Concurso PM MG: AUTORIZADO com 160 vagas para oficiais
Carreiras Policiais

Concurso PM MG: provas do CFO estão SUSPENSAS; são 160 vagas

Foi publicado um comunicado da Polícia Militar de Minas Gerais cancelando a etapa de provas objetivas do CFO (Curso de Formação para Oficiais), que estava marcada para o dia 05 de abril.

Vale relembrar que as as inscrições para o curso de formação de oficiais (CFO) da Polícia Militar do estado de Minas Gerais, com 160 oportunidades, sendo 144 vagas masculinas e 16 vagas femininas, já estão encerradas.

Confira neste artigo mais informações sobre o certame. Acompanhe os tópicos.

Status atual do concurso PM MG

A autorização do novo certame foi publicado no Diário Oficial do estado nesta terça-feira, 26 de novembro. O concurso PM MG ofertará 160 vagas para Oficiais, sendo 10% destinadas à candidatas do sexo feminino.

Curso de Formação para Oficiais teria início em agosto de 2020.

LOA 2020

A Lei Orçamentária Anual do Estado de Minas Gerais já havia estipulado recursos para este novo concurso PM MG. De acordo com o documento foi arrecadado com concurso público o equivalente a R$ 2.921.407,00.

A LOA é um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público federal no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos. Os 26 estados, o Distrito Federal e os municípios também fazem os seus próprios orçamentos.

O último concurso da Polícia Militar de Minas Gerais para Formação de Oficiais ocorreu em 2019. Foram ofertadas 120 vagas, sendo 108 destinadas aos candidatos do sexo masculino e 12 para o sexo feminino.

Agora, com a a publicação do novo edital, o certame ofertará ainda mais vagas, sendo um total de 168, divididas em 144 masculinas e 16 femininas.

Requisitos para prestar o concurso PM MG

São requisitos legais para prestar o concurso PM MG:

  • ser brasileiro nato;
  • possuir título de bacharel em Direito, obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal; estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão no CFO;
  • possuir idoneidade moral;
  • ter altura mínima de 1,60m;
  • ter sanidade física e mental;
  • ter aptidão física;
  • ser aprovado em avaliação psicológica.

Etapas do concurso PM MG Oficial

A seleção do concurso PM MG será realizada em 2020, sendo composta por duas fases:

1ª fase:
Provas de Conhecimentos (objetiva e dissertativa).

2ª fase:
Avaliações Psicológicas;
Avaliação Física Militar (AFM) e Exames de Saúde (preliminares e complementares);
Exame Toxicológico;
Prova Oral; e
Prova de Títulos.

Prova objetiva

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá 03 tipos de provas (A, B e C) e será composta de 40 questões de múltipla escolha no valor de 5,0 pontos cada questão, totalizando 200 pontos, e dispondo sobre os seguintes conteúdos:

a) Língua Portuguesa.
b) Direito Constitucional.
c) Direito Penal Militar.
d) Direito Penal.
e) Direito Processual Penal Militar.
f) Direito Processual Penal.
g) Direito Administrativo.
h) Legislação Extravagante e Legislação Institucional.

Somente serão corrigidas as provas dissertativas dos candidatos que obtiveram nota mínima de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva, na proporção de até 3,5 candidatos por vaga para ambos os sexos, incluindo-se os que estiverem empatados na nota de corte.

Prova Dissertativa

A Prova dissertativa, terá caráter eliminatório e classificatório e consistirá numa redação que deverá conter, no máximo, 30 linhas e, no mínimo, 120 palavras, tendo valor de 100 pontos, assim distribuídos:
a) ortografia: 20 pontos;
b) morfossintaxe: 20 pontos;
c) pontuação: 20 pontos;
d) conteúdo: 40 pontos.

A Prova Objetiva e a Prova Dissertativa serão aplicadas juntas no dia 05 de abril de 2020 e terão tempo de 4 horas para resolução.

Será eliminado do concurso o candidato que não obtiver o mínimo de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva ou de 70% dos pontos atribuídos à prova dissertativa.

Avaliação Física Militar (AFM)

Serão convocados para submissão à 2.ª fase do concurso para a realização de avaliação psicológica, Avaliação Física Militar (AFM), Exames de Saúde, Exames Toxicológicos, Prova Oral e Prova de Títulos, os candidatos melhores classificados, observando-se a ordem decrescente de notas obtidas nas provas prova objetiva e dissertativa, na proporção de 3,0 candidatos por vaga para ambos os sexos, sendo incluídos todos os candidatos porventura empatados na nota de corte.

A Avaliação Física Militar (AFM) será composta de Avaliação Médica (AM)/Controle Fisiológico (CF) e do Teste de Capacitação Física (TCF). O TCF teve caráter eliminatório e classificatório, os candidatos tiveram que alcançar no mínimo 60% de rendimento em cada modalidade para aprovação, conforme tabelas a seguir.

Força de resistência abdominal (abdominal tipo remador):

TAF Concurso PM MG Oficial

Força de resistência de braços na barra fixa (flexão estática e dinâmica na barra fixa):

TAF Concurso PM MG Oficial

Resistência cardiorrespiratória (corrida de 2.400 metros):

TAF Concurso PM MG Oficial

Prova Oral

A prova oral, de caráter eliminatório, valerá 100 pontos abrangendo as seguintes áreas temáticas:

a) Direito Constitucional.
b) Direito Penal Comum e Militar.
c) Direito Processual Penal Comum e Militar.
d) Direito Administrativo.

Cada candidato será arguido sobre as 04 áreas temáticas previstas e terá, no máximo, 5 minutos para responder aos questionamentos relativos a cada área. Será considerado reprovado aquele que não obtiver o aproveitamento mínimo de 50%.

A prova oral será realizada em 02 dias consecutivos, conforme data a ser publicada no ato de convocação para a prova.

Será considerado reprovado e automaticamente eliminado do concurso aquele que não obtiver o aproveitamento mínimo de 50% na prova oral.

Prova de Títulos

A prova de títulos terá caráter classificatório e o valor de 10 pontos divididos conforme a tabela abaixo:

Diploma/certificado Pontos
graduação em curso superior, oficialmente reconhecido pelo órgão federal de ensino, excetuado o de Bacharel em Direito, que constitui requisito de ingresso na carreira. 01 ponto
especialização (pós-graduação, “lato sensu”)02 pontos
mestrado 03 pontos
doutorado 04 pontos

A aprovação no concurso condiciona-se à(ao):
a) aproveitamento mínimo de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva e estar classificado para a correção da prova dissertativa na proporção de 3,5 vezes o número de vagas, incluindo os empatados na nota de corte;
b) aproveitamento mínimo de 70% dos pontos atribuídos à prova dissertativa (redação) e estar classificado para a realização das demais provas, avaliações, testes e exames na proporção de 3,0 vezes o número de vagas, incluindo os empatados na nota de corte;
c) aproveitamento mínimo de 50% dos pontos atribuídos à prova oral;
d) aptidão nos exames preliminares e complementares de saúde;
e) aproveitamento mínimo de 12 (doze) pontos em cada modalidade do TCF; f) ser considerado apto nas avaliações psicológicas;
g) obter resultado negativo no exame toxicológico.

O concurso se encerra com a publicação do resultado final e respectiva homologação, com consequente convocação para matrícula. A matrícula no curso de formação implica na posse imediata do candidato, fazendo jus a todos os direitos legais dos militares.

Curso de Formação

O CFO funciona na Escola de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar e terá duração de dois anos e seis meses acadêmicos e seis meses de aspirantado, e tinha o início previsto para 31 de agosto 2020, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados .

Durante o curso será obrigatório o alojamento do Cadete nos primeiros 12 (doze) meses de curso (pernoitar nos aquartelamentos), no todo ou em parte, com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento da Escola.

O Cadete fará jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Concluído com aproveitamento o período acadêmico e satisfeitas as exigências legais referentes à promoção, o Cadete será declarado Aspirante a Oficial, com a antiguidade definida segundo a ordem de classificação no CFO, podendo ser movimentado, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa para qualquer unidade da PMMG, em todo o Estado de Minas Gerais.

Provas e gabaritos do Concurso PM MG

Aspirante: Prova & Gabarito – 2019
Soldado: Prova & Gabarito
 – 2018

Gostou desta oportunidade e deseja se prepara? Confira os curso disponíveis para o certame:

CURSO PM MG

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Ficha Técnica Concurso CLDF 2018

Informações do concurso PM MG 

►Data: suspensa por tempo indeterminado
►Vagas: 160
►Lotações: Minas Gerais
►Banca: PM MG
►Escolaridade: Nível superior
►Edital: Edital PMMG Oficial

Ascom Estratégia
[email protected]

Posts Relacionados

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados