Artigo

PASSOS DE GIGANTE 101/365

Planejamento Financeiro :)

Decolaaaaaaaaa Águia! Boa tarde das Galáxias! Finalmente chegamos nos 3 (três) dígitos nos Passos de Gigante. Essa alegria… nem de longe foi maior que aquela que senti quando cheguei nos 7 (sete) dígitos de investimentos… passou nem perto. Sabe o porquê? Essa conquista dos Passos de Gigante é coletiva e envolve milhões de pessoas, enquanto a outra envolve apenas minha família, mas não deixa de ser uma baita vitória.

Caracaaaaaaaaaaaaaaa Raphael!!! MEUS DEUS você está falando sério?

É possível se tornar MILIONÁRIO como servidor público?

Sim, plenamente possível, maaaaaaaaaaaaaaaaaaas cada caso é um caso… cada família opera de um jeito… cada indivíduo possui crenças financeiras “x” ou “y”. Se o seu parceiro trabalha… fica ainda mais rápido. No meu caso levaram 6 anos, embora o planejamento inicial tenha sido 5 (cinco) anos. Eu não contava com uma queda tão alta na SELIC. Isso e o enxoval de dois filhos ao mesmo tempo, ao invés de um, fez com que aumentasse o prazo em um ano.

Não me chamo Bel Pesce e muito menos Bettina Rudolph, o meu nome é Raphael Lacerda. Eu sentei a minha bunda na cadeira por praticamente 5000 horas para me tornar auditor fiscal da receita. Com os conhecimentos de matemática financeira necessários para realização do concurso, vários livros de como se tornar milionário, mais alguns cursinhos como “Fator de Enriquecimento” e outros da Escola de Educação Financeira fiz um planejamento financeiro em 2012. Sempre gostei de dindin e sempre sonhei em ser um multiplicador.

Cenários e variáveis analisados na época: (2011/2012)

  1. Festa de Casamento (300 pessoas, 100 pessoas ou não fazer)?
  2. Lua de Mel: Natal, Punta Cana ou Bora Bora (Tahiti)?
  3. Casamento no Exterior, fazer ou não?
  4. Comprar ou Alugar um imóvel?
  5. Trocar ou não o Paliozinho 2012?
Te amo Padre Navarro! Gratidão Eterna! :)

Optamos por uma festa das galáxias no Alto da Boa Vista com um dos melhores padres do Rio de Janeiro e aqui o melhor é no quesito casamento interativo. Todos os participantes eram incentivados a participar e o sermão foi extraordinário! Já devo ter visto umas trinta vezes.

Os investimentos estavam prosperando além do que imaginávamos e a opção foi pela lua de mel no paraíso da Polinésia Francesa (BoraBora). Além de realizarmos outro casamento segundo a tradição deles.

Não compramos imóvel e nem trocamos de carro. Essas duas decisões foram as maiores responsáveis por alcançar a meta do primeiro milhão. Imóvel e carro são dívidas, são passivo. Não concorda? É… eu também não concordava. Ninguém ensinou desse jeito para gente nas aulas de contabilidade, não é verdade? Hahahahaha…

Não deixei de viver de forma incrível nem um segundo, pelo menos no nosso conceito (meu e da esposa). Conhecemos alguns países, ficamos em ótimos hotéis e comemos em bons restaurantes. Além de pagar, pela primeira vez no Universo, um plano de saúde para nossos pais.

OBS: Quanto a Bel e a Bettina, não julgueis as pessoas, mas sim as suas atitudes… as pessoas podem, sim, mudar… por que não? Pode ser que elas estejam falando a verdade ou não… e se não estiverem… elas que se expliquem. O que irá acrescentar para nossas vidas ficar discutindo isso? N-A-D-A!

IMPOSSÍVEL? Hahahahaha! Sabe de nada! Você é o SENHOR da sua realidade!

Ah… eu poderia continuar falando de DINHEIRO, porque eu gosto bastante desse tema… desde pequeno eu falava para os meus pais que um dia eu seria como o Tio Patinhas. Antes mesmo de fazer qualquer curso sobre inteligência emocional ou de assistir ao Segredo – legendado (documentário dublado completo aqui, nesse link) eu já usava a imagem ao lado como visualização do que eu teria no futuro… 30 anos depois de imaginar tanto… tanto… tanto A-C-O-N-T-E-C-E-U!

É claro que sempre vai aparecer alguém para falar que é mentira, que não foi de forma honesta ou qualquer coisa do gênero. Tô nem aê! Tática da descarga: falou merda, puxa a descarga! Ou… falou besteira… aperta a tecla “F” de você sabe o quê! (rs) – Não é para falar isso para NINGUÉM! Fale internamente!

O comentário mais interessante foi de uma menina que trabalha comigo, ela disse para converter para dólares e completou assim:

“Eu também gosto de investimentos e também quero e também vou ser milionária, mas só quando tiver um milhão de dólares! Então… no meu conceito, você ainda não é!”

Usei isso como incentivo e sabe o motivo? 90/10

É o que Raphael? Que números doidos são esses?

Vou chamar meu amigo e escritor Stephen para que ele mesmo te explique. Em tempo… se você puder ler o livraço “Os sete hábitos da pessoas altamente eficazes”, leia… foi um dos melhores livros que já li nesses 40 anos de vida. Se você trabalha e estuda, sugiro que leia após sua aprovação ou no seu horário de lazer. FOCO NOS ESTUDOS!

“O escritor norte-americano Stephen R. Covey afirma que apenas uma pequena parte dos acontecimentos de nossas vidas depende das circunstâncias. Para ele, somos nós que decidimos o que vai acontecer conosco. Ele batizou esta ideia de ’O princípio do 90/10′. Para explicar, ele usa um exemplo muito simples.

O QUE É O PRINCÍPIO 90/10?

O que acontece é que nunca podemos controlar 10% das coisas que acontecem em nossas vidas. Não podemos evitar que um celular quebre, influenciar o horário do nosso voo, ou controlar o vermelho de um semáforo. Mas podemos controlar a nossa reação a esses eventos.

Os outros 90% são o resultado de nossas reações. O resultado de como nos comportamos em um momento de estresse que não podemos controlar.

VAMOS IMAGINAR A CENA ABAIXO?

QUE MERDA GAROTA! DERRUBOU ESSA MERDA DE CAFÉ NA MINHA ROUPA! QUE INFERNO! JÁ ESTOU ATRASADO PARA O TRABALHO!

Você está tomando café com a sua família. Sua filha sem querer derruba café na sua camisa. Você fica em pé imediatamente e grita com ela, dizendo que ela é uma estabanada. Você fica bravo com a sua esposa porque foi ela que colocou a xícara naquele lugar. Corre para o quarto para mudar de roupa e, ao voltar, vê a sua filha chorando. Ela nem acabou de tomar café e nem preparou a mochila para a escola.

Para completar e como resultado, ela perde o ônibus escolar. Sua esposa sai correndo para o trabalho e você precisa levar a sua filha no seu carro. Como já está ficando tarde, você começa a correr, infringindo algumas leis de trânsito. Ao chegar ao trabalho atrasado, você percebe que esqueceu alguns documentos importantes em casa. Seu dia começou de maneira horrível e continua igual.Você não vê a hora de que acabe logo. Ao voltar para casa, percebe que a sua esposa e a sua filha estão de mau humor. Existe uma enorme tensão no seu relacionamento.

POR QUE SEU DIA FOI RUIM?

  1. Porque a sua filha derramou o café acidentalmente.
  2. Porque a sua filha perdeu O ônibus escolar e você teve que levá-la ao colégio.
  3. Porque havia trânsito e você chegou tarde no trabalho.
  4. Porque você reagiu mal à situação.

Obviamente, a resposta correta é a 4. Com a sua reação, você perdeu o seu dia e a amizade de sua família. Você não podia fazer nada em relação ao café derramado, mas podia ter controlado a sua reação.

MAS TUDO PODERIA TER SIDO TÃO DIFERENTE?

Hahhahaha… Quer me dar banho né filha? Kkkkk… Só que está quente demais isso aqui e seu pai ainda está atrasado para a reunião. Mais cuidado da próxima vez! Eu te amo muito!

O café caiu na sua camisa. Sua filha estava prestes a chorar, mas você diz: “Calma, filha, não tem problema, só tente ter mais cuidado na próxima vez”. Você vai ao quarto, troca de roupa e pega os documentos do trabalho. Volta para a cozinha e vê a sua filha se despedindo pela janela, já dentro do ônibus escolar. Após se despedir da sua esposa, você sai de casa e chega no trabalho mais cedo, com muita energia.

Dois roteiros completamente diferentes, mas que começam iguais. Tudo é uma questão de como reagimos em relação aos acontecimentos da vida. Claro que você pode continuar culpando os outros pelas suas desgraças, ou mesmo reclamar de como a vida é injusta. Mas isso te ajuda a viver melhor?

APRENDA A REAGIR CORRETAMENTE E NÃO ACABE NEM COM O SEU DIA E MUITO MENOS COM A SUA VIDA.

ONDE VOCÊ ACREDITA QUE ESSE COMPORTAMENTO CORROSIVO VAI TE LEVAR?

Se alguém te ultrapassar no trânsito, deixe. Você não precisa competir. E daí se você chegar alguns minutos mais tarde ao trabalho? Lembre-se da regra 90/10 e não se preocupe com os pequenos problemas.

O voo atrasou e isso vai mudar completamente a sua programação. Não se desespere com os funcionários do aeroporto, eles não têm culpa. Use este tempo para ler e estudar. Conheça outros passageiros e aprenda alguma coisa por meio da conversa.

Você não vai perder nada ao aplicar o princípio 90/10. Acredite: você vai se surpreender com os resultados.

Fonte: The 7 Habits of Highly Effective People
Tradução e adaptação Incrível.club

Repito, o livro “Os sete hábitos da pessoas altamente eficazes” é extremamente rico. Não tem tempo para ler, então vou compartilhar algumas alternativas.

OPÇÃO 1 – SEJA UMA PESSOA MELHOR 08:56

OPÇÃO 2 – ILUSTRADAMENTE 09:31

OPÇÃO 3 – EUREKA 08:20

BÔNUS – AUDIO LIVRO 01H 40M – 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES

Por que esse livro é tão importante? Simples! Para derramar… é preciso que seu copo esteja cheio. Para que você seja luz na vida de alguém… é preciso que a luz esteja acesa…

E daí Raphael, E daí???

Amigooooooooo… Amigaaaaaa… Esse livro se colocado em prática vai fazer seu copo TRANSBORDAR de tão cheio e quanto a ser luz… você vai se tornar um HOLOFOTE no último grau de intensidade! :)

Peço desculpas aos meus seguidores do instagram, pois nos Passos de Gigante de hoje, eu iria entrar no assunto RELACIONAMENTOS, mas empolgado com o tema DINHEIRO chegamos numa ferramenta importantíssima não só para concurso público, mas para sua vida!

Dessa forma, iremos abordar relacionamentos de forma breve, bem sucinta e nos Passos de Gigante 104 retornaremos ao tema. Combinado?

“Quando as pessoas relutam em se empenhar num relacionamento amoroso, será que não estão fazendo perguntas que criam dúvidas, como: “E se houver alguém melhor em outro lugar? E seu eu me comprometer agora e acabar perdendo?” Isso vai impedi-las de desfrutar do que já têm.

Se, em vez disso, fizessem as seguintes perguntas:

“Como pude ter tanta sorte em ter você na minha vida?”, “O que mais amo em você?”, “Quanto nossa vida se enriquecerá como resultado do nosso relacionamento?”

Que perguntas você poderia fazer a si mesmo e ao seu companheiro para fazer os dois se sentirem as pessoas mais felizardas do mundo?”(ROBBINS, Anthony, pag. 95. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

A partir daqui, exercício de Provérbios. 29 DE ABRIL, CAPÍTULO 29.

Se você já fez, ok… se não sabe do que estou falando, leia as orientações contidas nos Passos de Gigante 72.

PROVÉRBIOS – CAPÍTULO 29 (Escrito por Salomão, o homem mais sábio do Universo)

Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente.
Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme.
O homem que ama a sabedoria dá alegria a seu pai, mas quem anda com prostitutas dá fim à sua fortuna.
O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína.
Quem adula seu próximo está armando uma rede para os pés dele.
O pecado do homem mau o apanha na sua própria armadilha, mas o justo pode cantar e alegrar-se.
Os justos levam em conta os direitos dos pobres, mas os ímpios nem se importam com isso.
Os zombadores agitam a cidade, mas os sábios a apaziguam.
Se o sábio for ao tribunal contra o insensato, não haverá paz, pois o insensato se enfurecerá e zombará.
Os violentos odeiam os honestos e procuram matar o homem íntegro.

Você domina suas emoções ou é dominado por elas?


O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.
Para o governante que dá ouvidos a mentiras, todos os seus oficiais são ímpios.
O pobre e o opressor têm algo em comum: O Senhor dá vista a ambos.
Se o rei julga os pobres com justiça, seu trono estará sempre seguro.
A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.
Quando os ímpios prosperam, prospera o pecado, mas os justos verão a queda deles.
Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma.
Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!
Meras palavras não bastam para corrigir o escravo; mesmo que entenda, não reagirá bem.
Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele.
Se alguém mima seu escravo desde jovem, no fim terá tristezas.
O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados.
O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.
O cúmplice do ladrão odeia a si mesmo; posto sob juramento, não ousa testemunhar.
Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro.
Muitos desejam os favores do governante, mas é do Senhor que procede a justiça.
Os justos detestam os desonestos, já os ímpios detestam os íntegros”.

Provérbios 29:1-27

E você aê achando que é impossível ser milionário como servidor público! É claro que cada caso é um caso, cada família funciona de um jeito. Com planejamento familiar e financeiro você terá no papel a viabilidade do projeto. Perguntas como o que eu tenho que fazer, para qual concurso será mais fácil realizar o sonho do primeiro milhão, em quanto tempo… quanto terei que investir… etc etc etc.

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma segunda-feira animal para vocês! Como já disse lá em cima, retornaremos ao tema relacionamento no PG104. Façam os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acreditem! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 30/04/19 às 06:25
  • Agora que vique escrevi errado o nome do livro, mas é o mesmo que vc mencionou!
    Renata Bellentani em 30/04/19 às 05:59
  • Que ELE cresça e euzinho aqui diminua! :) O prazer foi meu! Crescer e contribuir, esse é o nosso lema! Pode deixar que conto sobre o casamento sim! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 29/04/19 às 21:56
  • Show do Milhão Renatinha! :) Coincidência ou os astros já estão alinhados para te proporcionar uma vida extraordinária? Estamos JUNTOS! Conte comigo! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 29/04/19 às 21:55
  • QUE INCRIVEL! Semana passada recebi alguns livros, dentre eles... 07 habitos das pessoas mto eficazes... kkkkkkkkkkk eu nao iria incluir a leitura dele agora mass depois desse passo, obviamente ele entra nos momentos de descanso a partir de amanha. Sobre dinheiro ja li Fator de enriquecimento do Paulo Vieira e o Me poupe, da Nathalia Arcuri, ambos mto bons!
    Renata Bellentani em 29/04/19 às 19:57
  • Nossaaa... que dia extraordinário... Estou até agora impactada com nossa conversa, foi incrível falar com você. Rapha você é irradia energia positiva com sua voz, com suas palavras... foi impressionante, indescritível a sensação de falar com essa águiaaaa... Mas incrível ainda é aproveitar todas as ferramentas e técnicas que você disponibiliza GRATUITAMENTE para TODOS que queiram decolar verdadeiramente, basta querer. Mas querer com força, com garra... Rapha, muito obrigada! Gratidão eterna. Estamos juntos, obrigada pelo apoio. Os passos de hoje foi massaaa... Parabéns milionário, que sua vida seja sempre abundante. Obs: Conta mais depois sobre essa casamento interativo, fiquei curiosa.
    Analu em 29/04/19 às 18:49