Artigo

PASSOS DE GIGANTE 196/365

Decolaaaaaaaaaaaa Águiaaaaaaaaaaaa! Hoje teremos mais Daniel San e Senhor Miyagi, além do sinal de ação nº 6 falando de desapontamento e algumas situações da trilogia Karatê Kid.

Cenas do último capítulo de Passos de Gigante 195:  Falamos sobre frustração no sinal de ação nº 5 e decidi compartilhar ensinamentos do filme Karatê Kid. Dividi-os em três partes. Ontem foi a primeira, tem mais hoje e encerramos amanhã com a parte III.

Bora Boraaaaaaaaaaaaaaaaaargh Decolaaaaaaaaargh!

SINAL DE AÇÃO Nº 6

“O sinal de ação do desapontamento é o sentimento doloroso de estar por baixo, baseado na crença de que você vai perder algo para sempre. Esse sinal de ação pede que você mude suas expectativas.

A SOLUÇÃO

  1. Veja o que pode aprender com a situação, ou mude as suas expectativas.
  2. Estabeleça um objetivo novo, ainda mais estimulante, em direção ao qual você possa fazer progressos imediatos.
  3. Perceba que você pode estar fazendo um julgamento precipitado. Frequentemente o que o deixa desapontado é apenas um desafio temporário.
  4. Tenha paciência. Reavalie o que você realmente deseja e comece a desenvolver um plano ainda mais eficaz para alcançá-lo.
  5. Cultive uma atitude de expectativa positiva sobre o que acontecerá, independentemente do que já ocorreu.
    (ROBBINS, Anthony, pag. 221. Passos de Gigante: Pequenas mudanças que fazem grande diferença. 2ª ed. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2016)

PARTE II – MELHORES FRASES DO FILME KARATÊ KID

11.“Melhor caratê está dentro de você. Hora de deixar sair.”

Comentário: Essa frase é boa para despertar o GIGANTE INTERIOR.

A condição indispensável é acreditar que existe um FORTE POTENCIAL DENTRO DE VOCÊ que ou ainda não foi explorado ou que pode melhorar ainda mais. Sua responsabilidade é deixar o GIGANTE SAIR! ;)

12.“Quando sentir que vida está fora de foco, volte ao básico. Respire.”

Comentário: Quando se quer muitas coisas, o nosso principal sonho ou fica esquecido ou fora de foco. BÁSICÃO de todos os GIGANTES que já obtiveram resultados EXTRAORDINÁRIOS: FOCO! A respiração não apareceu nessa frase por acaso.

Os praticantes de meditação ou outras atividades em que é possível trabalhar a calma, a mansidão, a paciência, o autocontrole, tudo isso colabora para evolução. Na hora do caos, você mantém o controle, enquanto todos os outros concorrentes estão se descabelando diante de uma prova difícil.

13.“Nunca coloque paixão acima do princípio, mesmo quando você ganha, perde.”

Comentário: Se para atingir sua paixão será necessário se corromper… cuidado! O preço a ser pago pode ser alto demais.

14.“Assim como o bonzai vive dentro da arvore, resposta vem dentro de você.”

Comentário: O quanto você se conhece? Muitas vezes, na carreira de concurseiro profissional, queremos respostas prontas, rápidas… imediatas… Dá muito trabalho pensar… Acredite… muitas vezes… em momentos de dúvida, olhei para dentro… pensei… refleti e a resposta veio. Nunca foi rápido e nunca foi sem dor. Quer o milagre? SEJA O MILAGRE. Lembre-se de PAGAR O PREÇO! :)

15.“Às vezes é melhor ficar incomodado de barriga cheia, do que de barriga vazia.”

Comentário: Não pense você que quando chegar no topo (barriga cheia) não existirão críticos de plantão, haters a destilar o ódio gratuitamente.

Sempre acham que alguém está enganando alguém, maaaaaaaas RESULTADO QUE É BOM… NADAAAAAAAAAA!

Quem não faz nada está sempre pronto a apedrejar os que fazem.

Melhor ficar incomodado com esses idiotas depois de aprovado no concurso dos seus sonhos do que ficar ouvinho esse papo furado com seu sonho no fundo do mar (barriga vazia).

16.“Ou seu karatê diz sim, ou diz não. Se seu karatê mais ou menos, te esmagam como uva.”

Comentário: Lembra dos Passos de Gigante 188 em que falei do 100% aprovado? Então, não existe esse papo de mais ou menos passei… fiz a pontuação, mas não fiquei dentro dos classificados.

ACORDA: VOCÊ FOI REPROVADO! PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA ASSUMA SUA INCAPACIDADE E APRENDA COM OS ERROS.

17.“Se caratê usado para defender honra, significar algo. Se usado para defender metal, não significar nada.”

Comentário: Qual o real motivo da sua dedicação… da suas horas de estudo? Se você estuda por um ideal, certamente significa algo… (CUIDADO COM ESSE IDEAL… É ECOLÓGICO? – faz bem a todos que estão ao seu redor?).

CUIDADO EM DOBRO se você só estuda por dinheiro… se você detestar o serviço público, esse… sem dúvida será o pior dinheiro que você ganhará na vida e só o tempo vai te provar isso.

ALERTA DE SPOILER – ALERTA DE SPOILER – ALERTA DE SPOILER – Se por acaso você não tenha visto qualquer um dos três filmes do Karatê Kid, atenção! Teremos abaixo sete cenas do filme em detalhes e o que aprender com cada uma delas na JORNADA DO CONCURSEIRO PROFISSIONAL.

1. SITUAÇÕES ADVERSAS PODEM SERVIR DE COMBUSTÍVEL PARA O SEU CRESCIMENTO

Situação do filme: Daniel muda de cidade contra sua vontade. Lá, ele precisa lidar com uma vida diferente em um bairro rico, mesmo com sua mãe solteira e sem grana. Ele precisa recomeçar sua vida, fazer amizades e conviver com um grupo de garotos que não vão muito com sua cara.

APRENDIZADO DO CONCURSEIRO PROFISSIONAL: Gigante! Mudanças acontecem o tempo todo! Você se preparou para o concurso do INSS por dois anos, de repente, não mais que de repente chega o Paulo Guedes e o Bolsonaro e dizem que NÃO VAI TER MAIS CONCURSO!

Você senta e chora com um bebezão mimizento que nunca vai conseguir nada na vida OUUUUUUUUUUUUUUUUUU Você escolhe continuar estudando estrategicamente?

COMO ASSIM, RAPHAEL? EXPLICA-ME!

Ora… ora… imagine que no concurso do INSS tenha 12 disciplinas, você já estudou acima de 6 (seis) no mínimo e precisa ser aprovado RÁPIDO, o que fazer?

ORA… ADAPTAÇÃO! Você pode usar um trampolim temporário e encaixar um Tribunal ou algum outro concurso da área administrativa com matérias comuns as do INSS.

O sonho da sua vida é RECEITA FEDERAL e o concurso foi adiado? Imagine o que você vai fazer? FÉ, pois uma hora o concurso vai acontecer… IMPOSSÍVEL ACONTECER ALGO DIFERENTE DISSO + DISCIPLINA para manter a consistência nos estudos… ainda que numa velocidade menor, mas não muito menor hein… Não abuse!

FOI REPROVADO? RECOMECE! QUANTAS VEZES? ATÉ PASSAR!

Claro que você irá fazer isso de forma inteligente e verificando o que errou em cada prova… o que precisa ser melhorado?

PREOCUPE-SE COM AS VARIÁVEIS QUE ESTÃO SOB O SEU CONTROLE! As demais… em tese… não têm a menor relevância, pois você não irá mudá-las.

Se você estiver lendo isso e não aprender de uma vez por todas o que deve ser feito, meus sentimentos, pois continuará nadando… nadando… nadando e vai morrer na praia.

Utilize-se as ADVERSIDADES para CRESCER!

2. HAVERÁ MOMENTOS EM QUE VOCÊ APANHARÁ NA VIDA. VOCÊ PRECISA APRENDER A SOBREVIVER OU VAI SOFRER ETERNAMENTE COMO UMA VÍTIMA

Situação do filme: Depois de uma briga inesperada com o valentão da cidade (Johnny), Daniel se torna o alvo implacável do seu abuso, devido ao ciúme que tem da sua ex-namorada (Alli) que está dando bola para Daniel. Daniel nunca desiste na garota, apesar da adversidade, e nunca recua de uma briga com qualquer um dos membros do Cobra-Kai. Se você prestar a atenção, a única razão pela qual o caras do Cobra-Kai se saem melhor que ele está no fato de sempre agirem em grupo.

APRENDIZADO DO CONCURSEIRO PROFISSIONAL: vou criar dois grupos aqui, mas nem de longe me passa pela cabeça simplificar e colocar todos os concurseiros nessas duas cestas. Elas servem apenas para facilitar o entendimento.

Então temos dois grupos: os conformados e os inconformados. Os conformados podem até reclamar… ficarem indignados, mas não fazem absolutamente nada para mudar sua situação atual. A culpa é sempre de outra pessoa. O Governo é sem vergonha, os políticos são ladrões, os concursos são tudo carta-marcada, só quem é rico passa etc…

Esse grupinho mimizento e vitimista sempre irão se queixar. Oh vida… oh céus… mas que mundo cruel. É um chororô tão grande que daria para esvaziar e encher o rio Amazonas sete vezes. Eles se conformam com uma VIDA DE MERDA! Não são felizes.

Raphael, é possível se conformar com esse tipo de vida?

Poxa vida! Olha para o lado, é o que mais temos no Brasil! Falam da poluição, do desmatamento, da falta de saneamento básico, da educação que é um lixo… APONTAM PROBLEMAS E NÃO APRESENTAM SOLUÇÕES.

Raphael, por que você os chamou de conformados?

Já viram as pessoas que trabalham recolhendo lixo ou com fortes odores? Elas se acostuma com aquele cheiro e conseguem trabalhar, enquanto outras têm ânsia de vômito.

E daí? Raphael

Esses conformados ESTÃO NUM BARRIL DE MERDA e nem sente mais o cheiro de chorume, lixo e titica em que estão mergulhados. ELES PRECISAM DE AJUDA, mas querem ser ajudados??? Nem todos…

Eu, CONFORMADO, escolho dizer que o outro teve sorte… sempre é assim… os outros têm sorte e EU SOU UM AZARADO.

O segundo grupo é o dos INCONFORMADOS! Nós (é claro que eu estou aqui!) odiamos injustiças! FOCO NA SOLUÇÃO! Problema é oportunidade! Crise é oportunidade! Feito é melhor que perfeito! É responsabilidade minha, POIS O PAÍS É MEU! É SEU! É NOSSO!

É claro que nós, informados, erramos, temos falhas, caímos, fracassamos, mas ao vez de se lamentar… vamos observar o processo e APRENDER COM ELE! Como resolver essa situação?

Eu fui CONFORMADO durante muito tempo… precisei trabalhar muito o meu contágio social (as pessoas com que ando) para que eu me blindasse contra a influência externa.

3. ENCONTRE UM BOM MENTOR, TENHA HUMILDADE E APRENDA COM ELE

Situação do filme: Após apanhar de seis membros Cobra-Kai, Daniel é salvo inesperadamente pelo Sr. Miyagi, que dá um coro em todos os seis com facilidade.

Neste momento, Daniel percebe que Sr. Miyagi é um mestre em artes marciais e aproveita a oportunidade para aprender com ele.

APRENDIZADO DO CONCURSEIRO PROFISSIONAL: Já falei em diversos Passos de Gigantes que eu só passei rápido (menos da metade do tempo de planejamento – cinco anos), pois fiquei super amigo do William Douglas, do Demétrio (in memoriam) e do Alexandre Meirelles.

Como assim, Raphael? Como faço para me aproximar dessas pessoas, como faço para me aproximar de você?

SIMPLES! LEIA O MEU CONTEÚDO E CONVERSE COMIGO! Eu não sou amigo de verdade dessas pessoas… até por que elas não fazem parte do meu ciclo de amizade atual. Nesse caso, eu lia os livros e artigos publicados na internet, na época era o Forum Concurseiros.

Quando surgia uma dúvida, eu ficava me questionando: O que o William Douglas faria no meu lugar? O que o Alexandre Meirelles faria nesse caso?

Da esquerda para direita: Alexandre Meirelles, Felipe Lima e Raphael Lacerda (euzinho aqui) – no evento Fórmula de Lançamento do Érico Rocha

Eu queria a quaquer custo SEGUIR OS PASSOS DE GIGANTES! O sucesso deixa pistas, então fui atrás de pessoas que serviriam como referências para mim. Eles foram os meus mentores. A foto de agradecimento com Alexandre até foi tirada, agora falta uma com o William Douglas.

Absorva o máximo que você puder dos seus mestres (mentores /professores). Se alguma coisa não fizer sentido para você, converse, comunique-se, questione… MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS, cuidado hein! Ele já chegou lá, já caiu… já quebrou a cara e, certamente, tem muito mais a te ensinar do que o contrário.

Quando eu escrevo para vocês, eu sei muito bem o que estou falando, mas JAMAIS irei fechar a JANELA DO APRENDIZADO. Sempre é possível aprender com os alunos, por que não?

O que funcionou comigo? EU ESQUECI TUDO QUE APRENDI SOBRE ESTUDO DO JARDIM DE INFÂNCIA À FACULDADE. REAPRENDI DO ZERO COMO ESTUDAR. Se funcionou? Ora… E MUITO! SOU FISCAL DA RECEITA E MUITO, MUITO FELIZ! :)

Vou criar mais uma parte sobre Karatê Kid nos Passos de GIGANTE 197. Lá falarei de MEDO, PERSISTÊNCIA E ÉTICA. Até amanhã GIGANTES!

PALAVRA CONVENCE E O EXEMPLO ARRASTA! Acredito que os Gigantes que estiverem levando o estudo a sério já entenderam como funciona o aplicativo aprovados. Qualquer dúvida, leiam a seção de dúvidas. Link aqui.

DÉBITO: Gravar o vídeo da R15T30 e disponibilizar no meu canal do youtube. Finalmente o roteiro do vídeo está sendo preparado e o artigo também! :)

DESAFIOS DOS GIGANTES:

1.Leitura de Provérbios – link aqui. Detalhes nos Passos de Gigante 72.

2. Acordar 30 minutos mais cedo. Não tem mistério, mas se quiser maiores detalhes, leia os Passos de Gigante 125.

3.Utilizar o app aprovado diariamente, pois aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado! :)

SEJA RESPONSÁVEL COM A SUA FELICIDADEFAÇA A SUA PARTE!

AÇÃO ÁGUIA! Lute! Dê o seu melhor! O lápis e o papel estão contigo neste momento PRESENTE para você crescer e contribuir. O nosso Brasil precisa de você, de mim, de NÓS!

Fez isso? Parabéns… estamos juntos na jornada rumo à realização dos seus sonhos. Abraço de Giganteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee…!

GRATIDÃO ETERNA

QUER CONHECER MINHA HISTÓRIA? CLICA AQUI :)

NÃO GOSTA DE ESTUDAR E QUER SER ALGUÉM NA VIDA? CLICA AQUI 

QUER VOAR RUMO AOS SEUS SONHOS, ENTÃO SIGA MEU CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS EM… 

Youtube: RAPHAEL LACERDA – EDUCAÇÃO TOP

Facebook: LACERDAF3

Instagram: LACERDAF3

Twitter: @Lacerda300

Um domingo extraordinário e uma semana abençoada. Bons estudos! Faça os exercícios propostos. Só assim os resultados aparecerão! :) Acredite! É possível… Aos astros e além!

Raphael Lacerda – Master Coach FEBRACIS (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • É isso aê Felipão. Estamos JUNTOS, como GIGANTES! ELE nos capacitando o tempo inteiro. Abraço de GIGANTE e ótimo final de semana! :)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:07
  • Uau Thalita! Fiquei até emocionado aqui... sou manteiga derretida e esse tipo de depoimento mexe comigo. De coração, muito obrigado! Quero SER usado da maneira que agrada DEUS, em qualquer hora... em qualquer lugar... eis aqui a minha vida. Ótimos estudos! Conte comigo! Mais uma vez, muito grato pelo comentário.
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:06
  • Valeu Rafael, meu xará com "F". Conte sempre comigo. Estou fazendo o meu melhor para distribuir o meu tempo entre as tarefas de todos os trabalhos, em especial dos filhos e do projeto Passos de Gigante! ;)
    Raphael Lacerda (BALBOA) em 09/08/19 às 22:04
  • Boa noite, Muito obrigado, pelo seu tempo.
    Rafael em 04/08/19 às 22:12
  • Raphael, Boa noite! Parace, quer dizer, parece não, foi Deus que fez eu assitir uma live sua com mais dois professores do estratégia, não lembro o dia, mas lembro que o tema era sobre como parar com a procrastinação . Nela, você contou um pouco da sua história, e como fez pra alcançar seus sonhos, e dali em diante, tenho você como uma "inspiração" para minha vida de concurseira. Nesse passo de gigante 196, eu vejo quanto tempo eu fiquei no grupo dos conformados. Nossa! Olhando para trás vejo quanto tempo perdi, quando tempo "lamentando ", chorando e reclamando de tudo e todos e nunca fazendo nada pra melhorar... Hoje, seguindo seus conselhos, utilizando alguns métodos melhorados de estudos e procurando sempre meios de superar os obstáculos ao invés de lastimar, vejo como estou muito melhor comigo mesma e como tomei gosto por estudar pra concurso. Agora, posso dizer que faço parte do grupo dos inconformados. Hoje, só tenho que agradecer a Deus por essas vitorias e peço sempre para que Ele me conceda sabedoria e discernimento para que eu aprenda cada vez mais. Muito obrigada por seus ensinamentos, são de grande valor.... "O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento." Provérbios 4:7
    Thalita Lisboa em 04/08/19 às 21:33
  • Excelente meu amigo. Muito obrigado pela ajuda e por ser meu mentor. Colocando ferramentas em minhas mãos para que eu possa usá-la de várias formas, tanto na caminhada como concurseiro, como na vida particular. Lucas 17.21 “O reino de Deus está dentro de vós.”
    Felipe Gomes em 04/08/19 às 20:50