Artigo

PASSOS DE GIGANTE 104/365

Decolaaaaaa Águia! Bom dia das Galáxias! Finalmente, finalmente chegamos nos relacionamentos. Eu havia prometido entrar nesse tema nos Passos de Gigante 101 e adiamos para o 104. Agora, vamos JUNTOS descobrir como o seu namoro/casamento pode te ajudar ou prejudicar e muito… muito… muito mais… 

OBS: Os Passos de Gigante foram escrito hoje ao som de evidências, então imagine como eu me derramei… foi surreal… foi de uma libertação tão grande, mas tão grande que Uau! Como eu estou leve! :) 

“As perguntas que você faz constantemente criarão irritação ou alegria, indignação ou inspiração, tristeza ou magia. Faça as perguntas que elevarão seu espírito e prossiga no caminho da excelência humana”. (ROBBINS, Anthony, pag. 122. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

Agora, vamos resgatar o trecho do PG101, pois tem tudo a ver com relacionamentos e vamos fazer uma química entre os dois. Depois me conta, lá nos comentários o que você achou dos Passos de hoje. :)

“Quando as pessoas relutam em se empenhar num relacionamento amoroso, será que não estão fazendo perguntas que criam dúvidas, como: “E se houver alguém melhor em outro lugar? E seu eu me comprometer agora e acabar perdendo?” Isso vai impedi-las de desfrutar do que já têm.

Se, em vez disso, fizessem as seguintes perguntas:

“Como pude ter tanta sorte em ter você na minha vida?”, “O que mais amo em você?”, “Quanto nossa vida se enriquecerá como resultado do nosso relacionamento?”

Que perguntas você poderia fazer a si mesmo e ao seu companheiro para fazer os dois se sentirem as pessoas mais felizardas do mundo?”(ROBBINS, Anthony, pag. 119. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

As perguntas são mais importantes que as respostas? Sim, mas as perguntas certas!

De que adianta eu perguntar:

“Por que ele/ela não apoia os meus estudos?” (DÚVIDA/ANGÚSTIA)

“Por que ele/ela não confia em mim?” (DÚVIDA/INSEGURANÇA)

“Que ódio, Será que ele/ela não percebe que estou buscando o melhor para nós dois?” (IRRITAÇÃO)

“Até quando esse inferno vai durar? Eu me mato de estudar e ele/ela só quer saber de curtir sozinho! Até quando? Até quando?” (INDIGNAÇÃO)

“Puxa vida! Queria tanto que ele/ela me entendesse! Se ele/ela não me entende, como seria capaz de me amar?” (DÚVIDA/TRISTEZA)

De todo o meu coração, independentemente do relacionamento que você tenha, independentemente do que o seu parceiro/a oferece, acredite… nenhuma das perguntas irá fazer o seu rolo/namoro/casamento melhorar.

Assuma suas responsabilidades no relacionamento

Dessa forma, você é o único responsável pelas perguntas que você mesmo tem feito ao longo dessa relação. E cada uma dessas perguntinhas pode ser tanto você regando as flores no jardim do amor, quanto você pisando nelas ao caminhar de olhos vendados.

Fiz questão de usar as vendas nos olhos, pois quando amamos não queremos nos machucar, mas muitas vezes somos nós os responsáveis por feridas na dinâmica (agente/paciente) dessa relação. Estamos cegos… não temos ideia do que estamos fazendo e nem onde isso poderá levar o relacionamento.

Percebam a diferença de comportamento/mentalidade nas perguntas abaixo:

ALEGRIA/SURPRESA – Como é que ela pode entender que eu vou fazer 16 simulados, todos aos sábados e que durante quatro meses a gente só vai se ver a noite e muito rápido? Meu DEUS, como é que pode? (QUE HOMEM! OU QUE MULHER!!)

INSPIRAÇÃO – Qual é a nossa maior meta nesse relacionamento?

MAGIA – Você sabia que quando te beijo eu já te imagino como se você fosse: Auditor Fiscal/Policial Federal/Delegado/Analista de Tribunal/ Procurador/Defensor Público/Médico/Oficial/ etc… ? Você vai conseguir meu amor, estamos JUNTOS!

A carga emocional e a energia das perguntas acima, além de mais leve, poderá levar seu relacionamento para outro nível.

A forma como VOCÊ leva o seu relacionamento pode te ajudar muito ou te jogar num poço sem fundo e você ficará caindo… caindo… caindo… até que na prova… booooom… reprovado! E muito pior será na vida… porque a prova passa, mas a sua vida continua…

A sinceridade é importantíssima em qualquer relacionamento, além de muito respeito recíproco. De que adianta você ir ao cinema com a gata/o ou para balada/night/boate para se divertir “sozinho” e ficar com a cabeça nos estudos?

Uma das coisas que aprendi com o livro “O Poder do Agora” de Eckhart Tolle é que se não estou 100% presente em um determinado momento, com ou sem alguém ao meu lado, simplesmente eu não estou ali… eu sou um completo vazio… eu sou nada… eu sou pó… eu sou invisível…

Mas que bosta de casamento…

Tenho certeza, mais que absoluta, que TODOS aqui já viram um ou mais casais/amigos almoçando/jantando juntos, maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas… cada um deles estava de cabeça baixa… mergulhados no BLACK MIRROR, no espelho negro do celular…

PQP – PONTE QUE PARTIU QUE AMOR DE MERDA É ESSE QUE VOCÊ ESQUECE DAQUILO QUE VOCÊ MAIS AMA BEM ALI NA SUA CARA?

Sua vida, suas escolhas… seus resultados… um relacionamento de bosta!

Ah! Raphael, toda generalização é burra hein! Cuidado!

Vamos a algumas possíveis exceções: o casal ama tirar foto da comida e postar, eles curtem isso… ou eles vivem disso (melhor ainda!!!)

Então… sabemos que existem exceções e o mais importante é a sinceridade, dita lá em cima, bem como o respeito. Foi feito um acordo entre os dois? Ambos entendem perfeitamente o que está acontecendo e isso não os incomoda? Eles vivem disso? É o trabalho de um ou outro e existe acordo?

CASAMENTO… melhor… relacionamento é a arte de fazer acordos.

Vamos para o mundo dos concursos? Qualquer semelhança não é mera coincidência! :) Seu parceiro/a tem CLAREZA sobre a jornada que você está enfrentando?

ATENÇÃO! Ele/Ela não precisa viver no seu mundo, muito menos entendê-lo, mas no mínimo respeitá-lo. Quando não há respeito e você tolera isso… Xiiiiiiiiiiii… pode dar merda… CUIDADO! MIL VEZES CUIDADO!

O desrespeito verbal é uma porta de entrada para agressão física… Basta que em um determinado momento um de vocês perca completamente a cabeça para que algo HORRÍVEL aconteça…

Você se ama?

Depois de um relacionamento tóxico, mas que foi o amor da minha vida… foi mesmo… PASSADAÇO… AÇO… AÇO… , depois disso DECIDI que antes de amar alguém, eu deveria me amar!

O quanto você tem se amado, amigo? amiga?

O quanto você entende que a jornada da aprovação é sua! EXCLUSIVAMENTE SUA! Seu companheiro/a não tem obrigação de entrar no seu mundo, mas de no mínimo respeitá-lo. Você tem isso no seu relacionamento?

O que você precisa fazer HOJE, AGORA, para que o seu relacionamento se torne um BALÃO e vocês subam JUNTOS, AGARRADINHOS?

Ou você vai continuar com essa âncora do seu lado? Ele/Ela pode te deixar seguro e imóvel no seu lugar, mas não é o seu objetivo, não é verdade?

Os barcos estão seguros quando estão ancorados nos portos, mas eles também não foram feitos para isso.

Você não nasceu para ficar parado… Você nasceu para voar, para vencer, para dar Passos de Gigante! Amor próprio meus amigos! MUITO AMOR PRÓPRIO!

Para os solteiros/solteiras fiquem tranquilos, existem bilhões de pessoas no mundo e certamente tem uma para você. Se o seu rolo/crush está atrapalhando os seus estudos, METE O PÉ! Larga esse/a cabra! Depois de uma boa conversa hein… não faça nada sem pensar!

Para os casados, sem filhos, busquem dá o melhor de vocês para que esse relacionamento seja ETERNO… não será fácil… de coração, não será fácil mesmo. Imagina que seu namoro foi o ensino médio e que você estudou bastante e venceu… Uhuuuuuu! Comemore! O namoro foi incrível!

Agora… casado, você precisará de uma Universidade… uma não… duas… (rsrsrs). Você precisa se conhecer e conhecer seu parceiro.

Entenda que você pode estar falando marciano e ela … venusiano, então estude! Leia! Busque se desenvolver. O livro “As Cinco Linguagens do Amor” de Gary Chapman me ajudou bastante. No final desse artigo vou deixar duas sugestões de resumo dele. Sendo que em um deles você poderá aprender truques inacreditáveis com minha amiga Catinha! Os homens que me perdoem , mas a Cátia Damasceno não tem QUATRO MILHÕES de inscritos à toa… ELA É FODÁSTICA DAS GALÁXIAS!

Vamos meter a mão na massa! Leia as perguntas abaixo e veja se uma ou mais se enquadra no seu relacionamento.

Você enche seu parceiro de carícias e não as recebe de volta? (toque físico)

Você diz eu te amo e não ouve eu te amo de volta? (palavras de afirmação)

Você faz todas as atividades da casa e não ouve sequer um “quer ajuda” ou um “obrigado/a”? (atos de serviço)

Você dá presentes para o seu amado/a, mas não recebe nadinha dele? (presente)

Você faz de tudo para ficar um tempinho com o seu parceiro/a, mas sente que ele/ela não faz o mesmo? (tempo de qualidade)

Xiiiiiiii… já percebi que você tem o mesmo problema que EUZINHO AQUI TINHA… tinha de um passado bem recente… então, assista um dos vídeos abaixo e entenda que cada um possui formas distintas de demonstrar o amor com Gary Chapman de as cinco linguagens do amor.

OBS: Vou deixar a versão picante do resumo para o final, pois não quero chocar os/as mais conservadores/as! :)

Tudo que você vive no seu relacionamento hoje é pelo que você sabe. Tudo o que você não vive e nem tem no seu relacionamento é pelo que você não sabe, pois se você soubesse já viveria e já teria! :)

Meus avósinhos lá no céu… lindo céu

CENÁRIO HIPOTÉTICO:

Fez de tudo, mas de tudo mesmo e o seu parceiro só te faz infeliz, casado ou não, eu buscaria a separação… Será mesmo? Com filhos é bem diferente… FLÓRIDA ESCREVER ISSO… FLÓRIDA MESMO… Meu modelo de casamento são os meus avós paternos… praticamente 75 anos de casados22 filhos… (é… não tinha netfliz, whatspp, instagram, facebook e muito menos playstation na época deles).

RELACIONAMENTO É A ARTE DE FAZER ACORDOS… então não se separe… busque fazer acordos… combinado não sai caro para ninguém…

Raphael, por que você separou casado sem filhos e casado com filhos. PQP – PONTE QUE PARTIU… Que parágrafo delicado de escrever… Vou preservar os detalhes em respeito total e absoluto por meus pais. Tenho uma honra das galáxias por eles…

O fato é que durante muitos anos eles se aturaram… suportaram-se… era foda… era muito foda… era perceptível que durante um tempo eles só ficaram casados, pois colocaram os filhos em primeiro lugar…

Minha mãe não tinha exemplo de pai, meu pai, por sua vez, tinha um exemplo do baralho… de algum jeito essa química deu certo… eles enfrentaram uma fase extremamente desafiadora… e… e… e… e… NÃO HOUVE SEPARAÇÃO!

PORRA QUE FODA! FLÓRIDA O CACETE! FOI MUITO FODA O QUE ELES FIZERAM! Se eu não tivesse aprendido essa lição, talvez eu já tivesse me separado também… talvez? Certamente eu já teria me separado…

Quando os dois têm dinheiro, independência, segurança, estabilidade… fica muito mais fácil se separar… vai cada para um lado e que se exploda! Eu quero a minha felicidade e ponto final. Eu seria um egoísta de merda!

E, com muito amor no meu coração, se você é divorciado/a, te peço que respeite os meus sentimentos. Acredite, eu respeito os seus e de coração não tenho ideia do que enfrentou no seu relacionamento.

Dito isso… revelo a vocês minha linguagem do amor: toque físico e palavras de afirmação, enquanto minha esposa fala: atos de serviço e tempo de qualidade. Será que é fácil? Hahahahahahahaha… Como é bom ser antifrágil! Não tem ideia do que estou falando? Falei sobre antifragilidade nos Passos de Gigante 102.

Procurando enxergar o lado positivo de tudo, nossos filhos vão conhecer muitas formas de amor! Oh Yeah!

Que dia é hoje? 02 de maio, então leia provérbios 2 e se não sabe do que estou falando, então leia as instruções nos Passos de Gigante 72.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma quinta-feira com muito amor e falando o mesmo idioma hein! Façam os exercícios e os resultados aparecerão! :) Acreditem! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • O resultado apareceu não por minha causa, mas sim por mérito SEU! VC AGIU! FEZ SUA PARTE! Cara... meus parabéns... eu sou apenas um instrumento nas mãos DELE. Que ELE cresça e euzinho aqui diminua! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 03/05/19 às 05:30
  • É isso aê! Quer ter um relacionamento das Galáxias? Faça acordos! Seja sincero, respeite e comunique-se na linguagem da sua parceira/o. Estamos JUNTOS misturados DEUS grudado! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 03/05/19 às 05:28
  • Boa noite Rafa, parabéns por mais um extraordinário Passo de Gigante. Relacionamento envolve muito uma troca, tanto física quanto verbal. No meu caso, comecei a estudar para concursos públicos e minha namorada (que tem outros objetivos) não compreendeu muito bem o fato de eu não correr atrás de um emprego privado e ficar em casa me dedicando 100% ao meu sonho de ser funcionário público. Começou então a me chamar de preguiçoso, de desocupado, e por aí vai rsrsrs... Percebi então que eu não deixara claro a ela meus objetivos e o por quê de estar fazendo isso. Após a leitura de um dos Passos de Gigante anteriores (não me recordo qual) decidi abrir o meu coração e deixar mais claro meus reais motivos.. enfim, hoje ela me compreende totalmente e está comigo para o que der e vier, isso me estimulou ainda mais a correr atrás dos meus sonhos, ainda mais ao lado da pessoa que amo! Muito obrigado por todos os ensinamentos compartilhados, as palavras têm uma força sobrenatural! Grande abraço! AD ASTRA ET ULTRA!
    Júnior em 03/05/19 às 00:11
  • Boa noite Rafa, parabéns por mais um extraordinário Passo de Gigante. Relacionamento envolve muito uma troca, tanto física quanto verbal. No meu caso, comecei a estudar para concursos públicos e minha namorada (que tem outros objetivos) não compreendeu muito bem o fato de eu não correr atrás de um emprego privado e ficar em casa me dedicando 100% ao meu sonho de ser funcionário público. Começou então a me chamar de preguiçoso, de desocupado, e por aí vai rsrsrs... Percebi então que eu não deixara claro a ela meus objetivos e o por quê de estar fazendo isso. Após a leitura de um dos Passos de Gigante anteriores (não me recordo qual) decidi abrir o meu coração e deixar mais claro meus reais motivos.. enfim, hoje ela me compreende totalmente e está comigo para o que der e vier, isso me estimulou ainda mais a correr atrás dos meus sonhos, ainda mais ao lado da pessoa que amo! Muito obrigado por todos os ensinamentos compartilhados, as palavras têm uma força sobrenatural! Grande abraço! AD ASTRA ET ULTRA!
    Júnior em 02/05/19 às 20:07
  • É Danilo... o desafio é Gigante e o amor é lindo... essa química causa explosões de emoções! :) Ad astra et Ultra! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 02/05/19 às 17:01
  • É... qualquer relacionamento é difícil... quando acrescenta a convivência diária e o coração.. vish... muitos e muitos desafios.. Artigo maravilhoso..
    Danilo em 02/05/19 às 10:52