Artigo

PASSOS DE GIGANTE 90/365

Vai continuar dentro da caixa?

Uau! Que incrível! Mais uma seção finalizada: CRENÇAS! Poder de Criar e Poder de Destruir. E sabe o que é mais incrível? No próximo Passos de Gigante vamos entrar em “PERGUNTAS”!

Ontem, compartilhei uma das técnicas mais poderosas realizadas em meus treinamentos. Sabe aquela maldita voz interna que insiste em dizer que você não pode isso, não pode aquilo ou que simplesmente fica alimentando sugestões que vão te tirar do foco? É, ÁGUIAS, ontem essa VOZ MORREU, fizeram velório… foi enterrada a sete palmos da terra e NUNCA mais irá voltar! Liquidamos a fatura! :)

“O poder da expectativa de melhorar o desempenho é bem documentado e foi chamado de efeito Pigmalião. Em um estudo, foi dito a alguns professores que certos alunos de suas turmas eram superdotados e precisavam ser constantemente desafiados para obterem resultados excelentes. Os professores concordam. Não foi surpresa o fato de aqueles alunos se tornarem os melhores da turma. No entanto, sem que ninguém soubesse, os alunos identificados como superdotados não tinham realmente demonstrado inteligência mais elevada antes do estudo. Alguns, na verdade, tinham sido anteriormente rotulados de maus alunos. O que provocou a mudança? O novo sentimento de certeza de que eram superiores (incutido pelas crenças “falsas” dos professores)!

Dá para ver a importância de suas crenças sobre você mesmo e sobre outras pessoas? O que você poderia realizar se tivesse a fé necessária para utilizar todo o seu vasto potencial? (ROBBINS, Anthony, pag. 105. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Uau! O texto acima é tão rico que eu fico loucoooooooo! Por onde começar?

Temos Efeito Pigmaleão, Experiência Prática Negativa, Crenças Sobre Você, Crenças Sobre Os Outros e Fé Das Galáxias!

Bora Boraaaaaaaaaaaaaa PIGMALEÃO! :)

Efeito Pigmaleão

Efeito Pigmaleão (também conhecido por Efeito Rosenthal): nome dado em psicologia ao fenômeno em que, quanto maiores as expectativas que têm relativamente a uma pessoa, melhor o seu desempenho. 

Sempre elogiei muitoooooooooo meus pais, todo mundo aqui é prova literal disso, maaaaaaaaaaaaaas quem disse que na vida se acerta sempre? Eu fui um aluno espetacular até a 4ª série do primário, depois comecei a entrar na média… a famosa MEDIOCRIDADE…

Se a média era 7,0, lá estava eu… se era 6,0… lá estava eu… para que se esforçar mais… PARA QUÊ? Qualquer semelhança com o personagem Jaiminho, o carteiro dos Chaves, NÃO É MERA COINCIDÊNCIA!

CUIDADO COM OS DESENHOS/MODELOS QUE VOCÊ COLOCA DIANTE DOS OLHOS DE SEUS FILHOS! Eles podem modelar (imitar) um comportamento de merda e você vai fuder com a criação dos seus filhos! Sem essa de que peguei pesado com a linguagem, porque a porra do assunto é sério demais e quase me fudeu!

Frase: ” – É que eu prefiro evitar a fadiga!”

O Jaiminho era um dos personagens que eu mais gostava no seriado CHAVES: Sempre alegre e sorridente, ele chegava ao seu destino carregando a pesada bicicleta, a qual nunca montava, já que ele não sabia andar. A preguiça é outra marca registrada do carteiro, que com a desculpa de “evitar a fadiga”, evitava fazer qualquer tipo de esforço.

Sabe o que é mais louco nisso tudo? Meu pai vivia dizendo para mim e para o meu irmão:

” – Parem de ver essa merda de CHAVES e de CHAPOLIM, vocês irão ficar muito, muito BURROS!”

Era foda ouvir aquilo! Eu e meu irmão escolhíamos rir do papai, rir escondido para não tomar um BOXE NA LATA!

Uma das pessoas mais inteligentes que conheço se chama Flávia Angélica, um anjo, recatada e reservada, também adorava ver Chaves e nem por isso ficou burra… pelo contrário… a menina é ABSURDAMENTE INTELIGENTE! Estudou num colégio simples praticamente a vida toda e depois deu um salto GIGANTE… foi para o colégio militar… se destacou… CONQUISTOU uma bolsa das galáxias no PH e passou em praticamente todas Universidades de Medicina no Rio de Janeiro!

Detalhe: Assistia ao seriado Chaves e ainda morava no mesmo bairro pobre que eu e minha esposa.

Duvido que ela escolheu modelar o Jaiminho de forma negativa. Aposto o meu salário que ela no máximo pegou aquele “EVITAR A FADIGA” e transformou em algo do tipo: “vamos ser práticos e objetivos, não inventa… faça rápido e bem feito para não ter que fazer de novo!”

Que orgulho da Flávinha! Essa mulher maravilhosa é a titia e madrinha mágica dos gêmeos! Uau! Surreal! Para variar… ela está terminando um doutorado na área de oncologia, acredito que seja isso… detalhe: 30 aninhos, linda e inteligente! YES! Mulheres, vocês PODEM! Quando vocês literalmente metem a mão no manche, VOCÊS DECOLAM!

Voltando lá para o discurso do meu pai. Ora… se ele acreditava que iríamos ficar burros vendo Chaves e Chapolim, por que ele só falava? Ele não desligava a televisão e muito menos dava castigo na gente por esse motivo. Nem precisava… era só conversar… só isso…

Se seu filho está usando uma DROGA, você não vai ficar só no discurso, você vai muito além… dependendo do amor que você tenha pelo seu filho, você até daria a vida por ele… SÓ QUEM É PAI SABE DISSO! AGORA EU SEI! Uhuuuuu… Amor de Pai, de Mãe é SOBRENATURAL, é DIVINO, é INSANO, é EXTRAORDINÁRIO… (Tá bom, Raphael… nós já entendemos que você está babandooooooo… hahahahaha).

Também não adianta colocar a criança numa redoma de cristal, inevitavelmente, ele será exposto a conteúdos os quais você não tem como controlar… então…. o melhor a fazer é COMUNICAÇÃO! DIÁLOGO!

Lá em casa tinha muita comunicação, a linguagem era na base da coça, do chinelo, do cinto, do puxão de orelha, do tapa e até do cabo de borracha. Essa da borracha é uma história lendária… hahahaha… depois te conto… vamos focar…

Onde entra o Pigmaleão nessa conclusão? Lembra que o meu padrão virou a média? O meu irmão estava abaixo do meu padrão medíocre e os meus pais viviam comparando um irmão com outro, NÃO FAÇAM ISSO COM SEUS FILHOS! Não os compare! Cada filho é uma joia rara INCOMPARÁVEL!

Como o meu irmão começou a ser subestimado em relação a mim, advinha o que aconteceu com os resultados dele? BOOOOOOOOM… caíram muito… e ele quase entrou para marginalização quando começou a fumar escondido e pichar muros com uns colegas escrotos do colégio.

Se esse Efeito Pigmaleão pode ferrar com uma pessoa, imagine o impacto numa sala de aula? ou em toda uma escola? e numa cidade? num Estado? num País? Ou você acha que essa cultura de jeitinho brasileiro já não cria uma expectativa de que as coisas podem ser resolvidas de uma forma “alternativa”?

Para fechar com o Pigmaleão de vez e já concluir também as experiências negativas… tenho alguns conhecidos que dão aulas em colégios públicos e um ou outro diz que não dá aula, pois não consegue… que a turma é isso… que a turma é aquilo…

PORRA! COMO É QUE ESSE CARA CONSEGUE DORMIR?

Mas que merda de trabalho! ASSISTA AO filme “COACH CARTER” MIL VEZES! NÃO… é pouco… DEZ MIL VEZES! Exagero? Águias, estamos falando do FUTURO DO NOSSO PAÍS E VAMOS DESISTIR? Fala sério! Sem essa palhaçada de evitar a fadiga! LUTE! ENCARE O SEU DESTINO COMO EDUCADOR E VENÇA!

Quais são as crenças que você acredita ter? Nós fizemos um trabalho ao longo de 30 (trinta) dias para reprogramar uma nova mentalidade, para instalar alguns chips e aplicativos que irão forjar um verdadeiro CAMPEÃO, pois VENCEDOR, você já é! Agora, você precisa DESPERTAR isso dentro de você!

Sabe o que é mais INCRÍVEL DAS GALÁXIAS? Até mesmo as crenças que você deposita nas outras pessoas pode ter um impacto positivo ou negativo. Ou vocês não se recordam da namoradinha que eu depositava desconfiança TODOS OS DIAS! Não dá para plantar desconfiança e colher amor.

Há aqueles que acreditam que estamos no meio de uma guerra espiritual…

Há aqueles que acreditam que tudo isso é uma grande palhaçada… respeito 100% a racionalidade e a desconfiança desses… , maaaaaaaaaas o fato de acreditar que estou no meio de uma guerra me faz acordar TODOS OS DIAS ÀS 3H, 4H, 5H da manhã e gritar OBRIGADO DEUS! Eu sei que você está comigo para vencer toda e qualquer voz que não provenha de ti! TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE! :)

Se você tratar as suas crenças limitantes/enfraquecedoras com menos afeição do que você trataria um prisioneiro de guerra, então você FINALMENTE está no caminho da FÉ para despertar o seu GIGANTE INTERIOR! CHEGA! CHEGA! CHEGA! Jogamos FORA no LIXO tudo aquilo que aprisionava o seu desempenho das galáxias! Agora é hora de colocar isso em PRÁTICA! :)

Eu só encontrei SENTIDO na minha vida quando comecei a me comportar como vela e farol… Tudo o que busco nessa nova jornada extraordinária é te aquecer e te orientar para que você tenha aprovação no concurso dos seus sonhos e uma transformação de vida que mudará toda sua trajetória!

AMÉM! FECHAMOS A SEÇÃO DE CRENÇAS! MEU DEUS! MUITO OBRIGADO! Como foi desafiador escrever tantos segredos… secretos até para as pessoas que mais amo…

A partir daqui, exercício de Provérbios. 18 DE ABRIL, CAPÍTULO 18.

Se você já fez, ok… se não sabe do que estou falando, leia as orientações contidas nos Passos de Gigante 72.

PROVÉRBIOS – CAPÍTULO 18 (Escrito por Salomão, o homem mais sábio do Universo)

Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez.
O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos.
Com a impiedade, vem o desprezo, e com a desonra vem a vergonha.
As palavras do homem são águas profundas, mas a fonte da sabedoria é um ribeiro que transborda.
Não é bom favorecer os ímpios para privar da justiça o justo.

Cuidado com a sua comunicação ativa e passiva.


As palavras do tolo provocam briga, e a sua conversa atrai açoites.
A conversa do tolo é a sua desgraça, e seus lábios são uma armadilha para a sua alma.
As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem até o íntimo do homem.
Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói.
O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.
A riqueza dos ricos é a sua cidade fortificada, eles a imaginam como um muro que é impossível escalar.
Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.

Ouça mais… muito mais!


Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha.
O espírito do homem o sustenta na doença, mas o espírito deprimido, quem o levantará?
O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura.
O presente abre o caminho para aquele que o entrega e o conduz à presença dos grandes.
O primeiro a apresentar a sua causa parece ter razão, até que outro venha à frente e o questione.
Lançar sortes resolve contendas e decide questões entre poderosos.
Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela.
Do fruto da boca enche-se o estômago do homem; o produto dos lábios o satisfaz.
A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.
Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. (OH GLÓRIA! EU ENCONTREI A MINHA! ALELUIA!)
O pobre implora misericórdia, mas o rico responde com aspereza.
Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão”.

Provérbios 18:1-24

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quinta-feira INACREDITÁVEL! :) FECHAMOS CRENÇAS JUNTOS! :) Uau! Agora, faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acreditem! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Disponha Danilo! Estou nessa para que de coração qualquer pessoa no Universo construa a FÉ, o FOCO e a FORÇA... necessários para aprovação e de brinde: BOOOOOM! Transformação de vida! ;) Estamos JUNTOS misturados DEUS grudado! Ad Astra et Ultra! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 19/04/19 às 03:38
  • Barbaridade! Não é gauxinha? E olha que hoje vamos começar "PERGUNTAS"... esse traz bastante reflexão sobre nossas escolhas e Bora Boraaaaaaaaaaaaaaargh!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 19/04/19 às 03:37
  • É isso aê Analu! É para galera girar a chave e começar a entregar resultados cada vez melhores! ;) Bons estudos! !
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 19/04/19 às 03:35
  • Rapha o filme é top d+!! Gostei muito. Obrigada!
    Analu em 18/04/19 às 20:05
  • Tchê, que ciclo libertador. Obrigada! Aos astros e além! Abraço!
    Gauxinha em 18/04/19 às 08:33
  • Ontem, depois de ler o PASSOS 89, refleti as mudanças que tive desde o inicio .... Me esforcei a por em pratica os aprendizados que vc passa... e bum... é surreal a progressão de 2 meses pra cá (digo 2, pois no primeiro mes acredito que minha evolução foi discreta)... obrigado..
    Danilo em 18/04/19 às 08:30