Artigo

PASSOS DE GIGANTE 102/365


Uma pitadinha do que você vai receber nos Passos de hoje.

Decolaaaaaaaaaa Águia! Bom dia das Galáxias! E aê, ficou mais animado para ser milionário ou milionária como servidor público? Aprendeu o 90/10? Não sabe do que estou falando e está mais perdido que cego em tiroteio, então leia os Passos de Gigante 101.

Para quem já virou essa página… vamos seguir… Bora Boraaaaaa Decolargh!

“Independentemente do que já tivermos realizado, haverá momentos em que vamos nos deparar com obstáculos para o progresso pessoal e profissional. A pergunta não é se você ter problemas ou não, mas como vai enfrentá-los quando chegarem. Use esta lista de perguntas para mudar seu estado mental e se abrir a soluções:

PERGUNTAS SOLUCIONADORAS DE PROBLEMAS

  1. O que há de bom nesse problema?
  2. O que ainda não está perfeito?
  3. O que estou disposto a fazer para deixar a situação do jeito que quero?
  4. O que estou disposto a deixar de fazer para deixá-la do jeito que quero?
  5. Como posso desfrutar do processo enquanto faço o que é necessário para deixá-la do jeito que eu quero? (ROBBINS, Anthony, pag. 120. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016). (grifo nosso).

E aê, águia, está disposto a fazer o exercício agora e sem perder tempo? Então vai lá nos comentários e responde, simples assim!

Pronto, fez a sua parte, show! Então vamos continuar…

Vou colocar minhas respostas em dois cenários, o primeiro como concurseiro e depois como escritor.

  • O que há de bom no desafio de se tornar auditor fiscal?

Pensar em tudo que irei conquistar me faz muito feliz. O salário é bem alto, ficarei perto da minha família, ficarei no RJ, serei reconhecido como um ótimo profissional e será uma das maiores vitórias da minha vida. Viajarei o mundo, conhecerei bons restaurantes, aprenderei novos idiomas, ajudarei meus pais… Tornar-me auditor fiscal irá abrir inúmeras portas… infinitas…

  • O que ainda não está perfeito?

Eu preciso de um plano de ação, sem isso não tem nem como começar. Vou começar pela ferramenta 5W2H. (Link texto ou Link vídeo – opção 1 / opção 2)

  • O que estou disposto a fazer para deixar a situação do jeito que quero?

Trancar o Playstation 4 no armário e engolir a chave… (rs). Brincadeira… minha mãe ficou com ela.

Estudar como eu nunca estudei em toda a minha vida.

Imitar/modelar pessoas de sucesso. Ouvir pessoas que tem o mesmo sonho que eu.

Ter um controle do meu progresso e vibrar/celebrar na alegria (atingi a meta) ou na tristeza (aprender com os erros).

Namorar apenas nas noites de sábado (18h-22h) e estudar pelo menos 3 horas aos domingos… para só depois disso usufruir do dia como prêmio.

  • O que estou disposto a deixar de fazer para deixá-la do jeito que quero?

Jogar playstation, jogar qualquer jogo que consuma meu precioso tempo.

Jogar futebol na rua.

Perder meu tempo com televisão, seja qualquer tipo de noticiário ou qualquer seriado. Depois da aprovação, poderei tirar o atraso.

Acordar tarde (tarde no meu caso é algo entre 6h e 8h).

Curtir a jornada é essencial para sua durabilidade.
  • Como posso desfrutar do processo enquanto faço o que é necessário para deixá-la do jeito que eu quero?

Celebrando vitórias todos os dias.

Criando um mundo incrível, um mundo fantástico e só meu. Nesse mundo eu sou um herói e sou invencível. No caso do concurso da RFB (Receita Federal do Brasil), a expectativa é que o concurso tivessem 300 questões em 3 (provas). A fantasia que eu criei foi a de Esparta. Meu nome era Leônidas Lacerda, líder dos espartanos e nós iríamos ANIQUILAR as 300 questões.

Lembre-se do que já disse em outros Passos de Gigante: TESTE-SE! Use seu corpo e sua mente como um laboratório, seja o alquimista do seu sucesso.

Vamos para a vida de escritor, até para você entender como eu tenho conseguido fazer o que eu faço diariamente para vocês.

  • O que há de bom nesse problema?

A possibilidade de impactar a educação no Brasil, de fazer qualquer pessoa decolar para atingir/realizar os seus sonhos, de não só ser aprovada em concurso público, mas de ter a sua vida transformada.

  • O que ainda não está perfeito?

A forma como eu poderia escalar esse conhecimento do público do estratégia, para uma escola pequena, média, grande… depois para todo um Município… Estado… Nação Brasileira.

  • O que estou disposto a fazer para deixar a situação do jeito que quero?

Manter DEUS em primeiro lugar, usá-lo como meu refúgio e fortaleza, questioná-lo diariamente da seguinte forma:

” – DEUS, o que eu preciso fazer para impactar a educação no Brasil?”

Estou disposto a ser usado como ferramenta por DEUS da seguinte forma:

” – DEUS, sonda a minha vida e usa-me…”

Vou continuar acordando cedo (entre 3h e 5h no máximo) e continuar dormindo cedo (até 23h…) Isso se chama consistência e ampliação do horário nobre (no meu caso, manhã)

Estou disposto a estudar cada vez mais, aumentar a quantidade de livros lidos, filmes vistos, documentários, e, principalmente, conhecer pessoas que estejam envolvidas com mesmo propósito.

  • O que estou disposto a deixar de fazer para deixá-la do jeito que quero?

Jogar Clash of Clans. Hoje minha única distração, mas preciso ter um tempo para um hobby… equilíbrio na jornada é fundamental.

Ficar além do necessário no instagram. Você estava achando que eu não procrastinava? Quem nunca? (rs)

Essa é a pergunta mais desafiadora para mim, pois já deixei de fazer muitas coisas (rs).

  • Como posso desfrutar do processo enquanto faço o que é necessário para deixá-la do jeito que eu quero?

Uau! Já estou desfrutando! Sou feliz e grato a DEUS por estar sendo usado como ferramentas nas mãos DELE! Ouvir as histórias do aprovados e muito além disso… a transformação na vida de cada um deles, isso me faz um bem, mas tão bem que automaticamente dois gatilhos mentais são disparados:

Primeiro, que ELE cresça e euzinho aqui diminua.

Segundo, ainda nem começou e olha só quantas vidas já estão sendo transformadas com os Passos de Gigantes! Esse é o alimento que me faz manter a rotina de acordar bem cedo e entregar conteúdo para gerar valor na vida de milhões de pessoas.

Entenderam? Fizeram a parte de vocês?

Se vai doer ou não vai doer, não interessa… você tem que fazer… do contrário o que você está fazendo aqui? Esse conteúdo é para dar Passos de Gigante… Estamos jogando um jogo de gente grande… Gigantes… e você só terá lugar nesse time das galáxias se você fizer a sua parte.

“Árvore que enverga, o vento não qubra”. – Provérbio africano.

Alguns colegas, amigos e familiares falam que a minha resiliência é um dos meus atributos mais fortes. Tendo em vista que o conceito de frágil e antifrágil está na modinha do empreendorismo, então vou adaptar para concurso. Entenda que você pode usar esse conceito de ANTIFRAGILIDADE para diversas áreas. Use e Abuse dele! :)

Entenda a mente dos Titãs (Esses estão além dos Gigantes)

Esse conceito de “antifragilidade” foi cunhado pelo autor Nicolas Taleb. Nas palavras do autor, aquilo que é frágil quebra. (Ooooooooooh – rs). Agora… é que vem o pulo do gato…

Tem algo robusto que sofre impacto (de qualquer tipo: soco, críticas, palavrões, desaforos, reprovações em concursos, falta de apoio da pessoa que você ama) e mantém a sua forma inalterada. Um material robusto não se deforma com o impacto.

Por outro lado, esse material não fica melhor com o impacto… ele, simplesmente, não se deforma…

Nesse contexto, Taleb introduz o conceito de antifragilidade, pois é algo que quanto mais bate, melhor fica! Tem noção?

Imagine só que loucura! Alguém te xinga e você fica ainda mais forte…

Você recebe uma crítica e fica ainda mais forte…

Você não recebe o apoio da sua família e fica muito… muito mais forte…

Você é reprovado num concurso, você observa o que errou e fica mais e mais forte, pois entende que NUNCA MAIS vai errar aquilo novamente…

PORRAAAAAAAAAAA! PQP PONTE QUE PARTIU! VTC – VAI TOMATE CRU! BARALHOOOOOOOO! QUE FLÓRIDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

EU SOU ANTIFRÁGIL!

Só rindo muito!

Alguém lembra do Professor de Tributário Alexandre Lugon dizendo de forma arrogante (as atitudes dele e não o caráter):

” – Primeiro você passa para fiscal , para depois saber o que um fiscal faz no seu dia a dia de trabalho” – Passos de Gigante 93

O professor Lugon estava sendo pago para dar aula de tributário. Tudo o que ele poderia ter feito era responder uma simples pergunta. Ele não respondeu, foi grosso (para não falar numa atitude babaca). Anos depois dá uma aula de graça sobre o mesmo questionamento que eu fiz lá na Companhia dos Módulos.

TE AMO LUGON! Isso prova que as pessoas mudam, então julguemos apenas as atitudes… hein! ;) Eu falo isso o tempo todo para vocês e do fundo do meu coração… isso não é ironia.

Já o meu pai cagou para as minhas convicções e disse:

” – Não vou sustentar vagabundo nessa casa, você não vai ver um centavo do meu dinheiro. Quando as suas economias acabarem, você está liquidado. Dinheiro não dura para sempre!”

Papai! EU TE AMOOOOOOO! Sou feliz e grato pela vida do Alexandre Lugon e do meu pai amado, pois eles contribuíram para fortalecer minha antifragilidade. Uau! Uau! Uau!

Máquinas são frágeis. Uma vez criada… quanto mais usa… piora… Olha o conceito da depreciação na contabilidade dando as caras aqui nos Passos de Gigante. :)

Humanos, organismos vivos são antifrágeis. Quanto mais a gente se machuca, desde que isso não tire a sua vida (Passos de Gigante 100), mais erros comete… MELHOR… MUITO MELHOR FICA DEPOIS! :)

Depois de ler o livro, eu percebi que, empiricamente, essa tal de antifragilidade estava presente em mim.

Ah! Raphael, para tudo?

Nãooooooooooooooooooooooooooooooooooo!

Quando minha esposa me critica eu tenho uma tendência a ficar chateado, mas isso está mudando demais… demais mesmo… eu tenho que rir para dentro, pois se eu rir para fora… eu corro o risco de ficar sem os dentes! (rsrsrs).

PORRA! RIR! WHAT THE FUCK!!!

Rir, pois eu lembro o tempo todo que EU SOU ANTIFRÁGIL POR NATUREZA!

Olha aê um baita conceito “novo” para você forjar na sua vida!

Ah! Raphael, quem mais você conhece que faz isso?

Monstro! Gigante! Titã! Dispensa comentários!

Você está preparado? Então… apresento-vos o meu amigaço das galáxias: Cristiano Ronaldo, vulgo CR7.

Prove!!!

Observe que, em regra, quando ele é vaiado! Uuuuuuuuuuuuuu! Ele vai lá e marca Gooooooooooooooooooool! É surreal! Sabe o porquê? Simples! Ele se condicionou a receber vaia e crescer. Ele se condicionou a ser antifrágil.

NATURALMENTE VOCÊ É ANTIFRÁGIL!

Talvez, essa característica tem sido despertada em meu organismo depois das 4 mortes que já sofri na vida… Já contei do afogamento, da bicicleta, do suicídio e só falta contar da queda da escada quando criança.

Ah! Raphael! Eu não consigo esse trem não… cê é louco mano! Hahahaha… nem morto eu consigo isso… não tenho sangue de barata!

SE LIGA!

Tudo o que você tem hoje é pelo que você sabe. Tudo aquilo que você não tem é pelo que você não sabe, pois se soubesse… já teria…

Já imaginou quantas coisas você já teria conquistado na sua vida se soubesse desse conceito de antifragilidade na adolescência e viesse treinando desde aquela época?

Você é um ser humano! Claro! Tem sentimentos? Claro! Mas você pode se gerenciar como algo antifrágil, como algo robusto, como algo que fica cada vez melhor a cada crítica/pancada que a vida te dá! Combinado?

É uma decisão de GIGANTE! ESTAMOS JUNTOS? AD ASTRA ET ULTRA!

AI… AI… AI… o mês de abril acabou… hoje é o último dia… só que o livro de Provérbios vai até o capítulo 31… Advinha o que você vai fazer? Ora … ler dois capítulos hoje… simples assim… Eu já falado isso nas instruções dos Passos de Gigante 72.

A partir daqui, exercício de Provérbios. 30 DE ABRIL, CAPÍTULOS 30 e 31. Se você já fez, ok… se não sabe do que estou falando, leia as orientações contidas nos Passos de Gigante 72.

PROVÉRBIOS – CAPÍTULO 30 (Escrito por Salomão, o homem mais sábio do Universo)

“Ditados de Agur, filho de Jaque; oráculo: Este homem declarou a Itiel; a Itiel e a Ucal:
“Sou o mais tolo dos homens; não tenho o entendimento de um ser humano.
Não aprendi sabedoria, nem tenho conhecimento do Santo.
Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe!
“Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.
Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso.
“Duas coisas peço que me dês antes que eu morra:
Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário.
Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.
Não fale mal do servo ao seu senhor; do contrário, o servo o amaldiçoará, e você levará a culpa.
“Existem os que amaldiçoam seu pai e não abençoam sua mãe;
os que são puros aos seus próprios olhos e que ainda não foram purificados da sua impureza;
os que têm olhos altivos e olhar desdenhoso;
pessoas cujos dentes são espadas e cujas mandíbulas estão armadas de facas para devorarem os necessitados desta terra e os pobres da humanidade.
“Duas filhas tem a sanguessuga. ‘Dê! Dê! ’, gritam elas. “Há três coisas que nunca estão satisfeitas, quatro que nunca dizem: ‘É o bastante! ’:
O Sheol, o ventre estéril, a terra, que nunca se dessedenta, e o fogo, que nunca diz: ‘É o bastante! ’
“Os olhos de quem zomba do pai, e, zombando, nega obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes do abutre.
“Há três coisas misteriosas demais para mim, quatro que não consigo entender:
O caminho do abutre no céu, o caminho da serpente sobre a rocha, o caminho do navio em alto mar, e o caminho do homem com uma moça.
“Este é o caminho da adúltera: Ela come e limpa a boca, e diz: ‘Não fiz nada de errado’.
Três coisas fazem tremer a terra, e quatro ela não pode suportar:
O escravo que se torna rei, o insensato farto de comida,
a mulher desprezada que por fim se casa, e a escrava que toma o lugar de sua senhora.
Quatro seres da terra são pequenos, e, no entanto, muito sábios:
As formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão;
os coelhos, criaturas sem nenhum poder, contudo, habitam nos penhascos;
os gafanhotos, que não têm rei, contudo, avançam juntos em fileiras;
a lagartixa, que se pode apanhar com as mãos, contudo, encontra-se nos palácios dos reis.
Há três seres de andar elegante, quatro que se movem com passo garboso:
O leão, que é poderoso entre os animais e não foge de ninguém;
o galo de andar altivo; o bode; e o rei à frente do seu exército.

Tape a boca com a mão e não fale bobagens!


“Se você agiu como tolo e exaltou-se a si mesmo, ou se planejou o mal, tape a boca com a mão!
Pois assim como bater o leite produz manteiga, e assim como torcer o nariz produz sangue, também suscitar a raiva produz contenda”.

Provérbios 30:1-33

PROVÉRBIOS – CAPÍTULO 31 (Escrito por Salomão, o homem mais sábio do Universo)

“Ditados do rei Lemuel; uma exortação que sua mãe lhe fez:
“Ó meu filho, filho do meu ventre, filho de meus votos,
não gaste sua força com mulheres, seu vigor com aquelas que destroem reis.
“Não convém aos reis, ó Lemuel; não convém aos reis beber vinho, não convém aos governantes desejar bebida fermentada,
para não suceder que bebam e se esqueçam do que a lei determina, e deixem de fazer justiça aos oprimidos.
Dê bebida fermentada aos que estão prestes a morrer, vinho aos que estão angustiados;
para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e não mais se lembrem da sua infelicidade.
Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados.
Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”.
Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.
Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.
Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.
Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.
Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões.
Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.
Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.
Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos.
Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite.
Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca.
Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.
Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos.
Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.
Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra.
Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes.
Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro.
Fala com sabedoria e ensina com amor.
Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.
Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:
Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”.
A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.
Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade”.

Provérbios 31:1-31

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI :)

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma terça-feira forjando AGORA a antifragilidade! Façam os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acreditem! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Tudo que eu precisava HOJE era desse texto, depois de tomar lenha no simulado da SEFAZ-DF de ontem! Cada vez mais aprendendo com o seus passos de gigante, meu xará. Fui a uma palestra do Paulo Vieira agora dia 09/10/19, aqui em Brasilia, que o governo do GDF bancou para os servidores. Parece que foi um resumo de tudo que estou vendo até agora em seus passos de Gigante. Me arrepiei do começo ao fim, e só tenho a agradecer a DEUS pela sua vida professor. Minha vontade é de ler, 2, 3 passos por dia para poder colocá-los em dia, porém acho q absorveria menos cada exercício prosposto por você! Simplesmente Obrigado xará! Você está no meu churrasco de posse!! AD ASTRA, ET ULTRA!
    Rafael Zordan em 13/10/19 às 08:13
  • Vitor, Parabéns pela execução do exercício! Você deixá-lo ainda mais PODEROSO se você especificar, detalhar mesmo, tudo aquilo que te ajuda e que te atrapalha. Essa identificação é importante para deixar claro para o seu estado mental QUEM ou o QUE você está enfrentando! Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeee! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 01/05/19 às 18:26
  • O que há de bom nesse problema? aprender a se reconstruir diante as dificuldades, lembrar do que realmente é importante para conquistar os objetivos. O que ainda não está perfeito? melhorar cada vez mais, por em prática atitudes que eu realizava e que por algum motivo deixei de realizar. O que estou disposto a fazer para deixar a situação do jeito que quero? tudo! mudar minhas atitudes, descobrir como melhora-las dia após dia. O que estou disposto a deixar de fazer para deixá-la do jeito que quero?deixar de fazer as coisas que estava fazendo e que não estão dando certo. Como posso desfrutar do processo enquanto faço o que é necessário para deixá-la do jeito que eu quero? as coisas boas vão acontecer, as atitudes e os valores gerados por elas serão frutos dessas atitudes, as conquistas, os sonhos, essas serão os frutos.
    Vitor Guterres em 01/05/19 às 15:10
  • Uau! Parabéns Mary! Baita AÇÃO! Estamos JUNTOS misturados DEUS grudado! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 01/05/19 às 03:23
  • O que há de bom nesse problema? Eu vou crescer enquanto ser humano pois terei que superar as dificuldades que aparecerem. O que ainda não está perfeito? Não estou no cargo que quero, preciso melhorar meu relacionamento, ajudo minha família mas não da forma que quero e eles precisam, não viajo como gostaria, não contribuo para a sociedade da forma que deveria. O que estou disposto a fazer para deixar a situação do jeito que quero? manter-me focada nos estudos, dizendo "não" para tudo que me distancia disso, buscar ser melhor na forma de me relacionar, organizar-me financeiramente, manter os projetos de voluntariado, mas aumentando a frequencia. O que estou disposto a deixar de fazer para deixá-la do jeito que quero? ME LIBERAR DO VÍCIO DO WHATSAPP e de ficar ociosa. Como posso desfrutar do processo enquanto faço o que é necessário para deixá-la do jeito que eu quero? Agradecer pelo que já conquistei, ajudar minha família com o que posso no momento
    Mary em 30/04/19 às 16:56
  • Fala Rafael, já te acompanho há um tempo, infelizmente to atrasado nos Passos de Gigante (rsrs). Quando vi um vídeo teu pela primeira vez, há 1 ano, te achei bem malucão. Assim pensei - esse cara estudou tanto que ficou pirado. Mal sabia o sufoco que é estudar com edital aberto, com pressão familiar, com tempo apertado para o estudo. Mas aí, lendo esses Passos, percebo que estudar nas minhas condições é possível. Então respiro fundo e volto ao que posso estudar diariamente. Obrigado pelos textos e saúde aos seus bebês.
    Estudante Vitalício em 30/04/19 às 10:14
  • OBRIGADA! Tem uma musiquinha linda para agente ouvir com essa mensagem de hoje, que traz uma sensação de paz e felicidade. "... felicidade real... ela mora no caminho e não no final". Kell Smith - ERA UMA VEZ. Vamos decolar sim Rapha!! Abração!!!
    Analu em 30/04/19 às 09:29