Artigo

PASSOS DE GIGANTE 151/365

Não basta ter a chave (conhecimento), você precisa utilizá-la (aprendizado)

Decolaaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaa, chegamos ao último dos Passos de Gigante no assunto “mudanças e condicionamento” iniciado nos Passos de Gigante 122. Vamos fechar com chave de ouro o sexto passo do CNA (Condicionamento Neuro Associativo).

Até às 21h de hoje vocês, GIGANTES, conseguirão assistir a live que eu gravei ontem às 22h no instagram @lacerdaf3. O tema foi clareza nos estudos, como definir a sua área para concursos públicos e como os relacionamentos podem influenciar não só a sua decisão mas também o seu caminho.

No último capítulo dos Passos de Gigante 150: apresentei 3 vídeos que podem ser assistidos quando você não estiver indo bem nos seus estudos. Eles eram os meus “prêmios de loteria”. Se você quiser saber o que são esses tais prêmios, então terá que o ler o PG150. Nele foi apresentada a técnica de condicionamento nº 5.

Para quem não leu os cinco passos do NAC, segue abaixo um resumo para facilitar o entendimento dos novos Gigantes:

1) Determine com clareza o que realmente deseja. A maioria das pessoa focaliza o que não quer. Não seja a maioria! Passos de Gigante 129

2) Use uma alavanca. Transforme a mudança em uma necessidade. Dor Intensa e Prazer Imenso. Passos de Gigante 131

3) Interrompa o padrão limitador. Quebre o “elo” entre o hábito e você. Passos de Gigante 134

4) Crie uma alternativa nova e fortalecedora. Você não pode simplesmente romper um comportamento ou uma emoção; deve substituí-los. Passos de Gigante 139

5) Estabeleça um condicionamento – até adquirir o novo hábitoPassos de Gigante 140

6) Teste-o. Passos de Gigante 151

Tem que colocar em prática!

“PASSO Nº 6 DO NAC

Teste!

Use a seguinte lista para verificar os cinco passos anteriores:

  1. Certifique-se de que, quando pensa no velho padrão de sentimento ou comportamento, o associa imediatamente a dor intensa.
  2. Garanta que haja algum prazer associado ao novo padrão: quando pensa no novo comportamento ou sentimento, sente prazer em vez de dor?
  3. Certifique-se de que o novo comportamento é coerente com seus objetivos, crenças e filosofia de vida.
  4. Certifique-se de que os benefícios do padrão antigo foram mantidos. Por exemplo, se costumava fumar para se acalmar ou reduzir o estresse, você tem um modo novo de conseguir isso de maneira igualmente eficaz? O novo comportamento continuará permitindo que você obtenha o prazer que costumava obter com o padrão antigo?
  5. Imagine-se com o novo comportamento no futuro: visualize algo que o levaria a voltar ao comportamento antigo. Certifique-se de que automaticamente usará o padrão novo, e não o antigo”. (ROBBINS, Anthony, pag. 172. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Vocês precisam de coração testar… testar… testar… testar… testar… exaustivamente.

Nesse sexto passo, você irá avaliar tudo o que fizemos até aqui. Começando por checar se você seguiu os cinco passos (CNA – Condição Neuro Associativa). Se com a utilização deles algo não estiver funcionando, então MUDE … TROQUE… INOVE… EXPERIMENTE NOVAS ESTRATÉGIAS!

É uma loucura, loucura, loucura fazer a mesma coisa e esperar algum resultado diferente. Ainda que as mudanças sejam pequenas, mude! Novas táticas! Nova abordagem!

Caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… ainda assim não funciona? EXPERIMENTE OUTRA! Não funcionou de novo?

NÃO ACREDITO!

Então experimente outras estratégias!

Quando você fizer o que deve ser feito, o resultado, a sua aprovação é uma consequência INEVITÁVEL.

ATÉ QUANDO?

ATÉ CONSEGUIR!

ATÉ QUANDO?

ATÉ CONSEGUIR!

ATÉ QUANDO?

ATÉ PASSAR!

Mudar é um processo, mas não é apenas sobre o final da sua história. É muito mais sobre o seu caminho, a sua jornada até ele.

Lembra do HAKUNA MATATA (Passos de Gigante 123), então DIVIRTA-SE DURANTE O PROCESSO! Aprenda e aos poucos tire PRAZER/APRENDIZADO dos avanços. Eles podem não ser do tamanho que você gostaria de imediato, mas já é alguma coisa. A partir disso você irá aumentar esse prazer.

FOI APROVADO? SIM…? NÃO….? MUDOU O COMPORTAMENTO?

Continue TREINANDO ATÉ CONSEGUIR!

Thomas Edison errou mais de mil vezes antes de conseguir criar a lâmpada. Cada vez que ele não conseguia, em vez de se queixar e largar tudo, ele pensava: acabei de aprender uma nova forma de não criar a lâmpada.

Fica tranquilo, de coração! Você não precisa ser reprovado mil ou dez mil vezes até passar na prova dos seus sonhos. Sua missão é muito, muito mais light do que criar uma lâmpada.

Nos Passos de Gigantes não há lugar para desistência, então vamos JUNTOS seguir em frente nos nossos desafios.

Outras observações importantes para que as mudanças ocorram.

FAÇA FUNCIONAR! COMO? DÊ O SEU JEITO!

Pode ser que o meio no qual você foi criado ou as pessoas com quem você anda/andou exerçam uma influência que te impeçam de mudar. É como se você estivesse numa prisão que você mesmo construiu ou se deixou aprisionar.

Ah… eu já tenho 50 anos, não tenho como mudar. Ah… já tentei várias vezes e não consigo ser aprovado para nada… Você pode dar a JUSTIFICATIVA que você quiser… A VIDA É SUA MESMO.

De coração, você já fez dez mil provas? Colecionou 10 mil reprovações? Tá bom… tá bom… eu sei… eu estou exagerando… vamos diminuir bastante isso. Vou facilitar e muito sua vida agora!

Vamos de novo!

De coração, você já fez mil provas? Colecionou 1000 reprovações?

Também já te disse que você não precisa chegar no 1000 e é muito provável que nem em 100 (cem). Uma coisa é certa… para tornar sua APROVAÇÃO no concurso dos seus sonhos, assim como qualquer outra coisa que você vá fazer na sua vida, uma regrinha básica:

A cada novo teste/prova você deve examinar o que errou e ajustar. Se passou longe, muito longe, faça grandes ajustes. E, obviamente, o contrário… passou perto, pequenos ajustes. Foi dessa forma que eu passei em todos os concursos da minha vida (EPCAR, AFA, EN, BACEN, MPU, RFB – Primeira Fase, SEFAZ-RJ) e é desse jeito que eu vejo milhares de pessoas vencendo desafios de todas as naturezas.

Para nós encerramos os Passos de Gigante, vou te fazer uma sequência de perguntas que encontrei em um site e considero apropriadíssimo para o fechamento desses 30 Passos compartilhados entre maio e junho.

Não custa repetir, pois você precisa aprender!

TESTE!!!

CERTIFIQUE-SE DE QUE O SEU ESTUDO FUNCIONA! FAÇA FUNCIONAR!

“O que nos impede de mudar? Algumas de nossas crenças pessoais e culturais podem nos prender. Muitas pessoas não acreditam que possam mudar, simplesmente porque as tentativas anteriores fracassaram. Ou podem achar que a mudança precisa ser um processo longo e doloroso; caso contrário, argumentam, por que ainda não mudaram? Além do mais, se você resolve em questão de minutos um problema que vem enfrentando há anos, terá de encarar os amigos e a família: eles podem perguntar: “Se foi tão fácil, por que perdemos tempo nos preocupando com você?” Com todos esses “incentivos” negativos, aprendemos a demorar bastante tempo, para que as pessoas “apreciem” a nossa mudança. Jogue fora essa hipnose cultural e perceba que novas ações produzem novos resultados agora mesmo, imediatamente!” (Fonte site viver em balance, link aqui)

É A SUA HORA DE AGIR! ;)

OPORTUNIDADE DE OURO para você revisar e fazer o exercício agora de uma só vez, então PAPEL E CANETA!

AÇÃO ÁGUIA! DÊ UM PASSO DE GIGANTE NA SUA VIDA!

“Use uma alavanca:

Associe grande dor a não mudar agora, e um prazer imenso ao fazer a mudança imediatamente.

Pergunte-se:

1- O que esse hábito, comportamento ou emoção, me custará se eu não mudar?

2- O que perderei na vida se não fizer a mudança?

3- O que o velho comportamento já me custa mentalmente, emocionalmente, fisicamente, financeiramente e espiritualmente?

4- Como isso afeta minha carreira e as pessoas que amo?

Imagine e experimente os efeitos prazerosos de mudar agora!

Pergunte-se:

1- Quando eu mudar, como vou me sentir comigo mesmo?

2- Que tipo de ímpeto vou criar em minha vida ao realizar essa mudança?

3- Como vão sentir-se minha família e meus amigos?

4- Qual será o tamanho de minha felicidade?

5- Será que eu não mereço esses benefícios agora?

SERÁ QUE EU NÃO POSSO ME DAR ISSO DE PRESENTE?

Processos mentais geram comportamentos que geram resultados!” (Fonte: site viver em balance, link aqui)

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Segue o meu desempenho do dia 17 de junho de 2019. Na minha modesta opinião, meu melhor desempenho/produtividade, desde que comecei a compartilhar com vocês. Instagram foi mais de uma hora, pois teve live ontem, voltei a trabalhar na Secretaria de Fazenda (até quarta, depois mais 30 dias de férias) e também voltei a treinar com personal trainer.

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma terça-feira das galáxias. Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Uau! Sempre me surpreendo com seus feedbacks das galáxias Analu! Eles me enchem de energia para continuar essa jornada que começa a chegar perto da metade do túnel! Gratidão! Do fundo do meu coração! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 19/06/19 às 21:58
  • Que incrível seu desempenho ontem Rapha... Parabéns!! Passando pra te agradecer novamente por tudo que você tem oferecido para nos aqui nos Passos. Já sinto a diferença em muita coisa... tenho muuuuito a melhorar eu sei... Estou feliz com a caminhada e com o progresso na certeza de que conseguirei o feito, a vitória será inevitável...já acredito nisso com convicção. Agradecer demais pelos Raps tenho ouvido demais, principalmente pela manhã dá uma energia muuuito boa... principalmente o do "imparável", já escutou??? Ta animal acordar e logo ouvir esses raps... ontem ouvi até fazendo caminhada, muito legal mesmo. Já sinto grande melhora, depois que passei a acompanhar os passos, nas disciplinas básicas... é treino e treino e treino...não tem outro segredo não...quanto mais treinarmos mais sorte teremos de cair na prova bem o que já treinamos....assim seja!!! Abraço de gigante Rapha!
    Analu em 19/06/19 às 16:00