Gabarito Extraoficial Sedes DF – (EDAS): Assistente Social
Aconteceram neste domingo (6) as provas do concurso da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes DF) para a especialidade de Assistente Social
Assim, o nosso time de professores estará ao seu lado durante essa etapa tão importante, realizando a correção da prova AO VIVO, em nosso canal do Youtube!
A ideia é que aqueles que participaram das provas possam conferir, de forma antecipada, seu desempenho por meio do nosso Gabarito Extraoficial. Participe também do Ranking Classificatório.
Gabarito Extraoficial Sedes DF – Assistente Social
Atenção! Fique atento aos enunciados, pois a ordem das questões pode variar para cada versão de prova.
Questão 1: “Em uma secretaria municipal de assistência social, a gestão decidiu implementar uma comissão intersetorial…”
Resposta: C
Questão 2: “Uma assistente social atua em um hospital público integrando uma equipe multidisciplinar. Durante um atendimento individual com um usuário…”
Questão 3: “Segundo Yolanda Guerra (2014), em sua obra ‘A Instrumentalidade do Serviço Social’, a instrumentalidade é uma ‘propriedade e(ou) capacidade…”
Resposta: B
Questão 4: “Em um processo judicial de regulamentação de guarda, o magistrado determinou a realização de uma perícia social…”
Resposta: C
Questão 5: “Conforme discorre Iamamoto (2012), no texto ‘Projeto Profissional, espaços ocupacionais e trabalho do(a) Assistente Social na atualidade’…”
Resposta: C
Questão 6: “Em uma unidade de atenção básica à saúde, um assistente social integrou uma equipe multiprofissional. Durante a discussão de casos…”
Resposta: B
Questão 7: “O trabalho profissional cotidiano do assistente social é atravessado por múltiplas exigências institucionais. Considerando a relação estruturante…”
Resposta: C
Questão 8: “A práxis investigativa no Serviço Social é um elemento determinante que permite ao assistente social apreender as mediações…”
Questão 9: “Uma assistente social recém-contratada por uma grande empresa privada passou a atuar na gestão de benefícios e no apoio aos funcionários…”
Questão 10: “Considerando os subsídios e as orientações para a atuação profissional sistematizados na publicação ‘Produção de Documentos e Emissão de Opinião Técnica em Serviço Social’ (CFESS, 2022)…”
Resposta: D
Questão 11: “Um assunto fundamental para a formação em serviço social é a questão social, cujo debate ganhou densidade na década de 1990…”
Resposta: D
Questão 12: “De acordo com a literatura especializada, o serviço social no Brasil institucionalizou-se na década de 1930, vinculado, inicialmente, à ação de grupos católicos…”
Resposta: A
Questão 13: “O movimento de reconceituação foi impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente, que se refratavam na Universidade, na igreja…”
Resposta: B
Questão 14: “Em um contexto de crescente flexibilização das relações de trabalho, desemprego estrutural e desmonte de políticas públicas…”
Resposta: D
Questão 15: “Ao analisar diferentes concepções sobre as determinações das políticas sociais no capitalismo, a abordagem utilizada por Ivanete Boschetti e Elaine Behring…”
Resposta: E
Questão 16: “O Plano Plurianual (PPA 2024-2027) instituiu a igualdade racial como uma das agendas transversais e multissetoriais do governo federal…”
Questão 17: “O modelo de Estado de Bem-Estar Social, consolidado em diversos países centrais no período posterior à Segunda Guerra Mundial…”
Resposta: A
Questão 18: “Um usuário procurou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) buscando orientação sobre o acesso a um benefício de caráter não contributivo…”
Questão 19: “Uma equipe técnica responsável por um projeto de qualificação profissional destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social passou a analisar, mês a mês…”
Resposta: C
Questão 20: “Uma assistente social atuava em um CRAS, orientando famílias sobre o acesso a benefícios e a serviços socioassistenciais e buscando fortalecer…”
Resposta: B
Questão 21: “Infere-se do texto que a EAN ultrapassa a dimensão da orientação sobre hábitos alimentares, porque”
Questão 22: “De acordo com o texto, a relação estabelecida entre a EAN e as políticas públicas evidencia que”
Questão 23: “Em consonância com o texto, a EAN contribui para a promoção da alimentação adequada e saudável, porque”
Questão 24: “Infere-se do texto que a atuação do CRAS busca enfrentar situações de vulnerabilidade social, por meio de uma estratégia que”
Questão 25: “Quanto às características composicionais e à finalidade comunicativa, o texto apresenta estrutura típica de um(a)”
Questão 26: “Considerando o trecho ‘Por meio desse serviço, são desenvolvidas ações preventivas, protetivas e proativas…’, é correto afirmar que a expressão ‘desse serviço’ estabelece…”
Questão 27: “Com base no período a seguir, adaptado do texto, ‘A iniciativa assegura acolhimento provisório em espaço seguro, com acompanhamento de equipe técnica de referência…’, é correto afirmar…”
Questão 28: “Assinale a opção em que a reescrita do trecho ‘equipe técnica de referência responsável por apoiar a gestão coletiva da moradia…’ mantém a concordância verbal e nominal…”
Questão 29: “A respeito da natureza jurídica e do fundamento normativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), assinale…”
Questão 30: “Um morador de município goiano integrante da RIDE, encontrando-se no Distrito Federal e em situação de necessidade, procurou uma unidade pública socioassistencial…”
Questão 31: “Considerando as exigências da Lei Orgânica do Distrito Federal para a realização de estudo prévio de impacto ambiental, assinale a opção correta.”
Questão 32: “À luz do regime de prescrição da pretensão punitiva disciplinar estabelecido na Lei Complementar nº 840/2011, assinale a opção correta.”
Questão 33: “Um servidor público civil do Distrito Federal, ocupante de cargo efetivo, aposentou-se voluntariamente. Posteriormente, em processo administrativo disciplinar (PAD)…”
Questão 34: “Uma unidade administrativa do governo do Distrito Federal identificou registros divergentes, encaminhamentos duplicados e ausência de rotina comum…”
Questão 35: “Com base no Eixo 8, Enfrentamento do Racismo, Sexismo, Lesbofobia e Transfobia, do II PDPM, assinale a opção correta.”
Questão 36: “Com base no art. 8º da Lei nº 11.340/2006, assinale a opção correta acerca das diretrizes da política pública destinada a coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.”
Questão 37: “Ao revisar o fluxo de atendimento policial e pericial às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, uma unidade identificou: que alguns plantões não contavam com servidoras…”
Questão 38: “Uma mulher obteve medida protetiva de urgência que proibia seu ex-companheiro de aproximar-se dela a menos de 300 metros e de manter contato…”
Questão 39: “Com base nos arts. 1º, 2º, 6º, 9º e 10 da Lei Distrital nº 7.484/2024, assinale a opção correta, acerca da composição, dos campos de atuação, da mobilidade e das atribuições…”
Questão 40: “Quanto às noções de primeiros socorros, assinale a opção correta.”
Questão 41: “A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), com as alterações introduzidas pela Lei nº 12.435/2011, define a gestão das ações na área de assistência social…”
Questão 42: “A eficácia da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) depende de um modelo de gestão que rompa com a fragmentação setorial e considere as dinâmicas locais…”
Questão 43: “A estruturação da rede socioassistencial e o cofinanciamento do SUAS são regidos por normas que definem as responsabilidades dos entes federados…”
Questão 44: “A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS), aprovada pela Resolução CNAS nº 269/2006, estabelece diretrizes para a organização…”
Questão 45: “Durante uma reunião de planejamento da rede socioassistencial, a equipe analisou diferentes situações apresentadas pelas unidades do território. Entre elas, identificou uma família…”
Questão 46: “Durante o processo de planejamento da política de assistência social no Distrito Federal, foi realizado um amplo encontro com a participação de representantes do Poder Público…”
Questão 47: “Em um município de médio porte, a Secretaria de Assistência Social realizou um diagnóstico que revelou um alto número de famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico)…”
Questão 48: “A Administração Pública celebrou parceria com uma organização da sociedade civil para executar um projeto voltado ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários…”
Questão 49: “O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de um ente federado iniciou a elaboração de um plano de ações para enfrentar situações de violência…”
Questão 50: “Quanto à organização da rede de atendimento e à execução das medidas previstas no ECA e na Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)…”
Questão 51: “Considerando o modelo social da deficiência e o sistema de garantias estabelecido pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e pela Política Nacional do Idoso…”
Questão 52: “A Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994) e o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003) estabelecem deveres compartilhados relacionados à proteção…”
Questão 53: “A Política Nacional para a População em Situação de Rua, instituída pelo Decreto nº 7.053/2009, estabelece as diretrizes e os princípios para a garantia dos direitos…”
Questão 54: “Durante uma ação articulada da rede socioassistencial de um município que dispõe de Centro POP, uma equipe identificou um adulto que, há vários meses, utilizava diferentes espaços públicos…”
Questão 55: “Durante o atendimento em um equipamento da rede socioassistencial, uma família relatou que um de seus integrantes deixou de ser contratado para uma vaga de emprego…”
Questão 56: “Acerca da natureza jurídica e dos critérios de concessão do Programa de Alimentação Direta em Caráter Emergencial (Cartão Prato Cheio), instituído pela Lei nº 7.009/2021…”
Questão 57: “O programa Cartão Gás foi instituído no âmbito do Distrito Federal por meio da Lei nº 6.938/2021. Em relação à aplicação dessa norma distrital…”
Questão 58: “O Plano DF Social, instituído pela Lei Distrital nº 7.008/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 42.872/2021, foi desenhado para atuar como um eixo estruturante…”
Questão 59: “Em um CRAS do Distrito Federal, a equipe técnica atendeu uma família composta de cinco pessoas, que, recentemente, sofreu a perda do único provedor de renda…”
Questão 60: “No planejamento das ações destinadas ao atendimento de uma família em situação de insegurança alimentar, os profissionais responsáveis avaliaram quais equipamentos públicos…”
Ranking classificatório
O ranking classificatório é uma classificação dinâmica que permite aos candidatos visualizarem suas posições comparativas em relação a outros concorrentes.
Utilizando os dados enviados, o ranking é continuamente atualizado para refletir o desempenho dos inscritos em diferentes cargos.

Como funciona o ranking classificatório para o Concurso Polícia Penal RS?
Passo 1: Basta clicar no botão para fazer seu login na plataforma do Estratégia Concursos (ou cadastro, caso nunca tenha usado a área do aluno do EC).
Passo 2: Você será direcionado para a página com todos os Rankings.
Passo 3: Clique no botão participar, preencha as suas respostas e depois salve para ver sua classificação em relação aos outros candidatos.
QUERO VER MEU RESULTADO DO CONCURSO SEDES DF
Essa ferramenta não só facilita a visualização do desempenho atual, mas também promove uma preparação mais focada e eficiente.
Com essa inovação, os candidatos têm à disposição, a partir de agora, um recurso poderoso para atingirem seus objetivos e se destacarem nas seleções.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o Concurso Sedes DF, além do gabarito extraoficial da prova para Agente Social, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Saiba mais: Concurso Sedes DF