Artigo

PASSOS DE GIGANTE 181/365

EIS QUE A PROVA “FÚRIA DA NOITE” TORNA-SE SUA MELHOR AMIGA

Decolaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa! Hoje você irá aprender de uma vez por todas como treinar para a prova da sua vida! Enfrentá-la sem pânico, sem temor… e acredite… cavalgar sobre ela com maestria e queimar todas as horas de estudo numa incrível explosão rumo à sua aprovação! :)

Se você está com pouco tempo, senta em um local confortável e vamos juntos viajar, pois os Passos de Gigante (HOJE) será INCRÍVEL e SURREALMENTE TRANSFORMADOR!

Hoje é dia 20 de julho de 2019, Uau! Uuuuuuuuhuuuuu! Completamos 180 dias! 6 meses do PROJETO PASSOS DE GIGANTE! Quem já está conosco já sabe a quantidade absurda de conteúdo que já foi derramado em cada madrugada da minha vida… ora sem babies, ora com eles em silêncio e algumas vezes com eles chorando… Não tem sido nada fácil…

Hahahaha… QUEM DISSE QUE SERIA FÁCIL TREINAR UM DRAGÃO?

Fica tranquilo e me dê um voto de confiança! Ao término dos Passos 181, tudo ficará mastigadinho para você enfrentar seu DRAGÃO (prova) sem medo!

Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh! Antes disso, vamos recapitular para os novatos os ensinamentos já compartilhados aqui nos Passos, afinal… hoje ENCERRAMOS “VOCABULÁRIO DO SUCESSO” e amanhã INICIAREMOS “AÇÃO + EMOÇÃO”!

Série Passos de Gigante – Abertura em 21 de janeiro de 2019 – Há 180 dias.

Passos de Gigante 1 a 31 – Sonhos do Destino – Decisões e Objetivos

Passos de Gigante 32 a 59 – Como conseguir o que realmente deseja – Dor/Prazer e estado mental

Passos de Gigante 60 a 90 – Poder de criar, poder de destruir – Crenças

Passos de Gigante 91 a 121 – As perguntas são as respostas – Perguntas

Passos de Gigante 122 a 151 – O truque da mudança – O condicionamento para o sucesso

Passos de Gigante 152 a 181 – O vocabulário do sucesso – O poder do vocabulário transformacional e das metáforas globais

Depois do conteúdo de hoje, teremos mais 6 (seis) meses. Ainda vamos trabalhar com ações, emoções, desafios mentais, bússola pessoal, valores, regras, identidades, referências, mix de tudão já visto e finalizaremos com o presente supremo… UAUUUUUU… A CONTRIBUIÇÃO FINAL… A SUA APROVAÇÃO SERÁ INEVITÁVEL DEPOIS DESSA EXPERIÊNCIA JUNTOS POR 365 DIAS!

Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 180: Eu entreguei uma ferramenta para tornar você profissional dos concursos públicos, além de revisarmos o conceito de modelagem de sucesso.

MEDO DO DRAGÃO

SE LIGA HEIN! Algumas vezes uma metáfora é o melhor meio de ajudar alguém! Anotou isso? Sim? Não? Talvez! Saiba que os Passos de hoje serão uma mega viagem com o tema do filme “Como Treinar O Seu Dragão?”. Eu já havia recomendado que assistissem ao filme nos Passos de Gigante 175 e 176. Para quem fez sua parte, irá ficar mamão com açúcar o entendimento.

“Algumas vezes uma metáfora é o melhor meio de ajudar alguém.

Quando meu filho Josh tinha 6 anos, um de seus amigos morreu, e ele chegou em casa chorando.

-Querido – falei -, sei como você se sente. Mas isso é porque você ainda é uma lagarta.

Isso quebrou seu padrão. Em seguida, expliquei que, quando uma lagarta se envolve no casulo, ela parece estar morrendo.

-Mas, o que está acontecendo de verdade? – perguntei.

-Ela está se transformando numa borboleta – disse ele.

-Isso mesmo, é o começo de uma vida nova. Você não vê seu amigo porque ele já está voando lá em cima, mais bonito e poderoso que antes. Às vezes, temos de confiar que DEUS sabe quando está na hora de virarmos borboletas…”

(ROBBINS, Anthony, pag. 204. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Que forma mais lúdica e linda para falar da morte! PONTE QUE PARTIU! Ninguém quer morrer… e se por algum ato de INSANIDADE, LOUCURA, DOIDEIRA, você quer morrer ou pensa em morrer constantemente… não tem problema amigo… amiga… eu já tentei tirar minha própria vida e foi a maior CAGADA DAS GALÁXIAS!

VIDA NO DESERTO X VIDA DEPOIS DOS ESTUDOS

Eu não achava que não tinha nada. EU TINHA/TENHO/CONTINUAREI TENDO CADA VEZ MAIS UMA VIDA EXTRAORDINÁRIA, MAS ESTAVA COMPLETAMENTE CEGO! Viva! Viva! Viva! Viva muito e de forma intensa, pois a vida é o melhor presente que DEUS nos deu… sem contar o sacrifício do seu filhos para nos salvar…

Como o Tony Robbins tocou no assunto da morte, eu fui obrigado a lembrar do meu passado e dos Passos de Gigante 43 e 70. Esses dois foram escritos especialmente para as pessoas que precisam de ajuda e não sabem o valor INIGUALÁVEL que a vida tem. Eu já pensei assim e se você quiser esse tipo de ajuda, conta comigo. Escreve um email para mim ou me manda uma messagem no direct, (instagram) pois eu terei TODO TEMPO DO MUNDO para te dar atenção…

Ao longo dos Passos de Gigante, 7 (sete) pessoas, concurseiros, que pensavam em tirar suas vidas entraram em contato comigo no privado e hoje estão em processo de TRANSFORMAÇÃO DE GIGANTE DAS GALÁXIAS, ALÉM DE APROVADO NO CONCURSO DOS SONHOS DE CADA UM DELES!

É AGORA! CHEGOU A HORA DE TREINAR O SEU GIGANTE PARA A PROVA DA SUA VIDA! Como já havia dito, iremos utilizar ludicamente o filme “Como treinar o seu dragão?”. Irei fazer algumas comparações com a minha história e preparar o terreno para que você enfrente a pior prova da sua vida com a facilidade de um exímio domador de dragões.

SINOPSE DO FILME E PERSONAGENS

“Soluço (Raphael Lacerda) é um adolescente viking da ilha de Berk, onde lutar contra dragões é um meio de vida. Suas opiniões avançadas e um senso de humor estranho o tornam um desajustado, apesar de seu pai (meu pai – Bira) ser o chefe do clã. Jogado em uma escola de combate a dragões, ele quer provar que é um verdadeiro viking, mas ao fazer amizade com um dragão (a prova da sua vida) machucado, ele tem a chance de mudar o futuro de seu povo (sua família)”. Sinopse do Youtube

Vamos agora inserir o filme no fantástico mundo dos concurseiros.

Temos milhares de candidatos pelo Universo, mas vamos nos concentrar naqueles que realizam provas no Brasil. Podem ser concursos para vestibulares, para se tornar militar ou servidor público. O enredo é o mesmo.

Os Vikings são os candidatos aprovados, eles são fortes, brutos, inteligentes, disciplinas, treinam e sempre passam nos concursos.

Os “SOLUÇOS” (euzinho) são aqueles candidatos que nunca passam para nada. Que são chamados de todos os nomes existentes para ter como objetivo final a gozação ou de forma mais perversa o bullying.

Como é que um “SOLUÇO” pode superar um Viking? Parece impossível, não é verdade?

Os Vikings, aprovados, sempre derrotam os dragões (as provas, a banca examinadora e o examinador). A sensação que eles sentem é de sangue nos olhos ao marcar as questões corretas e sempre serem aprovados em tudo quanto é prova ou concurso. Eles não sentem medo.

Como é que eu poderia DESTRUIR UM DRAGÃO (DETONAR NUMA PROVA), se eu não tinha os atributos necessários de um VIKING (APROVADO)?

Isso JAMAIS SERIA POSSÍVEL! Essa era a crença instalada na minha cabeça.

“Soluço (euzinho aqui e todos os candidatos que sempre são reprovados) é um garoto simples, que mora em uma ilha, onde diariamente aparece dragões tentando até onde se sabe, atacar seu povo.

Esses dragões são as provas da vida. Provas em que SOMOS SEMPRE REPROVADOS, com exceção dos VIKINGS (APROVADOS)!

Por mais que eu me esforçasse para ser igual aos meus colegas vikings (aprovados), o resultado era sempre o mesmo… FRACASSO.

Os Vikings (aprovados) passam nas provas, eles matam dragões (concursos).

Soluço se sentia diferente dos outros, por que além de ser desajeitado, descobriu um dia que não conseguia DESTRUIR/MATAR DRAGÕES (PROVAS).

Todos os Vikings, até mesmo os mais fortes temiam “FÚRIA DA NOITE” (O MAIS CRUEL DE TODOS OS DRAGÕES – PROVAS).

Quando Soluço esteve próximo do seu maior “inimigo”, devido a sua incapacidade de matá-lo, criou-se um laço de amizade.

ALIMENTE SEU DRAGÃO – DÊ PEIXE PARA ELE. COMO? ORA… FAZENDO MUITAS QUESTÕES!

TUDO EM SEGREDO! NINGUÉM PRECISA SABER QUE VOCÊ É O MELHOR AMIGO DA PROVA DA SUA VIDA – AQUELA QUE TODOS GEMEM – “A TEMÍVEL FÚRIA DA NOITE!”

Se você assistiu ao filme, você entenderá ainda mais fácil os Passos de hoje, pois se ao invés de ter medo você procurar entender COMO FUNCIONA, PUTZ! ACABOU! VOCÊ PASSA EM QUALQUER PROVA!

Peraê… vamos com calma…, pois foi muito rápido…

Antes disso… Stoico (o pai do soluço ou o meu pai) nunca acreditou em mim… Quando eu larguei o emprego para estudar foi um drama… um desespero… uma decepção… Ao contrário de Soluço que só reconquista a confiança do pai dele no final do filme. No meu caso, foram seis meses depois de acordar as 04:30 para estudar.

Ora… como acordar as 04:30 se você não gosta de estudar?

ORA BOLAS! O ACORDAR CEDO É JUSTAMENTE POR ODIAR ESTUDAR!

Quanto mais cedo eu acordo, mais cedo EU ME VEJO LIVRE DESSA BOSTA DE ESTUDOS! PDFS, LIVROS, IMPRESSÕES, VÍDEOS… AH… AH… BLÁ… BLÁ… QUE CHATOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Hesitando para matar os dragões (provas)?

Eu não queria matar os dragões (provas), lembra?

Só que os aprovados (vikings) matam as provas (dragões), lembra?

A vida me ensinou e o filme “Como treinar o seu dragão?” foi um ótimo flashback de como tudo aconteceu para mim.

Quando você não sabe como funciona VOCÊ TEM MEDO!!!

Lembra da arena de treinamento com dragões? Praticamente todos os candidatos a Vikings (aprovados) tinham algum tipo de medo dos dragões (provas) ou sabiam as técnicas/metodologia para detonar ou dominar um ou mais dos dragões.

Soluço e seus amigos (Melequento, Perna-de-peixe, Cabeçadura, Cabeçaquente e Astrid) treinaram juntos. De uma forma SURPREENDENTE SOLUÇO começa a se destacar nos treinamentos com os dragões (provas).

Seus amigos ficam perplexos, pois SOLUÇO não sabia nada! Ele SEMPRE foi um perdedor, jamais seria um Viking (aprovado) na opinião deles.

ESTUDE! ENTENDA COMO FUNCIONA!

SOLUÇO adotou uma estratégia diferente para enfrentar os DRAGÕES (PROVAS). Ao invés de bater de frente e sair fazendo tudo quanto é prova, ele buscou ENTENDER COMO FUNCIONA! ELE BUSCOU APRENDER E ELE SE APAIXONOU PELO PROCESSO DE APRENDIZAGEM!

Cada dia ele voltava mais cedo ou dormia mais tarde, mais e mais e cada vez mais animado em fazer MAIS… MUITO MAIS E MELHOR!!!

A cada dia uma nova descoberta!

COMO VOCÊ TEM LIDADO COM SEUS DRAGÕES (PROVAS)?

Ninguém precisa acreditar em você, ALÉM DE VOCÊ MESMO!!! Ninguém acreditava no Soluço, nem seu pai e nenhum dos amigos dele.

Você já procurou, de coração, entender como a BANCA ORGANIZADORA do seu concurso funciona?

Você sabia que os PASSOS ESTRATÉGICOS do Estratégia Concursos foram criados para você dominar toda e qualquer prova de concurso?

Não seja ingênuo de acreditar que apenas os passos são suficientes para sua aprovação. Um dos meus melhores alunos bateu na trave no concurso de auditor fiscal de Santa Catarina. Depois ficou reclamando que nos Passos não tinham todas as leis impressas.

Pedi a ele que lesse o autorresponsabilidade dez mil vezes, pois acreditar que algum curso preparatório no Brasil ou no mundo irá disponibilizar todos PDF com toda legislação é uma viagem.

Ora por que Raphael?

Simples! Esses diplomas legais (leis, resoluções, decreto, constituição, código, etc) mudam bastante. Ou seja… é muito melhor você pegar na internet, seja no site do planalto para concursos federais ou em outros sites para concursos estaduais ou municipais.

VOCÊ X SUA PROVA

É fácil DOMINAR O “FÚRIA DA NOITE” (A PROVA DA SUA VIDA)?

Se você viu o filme, você sabe é desafiador, mas que pode ser muito divertido! Tudo depende de como você irá levar a jornada do concurseiro (Viking/Aprovado)!

O medo te mantém vivo e é muito importante tê-lo. Agora, tão importante como ter medo é dominá-lo em momentos decisivos como a prova da sua vida.

A arena de treinamento com dragões é como se fosse a sua sala de estudos. Quanto tempo, VERDADEIRAMENTE, você tem passado nela e se dedicado de verdade?

ESCREVA NOS COMENTÁRIOS:

  1. Qual dragão (prova) você já enfrentou com o edital completamente FECHADO?
  2. Se respondeu alguma prova na primeira pergunta, continue comigo. Parabéns! Você conhece todos os atributos (ficha técnica) do dragão (prova). Qual dragão (prova) você já enfrentou tendo edital 100% fechado e feito milhares de questões?
  3. Você foi aprovado? Sim? Não? Independente da resposta, continue comigo. Aqui no terceiro passo, a cada dragão (prova) você identifica algo que te derrubou, registra na ficha técnica e VOLTA MUITO MAIS PREPARADO PARA DOMINAR SEU DRAGÃO (PROVA).

Se você NUNCA fez uma prova com 100% do EDITAL TREINADO, COMENTA: “Eu entendi o que deve ser feito! Eu vou treinar meu dragão! Eu vou montar… vou dominar… vou estudar muito e EU vou vencer!!! EU SOU UM GIGANTE!!!”

VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A ENFRENTAR ESSA JORNADA COM MUITA SABEDORIA (PROVÉRBIOS) E MUITA DIVERSÃO (METÁFORAS)?

Ser um aprovado (Viking) requer minimamente:

  1. PLANEJAMENTO DE COMO DOMINAR OS DRAGÕES
  2. ESTUDO SOBRE OS DRAGÕES
  3. ARENA DE TREINAMENTO COM OS DRAGÕES
  4. REPETIÇÃO REPETIÇÃO REPETIÇÃO REPETIÇÃO
  5. DIA DE GLÓRIA – O DIA EM QUE VOCÊ DOMINARÁ O “FÚRIA DA NOITE” (PROVA DA SUA VIDA).

Ninguém acreditava em mim, qualquer semelhança com soluço não é mera coincidência. Todo mundo achava loucura o fato de ter deixado o emprego para estudar.

O medo e as lágrimas duravam sempre uma noite… a alegria de treinar retornava sempre pela manhã.

O primeiro DRAGÃO (RECEITA FEDERAL – 2009) me derrubou por muito pouco…

O segundo DRAGÃO (FISCAL RJ -2010) me derrubou por menos ainda…

O terceiro DRAGÃO (FISCAL RJ -2011) foi derrubado com louvor e mesmo tendo sido um aluno medíocre a vida inteira… ALELUIA… CONSEGUI!

Eu conto essa história para PROVAR PARA TODO MUNDO que não precisa ser gênio para ser um aprovado, para dominar seu dragão!

No final, assim como no filme (SEM SPOILERS DESSA VEZ), tudo acaba bem. Hoje, todos os meus sonhos foram realizados e eu estou aqui escrevendo para que VOCÊ AÊ DO OUTRO LADO POSSA UM DIA DOMINAR O SEU DRAGÃO!

VAMOS JUNTOS APRENDER E TREINAR DIARIAMENTE: “COMO TREINAR SEU DRAGÃO?”

Treine! Treine! Treine! Treine!

ATÉ QUANDO?

Até DOMINAR SEU DRAGÃO (PROVA).

NADA DE SAIR DANDO PORRADA E CABEÇADA NOS DRAGÕES (PROVAS)!

Entenda o MECANISMO… Entenda como os dragões (provas) funcionam!

CONTA COMIGO!!! ESTAMOS JUNTOS! MISTURADOS!! DEUS GRUDADO!!!

SE VOCÊ FIZER SUA PARTE… ESSE SERÁ O RESULTADO FINAL:

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Acredito que os Gigantes que estiverem levando o estudo a sério já entenderam como funciona o aplicativo aprovados. Qualquer dúvida, leiam a seção de dúvidas. Link aqui.

ACREDITEM OU NÃO!!! ESSE DÉBITO ESTÁ ME INCOMODANDO E, EM BREVE, IRÁ DESAPARECER. OBJETIVO: ATÉ O DIA 23 DE JULHO.

DÉBITO: Gravar o vídeo da R15T30 e disponibilizar no meu canal do youtube.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um sábado maravilhoso e um domingo ainda melhor . Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que bacana Lígia! Boa noite! Fico muito satisfeito com seu entusiasmo! Conte comigo para DECOLAR AINDA MAIS ALTO no mundo dos estudos! Ad Astra et Ultra! Aos Astros e Aléeeeeeeeeeeeeeeeeeem...
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 10/08/19 às 23:15
  • “Eu entendi o que deve ser feito! Eu vou treinar meu dragão! Eu vou montar… vou dominar… vou estudar muito e EU vou vencer!!! EU SOU UM GIGANTE!!!”
    Lígia Lima em 02/08/19 às 11:41
  • Analu, o filme é LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOO! Dezenas de aprendizados em lições leves e gostosas de serem trabalhadas. Esse trabalho com filmes é muito bacana, espero um dia fazê-lo com mais regularidade. Ótimos estudos e gratidão pelos comentários de sempre! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/07/19 às 05:54
  • A ideia é melhorar SEMPRE! Dependendo da bola que meu amigo Tony Robbins levanta para mim, a cortada é FORTE! Ótimos estudos! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/07/19 às 05:52
  • Fantástico o passos de hoje. Parabéns professor.
    Mariana Batista em 21/07/19 às 09:34
  • aaaa que lindo os passos de hoje... emocionanteee. eu curto demais quando vc escreve nessa vibe eu assisti ao filme, nooossaaa... o "soluço" sou eu na vida kkkk... filme leve, cheio de liçoes pra vida... maravilhoso! obrigada rapha. eu tenho aprendido muito e procurado me aperfeiçoar cada dia mais, aproveitado cada hora do dia para absorver os conteúdos necessários... tenho certeza que estou modelando os aprovados, e minha busca diária, ta cada dia melhor!!! vou dominar esse "bangela" kkk o filme e fofo demais, vale muuuito a pena... na verdade tudo que você recomenda é incrível Rapha. obrigada pela sua luz. abraço de gigante!!!
    Analu em 20/07/19 às 21:54