Artigo

PASSOS DE GIGANTE 129/365

Bora falar de NAC/CNA hoje?

Decolaaaaaaaaaa Águia! Eita Eita Eita… o que foi aquele conteúdo dos Passos de Gigante 128? Sinceramente… sou muito grato a DEUS pela inspiração do último texto. Os comentários foram incríveis. Para ficar ainda melhor, começaremos CNA hoje! Quer ser aprovado no concurso dos seus sonhos e ainda ter transformação de vida ao longo da jornada? Então fica comigo até o final!

Bora Bora Decolaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaargh!

A ciência do Condicionamento Neuro-Associativo (CNA) é um sistema que – de acordo com Tony Robbins – pode criar mudanças nas emoções humanas e no comportamento baseado na premissa de que existem duas razões determinantes para o comportamento humano: (1) a necessidade de evitar a dor e / ou (2) o desejo de obter prazer.

Importante: Como eu venho repetindo ao longo de dezenas de Passos de Gigante, REPETIÇÃO É O SEGREDO! O famoso TREINE ATÉ CONSEGUIR!

Vamos utilizar essa tática dentro do NAC (Neuro Associative Condiotining) ou CNA (em português). Vamos associar MUITAAAAAA, mas muita dor ao pensamento/sentimento/comportamento ALVO DO ABANDONO. Por outro lado, vamos nos lambuzar de prazer, ô delícia, no novo pensamento/sentimento/comportamento ALVO DA ADOÇÃO!

Como é que o Tony fez isso e como iremos trabalhar aqui nos Passos de Gigante do Raphael. O Titã Robins sistematizou a técnica NAC em 6 (seis) passos no livro “Desperte Seu Gigante Interior”. O obra é imensa, mais de 600 páginas e explica minuciosamente os seis passos. Ao longo da seção MUDANÇAS – Passos 122 ao 151, faremos um resumo desse conteúdo.

PASSO N°1 DO NAC (CNA – Condicionamento Neuro Associativo)

Decida o que você realmente quer e determine o que o impede de alcançar isso agora.

Lembre-se de que obtemos aquilo que focalizamos. Em vez de pensar no que não quer, articule claramente o que realmente quer. Por exemplo, em vez de decidir “parar de fumar”, “parar de tomar coca”, “parar de usar maconha”, “parar de comer mal”, decida “ser mais saudável, mais vibrante e mais vivo do que nunca”. Quanto mais específico você for, mais poder terá para alcançar rapidamente seu objetivo.

Depois de ter decidido o que quer, identifique qualquer obstáculo que possa enfrentar, como a dor que pode ocorrer como resultado da mudança.

O que você deseja? O que o impede de alcançar isso agora? (ROBBINS, Anthony, pag. 150. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Uau! Que TOP! Com o texto de hoje você consegue literalmente ligar a chave de ignição do seu foguete e decolar, mas antes disso fique atento aos detalhes!!!

O texto começa com DECIDIR O QUE VOCÊ REALMENTE QUER! Destaquei a palavra “realmente” para que fique cristalina a importância da clareza no conteúdo de hoje. Bem lá no início, Passos de Gigante 1 a 30, abordamos sonhos e objetivos. Você está tendo mais uma chance de decidir, só que desta vez com FOCO e acredite: “O que você foca expande”.

Muita gente sabe que quer mudar de vida, que quer algo diferente, mas não sabe exatamente o quê. Sem clareza, é difícil conquistarmos alguma coisa. CLAREZA É FUNDAMENTAL!

Neste primeiro passo, Robbins recomenda que escrevamos em detalhes o que realmente queremos e também o que está nos impedindo de ter isso neste exato momento. FAÇA SUA PARTE!

O autor argumenta que o que nos impede de obter a mudança é o fato de vincularmos mais dor a promover uma mudança do que a permanecer onde estamos. CUIDADO COM A ZONA DE ESTAGNAÇÃO! Passos de Gigante 127.

Vou abrir dois parênteses. Um breve e outro nem tanto. Primeiro o mais importante: FOCO!

Para de FOCAR MERDA PELO AMOR DE DEUS! Tira o lixo da tua casa, tira o lixo dos seus olhos, remova a porcaria dos seus pensamentos ruins, sentimentos horrorosos e comportamentos piores ainda.

Se o que você foca expande, o que vai mudar na sua vida (PARA POSITIVO) saber quantas pessoas foram assassinadas, quais países mandaram ou ameaçaram mandar mísseis, que escola foi invadida e teve seus alunos fuzilados, mas que merda de programa para colocar diante dos seus olhos.

Você é o único responsável pela vida que tem levado! O ÚNICO! Dentro da minha própria casa eu fui voto vencido, não tive o poder de brigar com uma mulher grávida e não sou louco de fazê-lo no puerpério. Essa historinha de ver jornalzinho para saber como está o tempo ou como está o trânsito é a maior DESCULPITE DOS INFERNOS! MENTIRADA DAS BRABAS!

Carvalhooooooooooooo… é carvalho… você não leu errado! Tem aplicativo de tempo e de trânsito! Para que, para que receber de tabela um monte de bosta na tua cara com essa desculpa fajuta de tempinho e de trânsito! Ah! Com todo respeito! Saí fora! Continue com uma vida de merda sendo alimentado por visões de merda e nutrindo sentimentos de medo, pânico, tragédia… CONTIGO MESMO! SUA VIDA, SEUS SONHOS, SEUS RESULTADOS!

Outra desculpite braba… Ah Raphael… tenho que ficar informado… do contrário ficarei alienado. Pleno século XXI, mil e uma maneiras de manter-se atualizado com assuntos do seu interesse (economia, esportes, viagens, ect) e você vai me dizer que ficará por fora do que está rolando no mundo. Ah! Corta essa!

O que você FOCA EXPANDE! Tanto para o bem, quanto para o mal! Abordei o tema televisão nos Passos de Gigante 46 e se você não leu, sugiro que leia, pois eu vou cumprir a minha palavra de ser breve nesse tópico.

Vamos para o segundo parênteses: “determinar aquilo que te impede de alcançar algo”. Quando li essa frase no texto do Robbins, foi inevitável trazer a lembrança todo o meu processo de formação em coaching e depois a especialização em mastercoach.

Depois de ter decidido estudar pela FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico), logo no início, nas primeiras aulas aprendemos o conceito padrão do serviço de coaching:

“É identificar o estado atual do cliente (ponto A) e o estado desejado (ponto B). Traçar um plano de ação do ponto A para o ponto B identificando e eliminando os impedimentos, além de desenvolver ou de potencializar as habilidades do cliente. Tudo isso explorando o lado racional e emocional”.

Quando tive contato com essa definição, pensei… caramba… que complexo! Será que eu vou aprender isso? Lembro de ter ido no Wikipédia e de ter encontrado um significado bem mais simples:

“Coaching é uma forma de desenvolvimento na qual alguém denominado coach, ajuda um aprendiz ou cliente a adquirir um objetivo pessoal ou profissional específico através de treinamento e orientação. O aprendiz é por vezes denominado coachee”. (Fonte: Wikipédia)

Por que toquei nesse assunto? Segundas intenções? SEMPRE! Muitas vezes terceiras, quartas e até quintas intenções (rsrs).

De lá (2017) para cá (2019) foram muitos cursos e mais de 50 pratas de investimento. Eu tenho que me encher antes de transbordar, lembra disso?

O objetivo principal deste assunto é a identificação do TURNING POINT, PONTO DE VIRADA! Ligar a chave! Quando é que o Raphael Lacerda decidiu de coração voltar a estudar? O que o fez voltar a estudar? Por que voltar a estudar? Por que motivo?

Lembra que as perguntas são mais importantes que as respostas? Passos de Gigante 91 a 121. Já havia compartilhado com alguns amigos, dentre eles, Mario Bruno Machado, que minha vida estava muito tranquila, muito parada. Lembra de quando você estudou conjuntos pela primeira vez? Então… a interseção entre a zona de conforto e a zona de estagnação era de 100%. Falei sobre essas zonas nos Passos de Gigante 127.

Eu diria para vocês que a chave virou quando eu olhei para minha vida, visualizei todas as coisas boas que já tinham acontecido comigo, em especial o fato de ter vencido a morte quatro vezes, e diante disso pensei:

“Nossa, como eu sou ingrato… já recebi tanto, mas tanto e o que eu dei de volta para o mundo?”

Eu sempre agradeci a DEUS por tudo, tudo que recebi, mas chega um momento em que só ficar falando obrigado, obrigado, obrigado não basta. Fiquei muito incomodado por estar vivendo mais as vidas dos personagens dos jogos de videogame do que a minha. Esse incômodo, essa insatisfação, essa dor funcionaram como turning point.

Agora vamos falar de você… esse é o nosso objetivo, certo? Não só falar, como fazer de tudo para que você assuma o seu papel como GIGANTE, passe no concurso dos seus sonhos e tenha uma vida top das galáxias!

Qual será? ou Qual foi o seu turning point (ponto de virada)? O que fez você mudar de vida? Por que você está estudando ou não para concursos públicos? Está muito claro para você o seu motivo? Qual é o seu propósito nessa jornada? Não vou continuar com as perguntas… já passamos dessa fase!

Você já está bem GIGANTE para saber muito bem o que você quer!

Agora é hora de IDENTIFICAR TUDO O QUE TE ATRAPALHA, tudo o que te impede de realizar seus sonhos. Tudo! Anota isso no papel! Do contrário, daqui a pouco você já esqueceu!

Pronto! Faça a sua parte… iremos continuar o assunto e os seis Passos do NAC até os Passos de Gigante 151.

BASTA DE PERDER PARA VOCÊ MESMO!

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

Que dia é hoje? 27 de maio, então leia provérbios 27 e se não sabe do que estou falando, então leia as instruções nos Passos de Gigante 72.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma Segunda-Feira das Galáxias! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Renatinha, bom dia... os seis passos serão divulgados até os Passos de Gigante 151. O sexto e último passo fica reservado para os Passos 151! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 28/05/19 às 09:52
  • Ja fiz minha listinha do que atrapalha, aguardando o próximo passo!
    Renata Bellentani em 27/05/19 às 21:19
  • Uau! Sou muito grato por ter entregado um conteúdo que girou a chave para você Andrei. Ainda temos milhões sem conhecer os Passos de Gigante! Seguirei firme na jornada de escrever e multiplicar os Passos por todo o Brasil. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeee!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 27/05/19 às 19:46
  • O primeiro passo de gigante que eu abri foi o 46, pensei comigo "deixe eu ver como são esses passos de gigantes", demorou 46 passos para eu sair da zona de estagnação e tentar algo novo, achei incrível esse passo e continuei os passos... Quando eu li o 46 eu já não assistia mais jornais por esse motivo, não estava nos meus melhores dias e ver uma enxurrada de tragédias não ia me ajudar, desde então fui cortando as redes sociais até chegar no ponto de não ter mais acesso a nenhuma no momento, hoje no meu ponto de vista as redes sociais são a "Matrix", onde você passa a maior parte do tempo e esquece de viver a vida real, lá tudo é lindo, todos estão felizes. Porém como o Neo de vez em quando eu entro na Matrix por que tem muito conteúdo bom também, e saio assim que vejo que já extrapolei meu tempo lá. Achei muito legal a parte do foco no passo de hoje, ontem perdi praticamente o meu dia inteiro focando em coisas que eu não queria, pensando "não quero mais X "ao invés de focar no Y que eu quero, de uma certa forma acredito que o X que eu não quero seja consequência daquele medo da rejeição (passo 128), por causa dele não tento algo novo e se não tento tenho que aceitar o que vier... Enfim, parabéns pelo passo de hoje Raphael e obg! Ah, já ia esquecendo de comentar, os passos de gigantes foram pra mim o TURNING POINT! Eternamente grato Raphael!
    Andrei em 27/05/19 às 11:48