Artigo

PASSOS DE GIGANTE 91/365

PERGUNTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS!

Fala Águia! Bom dia das Galáxias! Se eu te dissesse que as perguntas são mais importantes que as respostas, o que você pensaria? Amigooooooooo… Amigaaaaaa… essa próxima seção é ANIMAL! NUNCA PARE DE PERGUNTAR!

Um dia depois da morte do meu célebre amigo Albert Einstein, deixo com vocês um de seus pensamentos:

“O importante é não parar de perguntar. A curiosidade tem motivo próprio para existir. Não podemos deixar de ficar fascinados quando contemplamos os mistérios da eternidade da vida, da maravilhosa estrutura da realidade. Basta tentarmos entender um pouquinho desse mistério a cada dia. Nunca perder uma curiosidade sagrada”. (Albert Einstein).

Sabe qual a foi a fase da minha vida em que obtive o maior crescimento espiritual? Se você respondeu o suicídio, peiiiiiiiiin, resposta errada! Se você é novo por aqui e nem sabe do que eu estou falando, sugiro a leitura dos Passos de Gigante 43 e 70.

Direto do túnel do tempo, criei um duelo, um verdadeiro combate de religiões. De um lado, os católicos (eu estava aqui) e do outro, os evangélicos (meu irmão estava aqui).

MEU IRMÃO!… que pertubação! O meu maninho tinha acabado de se converter e resolver pregar/levar a palavra de DEUS pelo mundo a fora e dentro de casa ele se tornou absurdamente CHATOOOOOOOOOOOOOO! Chato pra caracaaaaaaaaaaaaaaa!

As brigas dentro de casa eram intensas! Parecia PALESTINA X ISRAEL, só que sem mísseis e sem disputa de território, pelo menos físico. Como eu não sou besta, busquei ficar por cima, mas os argumentos do meu irmão eram bem fortes… eu sempre era nocauteado, mas fingia estar por cima. Ele me dizia:

“Como pode você se julgar um cristão sem levar a palavra?”

PERGUNTAS… PERGUNTAS… PERGUNTAS…

OLHA O PODER DAS PERGUNTAS!!! FICA LIGADO! ESSA HISTÓRIA NÃO ESTÁ AQUI DE BOBEIRA! NÃO É APENAS DIVERSÃO, MAS SEU CRESCIMENTO QUE ESTÁ EM JOGO!!!

E … depois de uma pergunta como essa e outras … mais parecia que eu havia levado um SOCO DIVINO… bem na minha cara:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Mateus 16:15

Aquele duelo (católico x evangélico) estava ficando interessante, pois mexeu com as minhas entranhas espirituais… tudo aquilo estava me causando um pandemônio por dentro.

Resolvi fazer algo que eu nunca havia feito na vida… ESTUDAR E LER A BÍBLIA, pois ele tinha vários argumentos bíblicos e eu só contava historinha… historinha para boi dormir! (Hahahaha…)

Uma pergutinha… uma mísera pergutinha me fez ler a bíblia… algo que eu fazia no máximo durante as missas, no catecismo, na crisma e de vez em quando numa reunião da igreja…

Diante disso, eu te pergunto:

“POR QUE VOCÊ NÃO PASSOU NO CONCURSO DOS SEUS SONHOS ATÉ AGORA?”

“O QUE VOCÊ TEM FEITO DE DIFERENTE PARA ALTERAR ESSE RESULTADO?”

“QUANDO É QUE VOCÊ VAI TOMAR VERGONHA NA CARA E FAZER O QUE DEVE SER FEITO?”

“COMO É QUE VOCÊ PODE OBTER RESULTADOS DIFERENTES FAZENDO SEMPRE AS MESMAS COISAS?”

Aaaaaaaaaaaaaaaah, Raphael… continua com a historinha… estava melhor… não quero responder perguntas. Quem disse que você deve respondê-las, agora? NÃO AS RESPONDA! Apenas reflita!

E para resumir a guerra celestial que foi criada lá em casa… alguns meses depois eu comecei a frequentar as igrejas evangélicas, mas isso depois de muita resistência e muita leitura da bíblia… A luta foi tão grande que antes de ir para um templo protestante, visitei religiões como BUDISMO e ESPIRITISMO (Alan Kardec), foi INCRÍVEL! Sabe de quem foi a influência por dar um maravilhoso passeio pelas religiões? Da minha amiga: Catherine Clément.

LIVRO: A VIAGEM DE THÉO – FANTÁSTICOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!


O único livro grosso que li na adolescência… o único, pois eu detestava ler, mas esse me conquistou!

Por que milhões de pessoas acreditam em Deus?

Por que tanta gente sente vontade de ter uma vivência espiritual qualquer?

Por que não somos todos ateus?

De PERGUNTAS assim surgiu A viagem de Théo, um romance sobre as religiões mais praticadas no mundo: catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo e islamismo, entre outras.

Os fundamentos históricos e espirituais de cada religião, suas transformações ao longo do tempo, as lutas contra a intolerância, a construção das figuras divinas, as regras da fé, o sentido dos ritos, as formas coletivas de exercício da espiritualidade – jovens e adultos encontram neste livro um patrimônio pessoal para a vida toda.

Com um conhecimento profundo do tema, um admirável equilíbrio intelectual e uma viva imaginação narrativa, Catherine Clément nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe – ele, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave; ela, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos eles vão aos principais centros sagrados do mundo (a Bahia é um deles) e, enquanto visitam os templos e participam das festas rituais, oferecem ao leitor a certeza de que as religiões são uma das maiores aventuras que a humanidade já pôde sonhar.

Influenciado pelo livro e não querendo me render ao processo de evangelização do meu amado irmão… fui buscar outros caminhos sensacionais de amar o próximo como a ti mesmo e de uma linda busca para se tornar LUZ no mundo. Essa fase durou pouco e quem sabe no meu livro eu conto em detalhes como tudo aconteceu? Ou você acredita mesmo que minha saga de escritor vai acabar com os Passos de Gigante?

Depois de todas essas experiências espirituais, só faltou visitar os centros de candomblé e de umbanda. Algumas pessoas do meu convívio pessoal falavam mal dessas religiões e para piorar … das pessoas que tocavam tambor… resultado: eu me tremia de medo só de pensar em colocar os meus pés num terreiro. IGNORÂNCIA É FLÓRIDA!

Outro GIGANTE da história da humanidade: Galileu Galilei

Alguém lembra de alguns “seres humaninhos” querendo QUEIMAR Galileu Galilei por dizer que a Terra girava em torno do sol? Ignorância é flórida!

Vou facilitar a sua vida e a sua memória… alguém lembra aê de juízes do STF querendo impor a censura no Brasil? PORRA! COMO É QUE OS GUARDIÕES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL FAZEM UMA MERDA DESSAS? Ignorância? Claro que não! Na jornada de vocês, não confundam ignorância com perversidade! E aqui estou julgando a ação da censura, não o juiz “X” ou “Y”… quem sou eu…

Voltando para as religiões e para fecharmos esse assunto, não estou aqui defendendo religião “A” ou “B”, mas defendo sim que não julguemos as pessoas, mas sim suas atitudes/ações. As pessoas mudam… e, independente disso, é muito mais importante amar o próximo como a ti mesmo. Todos aqui dos Passos sabem que eu respeito todo e qualquer ser humano independente de suas escolhas políticas, espirituais e sexuais.

Sobre julgamentos, acredito que a reflexão abaixo é bastante enriquecedora.

Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”. Mateus 7:1-5

Seria o Darth Vader, o Darth Maul ou o Senhor CENSURA?

É muito importante fazer distinção entre o que é certo e errado. Para isso, precisamos fazer julgamentos. Não é errado julgar para entender se uma AÇÃO é certa ou errada. Mas quando entendemos que algo é errado, temos a responsabilidade de não fazer.

Nesse momento pare TUDO o que você está fazendo e JULGUE SUAS AÇÕES… SUAS ATITUDES…

Você acredita, de coração, que está fazendo o necessário para ser APROVADO no CONCURSO dos SEUS SONHOS?

Eu falo com a minha esposa e com alguns amigos que temos com um DEVER: SER GENTIL SEMPRE, pois não temos ideia do que a outra pessoa pode estar enfrentando. Pode ser que ela tenha atitudes preguiçosas e procrastinadoras? Sim… mas o que a faz agir dessa forma?

“As perguntas são o raio laser da consciência humana. Use o poder delas para eliminar qualquer obstáculo ou desafio”. (ROBBINS, Anthony, pag. 109. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

As perguntas são as respostas, lembra?

Quais são as perguntas que você deve se fazer HOJE, AGORA, para que os desafios atuais sejam PULVERIZADOS?

VOCÊ TEM ESSE PODER! Lembre-se: AS PERGUNTAS SÃO AS RESPOSTAS!

O texto abordou espiritualidade, pois hoje é um dia muito especial para os cristãos. O dia em que Jesus Cristo foi crucificado como cordeiro de DEUS para nos salvar de nossos pecados. Se você não acredita em nada disso, tudo bem… de todo o meu coração… tudo bem… é a sua vida… são as suas escolhas… são os seus resultados.

A partir daqui, exercício de Provérbios. 19 DE ABRIL, CAPÍTULO 19.

Se você já fez, ok… se não sabe do que estou falando, leia as orientações contidas nos Passos de Gigante 72.

PROVÉRBIOS – CAPÍTULO 19 (Escrito por Salomão, o homem mais sábio do Universo)

“Melhor é o pobre que vive com integridade do que o tolo que fala perversamente.
Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho.
É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o Senhor.
A riqueza traz muitos amigos, mas até o amigo do pobre o abandona.
A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras não sairá livre.
Muitos adulam o governante, e todos são amigos de quem dá presentes.
O pobre é desprezado por todos os seus parentes, quanto mais por seus amigos! Embora os procure, para pedir-lhes ajuda, não os encontra em lugar nenhum.
Quem obtém sabedoria ama-se a si mesmo; quem acalenta o entendimento prospera.
A testemunha falsa não ficará sem castigo, e aquele que despeja mentiras perecerá.
Não fica bem o tolo viver no luxo; quanto pior é o servo dominar príncipes!
A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.
A ira do rei é como o rugido do leão, mas a sua bondade é como o orvalho sobre a relva.
O filho tolo é a ruína de seu pai, e a esposa briguenta é como uma goteira constante.
Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor.
A preguiça leva ao sono profundo, e o preguiçoso passa fome.
Quem obedece aos mandamentos preserva a sua vida, mas quem despreza os seus caminhos morrerá.
Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.
Discipline seu filho, pois nisso há esperança; não queiras a morte dele.
O homem de gênio difícil precisa do castigo; se você o poupar, terá que poupá-lo de novo.
Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.

Alguns amigos desistiram dos concursos e estão em situação extraordinária… outros, em situação péssima e há aqueles que vivem dentro da média.

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.
O que se deseja ver num homem é amor perene; melhor é ser pobre do que mentiroso.
O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas.
O preguiçoso põe a mão no prato, e não se dá ao trabalho de levá-la à boca!
Açoite o zombador, e os inexperientes aprenderão a prudência; repreenda o homem de discernimento, e ele obterá conhecimento.
O filho que rouba o pai e expulsa a mãe é causador de vergonha e desonra.
Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento.
A testemunha corrupta zomba da justiça, e a boca dos ímpios tem fome de iniqüidade.
Os castigos estão preparados para os zombadores, e os açoites para as costas dos tolos”.

Provérbios 19:1-29

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma sexta-feira SANTA e DIVINA na vida de vocês! Respeito absolutamente todas as religiões! :) COMEÇAMOS PERGUNTAS! PREPAREM-SE! :) Uau! Agora, façam os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acreditem! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Isso é o que eu chamo de praticidade e objetividade no feedback: "Vero!" :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 19/04/19 às 22:45
  • vero
    Ro em 19/04/19 às 15:40