Notícia

Os concursos mais aguardados para o ano de 2021

Com toda a situação causada no país por conta da pandemia da COVID-19, muitos órgãos paralisaram suas atividades em relação aos concursos públicos, estados suspenderam certames e editais precisaram ser adiados.

Isso significa que muitos concursos que eram aguardados para 2020 vão ficar para o próximo ano. Se você não desanimou e continuou firme nos estudos, suas chances de garantir uma vaga no ano de 2021 são grandes!

Mas se você ainda não escolheu qual concurso deseja prestar, reunimos ao longo deste artigo os concursos mais aguardados para o próximo ano. Ainda dá tempo de iniciar sua preparação e chegar com tudo em 2021.

Confira os concursos mais aguardados de 2021:

Concurso IBGE

O Instituto chegou a publicar o edital de processo seletivo com mais de 200 mil vagas, porém, por conta da Pandemia da COVID-19 e o adiamento do CENSO para 2021, o PSS foi suspenso. Candidatos inscritos puderam pedir o reembolso e caso queiram participar da seleção, vão precisar se inscrever novamente.

Além desse, há outro PSS previsto, já autorizado. Serão 192 vagas, sendo 180 para Agente Censitário de Pesquisas por Telefone e 12 para Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação. Vale ressaltar que para este certame, ainda não há banca organizadora definida.

Concurso TJ SP

O Tribunal de Justiça de São Paulo costuma publicar edital após o fim da validade do concurso anterior. Vale lembrar que a validade dos últimos concursos foi suspensa e volta a correr após o término do estado de calamidade pública.

O edital da Capital e Campinas, que venceria originalmente em dezembro, terá cerca de 6 meses de validade a partir de 1º de janeiro de 2021. Já o concurso para as comarcas do interior terá sua validade estendida até outubro do próximo ano.

Concurso Sefaz AM

A secretária adjunta do órgão, Alana Barbosa Valério Tomaz, já afirmou sua intenção em realizar um novo concurso ainda este ano, porém, até o momento não foi divulgada nenhuma movimentação quanto a formação de grupo de estudo, comissão ou contratação de banca. Portanto, é possível que fique para 2021.

Concurso Sefaz ES

O certame possui comissão organizadora formada desde 2018, entretanto, desde então não houve novas movimentações. A realização do concurso está prevista no Plano Plurianual de 2020 a 2023, portanto, é possível que o concurso apresente novos rumos futuramente.

Concurso TCE SE

Outro concurso que também tem previsão orçamentária no Plano Plurianual 2020-2023 de seu estado é o Tribunal de Contas do Sergipe. O objetivo é renovar o quadro de servidores, que atualmente conta com 24 cargos vagos.

Concurso TCE AM

Edital é previsto para o final do ano, mas com toda a situação causada pela COVID-19, pode haver atraso. A FGV já foi definida como banca organizadora. Serão ofertadas vagas para Auditor Técnico de Controle Externo em várias especialidades, além de Procurador e Auxiliar da nova Procuradoria Jurídica.

Concurso CGE PB

Segundo informações disponibilizadas pela autarquia, a expectativa é de que cinco vagas sejam abertas para auditor de contas em 2021 e outras cinco no ano de 2022. A ideia é repor o quadro de servidores, que atualmente está com um grande déficit em razão das aposentadorias.

Concurso PF

O concurso da Polícia Federal é um dos mais aguardados na área de segurança. Rumores indicavam que o concurso seria autorizado em maio, o que infelizmente não ocorreu. Entretanto, o Ministério da Justiça confirmou uma nova solicitação para 1.508 vagas distribuídas entre a carreira policial e administrativa.

Concurso Procon DF

O prazo para que o Grupo de Trabalho finalizasse seus estudos já foi adiado cinco vezes. Anteriormente, o Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou, em caráter de urgência, a realização de um novo concurso. Além disso, a Lei de Diretrizes Orçamentária do DF de 2021 prevê realização de concurso para 116 vagas.

Concurso PRF

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Aggio de Sá, afirmou que o novo edital do concurso PRF poderá ser publicado ainda em 2020. Entretanto, por conta da COVID-19, não devemos descartar a possibilidade do certame ficar para 2021. Vale lembrar que esse ano, uma nova solicitação foi feita, para 2.772 vagas.

Concurso BACEN

O Banco Central do Brasil confirmou que protocolou um novo pedido de concurso. Foram solicitadas 260 vagas. Apesar da baixa probabilidade de atendimento, o BC continuará mantendo o Ministério da Economia constantemente atualizado quanto à necessidade de reposição de servidores.

Concurso STN

A Secretaria do Tesouro Nacional solicitou ao Ministério da Economia um novo concurso para Auditor, com 120 vagas. Para iniciar a tramitação, contudo, o órgão aguarda o aval do ministro Paulo Guedes.

Concurso PGE PA

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Pará anunciou a formação da comissão de licitação para a escolha da banca do próximo concurso da PGE PA para servidores. A realização do certame é primordial, pois muitos servidores saíram para fazer novos concursos, por aposentadoria e por terem sidos cedidos para outros órgãos.

A previsão inicial é que sejam ofertadas 24 vagas para Técnico de Procuradoria em Direito, além de formação de cadastro de reserva para outros cargos de nível médio e superior. Último certame foi realizado há 14 anos.

Concurso PGDF Procurador

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal nomeou a comissão especial que vai organizar seu novo concurso para o cargo de Procurador. Serão ofertadas 65 vagas para provimento em 2021.

Concurso Magistratura PR

O Tribunal de Justiça do Paraná divulgou a autorização de um novo concurso público para Juízes Substitutos. Segundo o documento, o número de aprovados do último concurso não é suficiente para repor o déficit atual de magistrados, já que pelo menos 8 dos 31 aprovados restantes foram empossados em outros Tribunais.

concursos aguardados para 2021

Se você quer ver o panorama COMPLETO dos concursos aguardados para 2021, confira o artigo abaixo:

CONCURSOS 2021


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no banner e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos Abertos

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.