Artigo

PASSOS DE GIGANTE 111/365

Decolaaaaaaaaaaaa Águia! :) Ontem, nos Passos de Gigante 110 foi entregue outra ferramenta utilizada em meus treinamentos no Estratégia Concursos. Eu afirmo que para elaboração de um plano estratégico, foi o Passo mais importante. Se ainda não elaborou a sua estratégia, eis aqui mais uma oportunidade. Nossa jornada continua, então prepare-se para decolar! ;)

“Os seres humanos são especialistas em supressão. De tudo podemos perceber em determinado momento, só conseguimos focalizar conscientemente alguns poucos elementos. 

Ao fazer uma pergunta a si mesmo ou a outra pessoa, você mudar instantaneamente o foco. Por exemplo, uma pergunta como: “Já pensou no impacto que causaremos com o que criamos aqui?” pode fazer um colega de trabalho ou um membro de sua equipe deixar de lado todos os detalhes problemáticos de um projeto e se concentrar nos benefícios a longo prazo. 

Conhece alguém que poderia realmente se beneficiar desse tipo de estímulo?” (ROBBINS, Anthony, pag. 129. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016) 

Em alguns momentos da minha vida, eu desejei muitas coisas… tanto SER, como TER… Não há mal algum nisso… Contudo, FAZER que é bom para atingir resultados era feito? 

Que pergunta maravilhosa e ao mesmo tempo rasgadora, pois eu fazia sim… fazia várias coisas ao mesmo tempo ou um pouco disso… um pouco daquilo… mais um pouco daquilo outro e no final… CADÊ O DIACHO DO RESULTADO?

Ele não aparecia e acredite se quiser… até HOJE eu ainda cometo esse tipo de erro. EU SOU um cara de agir, VOCÊ que está lendo os PASSOS também pode ser um HOMEM ou uma MULHER de ação… 

E daí Raphael? Você fala tanto de ação, vem com esse papo de “tem poder quem age” e tudo mais… AGORA DIZ QUE NÃO DÁ RESULTADO! CÊ É LOUCO MANO? 

Vamos para um caso prático: Comigo e contigo. 

Eu, em alguns momentos da minha vida, tive vários jogos de playstation 4, jogava vários, me divertia muito… muito mesmo… você não tem a menor noção de quanto, a não ser que você jogue também. Isso porque eu visto a roupa dos personagens e encarno eles. É tão forte que em muitos jogos eu rio, choro, fico com raiva, perdoo… é um lance tão bizarro que as pessoas mais racionais talvez nunca entendam, mas já falei para você: “Eu sou o cara da emoção!”

Vamos para o resultado? NÃO TEM RESULTADO!

Como assim, Raphael? Você jogou para caracaaaaaaaaaa, se divertiu horrores e diz que não houve resultado! Estou começando achar que você bebeu ou usou alguma coisa antes de escrever hoje hein! 

Brincadeiras a parte… com essa analogia, vai ficar cristalino para você que AÇÃO SEM DIREÇÃO, AÇÃO SEM FOCO, AÇÃO SEM CONSISTÊNCIA, AÇÃO SEM VELOCIDADE, todos essas ações NÃO TRAZEM GRANDES RESULTADOS. 

O que seria um grande resultado para quem joga videogame? Ora, não seria se divertir? Sim? Não? Talvez… Eu, antes da geração playstation 4, chegava ao final de todos os jogos. Ou seja, eu cumpria a missão que o desenvolvedor do jogo elaborou. Finalizava a história, seja ser campeão com o time de coração, destruir Zeus e todos os outros deuses e até mesmo proteger o Universo contra criaturas demoníacas. 

Isso mudou de uns tempos para cá em relação a jogos, livros, filmes e até mesmo cursos. Eu começava várias coisas (jogos, livros e cursos) e não terminava NADA! NADA VEZES NADA! 

Eu poderia continuar uma historinha para cada um dos exemplos citados, mas para quê? Acredito que o objetivo foi cumprido. 

IMPORTANTE: Você entendeu que AÇÃO precisa de VELOCIDADE, CONSISTÊNCIA, FOCO e DIREÇÃO! O quanto você TEM depositado dessas quatro características da ação em seus estudos?

Tenho receio de que você aê do outro lado esteja fazendo a mesma coisa, principalmente, depois da criação da assinatura ilimitada. Salvo melhor juízo, você pode se matricular em até 3 cursos simultaneamente. Uau! Que legal! Será? Grandes poderes… grandes responsabilidades…

Se você não fizer uso adequado desse poder… essas três assinaturas podem fazer seus resultados desaparecerem…

Nesse momento em que escrevo os Passos, eu tenho 7 (sete) cursos online iniciados e não concluídos,  12 (doze) livros iniciados e não concluídos, 3 (três) jogos de PS4 (Playstation) na mesma situação e para finalizar 2 (dois) seriados iniciados e não concluídos. 

AH NÃO! AH NÃO RAPHAEL! Que tanta cobrança é essa? Você já é auditor fiscal, treinador no Estratégia Concursos, para de se cobrar! PARE AGORA! 

O dia em que eu parar de analisar meu desempenho, eu sou um homem morto, pois nasci para melhorar a cada dia. Nem que seja um mísero 1% ou 0,5%… alguma coisa temos para melhorar. 

Xiiiiiiiiiiii… se você está revelando isso para gente, como é que você passou em alguns concursos como EPCAR, AFA, EN, BACEN, MPU  e SEFAZ? 

  • – Sempre acreditei no resultado, sempre acreditei na aprovação e sempre soube que poderia fazer TUDO se ELE  estivesse comigo;
  • FOCO – Entendi com os melhores players do mercado (concurseiros aprovados, atletas de ponta, artistas famosos, bilionários, etc) que se não houver CONSISTÊNCIA, VELOCIDADE E DIREÇÃO o resultado não vem ou vai demorar um século para aparecer. Como a expectativa de vida… ainda não é de um século, você não tem esse tempo;
  • FORÇA – Esse atributo tem passado por uma nova roupagem em mim, pois quando eu não tinha nada (financeiro/familiar/status etc) era mais “fácil” sentar minha bunda na cadeira para estudar. Hoje é bem desafiador… até que um dia eu conheci algumas pessoas que me tiraram da caixa, melhor… me arrancaram da Matrix. Eu mirava os olhos nos filhos que eu ainda não tinha… mirava os olhos no Brasil que eu desejo para o futuro deles e das próximas gerações. É no brilho dos gêmeos e na esperança de um Brasil melhor que eu consigo forças para vencer diariamente. 

Os três atributos acima são importantes demais na sua jornada. Se você não acredita em absolutamente nada ESPIRITUAL, de coração, pelo menos tenha DIGNIDADE DE ACREDITAR EM VOCÊ! 

Saca só onde o FOCO pode te levar.

  1. Você É CAPAZ de correr 42km;
  2. Você É CAPAZ de ler os 365 Passos de Gigante;
  3. Você É CAPAZ de ser aprovado no concurso dos seus sonhos;
  4. Você É CAPAZ de fazer o Passo Estratégico;
  5. Você É CAPAZ de fazer a Trilha Estratégica. 

PENSE GRANDE… PENSE GIGANTE

Exemplo: Eu conseguirei aprovação para FISCAL (escreva aqui o que você quiser, de acordo com o seu sonho). EU SOU CAPAZ!

COMECE HOJE… COMECE AINDA QUE PEQUENO, MAS COMECE!

Quando você pega um Passo Estratégico ou uma Trilha Estratégica ou numa fase bem inicial os primeiros PDF do seu concurso, você consegue terminar TUDO DE UMA SÓ VEZ?

Não! Não consegue! Ninguém consegue! Assim como ninguém aprende a correr uma maratona da noite para o dia e muito menos concluir um ironman, NINGUÉM É APROVADO da noite para o dia. 

Na saga por buscar cada vez mais conhecimento, aprender cada vez mais, só que de forma FOCADA, assisti hoje a uma entrevista do Primo Rico (Thiago Nigro) com a Luiza Helena Trajano (Bilionária da Magazine Luiza). 

Os conhecimentos abaixo podem não só aprová-lo em qualquer concurso público, mas também te transformar em um Titã! Gigante será pouco! Os bilionários têm muita coisa para nos ensinar, em especial os humildes. Nossa amiga Luiza é FLÓRIDA! Meu DEUS… que mulher…

Chega de papo… Lá vai! Anota aê porque esse conhecimento vai te levar em lugares tão altos que talvez você sequer tenha sonhado… 

“Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível” – Luiza Helena Trajano. 

Por mais óbvio que possa parecer a frase acima, como tem gente se sabotando por não fazer o necessário e muito menos o possível… Resultado: nunca vai chegar naquilo que talvez julgue impossível: SER APROVADO. 

Amigooooooooooooooo… Amigaaaaaaaaaaaaaaa… , de coração, me desculpa mesmo… mas VOCÊ NÃO VAI PASSAR se não tiver FÉ + FOCO + FORÇA! Três atributos indispensáveis para aprovação.

Quer crescer? Quer ser aprovado? Então ESCUTA PELO AMOR DE DEUS!

“CRESCER NÃO É OUVIR O QUE VOCÊ QUER, MAS OUVIR O QUE VOCÊ PRECISA”. (Luiza Helena Trajano)

Teu estudo está uma merda? Você já checou isso? Seu trabalho é um lixo? Seu relacionamento com seu cônjuge ou com seus filhos vai de mau a pior… PORRA ALELUIA!!! Se alguém está reclamando da sua falta de resultado ou dos seus resultados… ou se você mesmo está insatisfeito, COMEMORE!

Eu não estou maluco… definitivamente não estou doido… e já encaixo a pergunta: QUAL É O SEU MINDSET (mentalidade)?

É esse abaixo?

Mindset Luiza Helena Trajano: “Que bom que alguém reclamou, pois agora eu tenho oportunidade de melhorar, de aprender, de crescer…” 

Comunicação não é o que você pensa, mas o que o outro entende… A responsabilidade pela comunicação é de quem comunica. Já te falei nos Passos de Gigante 104 sobre as 5 (cinco) linguagens do amor. LEIA! 

Até quando você vai continuar como figurante, coadjuvante da sua própria história! Com muito amor, toma vergonha na cara e assuma o papel de diretor!

E por mais que você seja FLÓRIDA, PONTE QUE PARTIU, ANOTA ISSO:

Demonstre SEMPRE que você quer APRENDER! (HUMILDADE)

SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE…

Agora! HOJE, quer, verdadeiramente, assumir o papel de DIRETOR e de GIGANTE? Então:

Aprendeu, coloca em prática….

Você pode planejar onde você quer chegar, mas se você só pensar lá… VOCÊ NÃO CHEGA… VOCÊ JAMAIS SERÁ APROVADO! 

Presta muita atenção, estou te pedindo isso com muito, mas com muito amor, pois de coração eu me importo para BARALHOOOOOOOO com sua vida…. já estou me derramandooooooo aqui e DEUS está falando comigo… Quer você acredite NELE ou não! 

Ontem, nos Passos de Gigante 110, te entreguei uma ferramenta poderosíssima para atingir qualquer resultado, qualquer meta, qualquer missão… só não vá me dizer que você vai inventar o teletransporte (hahaha). 

Um pouco de riso para ver se eu paro de chorar por aqui… :)

Montou o seu plano estratégico, fez os exercícios de ontem, agora vem outra SACADA DAS GALÁXIAS (ótima para metas de longo prazo):

Reduza prazos… planeje o ano, planeje o semestre…planeje o mês… planeje a semana… planeje o dia… planeje os turnos (manhã/tarde/noite) e EXECUTE PASSINHO POR PASSINHO!

Traduzindo a frase acima: PENSE GRANDE… COMECE PEQUENO!

Ser otimista é uma coisa, buscar alternativas quando não dá certo é outra…

Prepare-se para receber INOVAÇÃO! Abertura para o NOVO! Se a sua técnica de estudos não está funcionando, experimente outra… Se você acredita que seu desempenho pode melhorar ainda mais com outra técnica, EXPERIMENTA! Use e abuse (de forma equilibrada) do seu corpo, mente e espírito para execução de testes. 

Já avançamos muito JUNTOS e se você, realmente, não sabe o que quer… se você ainda não tem clareza sobre o seu propósito, sobre a sua missão, invista nisso… você é novo… você é muito novo… você com 15 anos, com 20, 30, 40, 50, 60, 70… MENTALIDADE DE APRENDIZADO SEMPRE! 

Quanto mais cedo você descobrir o seu propósito, mais cedo você poderá FOCAR nele! Combinado? Temos um trato? 

Por mim e principalmente por você: Treina, treina até conseguir e não desista…

Você é patriota? Sim? Não? Talvez? 

Aprenda a ser! Apaixone-se pelo Brasil, pelas suas qualidades e por seus problemas e SEJAMOS NÓS UMA FONTE DE SOLUÇÕES para um país tão extraordinário e com potencial de crescimento das Galáxias!

Atingiu o topo? Compartilhe com a sociedade o que você sabe…

Amigooooo… Amigaaaaa… Eu poderia estar brincando o tempo inteiro com meus filhos e não saber sequer da sua existência… poderia estar jogando meu playstation e vivendo no meu mundinho de Alice, mas resolvi tomar a pílula AZUL e VAZEI DA MATRIX!

PROPÓSITO É A SUA ESPINHA DORSAL! 

TENHA UMA MISSÃO!

DESCUBRA E LUTE POR ELA…

Você é do tamanho daquilo que você compartilha!

VAMOS ASSUMIR A RESPONSABILIDADE PELO NOSSO BRASIL! O BRASIL é nosso carambaaaaaaaaa… então vamos parar de reclamar e AGIR MAIS! Faça a sua parte!!!

Muitos dos ensinamentos compartilhados aqui (hoje) foram aprendidos com a TITÃ LUIZA HELENA TRAJANO, até o momento… a mulher mais FODA (flórida não cabe para ela…) que eu já conheci! Muito obrigado pela entrevista minha amiga. Você, sim, é MULHER MARAVILHA!

Que dia é hoje? 09 de maio, então leia provérbios 9 e se não sabe do que estou falando, então leia as instruções nos Passos de Gigante 72.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quinta-feira SINISTRA DAS GALÁXIAS! Faça osexercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acreditem! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Esse passo foi mais que MINDSET... foi MIND BLOW... kkkk
    Danilo em 10/05/19 às 08:59
  • Analu, te agradeçoe pelo feedback. Sobre o vício nos jogos, em momento algum atrapalhou o meu relacionamento, mas sempre tive medo de ter uma recaída. Por isso, até hoje... por mais que eu ame os games, não fico tão próximo deles. Aquela máxima de mantenha os amigos perto e os inimigos mais perto ainda, certamente não funcionaria comigo. Sobre a reação dela, minha amada sempre foi muito racional, ela simplesmente diria: você é capaz de resolver isso e RESOLVA LOGO! PONTO FINAL!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 10/05/19 às 04:27
  • Renatinha, bom dia... tudo será lembrado! (rsrsrs) Brincadeiras a parte... Sou feliz e grato pelo seu envolvimento e dedicação aqui nos Passos de Gigante. Ótimos estudos Aos Astros e Além! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 10/05/19 às 04:24
  • Mary, sou feliz e grato pelo seu feedback. Hoje, meu mindset é crescer e contribuir. O melhor está por vir... 1% a cada dia! :) Abraço de Gigante! Ad Astra et Ultra! Aos astros e além...
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/05/19 às 23:18
  • Obrigada Rapha pelos ensinamentos de hoje. Vamos pra Action! E isso mesmo, temos que ter humildade e observar nossos próprios comportamentos para deletar o que esta acontecendo de errado. Eliminar a procrastinação não é tarefa fácil, autoresponsabilidade na veiaaa todo dia uma super dose. Minha pergunta é de hoje é: o vicio no jogo chegou a atrapalhar seu relacionamento com sua (namorada) atual esposa? Isso os afetou de algum modo? Como ela reagia diante do vício? Como fizeram para resolver?
    Analu em 09/05/19 às 20:57
  • Eu poderia dizer mil coisas desse passo mas vou deixar pra qdo for aprovada :) Show!
    Renata em 09/05/19 às 20:12
  • Acho incrível como o Balboa sempre se preocupa em entregar um assunto de qualidade em cada Passo. Já se passaram 111 passos e a cada um eu me deparo com algum conteúdo muito agregador pra gente!
    Mary em 09/05/19 às 14:54