Artigo

TRT/15 – Matemática – Técnico (Recurso?)

Prezados Alunos,

Avaliando as questões cobradas na prova de Técnico Judiciário do TRT/15, entendo que os gabaritos preliminares divulgados estão ok.

Quanto à adequação das questões ao edital, entendo que em sua maioria as questões exploraram bem os tópicos previstos no edital, não havendo muito o que se discutir. Tanto que, em nosso curso, trabalhamos muitos exemplos similares às questões cobradas na prova.

Quanto à questão que falava dos processos numerados de 1 a 500, entendo que caiba um questionamento quanto à sua pertinência. A rigor é possível resolvê-la apenas conhecendo os números naturais (assunto previsto no edital), e utilizando algum método para contar todos os números de 1 a 500 que possuem pelo menos um algarismo 5. Entretanto, a forma mais usual (e esperada, dado o exíguo tempo disponível) de se resolver esse tipo de questão é utilizando conceitos de Análise Combinatória / Princípios de Contagem, tópico que não foi previsto no edital. Em resumo, você deveria pensar que:

– existem 500 números de 1 a 500;

– para construir os números que não tem NENHUM algarismo igual a 5, temos 5 algarismos possíveis para a casa das centenas (0, 1, 2 , 3 ou 4), 9 algarismos possíveis para a casa das dezenas (de 0 a 9, excluíndo o 5), e também 9 para a casa das unidades, totalizando 4 x 9 x 9 = 405 possibilidades. Devemos excluir, entretanto, o número 000, que é uma dessas 405 possibilidades, e assim ficamos com 404 possibilidades de números que não contém NENHUM algarismo 5;

– portanto, os números que contém PELO MENOS UM algarismo 5 são em um total de 500 – 404 = 96.

Creio que caiba recurso nessa questão, embora com pouca chance de sucesso, dado que seria possível resolver até mesmo contando os números…

Se você tiver em dúvida sobre alguma outra questão, me procure por email!

Saudações, e boa sorte!
Prof. Arthur Lima

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.