Artigo

PASSOS DE GIGANTE 197/365

O Golpe da Águia! (Alguns chamam de garça, nós, GIGANTES, chamaremos de ÁGUIA!)

Decolaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa! Hoje teremos a penúltima parte do especial Karatê Kid com: como enfrentar seus medos e comprometimento na hora de estudar. E o que não pode ficar fora… é o sinal de ação nº 7, dessa vez trabalhando a culpa.

HOJE TEM UM PEDIDO DE COMENTÁRIO. SERÁ QUE VOCÊ IRÁ FAZER SUA PARTE?

Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 196:  Trabalhamos com o sinal de ação nº 6 (desapontamento), entreguei a segunda parte das melhores frases do Karatê Kid e sabe o que mais?

Também falamos sobre como as situações adversas podem servir de combustível para sua aprovação, sobre o concurseiro conformado e o inconformado e fechamos com a escolha de um bom mentor para os seus estudos.

Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh!

SINAL DE AÇÃO Nº 7

“O sinal de ação da culpa diz que você violou um de seus padrões mais elevados, e que deve fazer algo imediatamente para corrigir a situação e se impedir de violá-lo outra vez. É assim que mantemos nossa integridade interna.

A SOLUÇÃO

  1. Reconheça que violou um de seus padrões básicos.
  2. Comprometa-se a nunca mais repetir esse comportamento. Ensaie mental e emocionalmente o modo como enfrentará a mesma situação de novo, de forma coerente com seus padrões pessoais mais elevados.
  3. Não se apegue à culpa. Agora que a utilizou para corrigir seu comportamento, abandone-a – faça o que é certo! Censurar-se continuamente não ajuda ninguém a ficar melhor”. (ROBBINS, Anthony, pag. 222. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)
SUPERANDO A CULPA!!!

Vamos falarmos um pouco sobre essa questão da culpa, pois ela costuma ser um bicho papão na preparação para concursos públicos. Como assim, Raphael?

Ora… imagine que você fez um trato contigo mesmo. Você disse que estudaria “X” horas diariamente ou “Y” horas por semana ou ainda que seria aprovado até “2018”. Só tem um porém nessa história… ou alguns… dependendo do seu diálogo interno.

VOCÊ NÃO CUMPRE NADA DO QUE FALA!

Nesse caso… É FLÓRIDA fugir da culpa… inevitavelmente ela irá aparecer. Então vamos nos precaver?

A melhor forma de fazer isso é estabelecendo METAS FACTÍVEIS. Você conversou com algum treinador do Estratégia Concursos ou com algum mentor… alguém da sua confiança ou você tem experiência em estabelecer METAS DE ESTUDO? Sim, Não? Talvez? Não tenha vergonha de pedir ajuda. Hoje existem dezenas de instagram de professores e eles tiram dúvidas por lá GRATUITAMENTE.

Quer ir além? Contrata um processo de coaching, de mentoria ou de consultoria, por que não? É um baita investimento. Durante o meu processo, eu faço os três e você paga apenas pelo preço de um. Só tem um problema, só tenho vagas em setembro. Ou você CONTINUA ESTUDANDO e espera para me contratar, ou contrata profissional ou ainda não contrata ninguém.

Já te falei sobre os meus treinos de musculação? Eu só consigo malhar sério, pesado, suando, “gritando”, “sangrando”, “sofrendo”, tendo resultados FORTES, MAIS LONGE E SEM LESÕES com o PERSONAL TRAINER. É uma escolha. Não é barata. Só para você ter uma ideia, um treinamento de um ano com personal diariamente, 12 x 22 dias úteis, custa 12.000 (doze mil) reais.

É bem provável que seu processo de coaching custe a metade disso, só o time do estratégia concursos poderá informá-lo com precisão. Dúvidas coaching, link aqui.

E o que isso tudo tem a ver com culpa?

Ter alguém ao seu lado, um amigo mesmo, alguém de confiança, para dividir alegrias e possíveis frustrações é importante. Isso te ajuda a permanecer FIRME e FORTE NOS ESTUDOS.

Eu costumo responder TODOS os comentários aqui dos Passos de Gigante, estou atrasado uma semana, pois não sei se você já perceberam… esse projeto está ficando cada vez maior e em três dias teremos 200 (duzentos) artigos publicados em menos de um ano! Uau! Pode falar… pode escrever lá nos comentários… O NOME DISSO É COMPROMETIMENTO COM O SEU FUTURO, COM A SUA APROVAÇÃO, COM OS SEUS SONHOS!

Talvez você se pergunte… CADÊ O VÍDEO DA REVISÃO R15T30??? CADÊ??? Confesso que ainda não consegui gravá-lo para vocês, mas a cada dia ele sobe mais na minha lista de prioridades. Era o item da 10 (dez) da lista, já está na quinta posição. Uma hora sai!!!

Agora! Quanto a você… trate de FAZER A SUA PARTE, SENTA A BUNDA NA CADEIRA, ESTUDE COM FÉ, FOCO E FORÇA E FORTALEÇA SEU LADO EMOCIONAL.

Vamos para última parte do Especial Karatê Kid:

4. ENFRENTE SEUS MEDOS

Situação do Filme: Com a orientação do Sr. Miyagi, Daniel confronta toda a academia Cobra-Kai, incluindo o mestre mal-caráter.

Eles concordam em acertar as diferenças em um próximo torneio de karatê e, promovem a não agressão momentânea para ambos treinarem para a luta.

APRENDIZADO DO CONCURSEIRO PROFISSIONAL: Queimar ponte (deixar o emprego) para estudar para concurso público requer muita coragem, mas se engana quem acredita que ter coragem é a mesma que não ter medo. Nãooooooooooooooooooooo… não é nada disso!

EU TIVE MEDO! EU TIVE MUITO MEDO! Chorei muito… talvez até mais que o Daniel Larusso do Karatê Kid. Talvez NÃOOOOOOOOOOOOOOOOO… certamente eu chorei muito mais. E tudo bem se você não quiser chorar. Cada um funciona de um jeito. Eu sou emoção a flor da pele e busco diariamente trabalhar meu lado racional.

Na jornada do concurseiro profissional APROVADO NO CONCURSO DOS SONHOS EU VENCI O MEDO! Tive ajuda?

CLARO QUE TIVE AJUDA!

Você acha mesmo que o Daniel San não teve medo? Tem uma galera com medo! O ponto nevrálgico É ENFRENTAR O SEU MEDO!

Daniel San teve ajuda do Senhor Miyagi. Eu tive apoio da família, da namorada, hoje esposa e mãe dos gêmeos… e O MELHOR DE TODOS: O MEU GUIA… A MINHA LUZ… O NOME DELE É JESUS!

Conta comigo para enfrentar os seus medos! JUNTOS, EU TENHO FÉ E VOU FAZER O MEU MELHOR PARA TE COLABORAR PARA SUA SUPERAÇÃO!

Não existe papo de fugir dos problemas… eles estarão lá… manda um HAKUNA MATATA e PARTE PARA DENTRO! FOCO NA SOLUÇÃO! (Passos de Gigante 123).

Se falta confiança, conta comigo! Já passei vários exercícios aqui para você trabalhar esse sentimento em frente ao espelho. Basta que você leia os Passos de Gigante e faça os exercícios, SEMPRE DEPOIS DE CUMPRIDA A META DE ESTUDO! NUNCA ANTES!!!

ACREDITE! DEPOIS QUE VOCÊ TOMAR NO CARGO DOS SEUS SONHOS… DEPOIS QUE VOCÊ RECEBER O PRIMEIRO… O SEGUNDO… O TERCEIRO… OS INÚMEROS SALÁRIOS… SUA VIDA… NUNCA MAIS SERÁ A MESMA.

Ao longo de 10 anos, TODOS OS MEUS SONHOS SE REALIZARAM! Lembra do INCONFORMADOPassos de Gigante 196, então… comecei a ficar inconformado… MUITO INSATISFEITO… MUITO CHATEADO COMIGO… NÃO É JUSTO QUE TUDO O QUE APRENDI FIQUE SÓ COMIGO! Daí surgiram os Passos de Gigante, a águia, os treinamentos para concurso público e muito, muito, muito mais está por vir… PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS CRISTO! Eu farei o meu melhor para impactar a maior quantidade de vidas que eu puder e que DEUS assim me capacitar.

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARGHHHHH! ESTAMOS JUNTOS!

5. COMPROMETA-SE

Situação do filme: Antes de começar seu treinamento, o Sr. Miyagi solidifica um compromisso com Daniel pedindo 100% da sua dedicação. Sr. Miyagi usa um bom exemplo para ilustrar o quão comprometido Daniel precisa estar:

“Andar na estrada. Andar do lado direito, seguro. Andar do lado esquerdo, seguro. Andar no meio, mais cedo ou mais tarde, te pegam que nem uva! Karate é mesma coisa, ou seu karate diz sim, ou diz não. Se seu karate mais ou menos, te esmagam como uva!”.

APRENDIZADO DO CONCURSEIRO PROFISSIONAL: Uauuuuu! Comprometimento! Disciplina! Garra! Fibra! Determinação! Com muita porrada, muitas lágrimas, muito suor e choro APRENDI NO MILITARISMO que com comprometimento conseguimos TUDO! Vou repetir TUDO!

Um pouco de racionalidade na hora de pensar nesse TUDO hein! :)

Você conhece alguém que tenha tido bons resultados sem se comprometer? Nem venha me falar de passar na média, pois já sabe o que pensamos sobre média… mediocridade! Passos de Gigante 36, 90 e 194.

Sabe os Passos de Gigante… aquele projeto que começou no dia do aniversário do meu irmão (chorando aqui… chorando muito…)… então… eu decidi de todo o meu coração AJUDA O MEU IRMÃOZINHO QUE TANTO AMO PARA QUE ELE TAMBÉM TENHA A TRANSFORMAÇÃO DELE POR MEIO DOS PASSOS DE GIGANTE E É CLARO QUE A APROVAÇÃO NO CONCURSO DOS SONHOS DELE!

Por mais que todo mundo diga que não… eu sinto que eu falhei em 2002. Eu fracassei em 2002. Quando meu pai chegou para mim e disse:

“Filho, quer um motivo para você ser sargento da aeronáutica? Então meu filho… ajude seu irmão a ser aprovado em concurso público… ajude seu irmão a ser sargento…”

Não estava nos meus planos a ideia de ser sargento… NUNCA ESTEVE… Nada contra… maaaaaaaaaaaaaaas… na minha cabeça… eu tinha nascido para SER UM TOP GUN!

Um piloto de caça! Igualzinho aquele do filme asas indomáveis! Um maverick! Um ACE! Um profissional dos ares…

NA MINHA CABEÇA… EU TINHA NASCIDO PARA SER UM TOP GUN… DO FILME ASAS INDOMÁVEIS! UM MAVERICK! UM ACE! UM PROFISSIONAL DOS ARES!

Eu estava brigando com meu pai há semanas… nossa relação estava péssima. Eu saí (fui desligado) da Academia da Força Aérea – AFA, mas a Academia não saía de mim. Foi uma lavagem cerebral aquilo lá… então… se lavou ficou bom, não é verdade?

Sim… muitas coisas melhoraram, mas eu me transformei NO MAIOR BABACA DO UNIVERSO! FUI UM IDIOTA COM MEU PAI E COM AS PESSOAS QUE TANTO AMO! Como me arrependo! Eu vivi no auge da arrogância e me tornar sargento seria regredir…

REGREDIR? REGREDIR? CAIR? DESCER A MINHA MORAL? Nunquinha!

VITÓRIA! VITÓRIA! VITÓRIA! VITÓRIA!

Depois da perguntinha abençoada do meu amado pai, voltei a sonhar em ter MEU IRMÃO INCRÍVEL AO MEU LADO! SERIA FANTÁSTICO! Aquela proposta do papai mexeu demais comigo! Mexeu muito!

Aceitei e passei para Sargento… não consegui arrastar meu irmão comigo… não deu para ele… Eu poderia ter me dedicado mais… mas eis que a vida me deu uma nova oportunidade. Agora ele estudar para Auditor Fiscal e VAI PASSAR!

Sobre a Escola de Sargento de Especialistas da Aeronáutica. Uau! Meu DEUS, aquilo lá foi uma lição, uma não… VÁRIAS LIÇÕES DE HUMILDADE… Amei Guaratinguetá… amei ter estudado lá… amei ter sido escolhido mascote da turma… amizades inesquecíveis foram forjadas lá. Tenho muita gratidão por todo processo de capacitação que DEUS tem feito em minha vida.

Ele com o comprometimento DELE e NÓS AQUI COM O NOSSO COMPROMETIMENTO! Não adianta… se você não fizer a sua parte, não tem força mística, espiritual e o escambau que dê jeito!

Estou contando contigo!

PERGUNTA DO DIA E VÊ SE FAZ A SUA PARTE… TÁ CONTIGO!

Responde lá nos comentários: De 0 a 100%, o quanto você está comprometido em SER APROVADO NO CONCURSO DOS SEUS SONHOS?

Você só pensa em ser aprovado? Isso não saí da sua cabeça? Você pensa nisso a todo instante? São apenas pensamentos ou temos AÇÕES também? Você já sabe, mas não custa repetir:

É DOIDEIRA TOTAL ACREDITAR QUE VOCÊ TERÁ RESULTADOS DIFERENTES SE CONTINUAR FAZENDO SEMPRE A MESMA COISA!

Comprometa-se com seus estudos, com seus resultados, com seus sonhos ou continue mentindo para você por toda sua vida. O preço é alto demais…

Imagine-se no leito de morte… nesse instante imagine tudo o que você deixou de aproveitar por abrir mão de seus sonhos? PUTZ! O PREÇO DISSO É MUITO ALTO! É MUITO ARREPENDIMENTO! Eu não quero e nem vou pagar esse preço!

Estou contigo para AJUDÁ-LO A SE COMPROMETER! ESTAMOS JUNTOS! MISTURADOS! DEUS GRUDADO!

Ainda hoje… a última parte do Karatê Kid. Dividi mais um pouquinho para facilitar a leitura de vocês! Abraço de GIGANTEEEEEEEEEEEE!

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Acredito que os Gigantes que estiverem levando o estudo a sério já entenderam como funciona o aplicativo aprovados. Qualquer dúvida, leiam a seção de dúvidas. Link aqui.

DÉBITO: Gravar o vídeo da R15T30 e disponibilizar no meu canal do youtube. Finalmente o roteiro do vídeo está sendo preparado e o artigo também! :)

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Uma terça-feira abençoada. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa noite Danilo. TAPA NA CARA! (RS) De coração, a intenção não foi essa. Busco trazer um pouco da minha história por meio dos Passos de Gigante. Vejo que com os filmes isso fica fácil e divertido para vocês entenderem. Estude e treine... estude e treine... estude e treine... a aprovação é logo ali. Abraço de Giganteeeeeeeee!!!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:53
  • Desculpa o desabafo? Como é que é? PARA COM ISSO! DEIXA DISSO! Aqui ESTAMOS JUNTOS PARCEIRO! Não tem essa! A reprovação baixa nossa moral realmente, mas quanto mais rápido durar essa redução melhor. Já tive reprovações em que demorei 3 meses para me recuperar e já tive outras em que três dias foram suficientes. O que mudou de uma para outra? Entendi que CHORAMINGAR e ficar praticando autocomiseração me levariam ainda mais para o buraco. Sobre grana, se a sua esposa está apoiando o SONHO DE VOCÊS, "relaxa" em relação a nossa sociedade machista que insiste em dizer que o homem é o provedor... POR OUTRO LADO... Use o apoio dela para fortalecer a união de vocês e a sua dedicação nos estudos. COBRANÇAS SÓ ATRAPALHAM NESSAS HORAS.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:51
  • Nivaldo... você já está há algum tempo conosco. Agradeço pelo costumeiro comprometimento em comentar e participar dos Passos de Gigante. Nem sempre a quantidade é o principal alvo. Se você está estudando 6 horas e o rendimento delas é extraordinário, avalie se aumentar a quantidade de horas poderá prejudicar a sua retenção. Estudar cansado, dormindo, morto, exausto não rola. Sobre os Tapas na cara (rs), de coração... é com o maior carinho.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:46
  • Valeu Patricia! Pode contar comigo! Vamos subir esse comprometimento e os RESULTADOS AD ASTRA ET ULTRA! Aos Astros e Aléeeeeeeeeeeeeem!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:43
  • Thalita, pode contar comigo. Meu objetivo é de coração impactar o estudo e a vida de cada um dos GIGANTES do estratégia concursos. O importante ao olharmos para trás é verificarmos quais foram os aprendizados. Também já caí bastante e passei por "n" coisas... faz parte da jornada para muita gente. Estamos JUNTOS! Continue focando nessa sua dedicação e evoluindo diariamente! Parabéns!
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:42
  • Heber, boa noite. Sobre semanas mais produtivas e outras menos. Tenho uma sugestão. Estabeleça um padrão mediano e REALIZÁVEL. Exemplo: estudo e trabalho o dia inteiro. Tenho umas 3 horas para estudar por dia e sábado/domingo livres. Uma semana RAZOÁVEL daria umas 20 horas de estudo. Como? Explico: Média de 4 dias de consistência com 3 horas = 12 horas no total 1 dia de cansaço com 2 horas = agora temos 14 horas no total 6h no sábado ou 3h no sábado e 3h no domingo = totalizando 20 horas. Dessa forma, 20 horas é o seu padrão mínimo. Agora, vamos em busca de melhorar isso. Supondo que você consiga acordar 1h, 1h:30m mais cedo, pelo menos 4 dias por semana; além disso você estudaria 6h no sábado e 4h no domingo. Teríamos: 4,5h x 4 = 18 horas + um dia de 3h = 21h + 6h sábado + 4h domingo = BOOOOOOOOM 31 HORAS DE ESTUDO Se você não conseguir tirar férias no trabalho próximo a prova da sua vida, deixe essa modalidade de 31 horas de estudo por semana para depois do edital e saiba que tem como aumentar! Tirando férias, a obrigação são 8 horas diárias, como um estudante profissional focado na aprovação. Atenção ao seu controle de desempenho, não apenas das questões acertadas, mas também de como controla essas horas. Abraço de GIGANTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE...
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:39
  • Felipão, de coração, se você fez 21 questões de 50, você está longe de estar em 80% de comprometimento. Se já foram nove concursos, você precisa IDENTIFICAR COM URGÊNCIA o que você tem errado? Quais os assuntos em que você é mais fraco? Quais as disciplinas que precisam ser fortalecidas? Se é a velocidade de resolução das questões que precisa ser melhorada... ou é algo emocional? Se estiver precisando de ajuda para melhorar seus estudos, me manda uma mensagem privada no instagram, preciso entender melhor sua dificuldade para te ajudar. Ótimos estudos.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:30
  • Uau Patricia! Bastante desafiador! Temos alunas no estratégia concursos que estudaram em condições semelhantes... não é fácil... Eu nunca estive nessa posição... então... tudo o que eu tenho são imaginações... Para mim... a pior parte seria sentir que o tempo está passando e que estou perdendo a evolução do meu filho... nossa... isso machuca só de imaginar... Sugestão: procure depoimentos de mães aprovadas. É possível sim... leva algum tempo e muita FÉ, FOCO e FORÇA! Conte comigo! Abraço de GIGANTEEEEEEEEEEEEEEEEEEE! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:12
  • Bom dia, estou lutando para chegar aos 100%, mas tem sido um pouco dificil conciliar os estudos com meu filho de 3 anos, trabalho de 9 horas diarias e ainda tenho que cuidar da casa, também não tenho ajuda de outras pessoas já que na minha casa é só eu e meu filho, mas tenho lutado para chegar aos 100% de comprometimento, hoje posso dizer que só penso na minha aprovação e estou 80% comprometida com isso preciso estudar 4h30 diária para atingir meu objetivo e hoje estudo em torno de 2 a 3 horas, creio que só preciso fazer uns ajustes aqui e outros ali, ainda tem muito a ser melhorado, mas tenho uma certeza vou chegar lá. Rumo à aprovação... Obrigada!!!
    PATRICIA SANTOS em 08/08/19 às 08:43
  • Boa tarde, gigante. Acredito que estou 80% Ainda tenho muito que melhorar. Tenho dado o máximo de mim, mas sei que posso ir além. Estou no nono concurso e até agora só obtive duas classificações, sem ser aprovado. Recentemente fiz um concurso e me dei muito mal, de 50 questões só acertei 21, sendo que estou a um ano e meio estudando, às vezes fico chateado, mas logo de cara me pego pensando na minha futura esposa e nos meus filhos, (vou casar dia 07/03/2020), e creio que até lá serei aprovado. Dei um passo de gigante na minha fé. Vou chegar aos 100% em breve. Muito obrigado pelo conteúdo de excelência. Forte abraço.
    Felipe Gomes em 07/08/19 às 18:49
  • Esses últimos passos de gigantes foram mesmos excepcionais, como diz o Danilo, tapa na cara mesmo, acorda gigante aqui não tem meio termo é 100% e pronto, confesso que estava em uns 50 e poucos por cento, mas vi que só isso não vai me levar a lugar algum, as vezes tem semana que é mais produtiva, tem outras que não. Obrigado Raphael!
    Heber em 07/08/19 às 09:22
  • Putz, esse passo de gigante foi um solavanco. Rs Estou há 4 anos nessa vida de concurseira, ja passei por n coisas. Fiquei por muito tempo aceitando ser mediano em minhas provas. Mas de 1 ano para cá eu decidi dar um jeoto em minha vida pois não estava vendo resultado algum sendo "mediana". Esses passos de giagante foram e estão sendo de grande valia para minha mudança. Hoje eu posso dizer que, se não estou 100% dedica ao concurso dos sonhos, estou quase lá.. E dou glorias a Deus por isso. Hoje enxergo coisas que não via antes. Hoje eu e meu esposo (que já é concursado, mas quer passar em outro concurso) vemos como se dedicar por inteiro aos estudos (sem abrir exceções) faz toda diferença. Mas uma vez, obrigada por nos ensinar a vê as coisas da vida de concurseiro com outros olhos.
    Thalita Lisboa em 07/08/19 às 08:35
  • Prof., gratidão pela mensagem de hoje! Comprometimento em 80% e cada dia aumentando ! Abs
    Patrícia em 07/08/19 às 08:34
  • Bom dia professor!!! Difícil fazer uma auto-avaliação,eu particularmente sempre acho que nunca estamos 100%,tenho minhas metas diárias e faço o possível e o impossível para serem cumpridas,não só penso mas digo todos os dias que vou ser aprovado,há 15 dias acordo às 04:30 para estudar,fazer revisões e muito exercícios,mesmo assim não considero que estou 100%,diariamente são 6 horas de estudo,ainda não consegui chegar em 8(tenho outros compromissos) mas penso que eu esteja em 70%,mas vou melhorar ainda mais,principalmente pelos TAPA NA CARA DOS PASSOS DE GIGANTES!!!!obrigado professor.
    NIVALDO SOARES em 07/08/19 às 07:11
  • Gigante, confesso que meu comprometimento anda baixo esses dias, reprovei mais uma vez em um concurso que é da minha área e que estudei como nunca, mas de forma errada, analisando e corrigindo os erros cometidos, acredito que ainda este ano consiga uma aprovação. Problemas financeiro tem afetado meu rendimento, apesar de estar desempregado, sinto muita culpa por não conseguir dar sustento para minha família, hoje minha esposa tem feito toda essa parte, e sou muito grato, eternamente grato, mas me sinto um incompetente as vezes. Acordo 5h da manhã e mesmo assim demoro muito para concluir os estudos do dia, muita coisa não dá certo e isso acaba atrapalhando, mas com fé em Deus e seguindo os teus ensinamentos tenho certeza que dará certo. Desculpa o desabafo mas precisava conversar com alguém que tem uma história semelhante a minha. Obrigado Gigante
    Vitor em 07/08/19 às 00:37
  • Deuuuss... que tapa na cara.... os últimos 2 PG foram punk... vejo que hoje me encontro pouco mais de 60% comprometido... mas vejo este resultado com bons olhos... pois no inicio de julho, não dava 20%.... tenho muito a melhorar.. mas estou conseguindo cumprir a meta de estudar mais hs liquidas a cada dia...as vz minutos.. mas sempre mais.... a única exceção foi neste fds que fiquei doente, mas após melhorar, percebi que a falha foi minha, quando um desafio maior apareceu, eu cedi.... BORAAA
    Danilo em 06/08/19 às 13:46