Artigo

PASSOS DE GIGANTE 128/365

Mais um segredo revelado…

Decolaaaaaaaaaa Águia! Ao longo dos Passos de hoje irei fazer uma confissão… Tem algo me incomodando há algum tempo e eu senti a necessidade de abrir o meu coração. FICA TRANQUILO! NÃO HÁ NADA DE ERRADO COMIGO!

“Não há nada de errado com você. Você não está quebrado. Não precisa ser “consertado“. Se você evita constantemente a rejeição, seu cérebro está simplesmente fazendo um trabalho eficaz para protegê-lo da dor. No entanto, evitar completamente o sexo oposto também causa dor!

Para criar um novo comportamento, você deve simplesmente reorganizar a sua mente. Os recursos de que precisa para mudar qualquer aspecto de sua vida estão dentro de você, só esperando para serem utilizados.

Se você deseja melhorar alguma área da sua vida, seja no comportamento ou nas emoções, identifique-o agora e use o restante desta parte do livro para ajudá-lo a alcançar o que deseja”. (ROBBINS, Anthony, pag. 149. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Rejeitado por ser um fracasso…

Rejeitado por ser sempre reprovado nas provas…

Rejeitado por nunca receber um sim de uma única menina…

Rejeitado por amar tanto a parceira e não saber um amor equivalente…

Não… Eu não estou falando de mim. De coração, não estou… pelo menos não no presente… não em 2019… Sim… já fui um fracasso… sim… já fui reprovado em algumas provas… sim… já ouvi uma dezena de nãos para uma dezena de meninas que abordei… sim… já amei minha parceira e já achei que ela não me amava… TUDO PASSADO! TUDO ACABADO! TUDO ENTERRADO! TUDO EM OSSOS… Nada disso me faz mal.

Por que então tocar nesse assunto, Raphael?

A rejeição pode te derrubar.

É porque, de coração, eu não estou pensando em mim. Eu já passei por isto … pela rejeição e talvez você esteja passando por ela em alguma área da sua vida. Se eu fui capaz de mudar esse sentimento em todas as áreas da minha vida, então você também pode. O primeiro passo é sempre a identificação do problema. Eu não posso lutar e muito vencer algo que não exista.

Outra coisa é evitar a rejeição… outra pior ainda é lidar com ela como se fosse uma luta de UFC entre um campeão e um desesperado… outra ainda mais insana é rir disso tudo… é fazer um hakuna matata (Passos de Gigante 123) e buscar de forma racional/emocional o entendimento para cada situação.

Até quando você vai deixar de avançar por medo da rejeição?

Se você evitar a rejeição ou uma possível rejeição, você também não vai chegar muito longe. Ainda que seja um namoro virtual, se você não der match ou um like no seu alvo (homem ou mulher), você não saberá se é recíproco ou não.

Se você rejeitar a possibilidade do fracasso em uma prova, você não irá fazer a inscrição para o concurso. É claro que se você não estudou nada, não é para fazer nada… e a sua vida… pode ter certeza… vai continuar na mesma. Para que haja movimento é necessário sair da INÉRCIA! Você aceita isso? Sim? Não? Talvez… JÁ PASSOU DA HORA DE VOCÊ VENCER! PARE DE PERDER PARA VOCÊ MESMO!

Se você rejeitar o conhecimento, seus próximos dias serão de ignorância em milhões de assuntos… até porque existem uma infinidade de coisas a serem exploradas quando falamos de ampliar nossos horizontes.

Imaginem vocês uma família com poucos recursos, a filha perdeu o pai há pouco tempo, mas tem como sonho de vida ser médica. O irmão dela vive dando cabeçadas por aê… a mãe não tem forças para retornar ao mercado de trabalho. Esgotado o dinheiro das economias do falecido… a filha… a então sonhadora médica… entra no ciclo da sobrevivência (acordar muito cedo, comer mal e rápido, transporte público lotado, trabalho, trabalho, trabalho, transporte público lotado, casa, lanche, tv, internet, cansaço, sono, e faz um looping).

O que faria uma jovem como essa da história acima recusar uma bolsa integral para estudar no melhor curso preparatório de medicina do Rio de Janeiro? Tudo… absolutamente tudo seria patrocinado…

Sinceramente, fiquei alguns meses me questionando… e nenhuma resposta aceitável passava pela minha cabeça. NENHUMA!

O tempo passou e a oportunidade se foi…

Medo é flórida! Medo PARALISA! Ela tinha medo da rejeição! O que iriam achar dela caso aceitasse a bolsa e no final do ano não houvesse aprovação para médica. QUE LOUCURA! QUE OPORTUNIDADE PERDIDA! Até hoje eu tenho compaixão por essa menina que recusou uma bolsa integral. Recusou a oportunidade da realização de um sonho ser tornar realidade. A famigerada oportunidade bateu a porta, louca para ser correspondida, mas não foi.

Hoje, ela se diz feliz cursando outra faculdade e eu rogo que seja verdade mesmo. Nunca se sabe o que passa na cabeça dos outros… ela pode ter desistido… quem sabe…

A PIOR REJEIÇÃO É AQUELA QUE SÓ EXISTE NA SUA CABEÇA! PARE DE PERDER PARA VOCÊ MESMO!

A segunda pior talvez seja a rejeição dos seus sonhos… Quando você rejeita seus sonhos, você … como consequência está rejeitando a PESSOA INCRÍVEL QUE VOCÊ NASCEU PARA NASCER!

VOCÊ NASCEU PARA SER UM GIGANTE! GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA! Aceita que doí menos! Rsrsrs.

ORGANIZA ESSA BAGUNCINHA DENTRO DA SUA CABECINHA! Tudo o que está aê dentro, tanto o que é mantido, quanto aquilo que você deixa sair para o mundo externo, tudo é responsabilidade sua! TUDO!!! PARE DE PERDER PARA VOCÊ MESMO!

Verifique o que você está rejeitando! Talvez seja o extraordinário em sua vida! Talvez seja a aprovação no concursos dos sonhos ou quem sabe um relacionamento melhor com seu cônjuge/filhos/amigos/colegas de trabalho.

Ótima pedida para o seu horário de lazer.

Não vou entrar mais do que já entrei na área de relacionamentos… não agora! Já te falei sobre as 5 (cinco) linguagens do amor nos Passos de Gigante 104 (em especial), 111 e 113. De repente você acredita que não é amado, mas na verdade… a realidade é que você é muito… mas muitoooooooo amado, só que em outro idioma!

ORA BOLAS! CARAMBAAAAAAAAA! As pessoas amam de forma diferente! Elas utilizam linguagens distintas para expressar o seu amor! Não exija do seu parceiro que ele fale russo quando ele fala francês. Não entendeu nada? É… isso mostra a importância da leitura dos demais Passos de Gigante. Nesse caso, os Passos número 104. Faça sua parte.

Leu ou já sabe o conteúdo do PG104, agora senta a bunda e anota no papel como seu cônjuge te ama, como seu filho(a) te ama… eles demonstram amor de outras formas. Simples assim…

Estou vindo de um casamento extraordinariamente lindo. A esposa fez um dos votos mais lindos que já ouvi na vida. Foi longo… bem longo… e a cada parágrafo eu me derramava, pois enxergava naquele texto o meu passado.

Um passado de vítima, mas que na verdade eu era o ÚNICO RESPONSÁVEL, pois eu não compreendia a linguagem de amor falada pela minha parceira e exigia que ela falasse a minha. AMOR E EXIGÊNCIA NÃO COMBINAM, CÁ ENTRE NÓS!

Quer amar alguém? Primeiro procure se amar… Próxima Etapa…

PROCURE PRIMEIRO COMPREENDER, PARA DEPOIS SER COMPREENDIDO! Vamos deixar um pouco o egoísmo de lado…

Aquela célebre fase que costuma iniciar algumas discussões de casais:

“É PORQUE VOCÊ NÃO ME ENTENDE!”

Carambaaaaaaaaaaaaaaaaaa… Caracaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… Claro que não vai entender… ele/ela não fala a sua língua! Se você não traduzir para o idioma dele, não vai dar liga nessa mistura.

Quando você mora junto com alguém ou casa com uma pessoa, as diferenças ficam mais acentuadas e são possíveis fagulhas para desentendimentos ou não. Vai depender de como você lida com isso.

Meu casamento melhorou significativamente depois que aprendi as linguagens de amor da minha esposa. Ainda que você converse com o seu cônjuge sobre o assunto, ele não é obrigado a falar o seu idioma. Amor não é exigir do outro comportamento “X” ou “Y”.

Existe HOJE, AGORA, alguma área da sua vida em que você se sinta rejeitado? Quer compartilhar? Coloca lá nos comentários… pode se abrir se você quiser… tá com medo? pode mandar um e-mail privado para mim… de coração eu quero te ajudar… eu já estive aê do outro lado… sei como doí… agora acabou… e quando falamos de áreas da vida, temos, por exemplo, a ferramenta MAAS – Mapa de Auto Avaliação Sistêmica para fazer essa checagem.

Mapa de Autoavaliação Sistêmica – se nunca fez, faça. Se já fez, refaça! :)

Eis aqui uma ótima ideia de verificarmos os ganhos efetivos dos eleitores dos Passos de Gigante. Vamos refazer a ferramenta MAAS e ao término você irá comentar o quanto sua vida melhorou depois dos Passos de Gigante. Combinado? Explicação sobre execução do MAAS está nos Passos de Gigante 27.

Antes de encerrarmos os Passos de hoje, cumpro minha promessa e revelo mais um segredo.

Minha confissão… estou com medo, mas há 128 dias estou vencendo… amanhã serão 129 dias de VITÓRIA… depois 130 dias de GLÓRIA… não está sendo nada fácil manter os Passos de Gigante… ficará ainda mais desafiador quando as crianças nascerem… elas já nasceram… ficará ainda… ainda… ainda… ainda… pior quando você voltar a trabalhar… é… estou aqui escrevendo esse parágrafo para NÓS DOIS AMIGOOOO… AMIGAAAAA… e sabe o porquê?

SE FOSSE FÁCIL… AH SE FOSSE FÁCIL TODO MUNDO FARIA! TODO MUNDO! Molezinha todo mundo quer… pagar o preço… poucos querem.

Recebi o desafio dos 365 Passos de Gigante… recebi o desafio de impactar a educação no Brasil, não tenho a menor ideia de como o Universo irá se abrir para que esse sonho se realize. Estou mudando completamente o rumo da minha vida… uma vida que estava tão tranquilinha… tão pacata… tão serena… E CONTINUAAAAAAAAAAAAAA, pois TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE! O que mudou de verdade? Eu saí da ZONA DE ESTAGNAÇÃO (Passos de Gigante 127).

VIVER DE VERDADE É NÃO TER MEDO DE MUDAR O RUMO SEMPRE QUE UM NOVO DESAFIO É APRESENTADO. Eu recebi esse da educação e vou precisar de muita ajuda para que ele se torne realidade.

TENHO TRÊS FORTES CONVICÇÕES:

  1. Vou morrer e você também…
  2. Praticamente ninguém se prepara para o fracasso…
  3. VOU VENCER A MIM MESMO!

PARE DE PERDER PARA VOCÊ MESMO! Repeti essa frase diversas vezes nos Passos de hoje com a finalidade de te acordar!

E qual seria o segredo da aprovação, de uma vida bacana…? Qual? Advinha?

Errou se você disse que é saber muito sobre uma coisa, saber muito sobre constitucional, sobre administrativo, sobre português…

Acertou se você disse PREPARAÇÃO!

Preparação, principalmente, para reprovação, para o fracasso, para a derrota… ainda que temporária… por que se você tomar um soco e cair… o juiz vai abrir a contagem: 10,9,8,7…3,2,1…0 CHEGOU NO ZERO ACABOU! Não adianta! São as regras do jogo!

Fato incontestável: você vai cair… eu vou cair… nós vamos cair… em algum momento a vida vai jogar a gente no chão. Essa danadinha faz isso até para testar a nossa capacidade… porque não pode ser fácil.

JÁ TE FALEI TAMBÉM QUE SE FOSSE FÁCIL TODO MUNDO FARIA!

Daqui rola aquele papinho de concurseiro sem futuro:

“Ain ain ain… estudar para concursos não é fácil… você estuda e quando está pronto alguém vai na TV e diz que não vai ter mais concurso”.

Eu respiro… só preciso de 5 segundos… e digo:

“Amigoooooo… Amigaaaaaa… NÃO PODE SER FÁCIL, PORQUE FÁCIL, QUALQUER UM FAZ! E VOCÊ NÃO É QUALQUER UM! ENTÃO… SE VOCÊ NÃO É QUALQUER UM… CARACAAAAAAAAAAA REALMENTE NÃO PODE SER FÁCIL!

VOCÊ NÃO É QUALQUER UM! VOCÊ É UM GIGANTE! GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA! VOCÊ VAI CONSEGUIR NÃO SÓ SER APROVADO NO CONCURSO DOS SEUS SONHOS, MAS TAMBÉM TER A VIDA MAIS FLÓRIDA QUE VOCÊ JÁ SONHOU TER!

O Ricardo Vale passou em concurso público e tem uma vida top!

O Luis Eduardo (Dudu) também foi foi aprovado no cargo dos sonhos dele.

Tem também um tal de Raphael Lacerda (euzinho aqui) que também passou para Auditor Fiscal e teve uma revolução extraordinária na vida.

E eu poderia continuar listando uma Legião de GIGANTES aqui, você já foi nos depoimentos dos aprovados do estratégia concursos? Aquilo lé é incrível! OLHA O LINK AQUI!

NÃO FOI FÁCIL PARA GENTE, MAS NÓS NÃO SOMOS QUALQUER UM! SOMOS GIGANTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEES!

Nessa linguagem de algum de vocês que estão aê do outro lado (POR ENQUANTO), eu identifico essa comunicação disfuncional… ligada… enraizada nas facilidades…

Acredite… desse jeito… com esse pensamento… com esse sentimento… com esse comportamento… com essas atitudes… com essa vida… a aprovação JAMAIS será sua amiga. Você não terá contato com ela. NENHUM!

Quando esse perfil de candidato/concurseiro caí… seja por uma reprovação ou por uma declaração de algum político na televisão… ele não se levanta… a contagem chega em 10 e ele não se levanta. Falta ANTIFRAGILIDADE… Falta Resiliência…

Quando algo acontece na sua vida, você domina as suas emoções ou é dominado por elas?

Quando você cai por FALTA DE PREPARO EMOCIONAL, VOCÊ NÃO CAIU PARA O BOSLONARO, VOCÊ NÃOI CAIU PARA O PAULO GUEDES, VOCÊ NÃO CAIU PARA O SECRETÁRIO QUE ANULOU O CONCURSO INDEVIDAMENTE… VOCÊ NÃO CAIU PARA MAIS NINGUÉM…

VOCÊ CAIU… VOCÊ PERDEU… E FOI PARA VOCÊ MESMO!

PARA!

CHEGA!

BASTA DE PERDER PARA VOCÊ MESMO!

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

Que dia é hoje? 26 de maio, então leia provérbios 26 e se não sabe do que estou falando, então leia as instruções nos Passos de Gigante 72.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma DOMINGO DE GIGANT! UMA VIDA DE VITÓRIA!! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que isso hein Vitor! Assim você mata o papai de tamanha gratidão! Que felicidade! São 03:11 da manhã... já vou começar a escrever os Passos de Gigante 129 energizado! AH! HU! Espartaaaaaaaaaaaaaaargh!!! Ótima semana de estudos!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 27/05/19 às 03:12
  • Estamos JUNTOS Misturados DEUS Grudado Analu! Sempre! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 27/05/19 às 03:10
  • Como sempre incrível... Amei os comentários dos colegas, muito corajosos!!! Força ai galera!!!
    Analu em 26/05/19 às 19:27
  • Que legal Andrei! Bora Bora Decolar! Você é um GIGANTE! A cada dia mais forte, mais focado e muitos resultados estão por vir... aprovação no concurso dos seus sonhos e transformação de vida! Estamos JUNTOS Mistuados DEUS Grudado!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 26/05/19 às 19:13
  • Um texto deste no domingo é muito bem vindo! Esse sentimento de rejeição(que desencadeia outros) que nos faz perder a luta antes mesmo de ter começado, seja em relação a relacionamento, estudo enfim... Tenho lutado contra ele tem um tempo já, e os Passos de Gigantes me fez virar o jogo, me levantou antes do juiz terminar a contagem, o problema de lutar contra ele é perder tempo de estudo, mas vamos em frente AD ASTRA ET ULTRA! Obrigado por mais esse passo Raphael!
    Andrei em 26/05/19 às 18:13
  • Carvalhoooooooooo!!! esse Passo de Gigantes ta descrevendo a fase que estou vivendo, muitas rejeições, muitas quedas, e sabe o que eu fiz? to mandando um Hakuna Matata! para ela. Ahh vida!!! vou vencer e conquistar meu sonho. Obrigado Águia!! obrigado Gigante!! ainda vou apertar tua mão pessoalmente e agradecer por estes ensinamentos.
    Vitor Guterres em 26/05/19 às 12:06
  • Hakunaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Matataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Aaaaaargh!!! Aaaaargh!!! Surreal Renatinha! Modo produtividade máxima ATIVADO! Caiu, LEVANTA AINDA MAIS FORTE e SEMPRE ANTES DA CONTAGEM CHEGAR NO ZERO! Abriu a contagem, já dá um pulo GRITANDO: EU TÔ AQUI! EU TÔ AQUI! QUEM MANDA AQUI SOU EU!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 26/05/19 às 10:11
  • Esse tapa de gigante foi pra mim! Hahahah Nao foi um passo nao, um tapa na cara de acordaA! E eu adorei pq vc falou isso tudo p mim, nao tenho dúvidas! E eu concordo com tudo! E venho de uma rejeição recente , mas estou conseguindo lidar da melhor maneira possível. Realmente a vida as x nos joga no chão, mas cabe a nós a reação quanto a isso. Hakuna matata!
    Renata em 26/05/19 às 10:05