregou conteúdo… gerou valor… o que cada um faz com os Passos de Gigante que recebem (diariamente) é de livre escolha…

Assim como uns tem resultados e outros não…

Isso é de uma simplicidade ABSURDA, embora alguns busquem complicar o fácil.

Que fácil, Raphael? Que fácil?

Talvez a decisão mais desafiadora seja a escolha de um propósito… um NORTE. Tudo bem… eu entendo e te respeito… dá medo mesmo…

Prestem muita atenção no que vou escrever agora, acredito que essa seja a parte mais importante dos Passos de Gigante de hoje!

Por que em caixa alta, Raphael?

Simples… é porque eu queria muito, muito mesmo, estar diante de ti, olhar bem nos seus olhos e te falar as próximas frases com muito, mas com muito amor… o mesmo amor que eu sinto por meus filhos, pois as próximas linhas podem de coração te tocar…

Só de imaginar esse nosso momento eu me emociono, pois o quanto é desafiador estar do outro lado.

Bora Bora Decolar?

Preparado?

Isso tudo porque lá em cima eu disse que seria fácil. Na verdade é quando você não complica e tem uma FÉ, FOCO, FORÇA INABALÁVEIS. Se ainda não tem isso… construa ao longo do seu caminho… do seu desenvolvimento… e isso…. isso sim não será fácil…

NÃO VOU MENTIR PARA VOCÊ! NÃO VOU MESMO! NÃO FAZ PARTE DE MIM!

SER APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO, AGIR EM BUSCA DOS SEUS SONHOS É MUITO DESAFIADOR… NA VERDADE… É ASSUSTADOR E PARECE ALGO PERIGOSO…

JÁ IMAGINOU A FRUSTRAÇÃO SE TUDO DER ERRADO?

QUANTO TEMPO INVESTIDO PARA NADA?

E O TEMPO NÃO VOLTA, COMO VOCÊ MESMO DIZ, NÃO É… RAPHAEL?

OLHA… NADA É TÃO ASSUSTADOR, NADA É TÃO DIFÍCIL… NADA É TÃO PERIGOSO QUANTO CHEGAR AO FIM DE NOSSAS VIDAS E TER QUE PERGUNTAR A NÓS MESMOS:

Deve ser FLÓRIDA chegar no final da vida e se arrepender de não ter estudado, de não ter arriscado, de ter perdido tantas oportunidades de dizer eu te amo, de dar um abraço apertado ou mesmo perdoar…

E SE EU TIVESSE ESTUDADO? E SE EU TIVESSE TIDO A CORAGEM DE AGIR PARA REALIZAR MEUS SONHOS?

Uau… foi difícil escrever isso… tomei muita coragem… Ficou mais tranquilo depois da ajudinha da Brené Brown.

O fato é que aprendi muito sobre vulnerabilidade e coragem com minha amiga Brené. Seria injusto da minha parte guardar essa preciosidade comigo. Aprender e Compartilhar! ;)

O que você coloca diante dos seus olhos faz toda a diferença. ASSISTA A ESSA PALESTRA TOP DEPOIS QUE CUMPRIR SUA META DIÁRIA OU COMO PRÊMIO NO FINAL DE SEMANA!

Para fechar a pergunta:
Com que contribuí hoje? De que maneira ajudei os outros?

Entendo que se meu cálice estiver vazio ou até mesmo pela metade, então eu estou no modo sobrevivência. É assim que eu vejo milhões de brasileiros… a imensa maioria dos brasileiros não vive… eles sobrevivem.

Minha contribuição, depois de ter enchido o meu cálice é fazer o meu melhor para que outras pessoas, milhares e por que não milhões…. consigam também encher … encher muito… até transbordar e derramar para todos os demais brasileiros…

Tenho muita fé que ainda verei o NOSSO PAÍS com uma EDUCAÇÃO TOP das Galáxias!

Os Passos de Gigantes é uma das formas de ajudar as outras pessoas e o melhor está por vir! ;)

2. O que aprendi hoje? Que novas percepções eu tive?

Hoje… hoje mesmo… eu aprendi a manter ainda mais calma… mesmo diante das adversidades… quando uma criança… um bebê chora… é complicado… imaginem gêmeos (rs).

Para tornar tudo ainda mais duro… duro mesmo… o leite materno empedra… a mulher desespera… o seio doí… e as crianças choram…

Seja GENTIL SEMPRE! Você não faz ideia do que passa na cabeça do seu próximo!

Amo EMPATIA, busco praticar sempre, mas uma coisa é ter empatia e a outra é entrar no tsunami que outra pessoa está surfando…

Mantive a tranquilidade como a de quem surfa uma marola numa praia em que a água bate no máximo na cintura…

Depois de compressas e mais compressas de água fria/quente… banho morno… massagem… música para as crianças e muito amor… depois de algumas palavras desafiadoras de ouvir… depois disso tudo… uma imensidão de paz tomou conta da casa…

A percepção que eu tive é que o desespero… o pânico… o medo é do outro… NÃO É SEU! LIVRE-SE DE TODO E QUALQUER SENTIMENTO TÓXICO! Sou otimista e SEMPRE vai dar tudo certo! SEMPRE!

Otimista e realista… era óbvio que algo precisava ser feito… e foi…

Sabe o que é mais engraçado sobre a frase: “O choro pode durar uma noite e alegria vem pela manhã”?

É que muitas vezes… a alegria vem pela noite mesmo… o leite desempedrou… as crianças se acalmaram e todos dormiram felizes…

Aquele momento… pelo menos para mim… se resumiu em ADMINISTRAR DIFICULDADES E SER OTIMISTA.

3. Como o dia de hoje aumentou minha qualidade de vida? Como posso usar o dia de hoje como investimento em meu futuro?

O dia de hoje aumentou minha qualidade de vida no aspecto maternal… pois JAMAIS SEREI MÃE… Jamais… Todavia… no treino de empatia fiquei imaginando como deve ser FLÓRIDA ter o leite empedrado com duas crianças sedentas… ávidas por mamar…

O que aumenta na minha qualidade de vida é o respeito pela individualidade e pelo tempo da mulher que é TOTALMENTE DIFERENTE do tempo do homem.

Como investimento no futuro fica a lição de continuar otimista, mesmo diante das adversidades.

DESTRUA SUAS ADVERSIDADES!

Possíveis semelhanças na sua vida de concurseiro em relação às adversidades:

  1. TROCARAM A BANCA DE ESAF PARA FCC… Nãoooo…
  2. AGORA É O CESPEEEEEEEEE… Nãoooooo…
  3. PAULO GUEDES DIZ QUE NÃO VAI TER MAIS CONCURSO… NEM EM 2019 E MUITO MENOS EM 2020… Nãoooooooooo…. Socorro!!!
  4. PRESIDENTE BOLSONARO REFORÇA O CORO E DIZ QUE ACABOU PARA VOCÊ… Nãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!
  5. PASSEI PARA AUDITOR FISCAL E ANULARAM MEU CONCURSO! AH NÃO! NÃO ! NÃO ! NÃO! N…Ã… O… N-Ã-O…

Todos os cinco cenários acima são plenamente possíveis de acontecer… de coração… do fundo do meu coração… qual deles você considera o mais ESCROTO…. FILHO DA TRUTA… ORDINÁRIOOOOOOOOOOO… ? QUAL? QUAL? QUAL? QUAL?

É o quinto cenário? GIGANTES! ÁGUIAS! EU VIVI O QUINTO CENÁRIO TENDO CERTEZA ABSOLUTA QUE:

  1. O CONCURSO SERIA REVERTIDO NA JUSTIÇA (90% – FÉ)
  2. EU TERIA QUE NA PIOR DAS HIPÓTESES: RECOMEÇAR (10% – RAZÃO)

Se eu mudaria alguma coisa diante dessa adversidade VENCIDA…

Sim!!! Teria sido mais racional e buscaria o equilíbrio 51% FÉ – 49% RAZÃO!

Ué… não entendi… A fé continua maior que a razão… cadê o equlíbrio?

GIGANTE! Coloca uma coisa na sua mentalidade, com uma fé inabalável… NINGUÉM TE SEGURA!!! Então NUNCA NUNCA NUNCA a razão vai dominar a minha essência (FÉ)! JAMAIS!

Entendido? Então tá contigo agora! Estamos falando da sua FELICIDADE!

Isso é AUTORRESPONSABILIDADE!

GIGANTE! Vou chamar um amigo do peito para te dar um recado do coração:

” – Você é o único responsável pela vida que tem levado. Você está onde se coloca. Esta afirmação, te conforta ou te preocupa?

A vida que você tem levado é APENAS mérito SEU, seja pelas suas ações conscientes ou inconscientes, pela qualidade de seus pensamentos, comportamentos e palavras.

Talvez ler isso poder ser doloroso para você. Mas, lembre-se: foi você quem levou sua vida para o ponto em que ela está hoje. E APENAS VOCÊ pode mudar essa realidade.

Junte-se ao time de GIGANTES! Faça a sua parte! Assuma a responsabilidade pelo seu sucesso, pela sua felicidade!

Isso se chama AUTORRESPONSABILIDADE.

Provavelmente, você já perguntou para alguém “Como você está?” e recebeu como resposta “Ah, estou como DEUS quer”. Com isso, a pessoa tira a responsabilidade de si, inventando historinhas para não mudar de vida. Você também faz isso?

Se faz, pare! Comece a MUDANÇA na sua vida HOJE mesmo. Responsabilize-se pelas suas atitudes, porque elas trarão consequências. Responsabilize-se pelas suas escolhas, pois elas determinarão seus caminhos.

Quando você se comporta como autor da sua história, você poderá se colocar em qualquer outro lugar, podendo reescrever seus caminhos e escolhas.

E então, como VOCÊ vai se colocar na SUA VIDA a partir de HOJE: como AUTOR ou como audiência?” (Texto lindo do meu amigo PV – Paulo Vieira)

Gostou do texto, sentiu um SOCO NA CARA?

Quer ir além e revisar autorresponsabilidade? Então, clica aqui! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

Que dia é hoje? 15 de maio, então leia provérbios 15 e se não sabe do que estou falando, então leia as instruções nos Passos de Gigante 72.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quarta-feira EXTRAORDINÁRIA! Façam os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acreditem! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Relaxa Analu... erra agora... vê os comentários... aprende... refaz... acerta...e dá show no dia da prova! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 15/05/19 às 15:54
  • Sabiaaaa...kkkk Mas o máximo que estudei ... Mas ainda celebrei. Erros de português foi feio aí hein... e a pressa pra voltar logo para os estudos. Perdoa aí Rapha. Abraço e obrigada .
    Analu em 15/05/19 às 14:19
  • Bom dia Karlinha! Conte comigo! Estamos JUNTOS misturados DEUS grudado! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 15/05/19 às 11:15
  • Acertou! (rs) Foco é dizer NÃO até mesmo para as coisas boas..., pois existem outras melhores no final do caminho. É lembra que o bom é "inimigo" do ótimo e esse é "inimigo" do extraordinário. Ad Astra et Ultra! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 15/05/19 às 11:14
  • "Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa."P15;15 "Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!"P15;23 O que seria de nos sem o Rapha?! Melhor nem pensar... É isso mesmo da medo demais esse desafio, mais ficamos mais leve e confiantes com seu apoio Rapha porque você é Flóridaaaa.... O stories do sono caiu como luva...tem tido muito nos últimos dias. Sai da rotina pois tive que visitar meus pais que moram em outra cidade, levei o material, fiz o planejamento de cada dia, mais o máximo que estudei foram 6 hs no fds, mais ainda assim eu celebrei, pois antes quando saia de casa não estudava nada... Tinha 4 meses Rapha que eu não ia lá, então não vou me culpar por ter ido, era dias das mães cara, minha maezinha merece. Problema é que quando agente sai da rotina é florida porque é difícil manter o ritmo de forma imediata quando retorna, sem falar no excesso de sono... Como lidar com as incompreensões alheias dos familiares e amigos pelo fato de esta ausente ou não poder comparecer sempre que há convite, eu percebi que você foi radical, e acho louvável, mais internamente, você com você mesmo, como lidar com isso? Eu já sei que você vai dizer: FOCO É DIZER NÃO!!! Mas vamos que vamos.... Abração... obrigadaaaa
    Analu em 15/05/19 às 09:39
  • Parabéns por sua iniciativa, os passos de gigante têm sido bastante importante esses dias na minha vida.
    KARLA LIMA em 15/05/19 às 07:51