0

Carta aos Assinantes do Estratégia Concursos – 033

Confira, em nossa trigésima terceira carta aos assinantes, a nossa programação semanal, as novidades do nosso Sistema de Questões e as principais movimentações de concursos.

Olá, pessoal. Tudo bem?

Aqui é o Prof. Diego Cerqueira, em nossa trigésima terceira Carta aos Assinantes do Estratégia Concursos.

Como estão os estudos? Espero que estejam animados nessa caminhada rumo à aprovação no tão sonhado concurso!

Foi divulgado na última sexta-feira, dia 11 de junho, o resultado final da prova objetiva e o provisório da prova discursiva do concurso da Polícia Federal. Gostaria de iniciar essa carta parabenizando os alunos do Estratégia pelo resultado obtido nesse certame.

Os 3 primeiros lugares nos cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista são todos alunos da coruja! Esse resultado é fruto de todo o foco e dedicação de vocês nessa caminhada. O momento de vocês chegou! E ficamos muito felizes em saber que fizemos parte dessa jornada!

Agora, quero destacar os principais eventos que estão programados para a semana.

Vamos conferir?

Programação Semanal – Carta aos Assinantes

1. SIMULADOS

  • 2º Simulado do SQ para SEFAZ CE (Auditor Fiscal) – 19 de junho (Participe)
  • 1º Simulado de Reta Final DPE BA – Defensor – 19 de junho (Participe)

2. SEMANAS ESPECIAIS

3. ESTRATÉGIA CONCURSOS – Webinários

  • Concurso PM GO: Saiba tudo sobre o próximo certame – 14 de junho (Defina o Lembrete)
  • Monitoria SEFAZ CE – 14 de junho (Defina o Lembrete)
  • Concurso Banco do Brasil: Edital cada vez mais próximo! – 14 de junho (Defina o Lembrete)
  • Concursos de TI: As melhores oportunidades de 2021! – 15 de junho (Defina o Lembrete)
  • Concursos de Tribunais de Contas: Onde apostar as fichas? – 15 de junho (Defina o Lembrete)
  • Concurso PCDF: Lições aprendidas nas provas da PF e da PRF – 16 de junho (Defina o Lembrete)
  • Concurso MP AM: Saiba tudo sobre o próximo certame – 16 de junho (Defina o Lembrete)
  • Intensivo PEFOCE: Odontologia Legal – 16 de junho (Defina o Lembrete)
  • Concurso ISS Belo Horizonte: Passo Estratégico de Revisão – 17 de junho (Defina o Lembrete)
  • Concursos Fiscais: Como sair do ciclo básico de estudos – 17 de junho (Defina o Lembrete)
  • Concurso CGDF: Plano de Estudos Saindo do Zero – 18 de junho (Defina o Lembrete)
  • Concurso TJ RJ: Como se preparar para enfrentar o Cebraspe! – 19 de junho (Defina o Lembrete)

4. ESTRATÉGIA Carreira Jurídica – Webinários

  • Concurso MPMG Promotor: Direitos Coletivos, Direito Penal e o Pacote Anticrime na Atuação do Parquet em Improbidade Administrativa – 14 de junho (Defina o Lembrete)
  • Concurso BACEN Procurador – Conheça a Carreira e Se Prepare para o Edital – 15 de junho (Defina o Lembrete)

Sistema de Questões do Estratégia – Carta aos Assinantes

Na semana passada, foram divulgados Guias de Estudos para os concursos SEFAZ CE e SEFAZ ES. Os Guias são artigos postados no site do Estratégia Concursos com links para Cadernos de Questões por Matéria, customizados de acordo com o conteúdo programático de cada edital. É uma ferramenta perfeita para resolução de questões de maneira direcionada, com foco no perfil da banca, para que você otimize seus estudos e tenha o melhor resultado.

Acesse abaixo os guias e turbine a sua preparação.

Outra novidade lançada na última semana foi o e-book 100 questões de Português mais difíceis da FGV. Esse material gratuito é ideal para os alunos que estão se preparando para concursos como SEFAZ ES, TCE AM e PC RN.

Acesse o link abaixo para receber o e-book e elevar seus estudos a outro patamar.

E-BOOK 100 QUESTÕES MAIS DIFÍCEIS FGV (PORTUGUÊS)

Retomando o foco no concurso Sefaz CE, foram lançados ainda dois e-books que estão disponíveis gratuitamente na Área do Candidato SEFAZ CE, criada pelo Estratégia para compartilhar materiais para revisão. Um deles concentra as 50 questões mais difíceis do Cebraspe de Direito Tributário, enquanto o outro traz questões inéditas sobre a Lei de Mediação.

Acesse o link abaixo para baixar esses e-books gratuitamente.

E-BOOKS SEFAZ CE

Por fim, no próximo sábado, dia 19 de junho, será realizado o 2º Simulado do SQ para Auditor Fiscal da SEFAZ CE. O simulado vai iniciar às 8:30 e terá duração de 4 horas e 30 minutos. Serão 160 questões inéditas no modelo certo/errado distribuídas por disciplinas da seguinte maneira:

DisciplinaQtde de Questões
Administração Pública8
Ética, Sociologia do Direito e Educação Fiscal6
Finanças Públicas8
Informática8
Matemática e Raciocínio Lógico7
Legislação Tributária (Nível I)15
Economia 8
Administração Geral7
AFO8
Auditoria Fiscal15
Contabilidade Geral8
Contabilidade de Custos4
Direito Empresarial5
Direito Tributário10
Direito Civil2
Direito Administrativo (Noções)5
Direito Constitucional (Noções)5
Estatística4
Legislação Tributária Estadual (Nível II)20
Orçamento Público7

O Simulado será realizado pela plataforma do Sistema de Questões do Estratégia e estará disponível para todos os usuários (assinantes ou não).

Acesse o link abaixo e cadastre-se para participar.

2º SIMULADO SEFAZ CE – AUDITOR FISCAL

Agora, vamos ver as principais movimentações de concursos da última semana?

  • Sefaz MG: A Comissão de Finanças (COFIN) da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais (Sefaz MG) concordou em legitimar a necessidade de realização de um novo concurso, com vagas para as áreas de TI, Auditoria e Tributação. O pedido inicial abrangia 400 vagas, no entanto, foram aprovadas apenas 317. Agora, para que o certame ocorra, será necessário uma adequação às regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em nota, a Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais (AFFEMG) defendeu a realização de concurso, uma vez que existe um déficit de 30% no quadro de pessoal.
  • ISS BH: Foi definida nesta semana a melhor proposta na disputa de lances para a escolha da banca do concurso ISS BH. De acordo com o lote da licitação, a empresa RBO Serviços Públicos e Projetos Municipais se classificou em 1° lugar, e pode ser definida nos próximos dias como a empresa responsável pelo certame. Entretanto, para que possa ser oficialmente definida como organizadora, a empresa ainda terá sua documentação analisada. Em relação ao edital, a expectativa é que o documento seja publicado entre outubro e novembro deste ano.
  • Previc: E as boas notícias não param por aí. Um novo concurso público para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar poderá ser realizado em 2022. Isso porque, o órgão encaminhou um pedido de autorização ao Ministério da Economia. A expectativa é receber aprovação para que 186 vagas sejam contempladas, sendo 45 para quem possui ensino médio e 141 para nível superior. As remunerações iniciais são de até R$ 5.901,37.
  • PF: Foram divulgados os resultados finais da prova objetiva e o provisório da discursiva do concurso PF! Vale lembrar que, em meio à polêmicas, ações judiciais e decisão por votação virtual de ministros do STF, a etapa foi realizada no dia 23 de maio. Com isso, os candidatos podem solicitar a interposição de recurso contra o resultado provisório da prova discursiva entre os dias 14 e 15 de junho de 2021 (horário oficial de Brasília/DF), no site da banca organizadora, o Cebraspe, das 10h às 18h. De acordo com o calendário, o edital com o resultado final da discursiva e com a convocação para o exame de aptidão física será publicado em 29 de junho. Em relação à aplicação do TAF, a etapa deve ocorrer nos dias 03 e 04 de julho. Entretanto, é importante ressaltar que tais datas podem sofrer alterações.
  • PM MG: Foi publicado o edital do concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais (PM MG). Conforme o documento, são ofertadas 1.653 vagas para o Curso de Formação de Soldados, sendo 1.484 para o sexo masculino e 169 para o sexo feminino, com exigência de nível superior. Os interessados em participar da seleção devem realizar as inscrições no período de 14 de junho a 14 de julho de 2021, no site da própria instituição policial, ao custo de R$ 92,62. A aplicação da prova objetiva é aguardada para o dia 15 de agosto. Além desta, a Polícia Militar de Minas Gerais deve divulgar, nos próximos dias, outros editais de concurso. Isso porque, conforme anunciado pelo comandante da PM MG, cel. Rodrigo Sousa Rodrigues, foram autorizadas 1.800 vagas de níveis médio/técnico e superior. Com a publicação da seleção para Soldado, ainda devem sair editais para Oficiais com 120 vagas, para Médicos em diversas especialidades com 30 vagas, além da convocação de 84 especialistas de áreas como saúde, armeiros e outros cargos de formação técnica.
  • PC DF: Foi publicado o tão aguardado aviso de retomada das provas da Polícia Civil do Distrito Federal! De acordo com o documento, a etapa será aplicada nos dias 21 de agosto (Escrivão) e 22 de agosto (Agente de Polícia). Os locais de avaliações para ambos serão informados, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e no site da banca organizadora (Cebraspe), na data provável de 13 de agosto, assim como todas as medidas de prevenção sanitária contra a Covid-19. O concurso da Polícia Civil do Distrito Federal oferta o total de 2.100 vagas. Destas, 1.800 são para Agente (600+CR) e 300 para Escrivão. A aplicação da etapa era aguardada desde 2020, quando foi anunciada a primeira suspensão. Remarcado para abril, o exame foi novamente suspenso.
  • Bombeiros ES: O edital do concurso Bombeiros ES para soldados será publicado no final deste mês ou em julho. A informação foi dada em transmissão nas redes sociais da corporação, pelo presidente da comissão organizadora, Benício Ferrari Júnior. Ao ser questionado sobre o processo de escolha da banca organizadora, o presidente da comissão revelou que existem duas possibilidades: Cebraspe ou via Enem. Referente ao Curso de Formação, é possível que tenha início em março de 2022. Lembrando que já havia sido revelado ao jornalismo do Estratégia Concursos que o novo edital, que já está autorizado, vai oferta de 80 vagas para Praças (Soldado), de nível médio. Além disso, a fonte ouvida revelou que as provas serão realizadas ainda este ano.
  • Bombeiros MG: O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou, durante entrevista à Rádio Itatiaia, que um novo concurso Bombeiros MG é previsto para 2021. A expectativa é que a seleção ocorra em cerca de três a quatro meses. Tudo indica que o novo concurso seja para voltado ao cargo de Soldado (Praças), que já está autorizado desde janeiro de 2020. Segundo a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, o órgão foi pego de surpresa com o anúncio do governador. Isso porque, por questões orçamentárias, um novo concurso não era cogitado no momento. Por conta disso, o quantitativo de vagas ainda não está definido, tão pouco datas exatas do cronograma. O jornalismo do Estratégia Concursos segue em contato com os envolvidos a fim de obter novidades.
  • Polícia Penal MG: Foi iniciada a licitação que visa a escolha da banca organizadora do concurso Polícia Penal MG. No total, dois processos estão sendo realizados, sendo um para definir a empresa responsável pela 1ª etapa e outro para organizar a 2ª etapa. Conforme lances disponíveis no Portal de Compras de Minas Gerais, seis instituições entraram, inicialmente, na disputa, contudo não foram revelados os nomes de todas as participantes. Até o momento, o Instituto Selecon apresentou a melhor proposta pela 1ª fase. Já para a 2ª etapa, destinada ao curso de formação, o Instituto AOCP levou a melhor. Agora, as bancas devem encaminhar os documentos faltantes. A expectativa é que os vencedores sejam anunciados nos próximos dias, tendo em vista que o processo de licitação será retomado no dia 14 de junho. Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Rogério Greco, a expectativa é que o edital de abertura seja publicado até o início de julho.
  • Delegado PC PB: O governador da Paraíba, João Azevêdo, divulgou em suas redes sociais que a banca organizadora do próximo concurso Delegado PB deve ser definida nos próximos 15 dias. O edital está previsto para sair no início do segundo semestre entre julho e agosto. O concurso ofertará 120 vagas para o cargo de Delegado. Para concorrer ao cargo o candidato deverá comprovar formação em Direito, possui CNH na categoria “B” e ter idade mínima de 18 anos. O valor médio da remuneração dos Delegado da PC-PB é de R$ 12.184,73. No topo da carreira, o valor pode chegar a R$ 26 mil brutos
  • TJ SP: De acordo com dados do mês de abril, o TJ SP possui 6.074 cargos vagos de Escrevente Técnico Judiciário. Do total de 12.503 postos em aberto no Judiciário de São Paulo, quase metade é para Escrevente. Por causa desse alto número, aprovados no último concurso entraram com mandado de segurança por causa do encerramento do prazo da seleção. A liminar foi julgada e derrubada, abrindo assim a possibilidade de um novo edital ser deflagrado no Tribunal. O órgão já havia confirmado que estuda a realização de concurso para Escrevente Técnico Judiciário, cargo que exige certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio. A remuneração básica da carreira é de R$ 4.981,71, para uma carga horária de 40 horas semanais. A este valor se somam uma séria de benefícios que fazem com que o salário total inicial passe dos R$ 6 mil.
  • PGE PB Procurador: A Procuradoria Geral do Estado da Paraíba divulgou o edital do seu novo concurso na quarta-feira, 09 de junho de 2021. São ofertadas 12 vagas imediatas para Procurador.  O Cebraspe é a banca organizadora e as inscrições estarão abertas no dia 16 de junho, seguindo até o dia15 de julho. Para participar é preciso pagar uma taxa de R$280.  As provas ocorrerão em 05 de setembro e o cargo exige graduação em Direito e registro na OAB. Conta também com remuneração inicial de R$ 15.765,06
  • CORE AL: O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Alagoas divulgou a publicação do edital para o concurso Core AL.A banca organizadora, a RHS Consult, disponibilizou o edital com a oferta de 4 vagas para os cargos de fiscal, auxiliar administrativo e contador. As inscrições podem ser realizadas a partir de 14 de junho e seguirão até 21 de julho, com taxas de R$55,00 e R$65,00. Com exceção do cargo de contador, que exige nível superior de escolaridade, os demais cargos trazidos no edital exigem apenas formação de nível médio. As provas estão previstas para 29 de agosto.
  • CRF MA: O Conselho Regional de Farmácia do Maranhão divulgou o edital do concurso CRF MA! São 4 vagas imediatas e 36 de cadastro reserva para os cargos de Farmacêutico Fiscal, de nível superior e Assistente Administrativo, de nível médio. Sob organização do Instituto Quadrix, o concurso abriu inscrições em 08 de junho, e seguirá até 12 de julho. As taxas variam de acordo com o cargo, sendo R$63,00 e R$70,00. Vale reforçar que as provas ocorrerão na data provável de 15 de agosto.
  • CRO GO: Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 08 de junho, o extrato do contrato que oficializa o Quadrix como banca organizadora do concurso CRO GO. O próximo certame ofertará vagas para o cargo de Advogado. Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de Direito emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e o cargo conta com remuneração inicial de R$ 7.716,00.
  • MP RS: As inscrições do concurso do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul estão prorrogadas até o dia 17/06/2021. As taxas foram fixadas em R$ 100,00 e R$ 150,00 e devem ser pagas até o dia 18/05. Já as provas estão marcadas para o dia 18 de julho de 2021. São ofertadas vagas para cadastro de reserva aos cargos de Técnico e Analista, com salários iniciais de R$ 3.860,28 e R$ 7.235,93. Para Analista, exige-se diploma ou certificado de conclusão de curso superior em Direito e para Técnico do Ministério Público, exige-se certificado de conclusão do ensino médio e/ou, se for o caso, habilitação específica relacionada com a especialidade.
  • MP GO Procurador: O Ministério Público do Estado de Goiás divulgou a composição da comissão organizadora do novo concurso MP GO Promotor. Vale lembrar que o Procurador-Geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, tinha publicado um ato no Diário Oficial do Ministério Público do estado que determinava a abertura com a oferta de 39 vagas para o cargo de Promotor Substituto. Para o cargo, é necessário ter concluído o curso de bacharelado em Direito e comprovação de, no mínimo, três anos de atividade jurídica.
  • Magistratura SP: O Conselho Superior do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo realizou no dia 09 sessão administrativa para escolher os desembargadores das comissões de direito privado, público e criminal. Vale lembrar que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ SP) renovou o contrato com a Fundação Vunesp, que deve organizar as próximas seleções do órgão. O vínculo entre as instituições foi prolongado por mais 12 meses, começando em 31 de maio de 21 e será válido até 30 de maio de 2022. O concurso TJ SP Juiz é um dos mais prestigiados e concorridos concursos do país. Com quase 200 anos de história, a seleção atrai cerca de 30 mil inscritos a cada edição. Para concorrer ao cargo no TJ SP, além de ser bacharel em Direito, o candidato deverá comprovar, até a inscrição definitiva (3ª etapa), o exercício de atividade jurídica por pelo menos três anos, após a colação de grau. A remuneração inicial ofertada é de R$ 28.883,97.

Desejo a todos uma excelente semana de estudos!

Abraços,

Prof. Diego Cerqueira

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *